Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Turassi
Membros
Estado: SC
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Dúvida Modo Tiptronic

Mensagem por Turassi »

Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo no mundo C4 e tenho uma dúvida a respeito da utilização do câmbio no modo Tiptronic..

Como faço muito trajeto de cidade, costumo sempre usar o tiptronic...isso pode causar algum problema? Ou pode-se usar tranquilamente?

Outra vez coloquei no N em movimento, por engano..sei que isso é bem grave...mas coloquei e logo retirei...isso pode ter causado algum problema?

Obrigado!

Xamã
Membros
Estado: ES
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Re: Dúvida Modo Tiptronic

Mensagem por Xamã »

Turassi escreveu:Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo no mundo C4 e tenho uma dúvida a respeito da utilização do câmbio no modo Tiptronic..

Como faço muito trajeto de cidade, costumo sempre usar o tiptronic...isso pode causar algum problema? Ou pode-se usar tranquilamente?

Outra vez coloquei no N em movimento, por engano..sei que isso é bem grave...mas coloquei e logo retirei...isso pode ter causado algum problema?

Obrigado!
Prezado Turassi,

relaxa!

Pode usar o Tiptronic à vontade. O que pode acarretar este maior número de trocas de marcha via Tiptronic é um desgaste mais acelerado das embreagens internas da caixa automática, que na verdade são os discos de fricção da AL4, mas não acho que a durabilidade vá ser tão afetada assim.

Quanto ao que aconteceu, se foi coisa rápida não esquenta. Não dá nada não!

Um abraço grande,
Xamã.

Turassi
Membros

Mensagem por Turassi »

Xamã escreveu:
Turassi escreveu:Olá pessoal, tudo bem?

Obrigado!
Prezado Turassi,

relaxa!

Pode usar o Tiptronic à vontade. O que pode acarretar este maior número de trocas de marcha via Tiptronic é um desgaste mais acelerado das embreagens internas da caixa automática, que na verdade são os discos de fricção da AL4, mas não acho que a durabilidade vá ser tão afetada assim.

Quanto ao que aconteceu, se foi coisa rápida não esquenta. Não dá nada não!

Um abraço grande,
Xamã.
Olá xamã! Pow cara, obrigadão pela força! Um abraço!

rodrigo cardozo
Membros
Estado: RS
Veiculo: Outros

Mensagem por rodrigo cardozo »

Turassi escreveu: Outra vez coloquei no N em movimento, por engano..sei que isso é bem grave...mas coloquei e logo retirei...isso pode ter causado algum problema?

Obrigado!

Reprodução do manual:

"- Nunca selecionar a posição N com o veículo em movimento.
- Nunca selecionar as posições P ou R se o veículo não estiver
completamente imobilizado.
Se, durante a condução do veículo, a posição N for acidentalmente
engatada, deixar o motor alcançar o regime de ponto morto antes de
engatar a posição D ou M.
"

Abç,

Rodrigo.
RODRIGO
C4 HATCH EXCLUSIVE BVA

Imagem

Turassi
Membros

Mensagem por Turassi »

rodrigo cardozo escreveu:
Turassi escreveu: Outra vez coloquei no N em movimento, por engano..sei que isso é bem grave...mas coloquei e logo retirei...isso pode ter causado algum problema?

Obrigado!

Reprodução do manual:

"- Nunca selecionar a posição N com o veículo em movimento.
- Nunca selecionar as posições P ou R se o veículo não estiver
completamente imobilizado.
Se, durante a condução do veículo, a posição N for acidentalmente
engatada, deixar o motor alcançar o regime de ponto morto antes de
engatar a posição D ou M.
"

Abç,

Rodrigo.
Fala Rodrigo, tudo bem?

O problema é que quando aconteceu...eu estava no meio de uma rodovia.. e tinha acabado de arrancar..espero que não venha me causar problemas no futuro.

eds2000
Membros
Estado: SP
Contato:

Mensagem por eds2000 »

Fique tranquilo, ter feito isso uma vez não irá acabar com o cambio.

O problema de se colocar em Neutro em movimento, se fosse para dar problemas, daria de imediato (ocorre o sobregiro do motor e que por isso estoura o cambio e o trava).

Quando ao utilizar o tiptronic.... creio que isso seja para ter uma condução mais adequada ao uso de cidade certo? Digo... manter uma marcha mais forte em subida ingreme... evitar o "troca-troca" de marchas dependendo do local....

Se for para isso que vc usa o tiptronic.... creio que será até uma forma de desgastar menor. Agora, se for com o foco de dar agilidade e causar muitas trocas, acredito que tenha um desgaste maior, mas ele foi feito para isso. Se vc faz mtas trocas que seriam superiores ao uso automatico (em D), só sugiro que troque o oleo do cambio a cada 30000~40000km. Assim se preserva a qualidade e lubrificação do oleo.

Abs,
Edson

Turassi
Membros

Mensagem por Turassi »

eds2000 escreveu:Fique tranquilo, ter feito isso uma vez não irá acabar com o cambio.

O problema de se colocar em Neutro em movimento, se fosse para dar problemas, daria de imediato (ocorre o sobregiro do motor e que por isso estoura o cambio e o trava).

Quando ao utilizar o tiptronic.... creio que isso seja para ter uma condução mais adequada ao uso de cidade certo? Digo... manter uma marcha mais forte em subida ingreme... evitar o "troca-troca" de marchas dependendo do local....

Se for para isso que vc usa o tiptronic.... creio que será até uma forma de desgastar menor. Agora, se for com o foco de dar agilidade e causar muitas trocas, acredito que tenha um desgaste maior, mas ele foi feito para isso. Se vc faz mtas trocas que seriam superiores ao uso automatico (em D), só sugiro que troque o oleo do cambio a cada 30000~40000km. Assim se preserva a qualidade e lubrificação do oleo.

Abs,
Edson

Olá Edson, realmente...eu uso o Tiptronic porque acredito que seja mais adequado para o uso na cidade..não fica trocando direto e principalmente não fica jogando a primeira pra qualquer reduzida que dou..

Obrigado pela ajuda!

rodrigo cardozo
Membros
Estado: RS

Mensagem por rodrigo cardozo »

Turassi escreveu:
...não fica trocando direto e principalmente não fica jogando a primeira pra qualquer reduzida que dou..

Obrigado pela ajuda!
Hummm... Na última atualização da caixa disponível, a 1ª entra em torno de 9-10km/h... Na penúltima, entrava por volta de 18km/h...

A configuração atual torna as trocas bem mais suaves. Qual seria o comportamento do teu carro? Em qual velocidade é efetuada a troca da 2ª p/ 1ª? De repente vale dar uma avaliada nisto...
RODRIGO
C4 HATCH EXCLUSIVE BVA

Imagem

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”