Som do meu C4 VTS...
Enviado: 09 Set 2009, 16:03
Fala pessoal!
Conforme prometido, seguem as fotos da instalação do som do meu C4.
Amplificador JBL GTO755.6 - 6 canais e suporte sendo feito na lateral direita traseira do carro.
Cabos novos para os alto-falantes, cabos Monster Cable RCA de 1m de comprimento e central de cabos de áudio e vídeo Tsunami que leva todos os canais de áudio até proximo ao amplificador. No futuro, caso instale um DVD e uma câmera de ré, o cabo de vídeo já está passado e esperando os aparelhos.
Porta original.
Falante original marca ASK, conforme já mencionado no tópico do Cyro.
Kit Duas Vias Focal 165VR - Fotos do Midbass
Porta com revestimento acústico e instalação do Midbass.
Subwoofer JBL GT5-10 - 10 Polegadas - 250WRMS
Caixa dutada para o Subwoofer, sendo feita na lateral esquerda traseira - capacidade atingida de 42 litros.
Som montado e finalizado
Porta-malas:
Visão do Painel com o aparelho original e tweeters montados em suportes revestidos em couro:
Fotos do carro na loja que fez o projeto e a instalação (Thoka Som e Acessoórios: http://www.thoka.com.br):
As premissas de desenvolvimento deste projeto colocadas por mim foram:
1- Manter o aparelho original de som Blaupunkt, pois tudo teria que funcionar, ou seja, controles do som no volante, computador de bordo e suas funções, os bipes dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e a disqueteira;
2- Conversão RCA feita nos 4 canais do aparelho, utilizando um conversor externo. Foram utilizados os conversores da empresa EAtech, nacional, que retira da saída a fio do aparelho original o sinal e o adequa à nova situação, ou seja, sinal RCA com saída pre-out de 4,5Volts. Também foi utilizado conversor RCA para o subwoofer e agora tenho controle de sub separado dos ajustes do aparelho original;
3- Alto-falantes traseiros originais cortados, com menor ganho possível e Fader do som deixando-os quase sem falar;
4- Qualidade e potência melhor possível, tentando buscar o máximo daquilo que os aparelhos e equipamentos instalados pudessem fornecer.
Julgo que conseguimos alcançar todas as premissas que busquei! Na minha opinião, superou as minhas expectativas!
Um detalhe que não consegui fotos, foi o de um anel de borracha que eles instalam nos midbass. São anéis injetados em borracha, parafusados junto com os midbass que forma um cone na frente dos alto-falantes. Quando você reinstala a lateral das portas dianteiras, elas comprimem estes anéis, provocando um ponto de rigidez no conjunto (evitando vibrações) e, o mais importante, evitam que o som dos midbass se propague para dentro das portas, fazendo o som dirigir-se todo para fora. A diferença é incrível!.. Nós fizemos um teste com e sem estes anéis e, com os anéis de borracha, é possível escutar até 40% mais a voz que sai dos midbass. Simplesmente fantástico!
Enfim..., espero que tenham gostado deste projeto que teve como premissa manter a originalidade do carro, harmonizando espaços e qualidade.
Abraços a todos,
Rodrigo.
Conforme prometido, seguem as fotos da instalação do som do meu C4.
Amplificador JBL GTO755.6 - 6 canais e suporte sendo feito na lateral direita traseira do carro.
Cabos novos para os alto-falantes, cabos Monster Cable RCA de 1m de comprimento e central de cabos de áudio e vídeo Tsunami que leva todos os canais de áudio até proximo ao amplificador. No futuro, caso instale um DVD e uma câmera de ré, o cabo de vídeo já está passado e esperando os aparelhos.
Porta original.
Falante original marca ASK, conforme já mencionado no tópico do Cyro.
Kit Duas Vias Focal 165VR - Fotos do Midbass
Porta com revestimento acústico e instalação do Midbass.
Subwoofer JBL GT5-10 - 10 Polegadas - 250WRMS
Caixa dutada para o Subwoofer, sendo feita na lateral esquerda traseira - capacidade atingida de 42 litros.
Som montado e finalizado
Porta-malas:
Visão do Painel com o aparelho original e tweeters montados em suportes revestidos em couro:
Fotos do carro na loja que fez o projeto e a instalação (Thoka Som e Acessoórios: http://www.thoka.com.br):
As premissas de desenvolvimento deste projeto colocadas por mim foram:
1- Manter o aparelho original de som Blaupunkt, pois tudo teria que funcionar, ou seja, controles do som no volante, computador de bordo e suas funções, os bipes dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e a disqueteira;
2- Conversão RCA feita nos 4 canais do aparelho, utilizando um conversor externo. Foram utilizados os conversores da empresa EAtech, nacional, que retira da saída a fio do aparelho original o sinal e o adequa à nova situação, ou seja, sinal RCA com saída pre-out de 4,5Volts. Também foi utilizado conversor RCA para o subwoofer e agora tenho controle de sub separado dos ajustes do aparelho original;
3- Alto-falantes traseiros originais cortados, com menor ganho possível e Fader do som deixando-os quase sem falar;
4- Qualidade e potência melhor possível, tentando buscar o máximo daquilo que os aparelhos e equipamentos instalados pudessem fornecer.
Julgo que conseguimos alcançar todas as premissas que busquei! Na minha opinião, superou as minhas expectativas!
Um detalhe que não consegui fotos, foi o de um anel de borracha que eles instalam nos midbass. São anéis injetados em borracha, parafusados junto com os midbass que forma um cone na frente dos alto-falantes. Quando você reinstala a lateral das portas dianteiras, elas comprimem estes anéis, provocando um ponto de rigidez no conjunto (evitando vibrações) e, o mais importante, evitam que o som dos midbass se propague para dentro das portas, fazendo o som dirigir-se todo para fora. A diferença é incrível!.. Nós fizemos um teste com e sem estes anéis e, com os anéis de borracha, é possível escutar até 40% mais a voz que sai dos midbass. Simplesmente fantástico!
Enfim..., espero que tenham gostado deste projeto que teve como premissa manter a originalidade do carro, harmonizando espaços e qualidade.
Abraços a todos,
Rodrigo.