Tutorial para troca das lâmpadas dos faróis de neblina do C4 Lounge
1) As lâmpadas de LED Cree H16 utilizadas para substituir as originais halógenas (PSX-24W) foram estas aqui:
http://m.ebay.com/itm/331031342765
2) Para retirar a carenagem preta que envolve os faróis de neblina (chamada de "embelezador" pela Citroen), apenas a consulta do manual do carro (página 155) é insuficiente. A dica para retirada da carenagem é usar uma chave de fendas (tamanho médio), introduzindo as mesma no furo existente de modo a forçar a lingueta de encaixe no sentido de cima para baixo, fazendo uma alavanda. A chave de fendas tem que ser introduzida alinhada com o carro, voltada para trás. Não dá certo colocar a chave de fendas perpendicular a superfície da carenagem. Preste atenção nas fotos para entender. Tirando a primeira lingueta, é só ir puxando devagar a carenagem que as demais linguetas saem facilmente. São 3 encaixes superiores e 2 inferiores. Para retirar a carenagem devem ser tirados os encaixes de cima primeiro. Para montar, não é o inverso: você terá que colocar os encaixe de cima primeiro, posicionando certinho as linguetas entre a estrutura do parachoques e a estrutura que suporta os faróis de neblina. Depois encaixa a parte de baixo.
3) Retire os faróis de neblina retirando os dois parafusos torx que ficam nas laterais, um de cada lado.
4) Retire o soquete de ligação da lâmpada. Basta apertar um botão retangular que tem sobre o mesmo que ele sai fácil.
5) Retirar a lâmpada antiga PSX-24W pressionando as linguetas nas laterais. Aí é só puxar ela para fora.
6) A nova lâmpada de LED Cree tem ligeiras diferenças nas guias de encaixe. Você irá precisar de um estilete e/ou alicate de bico para retirar duas destas guias, que ficando apenas uma. Preste atenção nas fotos. Coloque a nova lâmpada no farol e tenha certeza que você encaixou todas as guias restantes e presilhas, ficando firme e alinhada. O mais importante é garantir que a lâmpada fique encaixada corretamente, perfeitamente alinhada dentro do farol. Se você não cortar as duas guias diferentes, não irá conseguir este alinhamento.
7) Encaixe o soquete elétrico na nova lâmpada. Veja que ele somente entre em uma posição (é polarizado). Encaixe fácil, sem forçar. Se não encaixar de primeira, vire o soquete. Tem uma guia para garantir isto na parte lateral do soquete.
8) Parafuse novamente o farol no alojamento do mesmo colocando os 2 parafusos torx. Só existe uma posição possível. Veja as inscrições na lente para facilitar e evitar que você tente colocar o farol de cabeça para baixo.
10) Teste o farol para ver se ficou tudo certo. Se não ligar, talvez as lâmpadas tenham sido ligadas com polaridade invertida (colocou o soquete elétrico forçado) ou pode ser defeito na lâmpada.
11) Montar a carenagem ("embelezador") encaixando as linguetas de cima primeiro, posicionando as mesmas entre a estrutura do parachoques e a estrutura que suporta os faróis de neblina. Depois encaixa a parte de baixo.
12) Pronto! Este é o resultado final. Repare que a cor da luz é bem próxima ao xenon original. O foco também e ligeiramente diferente, pois a lâmpada vem uma lente própria, fazendo um foco dentro do outro. A luz da lâmpada original é mais "espalhada" que estas de LED. A luminosidade é boa, bem brilhante, iluminando melhor que as PSX-24W. Não testei na neblina ou na chuva.
Iluminação do DRL (luzes diurnas)
Iluminação dos faróis de neblina com lâmpadas de LED Cree
Iluminação dos faróis baixos de xenon original
Disclaimer:
Se você for fazer isto no seu carro, é por sua conta e risco. Qualquer problema no carro, garantia, legislação, etc, será sua responsabilidade. Apenas compartilhei o que fiz no meu. Não sei se perde a garantia do carro (a princípio creio que não) e nem mesmo se é permitido pela legislação (acho que pode sim). A princípio parece que não prejudica nada o sistema elétrico do carro e nem o farol pois não apareceu nenhuma mensagem de erro no computador de bordo e o aquecimento da lente do farol é mínimo, menor que com as lâmpadas originais.