Mudar filtro gasóleo 2.0Hdi Peugeot 307
Enviado: 16 Set 2009, 07:54
Boas,
Vou deixar aqui o procedimento como mudar o filtro do gasóleo no motor 2.0Hdi, ao contrário do 1.4Hdi e salvo erro também do 1.6Hdi, neste motor troca-se somente o filtro e não a caixa exterior toda o que torna esta muda bem mais económica que no caso dos outros dois.
Ora aqui está o filtro e os seus acessórios para tapar os tubos enquanto fazemos a muda
Vamos retirar a tampa do motor
Aqui está localizado o compartimento onde fica o filtro
Vamos retirar a ficha electrónica do sensor de pressão de gasóleo
De seguida vamos retirar o tudo de entrada de gasóleo no filtro, basta para isso apertar as patilhas brancas para o mesmo sair
Vamos usar este acessório que vem junto com o novo filtro para tapar o tudo para evitar derrame de gasóleo e para não entrar lixo. O tubo de saída de gasóleo não precisamos desapertar a tampa roda sobre ele, mas se quisermos também é fácil basta pressionar a patilha branca que ele sai facilmente
Vamos desapertar a tampa e o filtro sai encaixado na mesma
Aqui está ele todo sujo, não tirei foto com ele na tampa porque tinhas as mãos todas cheias de gasóleo e não deu, mas ele encaixa naquele tubo no centro da tampa como podem ver na foto anterior
Agora vamos retirar a borracha vedante velha e colocar a nova que vem juntamente com os acessórios do novo filtro
Vamos montar o novo filtro na tampa e meter a tampa ao sitio
Vamos encaixar novamente o tubo de entrada de gasóleo e a ficha do sensor do gasóleo (e o tubo de saída do gasóleo no caso de também o terem tirado)
Vamos localizar a bomba de enchimento do reservatório do filtro e dar à bomba até encher o mesmo, até se sentir que o gasóleo está sob pressão
Finalmente colocar a tampa do motor e trabalho concluido :wink:
Vou deixar aqui o procedimento como mudar o filtro do gasóleo no motor 2.0Hdi, ao contrário do 1.4Hdi e salvo erro também do 1.6Hdi, neste motor troca-se somente o filtro e não a caixa exterior toda o que torna esta muda bem mais económica que no caso dos outros dois.
Ora aqui está o filtro e os seus acessórios para tapar os tubos enquanto fazemos a muda
Vamos retirar a tampa do motor
Aqui está localizado o compartimento onde fica o filtro
Vamos retirar a ficha electrónica do sensor de pressão de gasóleo
De seguida vamos retirar o tudo de entrada de gasóleo no filtro, basta para isso apertar as patilhas brancas para o mesmo sair
Vamos usar este acessório que vem junto com o novo filtro para tapar o tudo para evitar derrame de gasóleo e para não entrar lixo. O tubo de saída de gasóleo não precisamos desapertar a tampa roda sobre ele, mas se quisermos também é fácil basta pressionar a patilha branca que ele sai facilmente
Vamos desapertar a tampa e o filtro sai encaixado na mesma
Aqui está ele todo sujo, não tirei foto com ele na tampa porque tinhas as mãos todas cheias de gasóleo e não deu, mas ele encaixa naquele tubo no centro da tampa como podem ver na foto anterior
Agora vamos retirar a borracha vedante velha e colocar a nova que vem juntamente com os acessórios do novo filtro
Vamos montar o novo filtro na tampa e meter a tampa ao sitio
Vamos encaixar novamente o tubo de entrada de gasóleo e a ficha do sensor do gasóleo (e o tubo de saída do gasóleo no caso de também o terem tirado)
Vamos localizar a bomba de enchimento do reservatório do filtro e dar à bomba até encher o mesmo, até se sentir que o gasóleo está sob pressão
Finalmente colocar a tampa do motor e trabalho concluido :wink: