Incêndio no C4 PALLAS BVA 2008
Enviado: 22 Mai 2014, 17:23
Olá turma! Comprei um C4 PALLAS BVA 2008 em novembro de 2013. Bom, troquei toda a suspensão, fiz uma viagem de 5 mil km em 20 dias em fevereiro de 2014. Enfim, usei-o bastante. No dia 03/05/14 o ar pifou. Levei em uma loja de ar-condicionado automotivo já conhecida na cidade, inclusive onde já havia feito outros serviços anteriormente em outro carro meu. De confiança. O diagnóstico era de que a evaporadora do carro estava furada. Autorizei o reparo. Peças e mão-de-obra, paguei no total R$1.350,00. O ar estava muito bom.
No dia 14/05/14, dirigindo o carro, estava eu com a minha filha dentro, após deixar a minha esposa no trabalho. No caminho de volta para casa, senti um pouquinho de cheiro de fumaça, mas pensei que fosse de fora do carro. Um quilômetro depois, diminui a velocidade do carro e de repente, saiu muita fumaça branca do capô e labaredas de fogo que atingiam a metade do pára-brisas. O fogo vinha daquele local de plástico entre o capô e o pára-brisas. Ao ver o fogo, parei o carro, liguei o alerta, coloquei o câmbio em P, desliguei o carro, sai, dei a volta por trás, abri a porta traseira direita e quando estava tentando tirar a minha filha da cadeirinha, já tinha gente dentro do carro perguntando pelo extintor. Tudo isso em frações de segundo. Com a minha filha já no colo, vi quatro pessoas me ajudando a apagar o fogo. Depois de alguns minutos, fogo apagado e susto passado, resolvi ligar o carro e ele estava pegando. Como eu moro a 400 metros do incidente, fui com ele andando. O carro estava com a buzina disparada, farol ligando, sem freio, luz do ABS acesa, sem freio, enfim, só fiz chegar em casa e desliguei a bateria.
Chamei o guinho e levei na loja do ar-condicionado. Ele olhou e disse que a culpa não era dele, pois o chicote do motor era que estava derretido (me mostrou). Não tinha haver com a evaporadora do ar. Resolvi levar (no guincho ainda) na concessionária e lá eles fazerem um diagnóstico comprovando ou não se o fogo foi causado por algum problema devido a troca da evaporadora. Me pediu 48h.
Enquanto isso, vi na internet, no site da CITROEN um recall de 2012, que diz o seguinte:
ITENS DE VEDAÇÃO DO COMPARTIMENTO DO MOTOR
Razões técnicas: Não conformidade nos componentes que evitam a infiltração de água no compartimento do motor.
Solução: Verificar e se necessário substituir...
Riscos: Risco de pane elétrica e, eventualmente, princípio de incêndio no compartimento do motor, com risco de acidente.
FONTE: http://www.citroen.com.br/servicos/recall
Bom, me apeguei a isso com medo do valor que teria que pagar. Aqui no norte (Manaus) não é comum fazermos seguro.
Oito dias depois (22/05/14), o rapaz da concessionária me liga e afirma que a montadora irá arcar com tudo. Entretanto, por falta de peças de reposição, o carro seria entregue em até 60 dias. Fiquei feliz e triste.
Tenho direito a carro reserva? Vou postar as fotos do carro.
No dia 14/05/14, dirigindo o carro, estava eu com a minha filha dentro, após deixar a minha esposa no trabalho. No caminho de volta para casa, senti um pouquinho de cheiro de fumaça, mas pensei que fosse de fora do carro. Um quilômetro depois, diminui a velocidade do carro e de repente, saiu muita fumaça branca do capô e labaredas de fogo que atingiam a metade do pára-brisas. O fogo vinha daquele local de plástico entre o capô e o pára-brisas. Ao ver o fogo, parei o carro, liguei o alerta, coloquei o câmbio em P, desliguei o carro, sai, dei a volta por trás, abri a porta traseira direita e quando estava tentando tirar a minha filha da cadeirinha, já tinha gente dentro do carro perguntando pelo extintor. Tudo isso em frações de segundo. Com a minha filha já no colo, vi quatro pessoas me ajudando a apagar o fogo. Depois de alguns minutos, fogo apagado e susto passado, resolvi ligar o carro e ele estava pegando. Como eu moro a 400 metros do incidente, fui com ele andando. O carro estava com a buzina disparada, farol ligando, sem freio, luz do ABS acesa, sem freio, enfim, só fiz chegar em casa e desliguei a bateria.
Chamei o guinho e levei na loja do ar-condicionado. Ele olhou e disse que a culpa não era dele, pois o chicote do motor era que estava derretido (me mostrou). Não tinha haver com a evaporadora do ar. Resolvi levar (no guincho ainda) na concessionária e lá eles fazerem um diagnóstico comprovando ou não se o fogo foi causado por algum problema devido a troca da evaporadora. Me pediu 48h.
Enquanto isso, vi na internet, no site da CITROEN um recall de 2012, que diz o seguinte:
ITENS DE VEDAÇÃO DO COMPARTIMENTO DO MOTOR
Razões técnicas: Não conformidade nos componentes que evitam a infiltração de água no compartimento do motor.
Solução: Verificar e se necessário substituir...
Riscos: Risco de pane elétrica e, eventualmente, princípio de incêndio no compartimento do motor, com risco de acidente.
FONTE: http://www.citroen.com.br/servicos/recall
Bom, me apeguei a isso com medo do valor que teria que pagar. Aqui no norte (Manaus) não é comum fazermos seguro.
Oito dias depois (22/05/14), o rapaz da concessionária me liga e afirma que a montadora irá arcar com tudo. Entretanto, por falta de peças de reposição, o carro seria entregue em até 60 dias. Fiquei feliz e triste.
Tenho direito a carro reserva? Vou postar as fotos do carro.