-
- Membros
- Estado: MG
- Veiculo: Outros
Duvidas motor 2.0 C4/C5
Bom dia pessoal, sou antigo e experiente ja em outros foruns como Mitsumania e Oktaneclub, adquiri um Citroen C5 09 e venho aqui esclarecer minhas dúvidas aproveitando esse poderoso poder dos fóruns, no Mitsumania por exemplo aprendi muita coisa antes dele ser extinto, até a mexer no próprio carro e por a mao na massa pra nao cair na mao de mecanicos picaretas.
Bom vamos la, meu carro tem 48mkm, sempre revisado em concessionaria e tambem faz o irritante barulho de correia raspando quando frio, vou olhar isso hoje ou amanha, inicialmente parece ser folga de alguma correia encostando em alguma coisa, se for correia de acessorios imagino que um reaperto nos tensores resolva, agora se for dentada ou no tensor dela é coisa pra mexer correndo, se troca dentada com 70 mil km mesmo?
Inicialmente achei o consumo meio alto, 12 por litro na estrada por ter ido com pé bem leve e na cidade fazendo 6, li relatos que este motor faz 9 na cidade na gasolina...
No dia seguinte já retirei as velas aqui em casa pra ver quais eram e se estavam com a regulagem do GAP correta, olhei nos catalogos quais seriam as corretas e vi que estavam com velas erradas apesar das velas estarem bem limpas e branquinhas, estavam com a BOSCH FR8SE0 em vez das FR8ME ou LFR5 NGK, comparei as 2 por foto e vi que sao diferentes no formato tambem, se foi concessionaria que fez essa cagada é uma cagada bem grave pois sinto o carro bem amarrado e com consumo elevado, já o gap estava correto em 0.9mm...
Outra duvida e sobre o aditivo do radiador, o que a concessionaria é incolor ? Pois parece que está so com agua ou o aditivo da concessionaria é incolor! Tem cheiro de aditivo a agua mas nunca vi um liquido incolor, caso seja falta de aditivo quero drenar e limpar o sistema e por aditivo, qual quantidade devo por e quantos litros ?
Alguem teria o manual tecnico de reparo da concessionaria pra passar desse motor EW10 ou do proprio C5 mesmo ?
Atenciosamente,
Eduardo Magalhaes
Bom vamos la, meu carro tem 48mkm, sempre revisado em concessionaria e tambem faz o irritante barulho de correia raspando quando frio, vou olhar isso hoje ou amanha, inicialmente parece ser folga de alguma correia encostando em alguma coisa, se for correia de acessorios imagino que um reaperto nos tensores resolva, agora se for dentada ou no tensor dela é coisa pra mexer correndo, se troca dentada com 70 mil km mesmo?
Inicialmente achei o consumo meio alto, 12 por litro na estrada por ter ido com pé bem leve e na cidade fazendo 6, li relatos que este motor faz 9 na cidade na gasolina...
No dia seguinte já retirei as velas aqui em casa pra ver quais eram e se estavam com a regulagem do GAP correta, olhei nos catalogos quais seriam as corretas e vi que estavam com velas erradas apesar das velas estarem bem limpas e branquinhas, estavam com a BOSCH FR8SE0 em vez das FR8ME ou LFR5 NGK, comparei as 2 por foto e vi que sao diferentes no formato tambem, se foi concessionaria que fez essa cagada é uma cagada bem grave pois sinto o carro bem amarrado e com consumo elevado, já o gap estava correto em 0.9mm...
Outra duvida e sobre o aditivo do radiador, o que a concessionaria é incolor ? Pois parece que está so com agua ou o aditivo da concessionaria é incolor! Tem cheiro de aditivo a agua mas nunca vi um liquido incolor, caso seja falta de aditivo quero drenar e limpar o sistema e por aditivo, qual quantidade devo por e quantos litros ?
Alguem teria o manual tecnico de reparo da concessionaria pra passar desse motor EW10 ou do proprio C5 mesmo ?
Atenciosamente,
Eduardo Magalhaes
Editado pela última vez por ragedudu em 30 Jul 2014, 13:54, em um total de 1 vez.
-
- Membros
- Estado: RJ
Re: Duvidas motor 2.0 EW10 C5 09
Cara CSS é uma m***a sem tamanho, depois que você assiste eles trabalhando tem medo de deixar o carro la.
As velas se troca de 25 em 25.000km sobre o aditivo corra para trocar, pois o sistema tem 5L e no manual pede para usar 50% Aditivo e 50 agua, mas la na CSS eles colocam apenas 1L de aditivo.
Sobre as correias não sei se pode ser a de acessórios ( chamada de Poly-V) ou a Dentada, que deveria durar 5 anos ou 70.000km. Mas pode ser Tb Bomba D´agua por falta de aditivo.
Ai se troca a Dentada junto.
As velas se troca de 25 em 25.000km sobre o aditivo corra para trocar, pois o sistema tem 5L e no manual pede para usar 50% Aditivo e 50 agua, mas la na CSS eles colocam apenas 1L de aditivo.
Sobre as correias não sei se pode ser a de acessórios ( chamada de Poly-V) ou a Dentada, que deveria durar 5 anos ou 70.000km. Mas pode ser Tb Bomba D´agua por falta de aditivo.
Ai se troca a Dentada junto.
-
- Membros
Excelente post Caldas, farei a troca aqui em casa mesmo, sabe me informar se o aditivo que a CSS usa é incolor mesmo ? Tenho 3 litros aqui e vou por, sabe me informar se o radiador tem um sangrador/torneirinha embaixo pra sangrar a agua velha ?
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Eduardo, não existe aditivo incolor.ragedudu escreveu:Excelente post Caldas, farei a troca aqui em casa mesmo, sabe me informar se o aditivo que a CSS usa é incolor mesmo ? Tenho 3 litros aqui e vou por, sabe me informar se o radiador tem um sangrador/torneirinha embaixo pra sangrar a agua velha ?
Quando comprei meu C4 na CSS, o meu tb veio somente com água, totalmente incolor. Então fui pesquisar de existia ou se estava somente com água. Aqui no forúm mesmo encontrei informações e realmente não existe nenhum aditivo incolor.
O motor do C4 e C5 é o mesmo se não me engano, se for, tem duas torneirinhas. Uma para a água do ar quente, que fica lá perto da parede corta fogo e a outra não sei explicar onde fica exatamente.
Para drenar a água do ar quente, deixe o ar quente ligado com a torneirinha aberta.
Eu usei 3 litros de água desmineralizada e 2 litros de aditivo da radiex rosa.
Se for fazer em casa a troca do fluido, cuidado para não deixar entrar ar no sistema.
Boa sorte.
Abs.
Lucas
-
- Membros
- Veiculo: C4 VTR
Re: Duvidas motor 2.0 C4/C5
Radiex NÃO serve, o fluido pra radiador TEM QUE SER orgânico e composto de monoetilenoglicol.Inclusive, essa marca, foi reprovada nos ensaios feito pelo INMETRO.
-
- Membros
No meu outro carro utilizava um aditivo pra cabecotes nao de aluminio, trocava todo ano religiosamente, nao deu outra, em 7 anos de uso o carro o carro comecou a abaixar muita agua sem vazar nada, abrimos o cabeçote e vimos a passagem pela junta, o cabecote tinha bastante ferrugem e pra nao perde-lo tivemos q preencher essa parte por onde deu passagem dagua, usem o aditivo PROPRIO pra cabecote de aluminio na proporcao certa, 50/50, essa foi a liçao que tive porque o outro era 7 reais mais barato cada litro...
O motor é igual ao C4 mesmo, a duvida fica no cambio pois o meu tem tiptronic no cambio, sera que e igual ou e automatizado ? Voces tem o manual tecnico de reparo da concessionaria do C4 ? O manual que vem no carro nao informa NADA, o carro esta fazendo 5 na gasolina na cidade e 12 na estrada a 100-110, esta com velas erradas tambem, ja encomendei as certas LFR5B, esta com as Bosch FR8SE0 que sao velas de C2 e C3 1.6 apesar que as velas estao bem branquinhas...
O motor é igual ao C4 mesmo, a duvida fica no cambio pois o meu tem tiptronic no cambio, sera que e igual ou e automatizado ? Voces tem o manual tecnico de reparo da concessionaria do C4 ? O manual que vem no carro nao informa NADA, o carro esta fazendo 5 na gasolina na cidade e 12 na estrada a 100-110, esta com velas erradas tambem, ja encomendei as certas LFR5B, esta com as Bosch FR8SE0 que sao velas de C2 e C3 1.6 apesar que as velas estao bem branquinhas...
-
- Membros
E so sangrar no radiador, por agua e deixar o carro ligado na marcha lenta por uns 20 min com a tampa aberta pra expulsar o ar nao?
-
- Membros
- Veiculo: C4 VTR
Excelente dica, esse orgânico e a base de monoetilenoglicol que comentei é exatamente o indicado para motores de alumpinio, não podendo ser colocado nenhum outro fora dessa especificação, tenho usado o Coolelf Supra 50 que já vem diluído 50/50, vão ser necessários de 3 a 4 litros custando cada um menos de 30 reais, é do tipo long life, ou seja, só vai precisar trocar novamente daqui a 5 ANOS!!!!
-
- Membros
Uma dica interessante seria trocar o reservatório de expansão junto.
Por que?
Simples, ele suja com o tempo, caso o sistema não esteja com o aditivo correto, na proporção certa ou já vencido.
E por ele você pode "ver" como seu sistema de arrefecimento esta.
Se ele começar a ficar marrom, cor de ferrugem, pode ter certeza que todo o sistema também esta.
Ai é fazer uma limpeza química, com produtos próprios para isso e colocar o aditivo correto na proporção correta :)
Por que?
Simples, ele suja com o tempo, caso o sistema não esteja com o aditivo correto, na proporção certa ou já vencido.
E por ele você pode "ver" como seu sistema de arrefecimento esta.
Se ele começar a ficar marrom, cor de ferrugem, pode ter certeza que todo o sistema também esta.
Ai é fazer uma limpeza química, com produtos próprios para isso e colocar o aditivo correto na proporção correta :)
-
- Membros
Nao e mais facil lava-lo com detergentes e produtos quimicos ? Um novo custa mais de 400.00... o meu pelo emnos esta com o sistema bem limpo por isso cheguei a desconfiar que tinha aditivo mas a agua esta incolor aparentemente apesar do cheiro de aditivo deve ser só resto...