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O modo neve econômiza combustível!?
Enviado: 13 Ago 2014, 21:57
por Marcelo Ox
Boa noite, galera
Considerando que o modo neve (câmbio automático) funciona em rotações mais alta, seria certo afirmar que logo isso econômica combustível, certo!?
Alguém já fez o teste!?
Há algum problema em roda com frequência em qualquer condição nesse modo!?
Quem puder esclarecer minhas dúvidas e/ou compartilhar experiência, agradeço
Valeu, pessoal.
Re: O modo neve econômiza combustível!?
Enviado: 14 Ago 2014, 09:53
por fmiglior
não, isso gasta mais!
2.3. Particularidades : Programa "neve"
Programa adaptado a uma condução sobre piso de fraca aderência.
Particularidades :
Interdição de passagem da 1ª velocidade . Alavanca em posição D
As mudanças de relação são menos frequentes que para os outros programas
Permite um funcionamento em suavidade (não há variação brusca de binário nas rodas)
Retrogradação forçada quando ocorrer uma frenagem
Em posição " D", o arranque efetua-se em 3ª velocidade.
colocando a alavanca no D, cambio AL4 tem 3 programações (economico, normal e sport) se pisar em leve no acelerador ele entende que vc quer andar no modo economico trocando de marcha de modo cedo, se pisar de forma normal no acelerador ele utiliza o modo normal que sobe um pouco mais a rotação que no modo economico.
agora se pisar fundo ou se apertar o botão sport ele utiliza a programação sport da caixa, trocando de marcha no giro mais alto
Re: O modo neve econômiza combustível!?
Enviado: 14 Ago 2014, 14:35
por Sergitow
Acho que há alguma imprecisão aí... quando piso forte no meu, com o câmbio em D, mas sem o modo Sport, ele NUNCA passa de 5500 giros. Sempre troca antes. Se quiser que passe, preciso colocar no modo sequencial ou ligar a tecla Sport. Uso o modo neve para trânsito pesado, já que, por mais que acelere forte, ele não dá aquelas saídas muito ariscas que ele dá em primeira. E me passa a impressão de economizar, sim.
Re: O modo neve econômiza combustível!?
Enviado: 14 Ago 2014, 15:25
por Arr
Eu acho que gasta mais, pois a "patinação" do conversor é maior nas arrancadas em segunda. Além disso ele demora mais para passar para 3ª.
mas sem o modo Sport, ele NUNCA passa de 5500 giros.
O meu no D vai até os 6000rpm com o pé no fundo.
Re: O modo neve econômiza combustível!?
Enviado: 14 Ago 2014, 16:57
por Sergitow
Se Recife não tivesse tanto trânsito, eu iria testar hoje... Mas acho que o manual diz que o modo D puro, vai prezar pela economia de combustível em todas as situações. E acrescenta que ele só usa as rotações mais altas em situações de emergência, como numa ultrapassagem (que ele detecta por meio de uma pisada até o fundo, quando se pressiona o kick-down da marcha). Pisando até o fundo em saída, não vejo ele chegar até essa rotação, só em retomada, mesmo assim, para "queimar embreagem" e dar mais força. Ele não troca marcha nessa rotação.
Re: O modo neve econômiza combustível!?
Enviado: 14 Ago 2014, 18:20
por Marcelo Ox
Agradeço as respostas...
Como ninguém ainda fez o teste, rodarei com o modo neve ativo e compartilho com vocês.
Mas uma coisa é certa, ele proporciona uma saída mais suave.
Re: O modo neve econômiza combustível!?
Enviado: 14 Ago 2014, 20:44
por Karakarioka
O modo neve segura a rotação para evitar a patinação, a longo prazo pode até ser mais econômico e perigoso TB... Tendo em vista que no trânsito utilizamos várias rotações, e em alguns casos precisamos de torque, coisa q o modo neve não nos dará. Acho q o custo x benefício não vale a pena, melhor ficar com o pé leve.
Re: O modo neve econômiza combustível!?
Enviado: 14 Ago 2014, 22:36
por Arr
Além de pisar leve (óbvio) o modo mais econômico, acredito eu, seria passando as marchas no tiptronic na menor rotação possível que o câmbio aceita. De 3ª para 4ª por exemplo seria a uns 50km/h em vez dos 60km/h programados.
Mas.... aposto que ninguém comprou carro automático para isso ;-)
O tiptronic reduz também a patinagem do conversor durante as trocas.
Re: O modo neve econômiza combustível!?
Enviado: 15 Ago 2014, 12:39
por piolho
Tenho a impressão que, no modo "neve", ele não acopla as marchas, ficando sempre com o conversor de torque acionado. Além do consumo de combustível maior, chutaria dizer que o desgaste / aquecimento do câmbio seria maior.