Tudo relacionado a personalização da linha C4.
dtorres
Membros
Mensagens: 289
Registrado em: 11 Set 2010, 17:23
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: C4 VTR

Instalando a SMT8 EW10J4A

Mensagem por dtorres »

Pessoal, estou instalando a SMT8 novamente no VTR e preciso de ajuda de vocês.

Atualmente ela está com 80% dos sensores instalados, faltando apenas mapear os sensores para a ignição.

Pelo esquema abaixo, entendo que o sensor de rotação é tipo indutivo e o de fase é tipo hall.

Imagem

O de rotação são dois fios, um verde e um amarelo que são enrolados um no outro. Uma dúvida, o verde é terra ou positivo?

O de fase, são 3 fios, não lembro direito as cores mas são separados, diferente do sensor de rotação.

Consigo ler o RPM por tanto pelo fio verde quanto o amarelo pela Perfect Power, o problema esta quando eu intercepto o sinal para modificá-lo. O motor não liga, de forma alguma!

Se alguém tiver uma luz, agradeço!

vagnerflorindo
Membros
Mensagens: 304
Registrado em: 19 Fev 2012, 13:50
Estado: SP
Cidade: São João da Boa Vista
Veiculo: C4 VTR

Re: Instalando a SMT8 EW10J4A

Mensagem por vagnerflorindo »

Falai Daniel.

Cara, estou feliz por você estar animado com o seu VTR. :) Na última vez que nos encontramos você estava querendo desmonta-lo e vende-lo.

Mas então, não entendo nada desses assuntos, mas com uma "caneta de polaridade" você consegue descobrir qual fio é o terra e qual é o positivo. :)

Acredita que ainda não tive coragem de modificar um parafuso do meu C4? hahahah
Só as molas mesmo. ;)

Até mais.

Avatar do usuário
AleStahls
Membros
Mensagens: 53
Registrado em: 05 Mai 2011, 00:12
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Veiculo: C4 VTR

Re: Instalando a SMT8 EW10J4A

Mensagem por AleStahls »

Daniel,
Se nao me engano o mfo e o legarage tem os esquemas completos de instalaçao da piggyback

Avatar do usuário
fmiglior
Moderador
Mensagens: 1953
Registrado em: 15 Fev 2010, 17:36
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: C4 VTR
Localização: São Paulo

Re: Instalando a SMT8 EW10J4A

Mensagem por fmiglior »

depois que atualizei o IE... e nem o chrome querem abrir os arquivos SVG da citroen... mas veja se ajuda.
No esquema tecnico tem essa descrição
2. Sensor do regime do motor (1313)
2.1. Função
O captador está implantado em face dos dentes do volante do motor.
Papel do calculador de injeção em função da informação recebida :
Controlar o regime do motor
Determinar a posição do conjunto móvel
Calcular o avanço na ignição
Regular o regime de marcha lenta
2.2. Descrição
O sensor é do tipo indutivo.
Constituição do captador :
Um íman permanente
Uma bobinagem elétrica
O captador fornece um sinal elétrico durante cada passagem de um dente do volante do motor (modificação do campo magnético).
Os 58 dentes permitem determinar o regime do motor.
Os 2 dentes que faltam permitem determinar a posição do virabrequim (sem sinal).
NOTA : O valor do entreferro não é regulável.
2.3. Particularidades elétricas
Função nas vias do conector :
Via 1 : Sinal
Via 2 : Massa
Resistência entre as vias 1 e 2 : 425 a 525 ohms.
Particularidades dos sinais emitidos : Tensão alterna de frequência variável.
2.4. Implantação
Implantação : No cárter da embreagem .
3. Sensor de posição de eixo de comando (1115)
3.1. Função
O captador do eixo de comando fornece um sinal quadrado ao calculador de injeção.
Papel do calculador de injeção em função da informação recebida :
Sincronizar as injeções de combustível em relação à posição dos pistões
Reconhecer os pontos mortos superiores
Determinar as falhas na combustão
3.2. Descrição
Sensor de "efeito Hall".
O captador do eixo de comando fornece um sinal quadrado ao calculador de injeção.
3.3. Particularidades elétricas
Função nas vias do conector :
Via 1 : Alimentação +5 volts
Via 2 : Sinal
Via 3 : Massa
Os sinais "créneaux" de tensão estão compreendidos entre 0 e 5 volts.
Sinal emitido :
Presença de uma massa metálica em face do sensor : 0 Volt
Ausência de uma massa metálica em face do sensor : 5 Volts
3.4. Implantação
O captador encontra-se implantado na cabeça , de frente para um alvo acionado pelo eixo de comando .
EX C4 VTR

dtorres
Membros
Mensagens: 289
Registrado em: 11 Set 2010, 17:23
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: C4 VTR

Re: Instalando a SMT8 EW10J4A

Mensagem por dtorres »

fmiglior, obrigado pela ajuda!

O esquema eu tenho quase todo pronto, basta só ligar o sinal de ignição, acho que só o sensor de rotação vai dar certo.

Terminando a instalação, vou colocar o esquema de ligação entre os fios da ECU e a SMT8.

É simples, só ter paciência e um pouco de prática com solda. Depois é trabalho acertando os mapas de ponto/ignição que é onde tira a maior parte da potência.

Este final de semana vou tentar finalizar a instalação, tiro umas fotos e posto o caminho das pedras e abro um tópico no DIY.

Responder

Voltar para “Personalização e Tuning”