-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 VTR
Amortecedor já foi!!!
Galera, a vida útl de um amortecedor é de qnts km?
Meu VTR está com 49 mil km, e o amortecdor esquerdo já foi desta para uma melhor, ele está com folga e fazendo um barulho abisurdo quando passa em piso irregular.
Quando eu comprei já fui direto colocar as eibach, será que as eibach contribuiram para diminuir a vida úil do amortecedor???
Opiniões!!!
Meu VTR está com 49 mil km, e o amortecdor esquerdo já foi desta para uma melhor, ele está com folga e fazendo um barulho abisurdo quando passa em piso irregular.
Quando eu comprei já fui direto colocar as eibach, será que as eibach contribuiram para diminuir a vida úil do amortecedor???
Opiniões!!!
-
- Membros
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual
Re: Amortecedor já foi!!!
Se não me engano a Monroe, tradicional fabricante de amortecedores, recomenda a substuição dos amortecedores após 50.000 km. isto por si só já justificaria a substituição dos amortecedores do seu carro, que conforme informações já estaria com 49.000 km rodados.
Eu particularmente acho 50.000 km muito pouco para troca de amortecedor, um amortecedor pode durar bem mais, mas a durabilidade depende muito do uso, não dá pra comparar o desgaste dos amortecedores em um carro que só roda em vias asfaltadas e raramente é utilizado no limite com outro que vive em ruas esburacadas e é utilizado frequentemente no limite.
Acho razoável a troca a cada 50.000 ou 60.000 km, já que se trata de componentes ligados diretamente à segurança.
Eu particularmente acho 50.000 km muito pouco para troca de amortecedor, um amortecedor pode durar bem mais, mas a durabilidade depende muito do uso, não dá pra comparar o desgaste dos amortecedores em um carro que só roda em vias asfaltadas e raramente é utilizado no limite com outro que vive em ruas esburacadas e é utilizado frequentemente no limite.
Acho razoável a troca a cada 50.000 ou 60.000 km, já que se trata de componentes ligados diretamente à segurança.
- fabio_sd
- Moderador
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Amortecedor hoje é um componente que se decide trocar por manutenção preditiva, ou seja, monitorando o seu desempenho. Manutenção corretiva é inseguro e manutenção preventiva é jogar dinheiro fora. Os bons centros automotivos tem máquinas que testam o desempenho do amortecedor montado no carro, fornecendo a indicação da melhor hora para a troca. Marcar uma quilometragem pra trocar não é 100% adequado, pois o desgaste depende muito do tipo de uso, condição do piso, estilo de dirigir, etc.
Fabio_SD
- RodVTS98
- Moderador
- Estado: SP
- Veiculo: Outros
Bom, o que os fabricantes indicam, sem dúvidas, contém um fator de segurança maior, visando uma troca mais freqüente da peça e viabilizando manter um nível alto de segurança, o que diga-se de passagem, está muito certo!
Porém, das minhas experiências, se você anda com cuidado, apesar das ruas horríveis de São Paulo (onde moro), eles duram em média 70.000km. Depois disto, já é sorte ou anda muito em estrada!
Com relação ao seu caso, verifique todos os amortecedores. Imagino que os outros não estarão no mesmo estado, portanto você teve aí uma morte mais cedo dessa peça, talvez porque você pegou um buraco que ajudou detoná-lo antes. Acho que é por aí..!
Abraço,
Rodrigo.
Porém, das minhas experiências, se você anda com cuidado, apesar das ruas horríveis de São Paulo (onde moro), eles duram em média 70.000km. Depois disto, já é sorte ou anda muito em estrada!
Com relação ao seu caso, verifique todos os amortecedores. Imagino que os outros não estarão no mesmo estado, portanto você teve aí uma morte mais cedo dessa peça, talvez porque você pegou um buraco que ajudou detoná-lo antes. Acho que é por aí..!
Abraço,
Rodrigo.
- Moderador
Troque os amortecedores, no minimo, aos pares. O ideal é trocar o conjunto completo (4).RodVTS98 escreveu:Com relação ao seu caso, verifique todos os amortecedores. Imagino que os outros não estarão no mesmo estado, portanto você teve aí uma morte mais cedo dessa peça, talvez porque você pegou um buraco que ajudou detoná-lo antes. Acho que é por aí..!
Fabio_SD
- RodVTS98
- Moderador
- Estado: SP
- Veiculo: Outros
Com certeza!!!... Se trocar um deles apenas, você vai ter uma enorme dor de cabeça.... hehehehehfabio_sd escreveu:Troque os amortecedores, no minimo, aos pares. O ideal é trocar o conjunto completo (4).RodVTS98 escreveu:Com relação ao seu caso, verifique todos os amortecedores. Imagino que os outros não estarão no mesmo estado, portanto você teve aí uma morte mais cedo dessa peça, talvez porque você pegou um buraco que ajudou detoná-lo antes. Acho que é por aí..!
Valeu pelo complemento, Fabião!
Abraço,
Rodrigo.
- Moderador
Vejam informações da COFAP (Magneti Marelli):
http://www.mmcofap.com.br/institucional ... cedor.aspx
Máquina de Teste de Amortecedores "COFAP Shocktester":
http://www.mmcofap.com.br/institucional ... cedor.aspx
Máquina de Teste de Amortecedores "COFAP Shocktester":
Fabio_SD
-
- Membros
O lance é o seguinte: quando eu passo em piso irregular, faz um barulho absurdo como se estivesse alguma coisa solta, então o mecanico verificou balança, pivô, bieleta e o amortecedor, até então tude em ordem mas o barulho cotinuava, então ele desconfiou do amortecedor e resolveu tirar para verificar.
Ele tirou e notou que o amortecedor não estava fazando óleo, estava com pressão só que estava com folga, então ali estava o problema, e ele recomendou trocar o par dianteiro, como o C4 divide peça com o Peugeot 307 já fui direto na Peugeot vê o valor do amortecedor, R$220,40 cada amortecedor.
Ele tirou e notou que o amortecedor não estava fazando óleo, estava com pressão só que estava com folga, então ali estava o problema, e ele recomendou trocar o par dianteiro, como o C4 divide peça com o Peugeot 307 já fui direto na Peugeot vê o valor do amortecedor, R$220,40 cada amortecedor.
-
- Membros
Vou passar hoje na citro só para desencargo de consciência, e vê o preço desse amortecedor!!!
- mmbdp
- Moderador
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Depois posta aki o resultado da pesquisa, pq tô de olho e daqui a pouco vou ter que trocar os do crioulo mesmo...