Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Manta Termoacústica na Porta

Mensagem por Cyro »

Com as orientações do Prof. Dr. Marcello mmbdbbmdbbdmmpppppdmmdmdbbbdmmmppppddppp, preparei este tutorial de como fazer em casa a forração das portas para isolamento acústico. Pra quem tiver som sem essa forração, fica a dica, pois há uma mudança perceptível da qualidade sonora. Em meu caso optei por forrar tanto a parte interna da porta quanto a externa. A forração da parte interna (junto à chapa da porta) visa reduzir as vibrações de falantes mais potentes, principalmente para quem gosta de uma pancada mais forte. Diminiuem muito as vibrações da lata da porta, melhorando a pureza sonora. A forração da porção interna (junto à moldura interna da porta) visa reduzir a perda sonora por estes espaços, num papel semelhante a uma caixa acústica.

Inicialmente a desmontagem da porta. A desmontagem das fotos é do meu VTR, mas conversando com o Marcello, a do Pallas é igual.
Existem 4 parafusos Tork tamanho 20 a serem removidos nas posições abaixo demonstradas:
Imagem

Parafusos da parte mais posterior da porta:
Imagem

Parafuso da parte anterior da porta (bem embaixo):
Imagem

Parafuso dentro do puxador da porta:
Imagem

Remoção da moldura:

Começar por baixo com um movimento de pressão para puxar a moldura, porém com certo cuidado para não quebrar as presilhas:
Imagem
PS: se quebrar a presilha também não é nada do outro mundo, qualquer casa de autopeças tem essas presilhas.

Solta a parte de baixo, puxe a lateral da moldura da mesma forma:
Imagem

Com a moldura totalmente solta nas bordas inferior, traseira e dianteira, falta remover de fato. Para isso, puxe a moldura de baixo pra cima conforme o esquema, apoiando pelo vão do porta-objetos:
Imagem

Pode ser necessário uma ajuda na parte da frente que é mais presa que o restante.

Em meu caso retirei a moldura com tudo junto: acabamento da maçaneta interna e puxador da porta interno. Depois de soltar totalmente a moldura, desconecte o fio de acionamento do vidro elétrico e retire da moldura o acabamento da maçaneta, pois ao colocar de volta é melhor colocar separado. O puxador pode ficar do jeito que saiu, mas acho mais fácil tirar também e colocar separado, pois a conexão com o fio do vidro elétrico é mais fácil.

Aspecto final da porta sem a moldura:

VTR:
Imagem

Pallas (do Marcello):
Imagem

No meu caso (VTR) removi a proteção de espuma branca (muito fina e porosa), ficando com esse aspecto:
Imagem

Agora com a porta pronta, começa realmente a colocação da manta asfáltica. Anteriormente o pessoal usava manta asfáltica mais espessa e que não era adesiva, necessitando aquecedor pra colar. Atualmente existem muitas opções no mercado para o serviço, desde as com marcas famosas, como a Dynamat que no Xtreme estava sendo vendida a 260 reais uma caixa pra fazer a vedação de uma face apenas para 2 portas. Detalhe que esse tamanho era para carros com portas "normais" em tamanho. Para um VTR que tem a porta muito grande precisaria de 1 caixa e meia por face. Para o serviço que fiz, precisaria de 3 caixas e para uma Pallas 4 caixas. Sairia a bagatela de 1040 reais para o Pallas e 780 reais pro VTR.
Acontece que esta manta asfáltica é exatamente a mesma que se usa para a vedação de calhas e hoje compra-se em lojas de material de construção uma caixa de manta com 10 metros por 20 cm de largura por 54 reais. Em meu carro exagerei um pouco e uma caixa deu pra uma porta e sobrou uns 30% da manta. Se aplicar com mais cuidado e economia, uma caixa dá pra fazer o VTR inteiro. Mesmo que precise de 2 caixas sai por 108 reais.
A que comprei (C&C em SP) foi esta:
Imagem

Aspecto da manta antes de aplicar:
Imagem
Além de ser auto-adesiva, a manta é muito fácil de ser aplicada, sendo fácil soltar a película que cobre o adesivo (diferente de umas fitas dupla-face que são quase impossíveis). Outro aspecto muito legal é a maleabilidade da manta. Muito fácil de fazer contornos.
Ao aplicar deve-se cortar pedaços de tamanho variável para os vários recortes. Outro aspecto que dá um pouco de trabalho na parte interna da porta é que os espaços são reduzidos e a mão sai meio detonada de pegar nos cantinhos, mas se não tivesse isso, ai ficava sem graça mesmo. hahahhahahahhaha
Em meu carro apliquei na parte interna da porta desde a porção mais alta, junto da borda. Desci aplicando até a parte mais inferior da porta e fiz uma curva com a manta isolando totalmente a porta:
Aspecto final da porta com a forração interna completa:
Imagem

Detalhe da aplicação interna da manta:
Imagem

Parte baixa da porta e a curvatura da manta:
Imagem

Com a parte interna pronta, passei para a externa. Existem duas formas que já vi serem feitas: cobrindo somente os buracos da porta e cobrindo totalmente a parte interna da porta. Optei pela segunda opção, cobrindo a porta em sua totalidade. É importante emendar bem as folhas de manta que ficam ladeadas, sempre deixando uma sobreposição de 1 cm entre as mantas. Em meu caso deixei a maioria dos fios para trás da manta, passando para frente apenas aqueles que precisavam. Alguns instaladores deixam todos os fios expostos para o caso de manutenção. Como eu mesmo fiz a manta, se precisar de alguma manutenção refaço o processo. Mantando os fios é uma fonte a menos de barulho e vibração do carro.
Aspecto final da porta mantada:
Imagem

Detalhes da aplicação da manta:
Imagem

Um detalhe que fiz, foi envolver toda a base (na lata) de manta, no local de fixação do falante e sua base, reduzindo a vibração local., contornando o orifício do falante com manta, pois essas bordas de lata são fonte de vibração.

Por último, um detalhe que fiz para o carro. No VTR tem uma moldura de espuma que envolve a saída do falante, na direção da moldura da porta. Essa espuma não veda nada do som, razão pela qual alguns colocam cones de borracha para essa função, como o RodVTS. Quem como eu não conseguiu esses cones (vou procurar), criei uma solução gambiarrática by Seu Creyson:

Envolvi a espuma em manta asfáltica desta forma:
Imagem
Aspecto da gambiarra colocada em seu lugar:
Imagem

É isso!!!! Como tive menos tempo do que imaginava pro serviço (a muié quis almoçar fora), fiz uma porta só. É interessante fazer mesmo uma de cada vez. Ao testar o som e usar o balanço, dá pra perceber a melhora nítida na reprodução do som. Fica mais limpo e mesmo em GRANDE volume, não há distorção, reverberação ou qualquer forma de vibração. Fiquei MUITO satisfeito pelo resultado final.

PS: agradecimentos especiais ao Marcello (Mmmmmmmmbbnnndmmdnddpppdpdmdmndndmmd) que me PROIBIU de comprar a manta da Dynamat no Xtreme e me orientou como devia fazer. He is the guy. EU DISSE GUY!!!!!!!!! SEUS IGNORANTES!!!!!!!!! Já tão de sacanagem!!! Traduzindo isso é que ele é o cara. Seus malas.

PS: esta é a primeira vez que alguém posta a resposta antes de alguém vir aqui detonar. hahahhahhahhahahahh
Imagem

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Re: Manta Termoacústica na Porta

Mensagem por mmbdp »

PERFEITO. Beleza Cyro, ainda bem que deu certo e que o resultado foi bom.

Mais um pra série de tutoriais perfeitos do Cyrão.

bruno figueiredo
Moderador
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Parabéns Cyrão! Tiro o meu chapeu pra vc. Aliás, vc e o mmbdppdmbpdmmdpmmbdp, fazem estas coisas parecerem super fáceis.

Abs.
Bruno Figueiredo.

Pedro H
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Pedro H »

BOA CYRAO!

To indo hoje na C&C comprar essa manta. Vou lançar no assoalho do carro também, pra ver se diminui a barulheira.
07 VTR - 17'' Wolf Wheels / H&R Springs / Koni Adjustables / Raceway Exhaust / Full VTS interior trim / 6000K Xenon Headlights /3000k Xenon Fog Lights / Aero /My Way-RNEG / USB Box

mmbdp
Moderador
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Fala Pedro,

eu tenho um rolo que tem o DOBRO da altura dessa mesma manta que o Cyro usou, comprei dois e não usei um. Tá novo, na caixa. Vender não interessaria pelo frete, mas como vc está no RJ podemos marcar e eu te entrego. Mandei os detalhes por MP. Eu paguei em cada rolo R$ 80,00 num representante aki de Niterói.

(só assim fica MENOS uma tralha de C4 na casa da minha mãe, hehehehe)

boldfinger
Membros
Estado: SP
Veiculo: Citroen Aircross

Mensagem por boldfinger »

Show Cyro!!!
Tbm jah tenho q manta, soh faltou tempo pra fazer as portas... (a porta tah na 'fila', pois tenho mais umas 349112983098 mods pra serem feitas rss)
Realmente o Marcellao mandou bem nessa dica, ele eh o the GAY, ops, the GUY mesmo hahaah...
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

Imagem

RodVTS98
Moderador
Estado: SP

Mensagem por RodVTS98 »

Simplesmente fantástico, Cyrão!!!....

O cone é bem parecido com o que ficou no meu carro, apenas que o seu ficou mais como um cilíndro e não um cone. Mas, a idéia é essa mesma e o resultado é muito bom, não é!? Fazendo as portas uma por vez, dá pra ter uma boa idéia do quanto isso melhora!

Parabéns pelo tutorial, simplesmente fantástico!

Abração,
Rodrigo.

Cyro
Moderador

Mensagem por Cyro »

Agradeço a todos pelos comentários. Quanto ao cone de borracha, a minha solução gambiarrática by Seu Creyson é temporária, pois pretendo comprar esse cone e colocá-lo no local. Só depois que desmontei a porta que entendi direito o que era o cone que perguntei pro RodVTS quando ele instalou. Na hora que vi a espuma caiu a ficha.
Imagem

Romero
Moderador
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Romero »

VC Q E' MEU 'IDALO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PARABENS PELO TUTORIAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

YOU ARE THE BEST - THE GUAY ! HEHEH

CYRO MAN, MINHA ESPOSA DISSE PRA MINHA MAE EM SP Q C DEIXAR FICO A NOITE TODA, O DIA TODO NO FORUM, MAS ACHEI UM QUE ESCREEEEEEEEVE E TEM UMA PACIENCIA DAQUELAS PRA FAZER MODS E COLOCAR "SETAS"...HEHEH COMEDIA MEU...
Imagem
VTRomero® - THE ONE
Serviço LED viewtopic.php?f=45&t=12673
Mod's: viewtopic.php?f=26&t=10037

03 ANOS DE VTR E C4C

Cyro
Moderador

Mensagem por Cyro »

Romero escreveu:VC Q E' MEU 'IDALO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PARABENS PELO TUTORIAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
YOU ARE THE BEST - THE GUAY ! HEHEH[/size]
CYRO MAN, MINHA ESPOSA DISSE PRA MINHA MAE EM SP Q C DEIXAR FICO A NOITE TODA, O DIA TODO NO FORUM, MAS ACHEI UM QUE ESCREEEEEEEEVE E TEM UMA PACIENCIA DAQUELAS PRA FAZER MODS E COLOCAR "SETAS"...HEHEH COMEDIA MEU...
Como dizia o finado Michael Jackson: It´s us on the french fries.

hahahahahahhahahahahaha

Siamo noi nella patata.

Valeu brother. Hora que você tacar um sonzão junto com essas rodas gigantes, agente faz um desses pra você.
Imagem

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”