Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Renato Gabriel
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual

alerta: service defeito motor

Mensagem por Renato Gabriel »

Bom dia amigos!!

meu C4 Hatch Exclusive apresentoou a seguinte mensagem:

Service.......Defeito motor

O carro perde potência.

Desligo o carro, o defeito some e o mesmo funciona normalmente.

Alguém sabe me dizer o que pode estar acontecendo??

pedro furlan
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Lounge Tendance 2.0 Flex Auto6

Re: alerta: service defeito motor

Mensagem por pedro furlan »

Renato,

O meu teve esse problema, porem travava em 3 marcha também.

Que combustível você esta usando? se álcool coloca gasolina e veja o que acontece. se acontecer de novo leva logo na CSS. o meu trocou os bicos e varias coisas(garantia).

Espero ter ajudado.

Caple
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por Caple »

O meu aconteceu isso numa viagem, depois de deixar o carro parado no sol algumas horas. Parei numa sombra, depois de mal conseguir percorrer alguns metros e deixei o carro desligado um tempo. Religuei e não deu o sinal. Depois nunca mais deu.
Como eu estava viajando, pode ter sido algo na gasolina que usei. Mas como não deu mais até o resto da viagem... não sei.
Pode ter sido alguma sujeirinha que depois saiu e não deu mais nada.
Levei na autorizada quando voltei e eles não constataram nada.

Caple
Membros

Mensagem por Caple »

(Revivendo o tópico depois de alguns meses.)

Fiquei fora do país por 4 meses, voltando ontem ao Brasil, e me deparei com esse problema novamente.
O carro era ligado semanalmente, para não ficar totalmente parado, e rodava alguns metros na garagem para evitar maiores problemas. Mas não saía para voltas maiores. Saiu apenas uma vez, se não estou enganado.
Ontem, ao ser ligado justamente para me pegar na rodoviária, deu o mesmo aviso no computador de bordo: "defeito motor reparar veículo". As tentativas seguintes deram no mesmo e ainda hoje apresenta o mesmo problema.
Alguém aí chegou a alguma definição do motivo?
Queria ter maiores detalhes antes de chamar o seguro para levá-lo a concessionária.
Acho que vou deixar o carro lá e já pedir pra fazerem a revisão dos 40 mil, já que está com 39 mil.

Caple
Membros

Mensagem por Caple »

Então... depois de ficar com o carro parado alguns dias, ligando mais de uma vez ao dia pra ver se a mensagem desaparecia, resolvi sair com ele.
Não tinha saído antes porque se o defeito fosse exatamente o mesmo que aconteceu no início do ano eu não ia conseguir colocar o carro na garagem novamente, pois tem uma rampa na entrada. E não queria chamar guincho e deixar o carro dias e dias na concessionária, já que é fim de ano e não iriam ver de um dia pro outro, ainda mais sem agendamento.
Mas resolvi sair com ele ontem e ficar sem ele alguns dias, caso precisasse.
E não é que o motor não estava fraco? O aviso seguia lá. "Defeito motor. Reparar o veículo" e a luz de service acesa, mas o carro não estava sem força como da outra vez. Não estava 100%, mas também não estava nem perto de como ficou no início do ano.
Dirigi uns 15km até o centro da cidade e fui a uma agência dos correios pegar algumas coisas. Fiquei quase 1 hora lá e voltei pro carro. Liguei e a mensagem ainda estava lá, com a luz de service acesa, e o motor meia boca.
Dirigi 2 ou 3 quadras, não mais que isso, até a concessionária da Citroen pra falar com algum mecânico sobre o problema. Ele disse pra eu colocar o carro na garagem que eles iam passar o scanner.
Liguei o carro e... NADA DE MENSAGEM OU DE LUZ DE SERVIÇO ACESA. Porra! Parece criança pequena! Tu quer mostrar pra alguém o que ela faz e ela se recusa a fazer!
Mesmo assim o cara passou o scanner e disse que apareceu um problema no pedal do acelerador.
Ele explicou (mais ou menos) que tem uns encaixes de metal que estavam meio abertos demais. Eles apertaram um pouco (eu entendi como se fosse pra dar contato, ou algo assim, não entendo porra nenhuma disso) e saímos pra dar uma volta na quadra.
Tudo 100%. Saí dali com o carro andando que é uma maravilha.
Portanto, pra quem não conseguiu resolver esse problema ainda, peçam pra dar uma olhada no pedal do acelerador. Mesmo que não esteja apresentando nenhum erro no scanner. Pois o problema pode ser ali e não se mostrar toda hora.

T.Veras
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual

Mensagem por T.Veras »

Ola! O meu carro, um C4 2.0 Mecânico 2012 também esta com este problema. Eu sou ex-funcionário da PSA e trabalhava exatamente no desenvolvimento das calibrações de motor e câmbio. Devido a isso recorri a ex-colegas para passar a diagnose e apresentou problema no pedal também. Para resolver o problema em uma viagem, como foi o caso de alguns, recomendo tirar o cabo da bateria para forçar um reset no calculador motor. Caso não resolva, desconecte o próprio calculador motor por alguns minutos. Em teoria o carro vai voltar ao normal, mas na primeira oportunidade deve fazer a manutenção ou troca do pedal do acelerador. Já foi dito no post, o acelerador possui alguns contatos elétrico que com a pisada ele transmiti um determinado valor a ser interpretado para a central e assim determinar abertura do corpo de borboleta, tempo de injeção, etc. e as vezes estes contatos estão sujos, ou abriram demais, etc. Nada de pânico, pois é um problema comum.

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”