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Sistema Antipoluição com defeito e pressão insuficiente

Enviado: 28 Nov 2014, 11:22
por itavital
Pessoal, bom dia!

Antes de postar sobre esse defeito fiz a lição de casa: pesquisei aqui no C4C e vi vários posts sobre o assunto, mas nenhum com os "sintomas" do meu.

O histórico: comprei um C4 hatch 1.6 2010/2011 e pouco depois de 20 dias ele apresentou este problema "sistema antipoluição com defeito". Como citado nos outros posts ele foi para a concessionaria e me informaram que o carro estava ok e que quando eu fosse abastecer e mudar de combustível (gasolina para etanol ou vice-versa) eu teria que andar uns 15 km para que o sistema identificasse a troca do combustível (????). Ele saiu da concessionaria e ficou bem por 2 semanas. Retornando o problema e com uma diferença do relatado nos outros posts: ao apresentar a mensagem - sistema antipoluição com defeito - ele nem ao menos ligava...Todo o painel e luzes funcionavam mas nem sinal de bomba injetando gasolina ou de motor de partida girar. Depois de 2 ou 3 horas parado eu tentava dar a partida e ele pegava normalmente. Quando fui reclamar que o problema tinha voltado me falaram que era combustível de má qualidade (sendo que sempre abasteci outros carros no mesmo posto, utilizo o carro de casa para o serviço e alguns passeios mas na própria cidade, o que garante que abasteço sempre no mesmo posto) e que eu deveria tentar abastecer com gasolina ao invés de etanol (????, mas o carro não é flex??). Fiquei sem resposta e com o problema acontecendo dia sim dia não...e me fazendo chamar guincho e andar de táxi. Neste final de semana enquanto estava andando em rodovia ele simplesmente apagou do nada e apareceu a maldita mensagem "sistema antipoluição com defeito" e uma nova "pressão insuficiente de óleo", me forçando a parar no acostamento e novamente chamar o guincho. Desta vez levei numa auto Mecânica de confiança e depois de 2 dias fazendo testes o mecânico me disse que não conseguiu detectar o problema pois ele nem deixa dar a partida...e que o problema era na parte elétrica ou de algum módulo.
Ou seja: de novo vou ter que ficar na mão da concessionária que me disse que era problema de combustível de má qualidade ou que eu tinha que andar 15 km pro sistema reconhecer...
Será que alguém conhece alguma oficina especializada em Jundiaí que pode realmente resolver esse enigma??

Re: Sistema Antipoluição com defeito e pressão insuficiente

Enviado: 08 Dez 2014, 17:00
por itavital
Olá pessoal.

Mais de duas semanas e o carro continua "internado"...
Na concessionária identificaram o problema: Modulo BSI, responsável pela parte elétrica. O carro está na garantia da loja que eu comprei e o dono não quis pagar uma nova e levou para uma oficina conceituada aqui na cidade, mas até agora só falam que a peça ainda não chegou. pesquisei na internet e o modulo não é tão caro...Não sei por que está demorando tanto, só espero que não estejam tentando recondicionar o módulo (será que é possível isso?)

Re: Sistema Antipoluição com defeito e pressão insuficiente

Enviado: 03 Jan 2015, 21:23
por Claudiney Santana
Meu amigo , o C4 Pallas é um carro sem comparativos , o problema são nossos profissionais que não são capacitados para o tal , te desejo boa sorte , tenho um amigo que até hoje me ajudou mas receio uma hora ficar na mão , mesmo com tudo isso me impressiono quando o dirijo.

Re: Sistema Antipoluição com defeito e pressão insuficiente

Enviado: 08 Jan 2015, 00:08
por maxcwb
Pessoal, procurem no google sobre "sistema antipoluição com defeito 307", tem um montão de gente com o mesmo problema, que nos PSA é comum e parece ser mais comum ainda nos 1.6 16V.

Vou citar alguns que já foram relatados:

1 - Sonda lambda com problema (ou mau contato ou carbonizada ou foi pro espaço mesmo)

2 - Eletroválvula (solenóide) da partida a frio aberta ou travada ou em curto (puxa gasolina para a admissão)
2.5 - Eletroválvula do cânister com problema, pra quem enche muito o tanque até a boca, o cânister fica cheio e a admissão também puxa vapor pra lá. Nâo deveria dar problema, mas tem gente que resolveu ao detectar que a válvula travou aberta.

3 - Bobina com defeito (não queimava 100% o combustível) ou velas gastas. Bem comum esse problema, a bobina original é alvo de problemas. Muitas vezes basta uma limpeza nas velas, ajuste do gap e limpeza dos "cachimbos" das velas. Toda vez que fazia isso melhorava o rendimento... bobina muito safadeza.

4 - Filtro de ar muito entupido, ao tirar o filtro (ligava sem a caixa do filtro) e funcionava certo - eu sempre tiro aquela maldita espuminha que a fram manda em baixo do filtro, só faz o carro consumir mais e andar menos.

5 - Uso de álcool... pois eh, ele não dissolve o mar de óleo que esse motor consome, a carbonização tem q ir parar em algum lugar.
“Independentemente da versão, é notável uma sensibilidade maior à carbonização”, afirma o gerente de pós-venda da marca, Bruno Chiarella. O executivo ressalta que nos modelos flex o uso de etanol atenua o surgimento da carbonização, apesar de o problema ocorrer porque a mistura de ar e combustível não queima completamente, o que gera acúmulo da sujeira na sede de válvulas.

=> Pense: o carro consome meio litro de óleo a cada 2500km, pra onde vai esse óleo? Se não está em baixo do carro, foi queimado. O álcool não dissolve o óleo como a gasolina, logo.... carboniza! Ainda mais se for óleo meia boca que desce o nível muito rápido. Estou usando álcool com 10 ~ 20% de pódium no verão (mas acho que a aditivada funcionaria bem). No inverno por conta do frio e da alta do álcool, volto pra gasolina (pena que rende um pouco menos).

6 - Bicos sujos, não pulverizam direito (gotejam) ou estão muito desuniformes na vazão.

7 - Problema de reconhecimento de combustível...... como quem reconhece é o map / maf + sonda principalmente, é bom pensar nesses sensores. O map / maf é bem fácil de limpar, só tira 1 parafuso torx.

8 - .... se procurar tem mais uma dúzia de problemas. O que me parece é que o motor em um monte de problema e a válvula é "sensível" quando a queima não é completa ou não está correta. QQ coisa estranha (vinda de um milhão de lugares diferentes) já dá problema.

De todo modo, todo mundo fala pra passar o scanner e ver qual é o erro e ter alguma pista quando é sensor (sonda, map...) ou atuador (eletroválvula). Muitos resetam a injeção, ela muda os parametros de avanço de ponto e injeção e o problema some - depois de um mês a injeção se adapta novamente a condição estranha do carro e o problema volta. Há um modo de resetar a injeção desligando a bateria, mas precisa ler o procedimento porque "o carro precisa entrar em modo manutenção", senão já complica de novo.

Agora, no seu caso... se a CSS diz que é o módulo e o mecânico já resetou e continua sem funcionar, tomara que seja o módulo mesmo - mais simples de arrumar, embora meio caro. Não vejo muitos relatos de problema no módulo - será que não é coisa de carro parado na revenda com gasolina podre (depois de 30 dias a comum aprodrece) - daí coloca pra rodar e dá um monte de problema?

Bom, espero as infos ajudem alguém.
Esse carro francês é muito sensível..... kkkkk

Re: Sistema Antipoluição com defeito e pressão insuficiente

Enviado: 12 Jan 2015, 09:30
por itavital
Amigos, bom dia!

Assim como disse o Claudiney, o C4 é um carro sem comparativos. Gosto muito do carro. O conforto, os itens, a tecnologia. O que estava me deixando louco era esse problema. E a falta de oficinas que não me mandassem ir para a concessionária...
Depois de muito brigar com a loja que me vendeu, resolveram me deixar com um carro reserva e o meu C4 seguiu para outra oficina (já tinha ido da concessionária para uma auto-elétrica e dessa auto-elétrica para a css) e depois foi para uma outra auto-elétrica chamada Chavecar (aqui em Jundiaí). Ai cito o Maxcwb quando falou do Peugeut 307, pois o rapaz da oficina me disse que teria que testar peça por peça que poderia dar o defeito. Mas que não era tudo o que a css tinha orçado (a css disse que teria que trocar o módulo BSI que eu já tinha falado anteriormente e + Calculador, Captor e caixa de serviços do motor que totalizariam R$ 4.083,35). Ele tinha um 307 na oficina e disse que testaria as peças passando para o 307 até dar o mesmo problema. E deu certo! Agora estou com o carro em ordem finalmente! Ele não me informou o que precisou trocar alem do módulo, pois quem pagou foi a loja, mas agora está ok, já viajei e não tive mais o problema.
Agradeço pelas sugestões e dicas!

Re: Sistema Antipoluição com defeito e pressão insuficiente

Enviado: 14 Jan 2015, 11:15
por fmiglior
pressão de óleo insuficiente + antipoulição.
veja se o carro não esta quemando óleo, se o óleo esta grosso ou se o motor não esta passando da temperatura de funcionamento (problemas com ventoinha.. vazamento de agua, termostatica).