Amigos, venho aqui fazer um desabafo e um alerta, principalmente para quem mora no Rio de Janeiro. A história é longa, mas quem estiver com preguiça de ler, é só ir direto ao último parágrafo (em negrito).
Meu carro é um C3 mas creio que isso possa ser útil para todos os carros, principalmente quem mora na Barra da Tijuca.
Deixei meu carro para fazer um serviço simples de repintura do para-choque traseiro e do tampo do porta-malas na Oficina German Cars, na Estrada da Barra da Tijuca, n 65 (ali na rua dos motéis). O site é http://www.germancars.com.br/. NÃO RECOMENDO!!!!!
Aparentemente a oficina parece ser limpinha, de boa qualidade, cheia de placas com certificados de qualidade 5 estrelas pra todos os cantos. Afirmam ter a melhor estufa de pintura, melhor do que a própria concessionária Citroen (Saint German).
Porém, isso é pura fachada, ilusão, engana trouxa!!! O atendimento é péssimo, o atendente (Henrique) é desatencioso e antipático. Os serviços são ruins, pois não conseguem fazer nem um simples serviço de pintura!!!
O serviço não só ficou péssimo (diversas bolhas na pintura, gotas de acumulo de tinta e arranhões) como ainda estragaram partes do meu carro que estavam boas, intactas. Alias,o meu carro estava 100% antes de entrar lá, sem nenhum defeito, tirando o serviço que era pra ser feito na traseira, pelo qual paguei.
No banco traseiro, deixaram um afundamento no couro, quase rasgaram o tecido. No capô dianteiro há manchas na pintura, coisa que não havia anteriormente. No teto do carro e naquela peça entre o teto e as portas, que vai desde a traseira até a dianteira, há diversos arranhões e manchas.
Na saída, quiseram me obrigar a assinar um termo onde estaria afirmando que estava retirando o carro em perfeitas condições, o que não era verdade. Logicamente, me recusei a assinar, a menos que eles assinassem também um termo reconhecendo que deixaram avarias no meu carro.
Após 2 horas de conversa e enrolação deles, se recusaram a me dar essa declaração e falaram que não reconhecem a autoria dos danos no meu carro. Eu então decidi ir embora da oficina levando o carro, para analisar em casa melhor e não ficar sem carro no final de semana. Afirmei que traria de volta o caro para eles repararem os danos na segunda-feira (pois no último sábado), quando o dono estivesse presente e tomar uma posição.
Dai então, falaram que eu só poderia ir embora se assinasse o termo reconhecendo o carro em perfeitas condições e se pagasse pelo serviço. Obviamente, eu me recusei, pois o carro foi danificado por eles e o serviço não foi bem feito, além de eu não ser obrigado a pagar até que o serviço esteja feito corretamente.
Peguei minha chave para sair com o carro da oficina e eles fecharam o meu carro atrás de uma cancela, me proibindo de ir embora. Me senti como um marginal, humilhado, sendo tratado como um ladrão, desonesto.
Assim, liguei para a polícia e solicitei uma viatura, pois estava sendo mantido preso dentro da oficina contra a minha vontade. Não sou advogado, mas conheço um pouco os meus direitos, e sei que ELES NÃO PODEM PRENDER A MIM OU ALGUM BEM MEU, eles não tem poder de autoridade. Eles têm meu endereço, meu telefone, meu CPF. Eles são obrigados a me deixar sair e, se estiverem insatisfeitos, que entrem com uma ação na justiça contra mim, se acham que estão corretos.
Obviamente que eu não iria dar calote neles, eu iria retornar na segunda-feira com o carro na oficina para refazer a "cagada" q eles fizeram. Mas eu não sou obrigado a passar o final de semana a pé ou pagando taxi, e muito menos sou obrigado a pagar por um serviço que não foi realizado corretamente.
Após chamar a polícia, o Dono da oficina finalmente apareceu no telefone (antes estava incomunicável, segundo os funcionários) e tentou me convencer de que eu teria que pagar pelo concerto pra tirar o carro, e que eles iriam concertar os danos na segunda-feira. Mas como acreditar em qualquer pessoa daquela oficina depois de tudo isso???!!!
Após muito discutir e eles continuarem a afirmar que não me liberariam, e nada da polícia chegar, acabei sendo coagido a deixar um cheque-caução com a promessa deles de que o cheque não seria descontado caso eu voltasse na segunda-feira, pois já estava desgastado demais, estressado ao extremo e me sentindo abandonado pela própria Polícia, que uma hora depois ainda não havia chegado! Entretando, não assinei nada reconhecendo que o carro estava OK. Muito pelo contrário, eu declarei no Termo de Quitação da oficina que o carro estava sendo entregue com diversas avarias, arranhões, bolhas, danos, inclusive no interior do veículo.
Na segunda-feira deixei o meu carro lá para concertarem tudo, inclusive o banco de couro, segundo o próprio dono afirmou. Obviamente peguei o cheque-caução de volta.
Na terça-feira (ontem), a surpresa. Ligaram dizendo que o carro estava pronto. Estranho, já que haviam tantas pendências. Mais uma vez, o serviço de pintura do tampo do porta malas e do para-choque ficou ruim. Alias, não foi feita uma nova pintura no meu carro. Eles simplesmente deram polimento e nem assim resolveram. Continua com diversos pontos pequenos na pintura, como se fosse um "nódulo". Ainda há arranhões também, principalmente próximo à aquele vinco que há +- no meio do para-choque, logo abaixo do friso do para-choque.
O próprio dono assumiu a incompetência da oficina, pois disse que é impossível fazer uma pintura sem nenhuma falha, sem essas "gotas" e esses nódulos, nem se a peça for nova de fábrica (sem pintura alguma anterior). Bom, ele pode não saber fazer uma pintura perfeita, mas esse não é o meu primeiro carro e já fiz serviços de pintura que ficaram perfeitos!!!
Quanto às partes boas do meu carro e que eles estragaram, acho que resolveram. Digo "acho" pois fizeram um espelhamento geral no carro, provavelmente pra disfarçar. Só após a 1a ou 2a lavagem pra ter certeza. O banco de couro também foi quase todo resolvido. Não está 100%, mas está 95%. Os afundamentos no tecido sumiram em maioria. O maior afundamento tb praticamente sumiu, mas ficou áspero no local, dá pra ver que está um pouco desgastado. Há um leve arranhão no couro também, logo acima.
Mas o que decidi é que meu carro não entra mais naquela oficina. Alias, o próprio dono da oficina falou que não pegará mais meu carro para nenhum concerto (graças a deus), e se tiver algo a ser feito ainda, que eu faça em outra oficina e entre na justiça para que eles paguem. ABSURDO!!!
Por fim, ele ainda tentou me convencer de que foi "bomzinho" comigo naquele sábado, quando eu quis retirar o meu carro da oficina sem pagar o serviço. Disse que já tinha mandado liberar a minha saída pelo telefone, mas que tentou me convencer a deixar o carro ou deixar um cheque-caução para me poupar deles prestarem queixa contra mim na delegacia e me processar. HA HA HA!!!
AHHHH, e descobri o motivo da Polícia ter demorado a chegar. Segundo informou o próprio dono ontem (terça), ele é amigo do delegado da 16a DP da Policia (na Barra), e que ligou para o "amiguinho" dele para pedir ajuda, pedir para não me deixar sair.
RESUMINDO: além de fazerem um serviço porco, ainda estragaram coisas que estavam boas. Inicialmente se recusaram a assumir os danos que causaram e concertá-los. Depois decidiram concertar, mas continua a mesma porcaria, só que com uma maquiagem (espelhamento) no carro. E pra piorar, ainda tratam os clientes como marginais, trancando os clientes dentro da oficina para forçá-los a pagar e assinar um termo de que o carro estava sendo entregue OK. Nunca mais levo carro nenhum meu lá Nova German Cars, e não recomendo pra ninguém!!!!!!!!!!
OBS: Outro cliente dessa oficina também teve seu carro arranhado lá dentro. Enquanto eu aguardava o "enésimo" polimento do meu carro pra tentarem tirar as manchas do capô, um proprietário de uma Hinday Tucson reclamou de arranhões na lateral do carro! Ou seja, não fui a primeira e não serei a última vítima dessa incompetente oficina! Há diversos outros carros com indicação de retrabalho no estacionamento.
-
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: Outros
Re: NOVA GERMAN CARS - PÉSSIMO SERVIÇO, NÃO RECOMENDO!!!
meu amigo se tudo isso aconteceu exatamente como voce descreveu,faz uma carta diretamente para citroen expondo os fatos,e se eu fosse voce faria uma denuncia para a defesa do consumidor tambem.abraço.
- mmbdp
- Moderador
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
O mais chato é conseguir provas de tudo isso e, com elas propor ação de reparação de danos.
De toda forma, um laudo de uma outra oficina constatando os danos causados e a comprovação de que eles não existiam antes já seriam suficientes, a meu ver, pra instruir essa ação.
Tudo isso vai até onde você ainda quer se aporrinhar com a situação. Daqui do clube eu acho muito difícil alguém levar o carro lá depois desse relato.
Uma reclamação no PROCON, mesmo que não lhe dê nenhum ganho ou ressarcimento, já vai dar uma aporrinhação ao infeliz proprietário desse lugar.
De toda forma, um laudo de uma outra oficina constatando os danos causados e a comprovação de que eles não existiam antes já seriam suficientes, a meu ver, pra instruir essa ação.
Tudo isso vai até onde você ainda quer se aporrinhar com a situação. Daqui do clube eu acho muito difícil alguém levar o carro lá depois desse relato.
Uma reclamação no PROCON, mesmo que não lhe dê nenhum ganho ou ressarcimento, já vai dar uma aporrinhação ao infeliz proprietário desse lugar.
-
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Boa idéia... acho que vou colocar reclamação num site aí só para reclamações de atendimento, e também no Procon.
Com relação às provas, bom, a princípio eu teria:
-fotos dos defeitos, registradas no dia.
-fotos do meu carro junto à cancela, impedido de sair.
- registro de chamada da Polícia (apesar de ter ligado posteriormente avisando que não seria mais necessário, já que deixei um cheque-caução).
- Check-list de entrada do meu carro, onde não consta nenhum defeito no couro e nenhuma mancha no capô (mas isso eles resolveram).
O banco em couro tb está bastante satisfatório, apesar de não estar 100%, mas digamos, está 95%. Por isso que não sei se vale o perrengue de entrar na justiça, etc... ainda não sei se vou entrar ou não, estou muito estressado com isso tudo e nesse momento só quero ver meu carro concertado.
João Vital, só pra deixar claro, essa oficina não era uma concessionária Citroen. É uma oficina aqui perto de casa, na Barra, que aparenta ser muito capacitada, mas foi um grande engano.
Com relação às provas, bom, a princípio eu teria:
-fotos dos defeitos, registradas no dia.
-fotos do meu carro junto à cancela, impedido de sair.
- registro de chamada da Polícia (apesar de ter ligado posteriormente avisando que não seria mais necessário, já que deixei um cheque-caução).
- Check-list de entrada do meu carro, onde não consta nenhum defeito no couro e nenhuma mancha no capô (mas isso eles resolveram).
O banco em couro tb está bastante satisfatório, apesar de não estar 100%, mas digamos, está 95%. Por isso que não sei se vale o perrengue de entrar na justiça, etc... ainda não sei se vou entrar ou não, estou muito estressado com isso tudo e nesse momento só quero ver meu carro concertado.
João Vital, só pra deixar claro, essa oficina não era uma concessionária Citroen. É uma oficina aqui perto de casa, na Barra, que aparenta ser muito capacitada, mas foi um grande engano.
-
- Membros
- Veiculo: Outros
ha pensei que fosse uma concessionaria,mas de qualquer forma faz uma denuncia no procon,pelo menos vai dar uma dor de cabeça para o dono.