Tudo relacionado a personalização da linha C4.
boldfinger
Membros
Estado: SP
Veiculo: Citroen Aircross

C4 VTR - reprogramação eletronica (ganho desempenho)

Mensagem por boldfinger »

Galera,

Hj fui na Citroen, e lah por acaso descobri que existe uma reprogramaçao para o VTR (segundo eles, para melhor rendimento do motor, tanto desempenho qto consumo). No caso, como o meu era modelo 2009, jah estava com essa reprogramaçao, mas os 2007 possuem tal programaçao...

A POLEMICA:
Outra coisa, que eh dificil de acreditar,mas que no meu VTR funcionou rss... tbm foi 'programado' o chamado vulgarmente de "segundo motor"... nao sei explicar ao certo a parte tecnica involvida nisso, mas tem a ver com a programação do motor tbm, e a ativaçao de uma chaveta pelo cambio que aciona eletronicamente isso (com o carro em movimento)...entao saí com o tecnico da concessionaria dirigindo meu VTR...ele esticou a primeira marcha ateh perto de 6000 giros, 'ameaçou' o engate da segunda marcha (segurando a embreagem, ele acionou a manopla do cambio na segunda marcha, mas nao chegou a engatar, e depois engantou na posiçao). Segundo ele, a programaçao eh ativada dessa maneira. Qdo desconectada a bateria, essa programaçao volta a de fabrica...
Não sei se foi psicologico ou nao, mas o carro esta andando com o motor mais 'solto'. Qdo usando ar condicionado, parece que nao esta, e sem ar condicionado, ele arranca melhor e ateh canta pneus sem esforço (os pneus estao bons galera hahaaha)...parece akelas famosas reprogramaçao por 'chipagem'...

Gostaria de saber se alguem jah fez isso, ou se teria a boa vontade de ir lah na concessionaria pra 'habilitar' essa programaçao e conferir se procede ou nao...

Mas vale ae dica (...e quem sabe a polemica hahahah)...
Editado pela última vez por boldfinger em 19 Nov 2009, 20:23, em um total de 1 vez.
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

Imagem

BICUDO
Moderador
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Re: C4 VTR - reprogramação eletronica (ganho desempenho)

Mensagem por BICUDO »

Nunca ninguem falou disso aqui....seria legal a gente pesquisar mais a respeito...e como é feito...

MarcoVTS
Membros
Estado: DF
Veiculo: Outros

Mensagem por MarcoVTS »

Eu desconheço isso... e olha que converso direto com um mecanico da Citro aqui.
Imagem
*****EX - C4 VTS 180CV*****
Imagem

boldfinger
Membros
Veiculo: Citroen Aircross

Mensagem por boldfinger »

Vou ver se falo com uns contatos dentro da engenharia da PSA pra verificar essa informaçao...
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

Imagem

El Guapo
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Mensagem por El Guapo »

O procedimento que o CT realizou no seu carro é no mínimo estranho, já que esta programação deixa o motor mais potente e econômico, porque todos já não saem de fábrica assim.

bruno figueiredo
Moderador
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Procede. Entretanto estranhei o CT não ter dado os 3 pulinhos fora do carro, que efetivamente habilitam a mudança na programação.
Brincadeiras a parte. Tomara que dê certo.

Abs.
Bruno Figueiredo.

jotape
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por jotape »

hehehe...falei com o Bold pelo telefone hoje, e ele não parecia estar sob efeito de alcool ou drogas!

aí eu pensei..."meu, se esse for o "truque", eu já devo ter feito sem querer, em alguma cagada na mudança de marcha..."

...só quero ver o carinha lá da concessionária com uma fila de VTR na porta e xingando o Bold :/

vou ver qual é...

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

Bom...,

Conversei com o Bold.. sem dúvida é algo que, num primeiro momento, gera muita polêmica!

Sob o ponto de vista técnico, é possível disso existir...., ou seja, o carro tem um sensor de rotação.., o câmbio tem uma porção de botões internos, então pode ser possível tal operação com dois engates sucessivos..., entendo que também é possível ter um software na BSI do carro que detecta essas condições e intertrava elas, de forma a reconhecer o "gatilho" do processo e aí, poderia acionar uma função dentro do software da ECU, que poderia selecionar mapas de injeção mais otimizados.

Tudo isso é possível quanto ao ponto de vista técnico (teórico e prático), MAS.......

A pergunta é: Por que a PSA gastaria tempo e dinheiro na implementação de tal função?... E mais...., por que com um processo tão complicado?... Por que não um botão no painel, selecionando mapas de performance diferentes, como por exemplo eu já vi no Subaru Outback V6... nele vc tem um botão rotativo onde vc pode selecionar diferentes programas de desempenho do carro..., muito bacana!... Então, por que a PSA ia se dar ao trabalho de fazer isso?...

Enfim.., não posso dizer que se trata de uma lenda..., mas me pergunto tudo isso acima... quais os motivos para tal coisa.

Independentemente de qualquer coisa..., vou tentar no meu C4...

Será que funciona!?!?!.... hehehehhe...

Abraços,
Rodrigo.

Romero
Moderador
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Romero »

TA' LOKO JAPONES ????? HAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUHA

meu, o meu tem isso, pq na primeira marcha estico at'e os 15000RPM e vou pra 3 e depois segunda... brincadeira japones, pra mostrar q vc ta' falando serio vo ae fazer no meu...

abs !
Imagem
VTRomero® - THE ONE
Serviço LED viewtopic.php?f=45&t=12673
Mod's: viewtopic.php?f=26&t=10037

03 ANOS DE VTR E C4C

mmbdp
Moderador
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

RodVTS98 escreveu:Bom...,

Conversei com o Bold.. sem dúvida é algo que, num primeiro momento, gera muita polêmica!

Sob o ponto de vista técnico, é possível disso existir...., ou seja, o carro tem um sensor de rotação.., o câmbio tem uma porção de botões internos, então pode ser possível tal operação com dois engates sucessivos..., entendo que também é possível ter um software na BSI do carro que detecta essas condições e intertrava elas, de forma a reconhecer o "gatilho" do processo e aí, poderia acionar uma função dentro do software da ECU, que poderia selecionar mapas de injeção mais otimizados.

Tudo isso é possível quanto ao ponto de vista técnico (teórico e prático), MAS.......

A pergunta é: Por que a PSA gastaria tempo e dinheiro na implementação de tal função?... E mais...., por que com um processo tão complicado?... Por que não um botão no painel, selecionando mapas de performance diferentes, como por exemplo eu já vi no Subaru Outback V6... nele vc tem um botão rotativo onde vc pode selecionar diferentes programas de desempenho do carro..., muito bacana!... Então, por que a PSA ia se dar ao trabalho de fazer isso?...

Enfim.., não posso dizer que se trata de uma lenda..., mas me pergunto tudo isso acima... quais os motivos para tal coisa.

Independentemente de qualquer coisa..., vou tentar no meu C4...

Será que funciona!?!?!.... hehehehhe...

Abraços,
Rodrigo.
Também falei com o Bold, hahahaha, agora o japonês ficou famosão de vez... celular não pára, nem entra mais no msn, haushauhsuaushaushauhsa.

Mas fiquei curioso, e talvez o Rod saiba responder: nos carros equipados com esse motor e com câmbio automático, ao se alterar do modo normal de direção pra sport, somente o giro das mudanças de marcha é alterado ou o ponto da injeção e alguns outros parâmetros dela são alterados?
Pergunto isso pq essa programação também pode estar "gravada" no chip do carro, e ser ligada por esses três pulinhos aí que o Bruno falou...

Responder

Voltar para “Personalização e Tuning”