Guia Definitivo - Lavagem Automotiva Detailer
Enviado: 24 Fev 2015, 09:16
Estava querendo iniciar no fórum com uma postagem que valha a pena. Então criei esta... com muita informação...
Obs: essa postagem não foi um ctrl+c / crtl+v, então dê o valor. :D
Fiz ela para o fórum que participo do meu antigo carro
Guia Definitivo para uma Lavagem Automotiva com a qualidade de um "Detailer" (Profissionais da Estética de Veículos Automotores). Procedimento correto para uma lavagem simples com cera!
Primeiramente devemos entender que, a lavagem do carro DEVE ser dividida em partes, etapas que vão garantir que o resultado final seja o mais próximo da perfeição.
As etapas são:
1)Lavagem;
2)Descontaminação;
3)Mascaramento;
4)Enceramento.
Antes de começar, vamos falar do local da lavagem: Deve ser coberto, bem iluminado, ventilado e ter tomadas para a VAP e demais elétricos que se for utilizar.
1) Lavagem
É a primeira etapa, onde seu carro vai chegar com todas as impurezas imagináveis. É a etapa da limpeza pesada do carro.
Antes de começar a lavar, é recomendado, o uso da VAP (Agua com pressão) na lataria inteira, para remover a sujeira mais grossa e evitar riscos a lataria. É na lavagem que pode ocorrer os maiores danos na sua pintura, pois a sujeira está mais concentrada e uma mão pesada pode acabar "esfregando" uma pedrinha em sua lataria. O que não é nada legal.
Dependendo do nível de sujeira se usa Shampoos diferentes.
Para um carro pouco sujo, se utiliza um Shampoo com Ph neutro. Para carros muito sujos é melhor utilizar Shampoos com Phs mais altos, pois facilitam a remoção de metais pesados da lataria e também irá ajudar na próxima etapa.
Método 2 Baldes: Um balde com o Shampoo já diluído e outro somente com agua limpa.
Com a luva de microfibra na mão, mergulhe-a no balde de Shampoo e lave a parte a ser limpa, com movimentos leves e circulares. Logo após devesse enxaguar a área com agua corrente e a luva de microfibra deve ser limpa no segundo balde. (nunca colocar a luva diretamente no balde de Shampoo sem antes passar pelo balde da limpeza, que é o balde com agua). Lavar o carro sempre em partes pequenas, teto, vidro dianteiro, capô, laterais e ir circulando o carro. Após a lavagem do carro, devesse seca-lo completamente com toalhas de microfibra.
Dica: Se possível, utilizar 2 Luvas de Microfibra. 1 para a parte superior à linha da roda e outra para lavar a parte inferior a essa linha.
Indico o Shampoo Ziva com Ph Alto.
http://www.lojamastercleaner.com.br/ziv ... 500ml.html
OBS.:Nunca usar com lataria quente.
2)Descontaminação É a parte mais trabalhosa da lavagem.
A descontaminação é a remoção da sujeira mais difícil, impregnada, que a lavagem não conseguiu remover. As contaminações mais comuns são partículas de tinta, poluição industrial, borracha, e afins que acabam por ficar sobre o verniz. Esta contaminação é facilmente identificada quando a superfície começa a ficar áspera e vai perdendo o seu brilho de acordo com a sua intensidade. cerca de 90% dos carros estão contaminados e necessitam passar por esse processo.
Para identificar se você precisa ou não da descontaminação, utilize uma sacola plástica (de mercado) e coloque sua mão dentro da sacola (como se fosse uma luva). Passe lentamente sobre a superfície. Se você escutar um chiado ou sentir a superfície áspera, isto é um sinal de que ela está contaminada.
A Descontaminação é feita com uma Clay Bar*, que juntamente com um Lubrificante*, vai remover essa sujeira.
Como usar:
Pegue uma pequena parte da Clay Bar (aproximadamente 30g, 40g) e faça dela um molde sobre os 4 dedos de sua mão, uma pequena panqueca.
Borrife o lubrificante em uma pequena área (ex:1/3 do capô) e passe a ClayBar na área molhada (NÃO fazer pressão sobre ela, que por sinal pode riscar sua pintura, somente deve deslizar a ClayBar), sempre em linhas retas (nunca, NUNCA em círculos), até sentir que a lata está lisa, reaplicando o lubrificante quantas vezes for necessário, pois a ClayBar poderá fazer micro-riscos em sua lataria se passar "seca" em algum local.
No início a Clay Bar vai parecer que está se agarrando a superfície (mesmo com a superfície bem lubrificada). Isso é normal e é um indicativo que a Clay Bar está fazendo o seu trabalho corretamente. Você perceberá que a superfície vai ficando mais lisa, menos resistente e assim, removendo a contaminação.
Faça devagar, se vc sentir que a lataria continua "espessa", "segurando", continue descontaminando!
Importante! Sempre que terminar de passar a ClayBar em uma pequena área, você deve passar um pano limpo de microfibra para secar o Lubrificante e dar o acabamento, e somente após, seguir para a próxima área.
Dica: A ClayBar pode ser usada em qualquer superfície externa do carro que for rígida e não porosa. Ex.: pinturas, vernizes, vidros, acrílicos e afins.
Dica: De acordo com o uso da ClayBar, ela vai sujando e deve ser dobrada de forma que uma camada limpa fique em contato com a lata.
*Clay Bar é uma barra de "argila" feita unicamente para a descontaminação automotiva. Podendo ser de qualquer marca (3M, Meguiars, Turtle Wax, Mothers), mas lembrando de não comprar um modelo que seja "agressivo" ou "hard", pense em comprar sua primeira Clay Bar com composição de média abrasividade.
Indico a ClayBar 3M
http://www.miromi.com.br/3m-pasta-abras ... gQodxnQAcQ
*Lubrificante, nesse caso específico, é uma cera liquida. (É importante a qualidade do Lubrificante para não riscar sua pintura)
Indico o Toque Final da Mills.
http://www.miromi.com.br/mills-toque-final-500ml
3) Mascaramento Opcional!
O Mascaramento é na verdade o Anti-Mascaramento. Estranho!? Com certeza! Mas vamos lá...
Anti-Mascaramento: É utilizado um produto com Álcool Isopropílico (IPA), que é um limpador concentrado, remove efetivamente graxas, óleos e restos de polidores de superfícies pintadas. Porém sua principal função é mostrar os danos da sua pintura, os conhecidos "holografias" e "swirls". Ele faz a ultima limpeza da sua lataria, removendo qualquer resíduo de produto que vc tenha usado e ressaltando os defeitos em seu verniz (esse ressalto nos defeitos é temporário, pode aplicar sem medo de ter um risco brilhoso :D ).
Como usar:
Com um pano de microfibra úmido e outro completamente seco em mãos, borrife uma quantidade generosa de produto diretamente no pano úmido (não aplicar o produto diretamente na pintura, pois pode manchar). Passe esse pano úmido sobre a parte da pintura a ser limpa(lembre-se de limpar sempre partes pequenas, ex:1/3 do capô). Logo em seguida, passe o pano seco, para remover o excesso. Espere secar e examine minuciosamente toda a superfície.
Dica: Ele rende bem, então tomar cuidado com exageros.
Irá sentir a pintura lisa e seca. Seus dedos não irão sentir aspereza na pintura, mas ela não apresentará a suavidade de uma pintura encerada, pois agora ela está completamente limpa, isenta de qualquer cera (removendo inclusive a suavidade do Toque Final da Mills que vc aplicou junto da ClayBar).
Recomendo o LAE-36.
http://www.lojamastercleaner.com.br/sol ... -1582.html
Aprecie seu carro ao final dessa etapa, pois ele estará completamente limpo pela 1 vez , desde que foi pintado na fábrica (sem impurezas, contaminantes, ceras ou oleosos).
É aqui que mostramos a diferença entre uma lavagem que pode ser feita em casa e uma que só pode ser efetuada por um profissional com maquinário adequado!
Após o mascaramento, um profissional iria entrar na fase de corte, seguida pelo refino e posteriormente o lustro. Todas feitas com produtos de qualidade, com máquinas rotativas (que não são baratas) e diversas boinas de densidades e abrasividades diferentes (que também não são baratas), que possuem como finalidade, a remoção de micro riscos, hologramas, e demais falhas no verniz. São etapas demoradas, complexas e que só apresentam resultado satisfatório, com o devido equipamento.
Então, como nosso foco é uma lavagem simples, possível de ser feita em casa, pulamos as etapas que fazem um desbaste no verniz (corte, refino e lustro) e vamos diretamente para o enceramento! Nosso foco é na proteção de nossos carros, da melhor forma possível!
4)Enceramento
É o bom e velho enceramento que todos estão acostumados. Porém, agora com materiais de qualidade e não mais as latas de cera compradas em mercado, ou panos de secar a louça. E se vamos fazer certo, então será completamente certo.
Antes de falar de cera Y, X ou Z, vamos fazer o real, verdadeiro e verídico Mascaramento das partes plásticas do carro. (Lembrando que Cera mancha as partes plásticas do carro)
O Mascaramento é feito com fita Especial para Mascaramento. Consiste em passar a fita em todas as bordas de plástico, borracha ou material que possa ser manchado pela cera.
Por que não usar fita crepe que é mais barata!? Porque vc vai encher de cola todos os locais que ela tocar, simples assim. A fita para Mascaramento pode ficar 3 dias sob calor forte e não transferir sua cola para o carro, além de poder ser feitos os contornos do carro com maior facilidade por ser resistente a rasgamento e a solventes.
Recomendo a 3M Fita Tape Scotch.
http://www.lojamastercleaner.com.br/3m- ... mento.html
Ceras de qualidade: As ceras de qualidade possuem um diferencial único, a durabilidade. Então não se assuste com os preços, pois uma lata de cera de qualidade, pode e deve encerar cerca de 30 carros comuns. Além de uma proteção duradoura, temos a profundidade da refração da cor, a repelência a agua e mais algumas características pontuais de cada cera.
Cores Escuras: Recomendo a Collinite 915 ou a Meguiars Ultimate Paste Wax.
A Collinite 915 é uma cera com alta concentração de carnaúba, onde oferece um look profundo e uma proteção incrível, alto brilho, isso sem falar na repelência de água que ela oferece, que é incrível. Porém precisa ter cuidado com a quantidade aplicada (vc precisa lembrar que está trabalhando com ceras de qualidade, onde o importante é a forma e não a quantidade), devesse colocar pouca cera no Aplicador. Passar no carro em movimentos curtos e circulares, em pequenas áreas (pode-se utilizar 1/2 do capô como referência) e nesse caso específico da Collinite, retirar a cera com um pano de microfibra em, no máximo 3 minutos. (é importante áreas pequenas, pois se aplicar no carro inteiro e for remover a cera somente depois, vc terá um trabalho infernal, garanto :twisted: ). Possui uma durabilidade incrível, de 5 a 6 meses.
http://www.miromi.com.br/collinite-cera ... 340gr.html
A Meguiars Ultimate Paste é uma cera bem parecida com a Collinite 915, com resultados parecidos, porém possui componentes bem diferentes. A Meguiars tem propriedades de selante e polímeros sintéticos, que em cores escuras oferece um diferencial, a profundidade de cor. É muito fácil de aplicar e remover. A aplicação é igual a Collinite, porém precisa aguardar mais para remover, cerca de 30 minutos para a remoção). Das que conheço, também é a cera que tem maior poder de esconder riscos. Porém sua duração é menor. Cerca de 3 meses. (se tomado o devido cuidado)
http://www.lojamastercleaner.com.br/meg ... -311g.html
Cores Claras: Recomendo a Collinite 476S.
Ela é a melhor. Duração espetacular (cerca de 6 meses :o :shock: ). Possui as qualidades da Collinite + as qualidades da Meguiars, tudo em uma só... Ela possui carnaúba e selante, tudo junto e misturado.
Sua aplicação deve ser com os mesmos cuidados da Collinite 915. Aplicação com pouca cera e removendo com cerca de 3min.
http://lista.mercadolivre.com.br/collinite-476s
Aplicador de cera: Aplicador de Microfibra Meguiars (ou algum de espuma)
http://www.lojamastercleaner.com.br/meg ... x3080.html
- Panos de MicroFibra, são de diversos tamanhos, na média de 40x40 com 300gr/m².
- Se quiser um resultado de enceramento melhor, é recomendado repetir o enceramento 2x, com duração de 6 horas entre as aplicações.
Obs: essa postagem não foi um ctrl+c / crtl+v, então dê o valor. :D
Fiz ela para o fórum que participo do meu antigo carro
Guia Definitivo para uma Lavagem Automotiva com a qualidade de um "Detailer" (Profissionais da Estética de Veículos Automotores). Procedimento correto para uma lavagem simples com cera!
Primeiramente devemos entender que, a lavagem do carro DEVE ser dividida em partes, etapas que vão garantir que o resultado final seja o mais próximo da perfeição.
As etapas são:
1)Lavagem;
2)Descontaminação;
3)Mascaramento;
4)Enceramento.
Antes de começar, vamos falar do local da lavagem: Deve ser coberto, bem iluminado, ventilado e ter tomadas para a VAP e demais elétricos que se for utilizar.
1) Lavagem
É a primeira etapa, onde seu carro vai chegar com todas as impurezas imagináveis. É a etapa da limpeza pesada do carro.
Antes de começar a lavar, é recomendado, o uso da VAP (Agua com pressão) na lataria inteira, para remover a sujeira mais grossa e evitar riscos a lataria. É na lavagem que pode ocorrer os maiores danos na sua pintura, pois a sujeira está mais concentrada e uma mão pesada pode acabar "esfregando" uma pedrinha em sua lataria. O que não é nada legal.
Dependendo do nível de sujeira se usa Shampoos diferentes.
Para um carro pouco sujo, se utiliza um Shampoo com Ph neutro. Para carros muito sujos é melhor utilizar Shampoos com Phs mais altos, pois facilitam a remoção de metais pesados da lataria e também irá ajudar na próxima etapa.
Método 2 Baldes: Um balde com o Shampoo já diluído e outro somente com agua limpa.
Com a luva de microfibra na mão, mergulhe-a no balde de Shampoo e lave a parte a ser limpa, com movimentos leves e circulares. Logo após devesse enxaguar a área com agua corrente e a luva de microfibra deve ser limpa no segundo balde. (nunca colocar a luva diretamente no balde de Shampoo sem antes passar pelo balde da limpeza, que é o balde com agua). Lavar o carro sempre em partes pequenas, teto, vidro dianteiro, capô, laterais e ir circulando o carro. Após a lavagem do carro, devesse seca-lo completamente com toalhas de microfibra.
Dica: Se possível, utilizar 2 Luvas de Microfibra. 1 para a parte superior à linha da roda e outra para lavar a parte inferior a essa linha.
Indico o Shampoo Ziva com Ph Alto.
http://www.lojamastercleaner.com.br/ziv ... 500ml.html
OBS.:Nunca usar com lataria quente.
2)Descontaminação É a parte mais trabalhosa da lavagem.
A descontaminação é a remoção da sujeira mais difícil, impregnada, que a lavagem não conseguiu remover. As contaminações mais comuns são partículas de tinta, poluição industrial, borracha, e afins que acabam por ficar sobre o verniz. Esta contaminação é facilmente identificada quando a superfície começa a ficar áspera e vai perdendo o seu brilho de acordo com a sua intensidade. cerca de 90% dos carros estão contaminados e necessitam passar por esse processo.
Para identificar se você precisa ou não da descontaminação, utilize uma sacola plástica (de mercado) e coloque sua mão dentro da sacola (como se fosse uma luva). Passe lentamente sobre a superfície. Se você escutar um chiado ou sentir a superfície áspera, isto é um sinal de que ela está contaminada.
A Descontaminação é feita com uma Clay Bar*, que juntamente com um Lubrificante*, vai remover essa sujeira.
Como usar:
Pegue uma pequena parte da Clay Bar (aproximadamente 30g, 40g) e faça dela um molde sobre os 4 dedos de sua mão, uma pequena panqueca.
Borrife o lubrificante em uma pequena área (ex:1/3 do capô) e passe a ClayBar na área molhada (NÃO fazer pressão sobre ela, que por sinal pode riscar sua pintura, somente deve deslizar a ClayBar), sempre em linhas retas (nunca, NUNCA em círculos), até sentir que a lata está lisa, reaplicando o lubrificante quantas vezes for necessário, pois a ClayBar poderá fazer micro-riscos em sua lataria se passar "seca" em algum local.
No início a Clay Bar vai parecer que está se agarrando a superfície (mesmo com a superfície bem lubrificada). Isso é normal e é um indicativo que a Clay Bar está fazendo o seu trabalho corretamente. Você perceberá que a superfície vai ficando mais lisa, menos resistente e assim, removendo a contaminação.
Faça devagar, se vc sentir que a lataria continua "espessa", "segurando", continue descontaminando!
Importante! Sempre que terminar de passar a ClayBar em uma pequena área, você deve passar um pano limpo de microfibra para secar o Lubrificante e dar o acabamento, e somente após, seguir para a próxima área.
Dica: A ClayBar pode ser usada em qualquer superfície externa do carro que for rígida e não porosa. Ex.: pinturas, vernizes, vidros, acrílicos e afins.
Dica: De acordo com o uso da ClayBar, ela vai sujando e deve ser dobrada de forma que uma camada limpa fique em contato com a lata.
*Clay Bar é uma barra de "argila" feita unicamente para a descontaminação automotiva. Podendo ser de qualquer marca (3M, Meguiars, Turtle Wax, Mothers), mas lembrando de não comprar um modelo que seja "agressivo" ou "hard", pense em comprar sua primeira Clay Bar com composição de média abrasividade.
Indico a ClayBar 3M
http://www.miromi.com.br/3m-pasta-abras ... gQodxnQAcQ
*Lubrificante, nesse caso específico, é uma cera liquida. (É importante a qualidade do Lubrificante para não riscar sua pintura)
Indico o Toque Final da Mills.
http://www.miromi.com.br/mills-toque-final-500ml
3) Mascaramento Opcional!
O Mascaramento é na verdade o Anti-Mascaramento. Estranho!? Com certeza! Mas vamos lá...
Anti-Mascaramento: É utilizado um produto com Álcool Isopropílico (IPA), que é um limpador concentrado, remove efetivamente graxas, óleos e restos de polidores de superfícies pintadas. Porém sua principal função é mostrar os danos da sua pintura, os conhecidos "holografias" e "swirls". Ele faz a ultima limpeza da sua lataria, removendo qualquer resíduo de produto que vc tenha usado e ressaltando os defeitos em seu verniz (esse ressalto nos defeitos é temporário, pode aplicar sem medo de ter um risco brilhoso :D ).
Como usar:
Com um pano de microfibra úmido e outro completamente seco em mãos, borrife uma quantidade generosa de produto diretamente no pano úmido (não aplicar o produto diretamente na pintura, pois pode manchar). Passe esse pano úmido sobre a parte da pintura a ser limpa(lembre-se de limpar sempre partes pequenas, ex:1/3 do capô). Logo em seguida, passe o pano seco, para remover o excesso. Espere secar e examine minuciosamente toda a superfície.
Dica: Ele rende bem, então tomar cuidado com exageros.
Irá sentir a pintura lisa e seca. Seus dedos não irão sentir aspereza na pintura, mas ela não apresentará a suavidade de uma pintura encerada, pois agora ela está completamente limpa, isenta de qualquer cera (removendo inclusive a suavidade do Toque Final da Mills que vc aplicou junto da ClayBar).
Recomendo o LAE-36.
http://www.lojamastercleaner.com.br/sol ... -1582.html
Aprecie seu carro ao final dessa etapa, pois ele estará completamente limpo pela 1 vez , desde que foi pintado na fábrica (sem impurezas, contaminantes, ceras ou oleosos).
É aqui que mostramos a diferença entre uma lavagem que pode ser feita em casa e uma que só pode ser efetuada por um profissional com maquinário adequado!
Após o mascaramento, um profissional iria entrar na fase de corte, seguida pelo refino e posteriormente o lustro. Todas feitas com produtos de qualidade, com máquinas rotativas (que não são baratas) e diversas boinas de densidades e abrasividades diferentes (que também não são baratas), que possuem como finalidade, a remoção de micro riscos, hologramas, e demais falhas no verniz. São etapas demoradas, complexas e que só apresentam resultado satisfatório, com o devido equipamento.
Então, como nosso foco é uma lavagem simples, possível de ser feita em casa, pulamos as etapas que fazem um desbaste no verniz (corte, refino e lustro) e vamos diretamente para o enceramento! Nosso foco é na proteção de nossos carros, da melhor forma possível!
4)Enceramento
É o bom e velho enceramento que todos estão acostumados. Porém, agora com materiais de qualidade e não mais as latas de cera compradas em mercado, ou panos de secar a louça. E se vamos fazer certo, então será completamente certo.
Antes de falar de cera Y, X ou Z, vamos fazer o real, verdadeiro e verídico Mascaramento das partes plásticas do carro. (Lembrando que Cera mancha as partes plásticas do carro)
O Mascaramento é feito com fita Especial para Mascaramento. Consiste em passar a fita em todas as bordas de plástico, borracha ou material que possa ser manchado pela cera.
Por que não usar fita crepe que é mais barata!? Porque vc vai encher de cola todos os locais que ela tocar, simples assim. A fita para Mascaramento pode ficar 3 dias sob calor forte e não transferir sua cola para o carro, além de poder ser feitos os contornos do carro com maior facilidade por ser resistente a rasgamento e a solventes.
Recomendo a 3M Fita Tape Scotch.
http://www.lojamastercleaner.com.br/3m- ... mento.html
Ceras de qualidade: As ceras de qualidade possuem um diferencial único, a durabilidade. Então não se assuste com os preços, pois uma lata de cera de qualidade, pode e deve encerar cerca de 30 carros comuns. Além de uma proteção duradoura, temos a profundidade da refração da cor, a repelência a agua e mais algumas características pontuais de cada cera.
Cores Escuras: Recomendo a Collinite 915 ou a Meguiars Ultimate Paste Wax.
A Collinite 915 é uma cera com alta concentração de carnaúba, onde oferece um look profundo e uma proteção incrível, alto brilho, isso sem falar na repelência de água que ela oferece, que é incrível. Porém precisa ter cuidado com a quantidade aplicada (vc precisa lembrar que está trabalhando com ceras de qualidade, onde o importante é a forma e não a quantidade), devesse colocar pouca cera no Aplicador. Passar no carro em movimentos curtos e circulares, em pequenas áreas (pode-se utilizar 1/2 do capô como referência) e nesse caso específico da Collinite, retirar a cera com um pano de microfibra em, no máximo 3 minutos. (é importante áreas pequenas, pois se aplicar no carro inteiro e for remover a cera somente depois, vc terá um trabalho infernal, garanto :twisted: ). Possui uma durabilidade incrível, de 5 a 6 meses.
http://www.miromi.com.br/collinite-cera ... 340gr.html
A Meguiars Ultimate Paste é uma cera bem parecida com a Collinite 915, com resultados parecidos, porém possui componentes bem diferentes. A Meguiars tem propriedades de selante e polímeros sintéticos, que em cores escuras oferece um diferencial, a profundidade de cor. É muito fácil de aplicar e remover. A aplicação é igual a Collinite, porém precisa aguardar mais para remover, cerca de 30 minutos para a remoção). Das que conheço, também é a cera que tem maior poder de esconder riscos. Porém sua duração é menor. Cerca de 3 meses. (se tomado o devido cuidado)
http://www.lojamastercleaner.com.br/meg ... -311g.html
Cores Claras: Recomendo a Collinite 476S.
Ela é a melhor. Duração espetacular (cerca de 6 meses :o :shock: ). Possui as qualidades da Collinite + as qualidades da Meguiars, tudo em uma só... Ela possui carnaúba e selante, tudo junto e misturado.
Sua aplicação deve ser com os mesmos cuidados da Collinite 915. Aplicação com pouca cera e removendo com cerca de 3min.
http://lista.mercadolivre.com.br/collinite-476s
Aplicador de cera: Aplicador de Microfibra Meguiars (ou algum de espuma)
http://www.lojamastercleaner.com.br/meg ... x3080.html
- Panos de MicroFibra, são de diversos tamanhos, na média de 40x40 com 300gr/m².
- Se quiser um resultado de enceramento melhor, é recomendado repetir o enceramento 2x, com duração de 6 horas entre as aplicações.