Se voce tem alguma dúvida quanto ao seu relacionamento com a Citroën e suas Autorizadas, pergunte aqui
PORTZ
Membros
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Contato:

Substituição

Mensagem por PORTZ »

Olá
Estava lendo alguns relatos de proprietários e vi que as insatisfações ocorrem para várias pessoas....
Também fiz um pedido firme de compra no final do mês de agosto passado dando um cheque também de R$1.000,00 ; paguei IPVA e demais despesas (para agilizar a entrega) depositei o restante dovalor na terça-feira dia 08 de setembro e só fui receber o carro na sexta dia (11/09/2009). Pensava eu na época que ali tinham terminado minhas preocupações.......
Ali iniciaram....
Retirei nesta sexta feira 11/setembro/2009 um C4 hatch preto GLX 2.0 automático.
No dia seguinte o carro começa a apagar sem explicação...
Levei na concessionária Mônaco de Porto Alegre na quarta feira e o retirei na quinta, alegaram que era problema de velas....
Utilizei o carro na sexta e o problema persistia, encaminhei para a oficina na segunda feira , onde permaneceu por 02 SEMANAS!!!! Durante este período emprestaram me uma xsara picasso de uso de um dos diretores da concessionária. O meu carro C4 foi entregue na sexta feira após ter rodado 60 km em testes,dizendo estar solucionado o defeito. No dia seguinte retorna a apresentar o defeito, quase me envolvendo num acidente.
Na segunda feira retornei a concessionária e devolvi o carro, informando que eu não o queria mais, que me dessem um novo carro! Isto foi no dia 07/de outubro/2009 a partir dai comecei a utilizar um veículo locado pela concessionária (FIAT PALIO com ar e direção) no dia 29 de outubro levei a documentação necessária para o processo de substituição do veículo, onde dentre elas a CND de minha empresa (Adquiri este veículo em nome da empresa). Neste dia entreguei o carro locado e voltei a utilizar o xsara picasso (com Câmbio automático) do diretor da concessionária,pois havia dito a ele que sentia fortes dores em meu pulso, recem operado e como necessitava utilizar o câmbio manual no FIAT isto vinha me prejudicando. OK , com o carro dele achei que o processo iria acelerar, pois afinal tinha deixado o sem carro.....
Hoje dia 23 de novembro devolvi o carro dele, pois este alega que o meu completamente remexido durante estes meses estaria em condições de utilização....
A CND da minha empresa está vencida e eles aegam ser fato impeditivo para a substituição.

Encaminhei a CND anterior vencida em agosto deste ano quando do ressarcimento do seguro de um HONDA NEW CIVIC que me foi furtado naquele mês, cujo valor utilizei para a compra do tal C4.....
Neste caso acho justificável a solicitação de CND pois isto poderia ser uso de má fé....
Agora um carro que apresenta defeito de fabricação recorrente e que está em processo de substituição não deve ter este tipo de solicitação.
A minha leitura disto? Não existe preocupação alguma da CITROEN em encaminhar documentação comprobatória da substituição (até porque não é interessante ser sabido que estão trocando carros com defeito) pois já que não se trata de venda de um bem para compra de outro, envolvendo numerário. Inexiste a necessidade de apresentação de cnd , pois não irei dispor de nenhum valor que poderei utlizar sem saldar as eventuais dividas que venha a ter com a previdência.....

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Re: Substituição

Mensagem por mmbdp »

Caro Portz,

não entendi direito se a Citröen se comprometeu a trocar o veículo ou se o consideram em condições para uso após a permanência na concessionária para reparos.

Partindo da premissa de que apenas o fato de estar a Certidão Negativa de Débito da pessoa jurídica vencida é impeditivo da troca, acredito que, por se tratar da devolução de um bem para o fornecimento de um outro, em verdade o que vai haver é outro negócio de compra e registro desse novo carro. A exigência da CND não se prende tão somente ao fato da empresa que está adquirindo o bem ter ou não dívidas para que a loja possa vender o carro. Assim como não o é quando pessoas físicas ou jurídicas compram imóveis.

Se o DETRAN ou outro órgão exige na sua cidade ou estado que seja apresentada CND na validade para emissão de nota fiscal ou registro desse novo veículo, a não apresentação dela inviabiliza essa nova aquisição, mesmo que seja esta por troca.

Provavelmente se lhe foi exigida uma CND quando da primeira compra, isto não se deu por exigência tão somente da concessionária, mas mesmo isso, se for regra interna revelada ao consumidor, pode realmente ser alegado como impeditivo para troca. Informe-se sobre esses dados e poste aqui para que possamos ajudá-lo melhor.

Dec0 VTR
Moderador
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Dec0 VTR »

mmbdp escreveu:Caro Portz,

não entendi direito se a Citröen se comprometeu a trocar o veículo ou se o consideram em condições para uso após a permanência na concessionária para reparos.

Partindo da premissa de que apenas o fato de estar a Certidão Negativa de Débito da pessoa jurídica vencida é impeditivo da troca, acredito que, por se tratar da devolução de um bem para o fornecimento de um outro, em verdade o que vai haver é outro negócio de compra e registro desse novo carro. A exigência da CND não se prende tão somente ao fato da empresa que está adquirindo o bem ter ou não dívidas para que a loja possa vender o carro. Assim como não o é quando pessoas físicas ou jurídicas compram imóveis.

Se o DETRAN ou outro órgão exige na sua cidade ou estado que seja apresentada CND na validade para emissão de nota fiscal ou registro desse novo veículo, a não apresentação dela inviabiliza essa nova aquisição, mesmo que seja esta por troca.

Provavelmente se lhe foi exigida uma CND quando da primeira compra, isto não se deu por exigência tão somente da concessionária, mas mesmo isso, se for regra interna revelada ao consumidor, pode realmente ser alegado como impeditivo para troca. Informe-se sobre esses dados e poste aqui para que possamos ajudá-lo melhor.

Marcello,

Considerando a possibilidade do orgão de registro do lugar onde ele reside não pedir CND alguma para realizar a transferencia e registro do veículo para a PJ (o que é muito provavel pois eu nunca vi isso), e que isto realmente seja "regra interna" da concessionária para querer se hiper precaver contra eventuais inadimplementos, você não acha que tanto vai fazer se pediram antes ou não?

Penso que ninguém é obrigado a ceder a esse tipo de regra absurda para adquirir esses bens de consumo, do mesmo jeito que é um absurdo me pedirem certidão de distribuição de ações civeis para que eu possa adquirir um carro em meu nome, qual seria a legalidade e o bom senso de pedir uma CND para a PJ?

Se os caras querem CND, seja pela 1a vez ou de novo, isso é clausula abusiva do contrato e cheira mto bem a imposicao de barreiras deliberadas pelo fornecedor para realizar uma troca de produto a qual é obrigado por lei.

É pratica comum exigir CND da PJ para compra de automovel no nome desta?

PORTZ
Membros
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Contato:

Mensagem por PORTZ »

Olá Grato aos dois pelo retorno.
Moro em Porto Alegre , e não sei mas credito que esta exigência seja feita em âmbito nacional pelos DETRANS.
Fui pessoalmente a um Centro de Registro de Veículos Automotores do DETRAN-RS e a informação do atendente é a mesma do pessoal do 0800..... eles alegam que pessoa jurídica necessita apresentar CND ao vender imobilizado (justificável, pois o caloteiro poderia se desfazer de seus bens e fechar a empresa sem pagar a previdência) apresentei a última CND ao receber a indenização de seguro de um honda que me foi roubado em agosto último.
Neste caso sim; eu poderia estar mal das pernas na empresa, forjaria um roubo e pego o dinheiro do seguro do carro e vou para as bahamas hehe... Apresentei a CND e recebi o seguro. Com este valor fiz a besteira de comprar este C4 ( conhecem a música: Você não vale nada mas eu gosto de você, ....) pois nesta ocasião não apresentei o CND , pois estava adquirindo e não vendendo.....
Agora também não estou vendendo , estou querendo uma substituição, que me foi prometida, não acredito que não seja possível apresentar um documento que esclareça a natureza da operação.... Para eles fica a impressão de que estou VENDENDO UM CARRO E COMPRANDO OUTRO. E aí onde a troca deveria ser uma coisa tranquila, onde o CLIENTE sente-se prestigiado pela montadora uma vez que ela repõe com agilidade um bem que ela NÃO CONSEGUIU ARRUMAR EM PRAZO LEGAL, ACABA SE TORNANDO NUMA NOVELA!!!

Dec0 VTR
Moderador
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Dec0 VTR »

Entendo.

Bom, como eu nao atuo nem fazia idéia que isso era uma exigencia comum do DETRAN. No caso entao é o que o Marcello falou mesmo, provavelmente vc vá precisar dessa CND atualizada.

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Grande Deco,

a troca do veículo não pode ser feita como de um bem móvel comum, pois mesmo sendo bem dessa natureza (móvel) e ao qual são aplicáveis as regras de direito civil e código de defesa do consumidor, é um bem móvel sujeito à registro em órgão governamental (DETRAN).

Ao devolver o veículo para troca, este terá que ter seu domínio (propriedade) modificado junto ao DETRAN, passando do nome da empresa do PORTZ para o nome da concessionária ou da própria citroen novamente. Para esta transferência é que deve estar sendo exigida a CND.

Veja pelo ângulo do próprio PORTZ, que concorda que lhe seja exigida a CND para a venda (transferência) do veículo anterior, pois "ao vender imobilizado (justificável, pois o caloteiro poderia se desfazer de seus bens e fechar a empresa sem pagar a previdência)", assim, ao "devolver" o carro à Citröen a empresa está "se desfazendo" de um bem, mesmo que para a aquisição de outro em troca.

Acredito que não haja essa previsão de isentar-se a empresa de apresentar a CND para o caso de troca de veículo, pois é caso raro, ao qual acaba-se aplicando a regra geral da exigência.

Ao PORTZ informo que estou apenas SUPONDO que seja esse o porquê da exigência da CND, e, mesmo nesse caso, todo o transtorno poderia ser evitado se ao mesmo fosse devidamente explicado de quem parte a exigência e a razão dela.

De toda forma, alguns C4 apresentam defeitos, mas, felizmente, são muito poucos. Faço votos que a situação lhe seja esclarecida e que a troca do carro se dê sem maiores transtornos.

E um outro detalhe: um C4 funcionando adeqüadamente vai lhe proporcionar provavelmente mais felicidades do que seu antigo carro. Se o carro não fosse (muito) bom, esse Clube não existiria e não reuniria tantos membros.

Boa Sorte!

Não deixe de continuar postando o andamento das coisas e, se pudermos, continuaremos ajudando.

Responder

Voltar para “Aconselhamento Jurídico”