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Fabricação francesa X Fabricação argentina
Enviado: 27 Nov 2009, 18:37
por Dec0 VTR
Senhores,
Me surgiu uma curiosidade de ontem pra cá, em suma, é uma dúvida que surgiu ao analisar o próprio índice de postagens aqui do forum sobre problemas nos automóveis.
Ontem estava num evento com umas amigas e uma delas ao olhar a chave do meu carro em cima da mesa me perguntou se o Citroen que eu tinha era um C4, ao responder que sim seguiu-se o seguinte diálogo:
" - Nossa como você sabia só pela chave que era um C4?
- É que o meu pai tem um, putz eu acho o carro uma droga!
- Nossa, mas por que esse ódio todo, eu acho o carro mto bom.
- Ah! É que uma vez fui sair com o carro dele e me meti no maior apuro, bem no dia do apagão o carro morreu no meio da rua e não pegava de maneira nenhuma, tive que parar num posto e mesmo assim com ajuda de frentista, taxista e mais um monte de gente quase que o carro nao pega. Pior que não era problema de bateria nem nada, ninguém soube explicar o por que....
- Que C4 que é?
- É o Hatch, tem 1000km só! Não consigo acreditar que um carro com 1000km só apresente problemas desse tipo."
Bom, depois disso fiquei pensando... relato muito parecido com o de vários donos de C4 Pallas e C4 Hatchs aqui do forum não? Problemas relacionadas a partida e manutencao da rotação do motor em regimes normais.
Depois pensei mais ainda! Até o lançamento destes modelos (que são fabricados na argentina), NUNCA tinhamos visto relatos semelhantes de proprietários de C4 VTRs aqui no fórum (fabricados na frança). Claro, haviam problemas, mas coisas menores não? Para os mais antigos aqui que lembram, nunca vi nigm me falar que seu C4 VTR morreu e nao pegava, ou com problemas no cambio.... enfim....causas que realmente impediam o uso do carro.
Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina
Enviado: 27 Nov 2009, 18:40
por Dec0 VTR
A dúvida é....
A o que será isto se deve?
Pois é um fato, não há como quem acompanha o fórum aqui negar, hoje a quantidade de C4 Pallas e C4 HAtchs na rua ultrapassou a de VTRs claro, mas nunca vi, mesmo quando antes os VTRs eram maioria relatos de problemas desse tipo.
Por que será isso acontece?
Seria a fabricação argentina possuidora de um controle de qualidade e testes mais baixo que a da linah de montagem francesa?
Será que isto acontece por uma má adaptação da tecnologia bi-combustível nesses modelos? Já que o VTR é apenas a gasolina?
O que acham?
Abraços!
Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina
Enviado: 27 Nov 2009, 18:51
por foxmc
Na minha mais honesta opinião, é redução de custos, tanto com peças quanto com mão de obra. Não que as peças sejam de qualidade inferior, mas, por exemplo, detalhes de acabamento são encontrados no Hatch francês e não no nosso, por exemplo. Agora, uma coisa que também percebi, é que a incidência de problemas em Pallas e Hatch aumentou MUITO depois do lançamento dos modelos Flex. Realmente parece que algo está errado...
Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina
Enviado: 27 Nov 2009, 19:02
por BICUDO
Dec0 VTR escreveu:A dúvida é....
Será que isto acontece por uma má adaptação da tecnologia bi-combustível nesses modelos? Já que o VTR é apenas a gasolina?
O que acham?
Abraços!
O pessoal pode procurar no forum e rever os tópicos o que o Deco observou...tem lógica....com os carros só gasolina nunca tivemos esses relados de apagões nós C4....cabe a seguinte duvida sua amiga e os outros usuarios
tem problemas com isso quanto utiliza só alcool ou quanto ele tá só com gasolina apresenta tambem esses problema.
Como conheço um pouco o brasileiro, se o cara compra um carro Flex...é por que tem por opção o uso de alcool em vez da gasolina...duvido que dessa gama de carros flex a gente ache mais de 10% que usa gasolina...
mas fica ai uma ideia....se seu carro apresenta problemas como estes descritos faça uma experiençia tente rodar só na gasolina e veja a reação do carro.....
Quero dizer..que é uma eliminação de problemas....sou leigo...não entendo de motores...ainda mais os modermos...mas já tenho carros a alguns anos...e vou dizer mais não troco meu C4 VTR por nenhum flex...só por economia no valor do combustivel....o meu chega a fazer 9,0 na cidade....e 11 na estrada
e 6,5 na estrada em dias de encontro.
Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina
Enviado: 27 Nov 2009, 19:14
por Dec0 VTR
BICUDO escreveu:Dec0 VTR escreveu:A dúvida é....
Será que isto acontece por uma má adaptação da tecnologia bi-combustível nesses modelos? Já que o VTR é apenas a gasolina?
O que acham?
Abraços!
O pessoal pode procurar no forum e rever os tópicos o que o Deco observou...tem lógica....com os carros só gasolina nunca tivemos esses relados de apagões nós C4....cabe a seguinte duvida sua amiga e os outros usuarios
tem problemas com isso quanto utiliza só alcool ou quanto ele tá só com gasolina apresenta tambem esses problema.
Como conheço um pouco o brasileiro, se o cara compra um carro Flex...é por que tem por opção o uso de alcool em vez da gasolina...duvido que dessa gama de carros flex a gente ache mais de 10% que usa gasolina...
mas fica ai uma ideia....se seu carro apresenta problemas como estes descritos faça uma experiençia tente rodar só na gasolina e veja a reação do carro.....
Quero dizer..que é uma eliminação de problemas....sou leigo...não entendo de motores...ainda mais os modermos...mas já tenho carros a alguns anos...e vou dizer mais não troco meu C4 VTR por nenhum flex...só por economia no valor do combustivel....o meu chega a fazer 9,0 na cidade....e 11 na estrada
e 6,5 na estrada em dias de encontro.
Como eu te disse no MSN bicudo, esse negocio de tecnologia flex é a mesma historia do que a do pato: Ele voa, nada e anda na terra, mas nenhuma das 3 coisas faz bem. Preferivel seria se os carros saissem de fabrica com opcao "só alcool" ou "só gasolina", já que tdo mundo que compra flex soh coloca alcool mesmo. Antigamente quando lançaram os carros só a alcool no Brasil não viamos esse problema.
Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina
Enviado: 27 Nov 2009, 22:07
por fabio_sd
Pelo que conheço do mercado de automóveis no Brasil, há uma certa rejeição pelos carros fabricados na argentina em função de problemas de qualidade. Exemplos que conheço são os carros o Escort SW, a Ranger, o Corsa Wagon, o Polo Classic, o Voyage 4 portas antigo, entre outros. O novo e polêmico GM Agile também é argentino, bem como Space Fox da VW. Porém não podemos afirmar que, como regra geral, carro argentino é ruim.
Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina
Enviado: 27 Nov 2009, 22:34
por El Guapo
Seria razoável imaginar que na era da "globalização" os carros fossem iguais, mas não é isso que acontece. Aqui no Brasil há uma distinção clara nos carros destinados ao mercado interno para aqueles que são vendidos na Europa, um exemplo é o Fox que no mercado interno vinha com a alça "decepadora de dedos" enquanto que o vendido na Europa tinha uma alça totalmente diferente.
Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina
Enviado: 28 Nov 2009, 01:25
por hnk2
(meu user hnk travou, tive que criar o hnk2)
Esse era um tópico que queria abrir, mas não deu coragem.
Fiquei com medo do pessoal mais antigo achar ruim, pois tenho poucas mensagens e quem seria eu pra questionar a qualidade da Citroen.
Tenho (ou tinha, não sei mais) a intenção de comprar um C4.
Entrei no forum com idéia de um C4 Hatch 1.6.
Mas como o 1.6 vem com roda de ferro (num carro desse nível??? tá, pra baixar custos, corta até a mãe da festa :) ) e pra colocar a 16 polegadas original vai uma boa grana, compensa mais um GLX 2.0.
OK até aí. Modelo decidido, vamos ver o que o pessoal anda falando dele.
MEU DEUS!!! Quantos problemas. Relatos e mais relatos. Quanta insatisfação! Um ou outro dá sorte do carro tá bom.
Quer dizer, um carro de quase 60 mil, você tem que ter sorte pra não ser "premiado" com um carro bichado de fábrica??? Ahh, mas leva na assistência que tudo nessa vida tem jeito ( menos pra morte é claro...)
Detalhe MUITO IMPORTANTE: não se esqueça de parar o carro onde estiver, desligar, achar o número da Citroen e ligar pedindo reboque. Porque se você se dirigir pra concessionária com o carro, você não tem direito a carro reserva. Incrível!
Se der sorte, em 15 dias tem o problema solucionado. Vão abrir seu motor, seu câmbio, ligar seu carro no computador e fazer um acerto da eletrônica do carro e várias outras coisas.
Nada contra carros da Argentina. Tenho um Focus 2003 e a única coisa que tive que fazer até agora foi trocar a pastilha de freio, trocar 1 par de pneu, óleo e filtros. 39.000 KM. Acho que tive sorte até o momento.
QUERO MUITO comprar meu C4 hatch GLX 2.0 manual prata (de preferência com o conta giros no volante). Mas estou com medo de contar com a sorte.
60.000 não cai do céu. Por que comprar um carro de 60.000 se posso comprar um de 30.000? Quero comprar um de 60.000 e poder contar com um carro de qualidade. Qualidade!
Já ouvi muito "até bebês nascem com problema"... mas o caso aqui é a alta incidência de relatos de problemas. Esse é o caso.
Uma outra teoria é a de quem compra e não dá problema, não tem tempo de entrar na internet e ficar olhando forums sobre seu carro. Ele tá curtindo.
E quem compra e dá problema, tenta "se informar e conformar" buscando repostas no São Google e acaba achando este forum.
Essa pode ser uma possível explicação da alta quantidade de relatos de problemas. Tenho que crer nisso pra ter coragem e ser macho de ir lá e comprar meu C4! hahahah
Dos VTR, li apenas um ou outro problema de pastilha que empenava e fazia a direção vibrar. Mas que me lembre só... Já desses FLEX...
UFA... Coloquei pra fora o que tava me agoniando.
Por favor, o pessoal mais experiente e mais rodado com os Citroen, e os novos users, postem suas opiniões. Quem sabe isso não seja apenas uma falsa impressão.
Abraços a todos.
Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina
Enviado: 28 Nov 2009, 04:24
por boldfinger
Posso dizer por mim mesmo, pois tenho o VTR e um Hatch GLX 2.0 flex BVA.
Graças a Deus nao tive nenhum problema grave no hatch, a nao ser problemas de acabamento e montagem do carro:
-peças mau encaixadas no interior (por ex. todo o console central com o som, comandos de ar etc eh todo mau ajustado...jah desmontei tudo e remontei tomando o maior cuidado pra ajustar, mas com o tempo volta a fikar desajustado heheh)
-peças com rebarba (ex.: o console central eh BEM inferior ao VTR, nao pelo lado funcional, mas pelas injeçoes dos plasticos..todo o perimetro do descança braço (plastico inferior a espuma do encosto) tem rebarbas, algumas chegam ateh a cortar o dedo...realmente decepcionante falando de C4)
-para-lama plastico mau ajustado e com problemas de deformaçao: ele esta 'estufado' comparando com o VTR, e nisso a montagem em conjunto com a porta estah mto ruim, como se o paralama tivesse pra fora, ou a porta parece q foi batida e esta pra dentro do paralama. A concessionaria jah prometeu ajustar, nao tive tempo de levar ainda, mas andei olhando no patio de entrega, e TODOS os hatch tem o mesmo problema de montagem..paciencia
Qto ao motor, nao sei se eh pq nao esta mais fazendo tempo frio como antes, mas nunca tive problemas com a partida a frio. O motor por sinal estah um 'canhao', muito mais potente e com mais torque do que o motor do meu VTR (antes da programaçao hehehe).
A questao do acabamento, nao acredito ser um problema 'argentino', mas sim um problema 'MERCOSUL', pois mesmo q o C4 fosse feito em Porto Real, nao acredito que ia ser taaao melhor assim...no passado com certeza o acabamento dos carros argentinos eram bem ruinzinhos, mas hj em dia creio q melhoraram e mto...jah no VTR frances nem tem comparaçao...engraçado que comparando a sensaçao dos 2 carros, dirigindo e sentado ao volante, o VTR me parece outro carro, superior ao hatch...
Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina
Enviado: 28 Nov 2009, 07:56
por Romero
meu, eu acho que ja est'a na hora de mostrar a midia esses problemas q tanto aborrecem um comprador medio alto de um carro citroen C4 0km.
eu tmbem, puts, ficaria DOIDO se meu C4 novo parasse no meio da rua..meu, vcs nao tem nocao o que eu iria fazer...qdo o meu vtr estava dando problema, estava quase alugando um guindaste pra colocar na frente da concess. da barra da tijuca - saint germain , levantar meu carro a 20 mts de altura e com uma faixa dizendo q o carro tem problemas de engenharia nao solucionavel e iria chamar a imprensa, mas acabou nao sendo um caso isolado, pq relatei no forum o problema da embreagem q me incomoda ate hoje....ja tenho tudo anotado: qdo for vender o carroe deixar de vender pq a embreagem trepida......ahhhhh, vcs nao tem IDEIA do que eu vou fazer...infelizmente sou um brasileiro que nao terei a minima chance de brigar contra um gigante fabricante, mas q vou ser a pedra no sapato deles, ah vou mesmo.
como disse nosso amigo, comprar um carro ( o VTR em jan07 custou 75.000,00) e esperar da sorte pra nao dar problema, nao rola.....gosto muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito do carro e por isso q estou com ele ate hoje, mas vamo v e vou deixar rolar....quem sabe coloco o turbo logo, troco a embreagem por uma pesadona, troco tuudo, a'i vamos ver...
abs !