DEPOIS DO C4, C3 PICASSO = BOMBA
Enviado: 09 Jul 2015, 11:05
Comprei em maio de 2014 um veículo Citroen C3 Picasso na concessionária Monte Carlo em São Luís - MA e desde então tive muita dor de cabeça com a "garantia" de 03 anos oferecida com pompa e gritada aos quatro ventos pelos vendedores da loja. Esta semana verifiquei um consumo excessivo dos pneus dianteiros (Pirelli 195/55/16) já que o carro tem apenas 18mil km rodados. Agendei e deixei o carro na autorizada (Monte Carlo) em 06/07/2015 para uma verificação. Após um "diagnóstico" visual, verificaram se tratar de problema de alinhamento (o que eu não acredito já que o carro NÃO perdeu seu equilíbrio ou dirigibilidade, que estão como em um veículo novo). Mesmo sem crer no "diagnóstico", e por se tratar de item de segurança, autorizei a troca dos pneus, assim como a realização do alinhamento na própria loja (por R$ 111,50, quando fora custa R$ 50,00). Para a minha surpresa, me ligaram da autorizada no dia seguinte, 07/07/2015, dizendo que "talvez" precisaria trocar um dos amortecedores que estava com princípio de vazamento, logo indaguei se seria trocado em garantia, já que o carro só tem 18mil km rodados e me responderam que amortecedores e demais componentes da suspensão não são cobertos pela "garantia". Ora, que amortecedor é esse que andando apenas no asfalto dura apenas 18mil km? ABSURDO!
Mas não acabou por aí, se passou mais um dia e em 18/07/2015 recebi um orçamento da autorizada que indica a necessidade de substituição dos dois amortecedores dianteiros e seus respectivos kits, que se somando aos serviços de mão-de-obra de R$ 585,00 (isso mesmo, só para trocar os amortecedores), totaliza R$ 1.301,64. Se adicionarmos ainda os custos dos dois pneus, R$ 380,00 cada, mais o alinhamento e balanceamento, esta conta chega em astronômicos R$ 2.173,14. Lembrando que não estou fazendo ainda a revisão dos 20mil km, já que o carro ainda não atingiu essa quilometragem.
Ano passado houve um recall de quase todos os C3/Picasso/Aircross fabricados em 2013, justamente convocando os proprietários para a troca de um componente da suspensão que poderia quebrar em movimento causando um acidente. Será que o problema foi realmente resolvido na versão 2014? Concordem comigo que ter os dois amortecedores dianteiros condenados com 18mil km rodados está longe de ser normal. Acompanhando algumas postagens no C4 Club (http://www.c4clube.com), do qual faço parte desde quando comprei o C4 Pallas em 2012, vi também que era prática comum a fábrica autorizar a troca em garantia quando os amortecedores quebravam antes dos 30mil km. Vendo hoje a minha situação e insatisfação, acho que eles pararam de se preocupar com o pós-venda e com o que os clientes pensam a respeito da reputação da marca.
Minha desilusão com a Citroen começou quando peregrinei pelas lojas de veículo novos e usados de São Luís, MA, tentando vender o meu C4 Pallas em 2014... o carro era ano e modelo 2011, estava em perfeito estado, pouco rodado e com pneus novos e algumas lojas simplesmente nem avaliaram o carro, se recusando a recebê-lo por qualquer valor, outras jogaram o preço no chão dizendo que, se comprassem, demoraria muito a vender e teriam prejuízo... chegaram a oferecer apenas 5mil no carro, um absurdo se considerarmos o seu valor de compra e o listado na tabela FIPE à época... Mesmo com a confiança na marca abalada, resolvi ir à Monte Carlo e foi lá que consegui a melhor avaliação, 27mil. Apesar da avaliação bem abaixo da FIPE, resolvi trocar pelo C3 Picasso, que, como não fazia meu estilo, dei à minha esposa.
O carro, assim como o C4, não é ruim, só acho que a pós-venda deixou a desejar em alguns momentos:
Logo ao receber o C3 Picasso, um fim de tarde de maio de 2014, percebi que o painel de comandos do ar condicionado, assim como a luz do porta-luvas não estava acendendo ao comando dos faróis, questionei à vendedora que fazia a entrega, Dione (salvo engano), e ela me disse que isto era normal e que os comandos (botões) não acendiam, mas que eu voltasse depois para verificar apenas a luz do porta-luvas. Meu erro foi deixar para verificar apenas na revisão dos 10mil km, quando eu já havia visto no carro da minha irmã (um Aircross) que, ao contrário do que a vendedora informou, os botões de comando do ar condicionado acendiam sim. Para minha surpresa a "garantia" se recusou a resolver o problema que estava presente desde o momento do recebimento do veículo, alegando que eu havia perdido a garantia por ter instalado um aparelho de som não original (marca Pioneer) e que isto poderia ter causado o problema. FATO INVERÍDICO JÁ QUE INFORMEI O PROBLEMA À VENDEDORA NO DIA EM QUE EU RECEBI O CARRO. Ainda alegaram que eu havia feito uma gambiarra para instalar o CD Player no carro, ora, apesar de não vir ao caso, cabe informar que sou engenheiro eletricista com habilitação em eletrônica e o que fiz, com habilidade técnica e perícia, foi cortar os cabos, cuidadosamente, para mudar o conetor para o do novo aparelho, já que este usa um conector diferente do original, que, em pleno ano de 2014, nem porta USB para pen drive possui. Fiquei novamente chateado e ao resolver o problema depois, percebi que o painel de comandos estava apagado devido a um mal contato na caixa de fusíveis do veículo, que estava com a placa totalmente solta, problema provavelmente ocasionado no momento da instalação do alarme, comprado na Monte Carlo e já recebido instalado no carro.
E agora a terceira e última "surpresa" que tenho com a Citroen, dois pneus, dois amortecedores e seus respectivos kits precisando ser substituídos em um veículo com apenas 18mil km rodados.
Se eu ainda compro um carro desta marca ou da outra que compartilha suas peças? Nunca!
O que devo fazer?
Mas não acabou por aí, se passou mais um dia e em 18/07/2015 recebi um orçamento da autorizada que indica a necessidade de substituição dos dois amortecedores dianteiros e seus respectivos kits, que se somando aos serviços de mão-de-obra de R$ 585,00 (isso mesmo, só para trocar os amortecedores), totaliza R$ 1.301,64. Se adicionarmos ainda os custos dos dois pneus, R$ 380,00 cada, mais o alinhamento e balanceamento, esta conta chega em astronômicos R$ 2.173,14. Lembrando que não estou fazendo ainda a revisão dos 20mil km, já que o carro ainda não atingiu essa quilometragem.
Ano passado houve um recall de quase todos os C3/Picasso/Aircross fabricados em 2013, justamente convocando os proprietários para a troca de um componente da suspensão que poderia quebrar em movimento causando um acidente. Será que o problema foi realmente resolvido na versão 2014? Concordem comigo que ter os dois amortecedores dianteiros condenados com 18mil km rodados está longe de ser normal. Acompanhando algumas postagens no C4 Club (http://www.c4clube.com), do qual faço parte desde quando comprei o C4 Pallas em 2012, vi também que era prática comum a fábrica autorizar a troca em garantia quando os amortecedores quebravam antes dos 30mil km. Vendo hoje a minha situação e insatisfação, acho que eles pararam de se preocupar com o pós-venda e com o que os clientes pensam a respeito da reputação da marca.
Minha desilusão com a Citroen começou quando peregrinei pelas lojas de veículo novos e usados de São Luís, MA, tentando vender o meu C4 Pallas em 2014... o carro era ano e modelo 2011, estava em perfeito estado, pouco rodado e com pneus novos e algumas lojas simplesmente nem avaliaram o carro, se recusando a recebê-lo por qualquer valor, outras jogaram o preço no chão dizendo que, se comprassem, demoraria muito a vender e teriam prejuízo... chegaram a oferecer apenas 5mil no carro, um absurdo se considerarmos o seu valor de compra e o listado na tabela FIPE à época... Mesmo com a confiança na marca abalada, resolvi ir à Monte Carlo e foi lá que consegui a melhor avaliação, 27mil. Apesar da avaliação bem abaixo da FIPE, resolvi trocar pelo C3 Picasso, que, como não fazia meu estilo, dei à minha esposa.
O carro, assim como o C4, não é ruim, só acho que a pós-venda deixou a desejar em alguns momentos:
Logo ao receber o C3 Picasso, um fim de tarde de maio de 2014, percebi que o painel de comandos do ar condicionado, assim como a luz do porta-luvas não estava acendendo ao comando dos faróis, questionei à vendedora que fazia a entrega, Dione (salvo engano), e ela me disse que isto era normal e que os comandos (botões) não acendiam, mas que eu voltasse depois para verificar apenas a luz do porta-luvas. Meu erro foi deixar para verificar apenas na revisão dos 10mil km, quando eu já havia visto no carro da minha irmã (um Aircross) que, ao contrário do que a vendedora informou, os botões de comando do ar condicionado acendiam sim. Para minha surpresa a "garantia" se recusou a resolver o problema que estava presente desde o momento do recebimento do veículo, alegando que eu havia perdido a garantia por ter instalado um aparelho de som não original (marca Pioneer) e que isto poderia ter causado o problema. FATO INVERÍDICO JÁ QUE INFORMEI O PROBLEMA À VENDEDORA NO DIA EM QUE EU RECEBI O CARRO. Ainda alegaram que eu havia feito uma gambiarra para instalar o CD Player no carro, ora, apesar de não vir ao caso, cabe informar que sou engenheiro eletricista com habilitação em eletrônica e o que fiz, com habilidade técnica e perícia, foi cortar os cabos, cuidadosamente, para mudar o conetor para o do novo aparelho, já que este usa um conector diferente do original, que, em pleno ano de 2014, nem porta USB para pen drive possui. Fiquei novamente chateado e ao resolver o problema depois, percebi que o painel de comandos estava apagado devido a um mal contato na caixa de fusíveis do veículo, que estava com a placa totalmente solta, problema provavelmente ocasionado no momento da instalação do alarme, comprado na Monte Carlo e já recebido instalado no carro.
E agora a terceira e última "surpresa" que tenho com a Citroen, dois pneus, dois amortecedores e seus respectivos kits precisando ser substituídos em um veículo com apenas 18mil km rodados.
Se eu ainda compro um carro desta marca ou da outra que compartilha suas peças? Nunca!
O que devo fazer?