acelerador kick down
galera. peguei meu C4 hatch 1.6 e fiquei co
uma duvida. O meu acelerador parece que tem um segundo estagio. Achei que estvesse com problema, com algo prendendo. Na concessionaria o mano me explicou que tratava- se do "kick down" uma funcao "magica" que aumenta os giros do motor.
De fato, em carros automaicos eu normal ter um botao "sport" ou este sistema mesmo sistema no acelerador.
Alguem percebeu isso? Serve pra alguma coisa?
uma duvida. O meu acelerador parece que tem um segundo estagio. Achei que estvesse com problema, com algo prendendo. Na concessionaria o mano me explicou que tratava- se do "kick down" uma funcao "magica" que aumenta os giros do motor.
De fato, em carros automaicos eu normal ter um botao "sport" ou este sistema mesmo sistema no acelerador.
Alguem percebeu isso? Serve pra alguma coisa?
-
- Membros
- Mensagens: 362
- Registrado em: 02 Set 2009, 20:07
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
- Localização: Brasília - DF
Re: acelerador kick down
Em carro de câmbio automático, kick down é uma manobra para entregar o máximo de torque e potência disponível naquele momento. Isto é útil, por exemplo, para a realização de ultrapassagens. Quando o botão abaixo do pedal do acelerador é acionado, o câmbio é reduzido em uma ou duas marchas e o motor trabalha com força total.
Já o botão sport, que fica na alavanca de câmbio e nada tem a ver com a manobra de kick down, é utilizado quando se deseja uma condução mais esportiva, com trocas de marcha mais rápidas e em maiores rotações, em detrimento de uma condução mais econômica.
Mas fiquei curioso com uma coisa: o seu câmbio é manual, não é? Então como ele possui o recurso do kick down?
Já o botão sport, que fica na alavanca de câmbio e nada tem a ver com a manobra de kick down, é utilizado quando se deseja uma condução mais esportiva, com trocas de marcha mais rápidas e em maiores rotações, em detrimento de uma condução mais econômica.
Mas fiquei curioso com uma coisa: o seu câmbio é manual, não é? Então como ele possui o recurso do kick down?
Heron
-
- Membros
- Mensagens: 317
- Registrado em: 12 Mai 2009, 12:12
- Estado: RS
- Cidade: Porto Alegre
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Porto Alegre-RS
Re: acelerador kick down
O VTR tb possui o kick down... (eh aquele botaozinho embaixo do acelerador neh? qdo tu pisa tudo)
eh bem divertido por sinal... acelera q eh um cavalo doido
eh bem divertido por sinal... acelera q eh um cavalo doido
----=----=-----=------
C4 VTR - Resolfen 17" - Aerofolio - Xenon Direcionais
"Você vai de carro? Eu vou de C4" by emks
C4 VTR - Resolfen 17" - Aerofolio - Xenon Direcionais
"Você vai de carro? Eu vou de C4" by emks
Re: acelerador kick down
Heron, estou tão surpreso quanto você. O meu carro aparentemente tem o kick down, mas quando eu acelero ao máximo, não percebo nenhuma diferença.Mas fiquei curioso com uma coisa: o seu câmbio é manual, não é? Então como ele possui o recurso do kick down?
De duas uma, ou de fato funciona ou simplesmente o sistema de aceleração á padrão em todos os carros e eles deixam de série em todos. No entanto, imagino que a função em si não existe.
Estranho demais!!!
-
- Membros
- Mensagens: 551
- Registrado em: 16 Fev 2009, 21:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: acelerador kick down
kick down é coisa de carro automático, e com o advento da eletrônica, nem o botão embaixo do pedal existe mais, o próprio sistema detecta a abertura da borboleta no máximo e automaticamente reduz uma ou duas marchas do câmbio.
Re: acelerador kick down
Exatamente, por isso fiquei muito surpreso por ter esse lance no acelerado do GLX 1.6 manual. Pra que será que serve? Continuo achando que apesar de parecer que tem kick down, pois quando vc acelera até o final, você encontra uma resistência e depois sim atingir a aceleração máxima, acho que isso é pura redução de custos da citroen, mantendo o sistema de aceleração padrão em todos os carros.kick down é coisa de carro automático, e com o advento da eletrônica, nem o botão embaixo do pedal existe mais, o próprio sistema detecta a abertura da borboleta no máximo e automaticamente reduz uma ou duas marchas do câmbio.
Alguém que tem um GLX 1.6 igual ao meu (2009/2010) poderia dar uma opinião!!
- hanzobr
- Membros
- Mensagens: 174
- Registrado em: 07 Out 2009, 15:04
- Estado: MG
- Cidade: Ipatinga
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
- Localização: Ipatinga-MG
Re: acelerador kick down
notem isso mesmo no meu carro, quando aperto ate o final do acelerador ele reduz a macha e sai como um cavalo doido mesmo hehe
pq vc falou que uma condução mais econômica?
obrigado
eu nao entendi isso HERON quando vc coloca no modo sport ele demora mais pra passar as machas nao? so passa com o contagiro no alto, isso consome mais gasolina nao?HERON escreveu:Em carro de câmbio automático, kick down é uma manobra para entregar o máximo de torque e potência disponível naquele momento. Isto é útil, por exemplo, para a realização de ultrapassagens. Quando o botão abaixo do pedal do acelerador é acionado, o câmbio é reduzido em uma ou duas marchas e o motor trabalha com força total.
Já o botão sport, que fica na alavanca de câmbio e nada tem a ver com a manobra de kick down, é utilizado quando se deseja uma condução mais esportiva, com trocas de marcha mais rápidas e em maiores rotações, em detrimento de uma condução mais econômica.
Mas fiquei curioso com uma coisa: o seu câmbio é manual, não é? Então como ele possui o recurso do kick down?
pq vc falou que uma condução mais econômica?
obrigado
- Dec0 VTR
- Moderador
- Mensagens: 1296
- Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
- Localização: São Paulo - SP
Re: acelerador kick down
Seguinte,
Como já explicado o "kick down" surgiu como opção para carros AUTOMATICOS. Fisicamente é essa resistência, botão ou "estágio" que se percebe ao bombar o pedal do carro até o final. Na prática o que ele faz é apenas mandar um comando para a central do cambio reduzir uma ou duas marchas dependendo da velocidade, para que o carro atinga a faixa de rotação x torque máxima quando se precisa de uma aceleração extra em alguma situação (como uma ultrapassagem).
No VTR que é mecânico, esse botão do "kick down" tb está presente mas nada influi na aceleração. Ele serve principalmente (senão exclusivamente) para auxiliar na desativação do limite de velocidade colocado no pc de bordo (se pressionado até o fim, até o "click", o carro desativa a limitação de velocidade automaticamente sem vc precisar controlar nos botões do volante.)
No caso do Hatch 1.6 manual ou os pallas manuais, que não vem com as funcoes de piloto automatico e limitador de velocidade ele provavelmente não serve pra nada, só tá lá pq eh deve ser mais barato fabricar o carro com o pedal igual ao dos outros modelos.
Como já explicado o "kick down" surgiu como opção para carros AUTOMATICOS. Fisicamente é essa resistência, botão ou "estágio" que se percebe ao bombar o pedal do carro até o final. Na prática o que ele faz é apenas mandar um comando para a central do cambio reduzir uma ou duas marchas dependendo da velocidade, para que o carro atinga a faixa de rotação x torque máxima quando se precisa de uma aceleração extra em alguma situação (como uma ultrapassagem).
No VTR que é mecânico, esse botão do "kick down" tb está presente mas nada influi na aceleração. Ele serve principalmente (senão exclusivamente) para auxiliar na desativação do limite de velocidade colocado no pc de bordo (se pressionado até o fim, até o "click", o carro desativa a limitação de velocidade automaticamente sem vc precisar controlar nos botões do volante.)
No caso do Hatch 1.6 manual ou os pallas manuais, que não vem com as funcoes de piloto automatico e limitador de velocidade ele provavelmente não serve pra nada, só tá lá pq eh deve ser mais barato fabricar o carro com o pedal igual ao dos outros modelos.
- Dec0 VTR
- Moderador
- Mensagens: 1296
- Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
- Localização: São Paulo - SP
Re: acelerador kick down
hanzobr escreveu:notem isso mesmo no meu carro, quando aperto ate o final do acelerador ele reduz a macha e sai como um cavalo doido mesmo heheeu nao entendi isso HERON quando vc coloca no modo sport ele demora mais pra passar as machas nao? so passa com o contagiro no alto, isso consome mais gasolina nao?HERON escreveu:Em carro de câmbio automático, kick down é uma manobra para entregar o máximo de torque e potência disponível naquele momento. Isto é útil, por exemplo, para a realização de ultrapassagens. Quando o botão abaixo do pedal do acelerador é acionado, o câmbio é reduzido em uma ou duas marchas e o motor trabalha com força total.
Já o botão sport, que fica na alavanca de câmbio e nada tem a ver com a manobra de kick down, é utilizado quando se deseja uma condução mais esportiva, com trocas de marcha mais rápidas e em maiores rotações, em detrimento de uma condução mais econômica.
Mas fiquei curioso com uma coisa: o seu câmbio é manual, não é? Então como ele possui o recurso do kick down?
pq vc falou que uma condução mais econômica?
obrigado
Quado a pessoa fala "em detrimento de", entenda "ao invés de" ou "com o sacrifício de".
-
- Membros
- Mensagens: 362
- Registrado em: 02 Set 2009, 20:07
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
- Localização: Brasília - DF
Re: acelerador kick down
Exatamente.hanzobr escreveu:eu nao entendi isso HERON quando vc coloca no modo sport ele demora mais pra passar as machas nao? so passa com o contagiro no alto, isso consome mais gasolina nao?
pq vc falou que uma condução mais econômica?
Eu quis dizer que ganha-se em performance, mas perde-se em economia de combustível.
Editado pela última vez por HERON em 10 Fev 2010, 08:40, em um total de 1 vez.
Heron