Relato de experiência com oficina Flafersa (São Paulo/SP)
Enviado: 07 Jan 2016, 20:01
No dia 19/12/2015 eu tinha rodado cerca de 50km com o meu C4 VTR e sem problemas até então. Estava voltando para casa e de uma hora para outra o carro passou a não responder mais a aceleração. Como se ele tivesse parado de funcionar. Parei o veículo e desliguei. Depois disso o mesmo não ligou mais. Tive que acionar o guincho da seguradora para chegar com meu carro até em casa.
No dia 21/12/2015 eu deixei o C4 na oficina Flafersa. Essa oficina está na lista de oficinas especializadas em PSA neste tópico ( viewtopic.php?f=18&t=4097 ) do fórum, sendo assim não achei que teria problemas. Para melhorar a oficina fica a 3km de minha residência.
Oficina Flafersa
R. Paraisópolis, 305 - Cidade Patriarca, São Paulo - SP, 03544-110
(11) 2684-1849
http://www.especializadaflafersa.com.br/
Fui atendido pelo Flávio e expliquei o ocorrido. Fiz o preenchimento da solicitação de orçamento na oficina, onde fica explícito que será cobrado o valor de R$ 300,00 para análise do problema e com algumas condições com o objetivo de resguardar o trabalho da oficina.
Desde o primeiro contato com o responsável pela Flafersa (Flávio), não gostei do atendimento. Por telefone se mostrou frio e desinteressado. Pessoalmente, me atendeu com bastante má vontade e quando foi avaliar o carro, começou a colocar vários defeitos no veículo. Ele chegou a perguntar se o veículo era de leilão, pois estava desalinhado e aparentava ter tido uma batida forte. Isso somente olhando para o veículo. Disse para ele que não, pois comprei o carro de uma concessionária e fiz a checagem com laudos como carcheck, centros de leilões e vistoria de automóveis. Enfim, com o atendimento que recebi, pensei em tirar o carro da oficina no mesmo momento, mas decidi dar uma chance visto que a oficina era recomendava no fórum c4clube.com e na página do Facebook possuía relatos positivos de clientes.
No mesmo dia (21/12/2015) recebi retorno do Flávio no horário do almoço, visto que havia deixado o veículo na oficina pela manhã. Ele me informou que havia identificado o problema e que era a caixa de fusíveis do motor (módulo BSM). Inicialmente recebi o orçamento de R$ 2.347,28 para aquisição de uma nova peça e mão de obra para troca e configuração no sistema.
Imagem de exemplo da peça BSM:
No dia seguinte, dia 22/12/2015, compareci a oficina e retirei o veículo, solicitando o guincho da seguradora até a minha casa. O Flávio me passou o código da peça e disse que eu poderia adquiri-la em uma concessionária da Citroen e que não cobraria a mão de obra pelo serviço a ser executado, pois isso seria diluído dos R$ 300,00 pago inicialmente para análise do problema e orçamento.
Comecei a entrar em contato com concessionárias da rede Citroen e verifiquei que o código da peça informada pelo Flávio estava incorreta. O código 6580QK se tratava da BSI e não da BSM. Ao ligar e questionar sobre a peça, o Flávio se mostrou mais uma vez rude e frio, dizendo que o código estava correto, pois ele tinha se baseado no chassi do veículo. E caso tivesse dúvidas, que eu deveria passar pessoalmente na oficina para "que eu pudesse entender".
Decidi ignorá-lo e comprar a peça correta, que é a 6500CK, conforme desenhos técnicos obtidos no site "service.citroen.com".
BSM - 6500CK
BSI - 6580QK
A BSM (código 6500CK) foi adquirida no dia 22/12/2015 por R$ 1.348 na concessionária "Sampa Trianon Veículos" (unidade Lapa) e com prazo de chegada para 5 dias úteis.
Enquanto que a BSI (código 6580QK) custava mais de R$ 2.000,00 e tinha prazo de entrega para mais de 20 dias corridos, pois viria da França. Nisso eu fico imaginando, o que aconteceria se a pessoa confiasse na oficina Flafersa e adquirisse a peça incorreta?
A peça chegou no dia 30/12/2015, mas a oficina Flafersa estava fechada. Decidi aguardar a primeira semana de janeiro de 2016 para efetuar o serviço.
No dia 04/01/2016 levei o carro (de guincho, novamente) até a oficina Flafersa para efetuar a troca da peça. O Flávio se mostrou surpreso por eu ter conseguido a peça rapidamente e só então entendeu que havia feito o orçamento com o código da peça incorreto. Ele mesmo fez a troca da peça e os testes com o veículo. Após instalar a nova BSM, o veículo não ligou. O Flávio, junto com seu mecânico, ficou fazendo testes com o scanner conectado ao veículo e depois de 30 minutos disse que a bateria estava fraca e precisava de uma carga completa (usando um equipamento da oficina) com duração de 1 hora. Aguardei o prazo e depois da bateria ser carregada, o veículo permaneceu com o mesmo problema, sem dar partida. Ele então fez um novo diagnóstico, referente a bomba de combustível. Nesse momento estava bastante insatisfeito, pois eu havia comprado uma nova BSM acreditando que fosse a origem do problema, mas havia a possibilidade de desde o início ser simplesmente a bomba de combustível. Recebi um novo orçamento de R$ 400,00 para troca da bomba. Como estava precisando do carro e descontente com toda situação, decidi aceitar para acabar com todos os problemas. Neste momento vem a pior parte, pois o Flávio nem seu mecânico demonstraram habilidade para troca da bomba de combustível de um Citroen C4. O problema é que eles não tinham a ferramenta adequada para abertura do compartimento e começaram a bater com uma chave para tentar ter acesso. Desistiram e disseram que precisariam fazer a troca por baixo, sendo necessário remover o tanque de combustível e com isso haveria um custo maior de mão de obra. Vendo a cena, desisti do serviço e chamei o guincho novamente para retirar o veiculo da oficina.
Consegui vaga em uma oficina de confiança da região (ela estava fechada em dezembro, quando o carro apresentou problemas, senão eu havia levado nela inicialmente). Na mesma tarde do dia 04/01/2016 e com duas a três horas de serviço na nova oficina o problema foi detectado, corrigido e o carro estava disponível para retirada. Era realmente a bomba de combustível. Fiz a troca por uma nova (o mecânico tinha a ferramenta adequada e mostrou habilidade no procedimento, diferente da Flafersa) e o carro voltou a funcionar. Custo: R$ 196,00 pela bomba de combustível (refil) e R$ 210,00 pela mão de obra, totalizando R$ 406.
Peça com problema e trocada:
Para terminar, com a bomba de combustível trocada, fizemos um teste com a BSM antiga (condenada pelo Flávio da oficina Flafersa) e o veículo funcionou normalmente, provando que a BSM não apresentava problemas.
Fim da história, gastei R$ 300,00 por um orçamento falho junto um atendimento ruim de uma oficina conhecida entre donos de PSA e comprei uma peça ao custo R$ 1.348 sem necessidade.
Participo do grupo no WhatsApp "C4Clube São Paulo" e depois de contar meu caso, apareceram cinco pessoas com relatos de problemas com a mesma oficina.
No dia 21/12/2015 eu deixei o C4 na oficina Flafersa. Essa oficina está na lista de oficinas especializadas em PSA neste tópico ( viewtopic.php?f=18&t=4097 ) do fórum, sendo assim não achei que teria problemas. Para melhorar a oficina fica a 3km de minha residência.
Oficina Flafersa
R. Paraisópolis, 305 - Cidade Patriarca, São Paulo - SP, 03544-110
(11) 2684-1849
http://www.especializadaflafersa.com.br/
Fui atendido pelo Flávio e expliquei o ocorrido. Fiz o preenchimento da solicitação de orçamento na oficina, onde fica explícito que será cobrado o valor de R$ 300,00 para análise do problema e com algumas condições com o objetivo de resguardar o trabalho da oficina.
Desde o primeiro contato com o responsável pela Flafersa (Flávio), não gostei do atendimento. Por telefone se mostrou frio e desinteressado. Pessoalmente, me atendeu com bastante má vontade e quando foi avaliar o carro, começou a colocar vários defeitos no veículo. Ele chegou a perguntar se o veículo era de leilão, pois estava desalinhado e aparentava ter tido uma batida forte. Isso somente olhando para o veículo. Disse para ele que não, pois comprei o carro de uma concessionária e fiz a checagem com laudos como carcheck, centros de leilões e vistoria de automóveis. Enfim, com o atendimento que recebi, pensei em tirar o carro da oficina no mesmo momento, mas decidi dar uma chance visto que a oficina era recomendava no fórum c4clube.com e na página do Facebook possuía relatos positivos de clientes.
No mesmo dia (21/12/2015) recebi retorno do Flávio no horário do almoço, visto que havia deixado o veículo na oficina pela manhã. Ele me informou que havia identificado o problema e que era a caixa de fusíveis do motor (módulo BSM). Inicialmente recebi o orçamento de R$ 2.347,28 para aquisição de uma nova peça e mão de obra para troca e configuração no sistema.
Imagem de exemplo da peça BSM:
No dia seguinte, dia 22/12/2015, compareci a oficina e retirei o veículo, solicitando o guincho da seguradora até a minha casa. O Flávio me passou o código da peça e disse que eu poderia adquiri-la em uma concessionária da Citroen e que não cobraria a mão de obra pelo serviço a ser executado, pois isso seria diluído dos R$ 300,00 pago inicialmente para análise do problema e orçamento.
Comecei a entrar em contato com concessionárias da rede Citroen e verifiquei que o código da peça informada pelo Flávio estava incorreta. O código 6580QK se tratava da BSI e não da BSM. Ao ligar e questionar sobre a peça, o Flávio se mostrou mais uma vez rude e frio, dizendo que o código estava correto, pois ele tinha se baseado no chassi do veículo. E caso tivesse dúvidas, que eu deveria passar pessoalmente na oficina para "que eu pudesse entender".
Decidi ignorá-lo e comprar a peça correta, que é a 6500CK, conforme desenhos técnicos obtidos no site "service.citroen.com".
BSM - 6500CK
BSI - 6580QK
A BSM (código 6500CK) foi adquirida no dia 22/12/2015 por R$ 1.348 na concessionária "Sampa Trianon Veículos" (unidade Lapa) e com prazo de chegada para 5 dias úteis.
Enquanto que a BSI (código 6580QK) custava mais de R$ 2.000,00 e tinha prazo de entrega para mais de 20 dias corridos, pois viria da França. Nisso eu fico imaginando, o que aconteceria se a pessoa confiasse na oficina Flafersa e adquirisse a peça incorreta?
A peça chegou no dia 30/12/2015, mas a oficina Flafersa estava fechada. Decidi aguardar a primeira semana de janeiro de 2016 para efetuar o serviço.
No dia 04/01/2016 levei o carro (de guincho, novamente) até a oficina Flafersa para efetuar a troca da peça. O Flávio se mostrou surpreso por eu ter conseguido a peça rapidamente e só então entendeu que havia feito o orçamento com o código da peça incorreto. Ele mesmo fez a troca da peça e os testes com o veículo. Após instalar a nova BSM, o veículo não ligou. O Flávio, junto com seu mecânico, ficou fazendo testes com o scanner conectado ao veículo e depois de 30 minutos disse que a bateria estava fraca e precisava de uma carga completa (usando um equipamento da oficina) com duração de 1 hora. Aguardei o prazo e depois da bateria ser carregada, o veículo permaneceu com o mesmo problema, sem dar partida. Ele então fez um novo diagnóstico, referente a bomba de combustível. Nesse momento estava bastante insatisfeito, pois eu havia comprado uma nova BSM acreditando que fosse a origem do problema, mas havia a possibilidade de desde o início ser simplesmente a bomba de combustível. Recebi um novo orçamento de R$ 400,00 para troca da bomba. Como estava precisando do carro e descontente com toda situação, decidi aceitar para acabar com todos os problemas. Neste momento vem a pior parte, pois o Flávio nem seu mecânico demonstraram habilidade para troca da bomba de combustível de um Citroen C4. O problema é que eles não tinham a ferramenta adequada para abertura do compartimento e começaram a bater com uma chave para tentar ter acesso. Desistiram e disseram que precisariam fazer a troca por baixo, sendo necessário remover o tanque de combustível e com isso haveria um custo maior de mão de obra. Vendo a cena, desisti do serviço e chamei o guincho novamente para retirar o veiculo da oficina.
Consegui vaga em uma oficina de confiança da região (ela estava fechada em dezembro, quando o carro apresentou problemas, senão eu havia levado nela inicialmente). Na mesma tarde do dia 04/01/2016 e com duas a três horas de serviço na nova oficina o problema foi detectado, corrigido e o carro estava disponível para retirada. Era realmente a bomba de combustível. Fiz a troca por uma nova (o mecânico tinha a ferramenta adequada e mostrou habilidade no procedimento, diferente da Flafersa) e o carro voltou a funcionar. Custo: R$ 196,00 pela bomba de combustível (refil) e R$ 210,00 pela mão de obra, totalizando R$ 406.
Peça com problema e trocada:
Para terminar, com a bomba de combustível trocada, fizemos um teste com a BSM antiga (condenada pelo Flávio da oficina Flafersa) e o veículo funcionou normalmente, provando que a BSM não apresentava problemas.
Fim da história, gastei R$ 300,00 por um orçamento falho junto um atendimento ruim de uma oficina conhecida entre donos de PSA e comprei uma peça ao custo R$ 1.348 sem necessidade.
Participo do grupo no WhatsApp "C4Clube São Paulo" e depois de contar meu caso, apareceram cinco pessoas com relatos de problemas com a mesma oficina.