Como exemplo utilizarei neste tutorial o amortecedor dianteiro do Gol G1 á G4, porém o fundamento se aplica á amortecedores de outros veículos, podendo haver pequenas variações das peças internas. Como o intuito desse tópico é apenas explicativo efetuei a abertura na solda original, pois não utilizarei o mesmo. No caso do amortecedor do C4 (Estrutural) poderá ser aberto na solda original normalmente.
Conhecendo o Amortecedor:

Abrindo o Amortecedor:
Quando preparamos um amortecedor temos que abri-lo para efetuarmos a troca do óleo, avaliar as peças internas e fazermos a preparação das mesmas. Aconselha-se efetuar á abertura sempre na solda original, entretanto, alguns amortecedores necessitam de um trabalho externo por serem de cartucho (Como é o caso do Gol) e necessitam de um diâmetro específico para caber dentro de sua base. Neste caso aconselha-se abri-lo somando-se após á solda original a medida que iremos encurtar, ou seja, se desejamos encurtar 5cm, o corte de abertura deverá ser feito 5cm abaixo de onde se localiza a solda original.
Na imagem abaixo podemos ver a foto do amortecedor original.

Na imagem abaixo podemos ver o Tubo de Pressão junto com a Tampa do Cartucho e a Válvula da Base (Por onde o óleo passa):
*Observação: No momento em que o amortecedor for aberto o óleo interno irá vazar, abra com cuidado.

Nas imagens á seguir poderemos ver com detalhes ás peças internas ainda montadas.
Tampa do Cartucho C/ Guia da Haste montada ao Tubo de Pressão


Válvula da Base montada ao Tubo de Pressão:

Dando prosseguimento, podemos agora remover o restante das peças, sendo elas: Tampa do cartucho, Guia da Haste, Retentor, Válvula da Base e Haste.
A Guia da Haste é encaixada na Tampa do Cartucho e ás vezes é meio chata de tirar, sendo necessário utilizar uma morsa, martelo, ou algo do tipo, tomando cuidado para não danificar a peça. Aconselha-se sempre que possível efetuar a troca do retentor por um novo, principalmente se o amortecedor utilizado estiver "estourado", entretanto, caso o amortecedor aberto estiver em pleno funcionamento e você decida não trocar o retentor não torna-se necessário remover a Guia da Haste da Tampa do Cartucho.
*Observação: Após remover a Tampa do Cartucho e a Válvula da Base deve-se remover a haste por baixo, pois o Tubo de Pressão possui um diâmetro menor na parte superior.
Nas imagens abaixo podemos ver com detalhes ás peças internas desmontadas.
Cartucho, Tubo de Pressão, Haste, Tampa do Cartucho, Retentor, Guia da Haste, Válvula da Base:

Tampa do Cartucho, Retentor, Guia da Haste, Válvula da Base:

Tubo de Pressão (Tubo Interno):

Tampa do Cartucho C/ Guia da Haste e C/ Retentor:

Tampa do Cartucho S/ Guia da Haste e S/ Retentor:

Guia da Haste C/ Retentor:

Guia da Haste S/ Retentor:

Vista Superior do Retentor:

Vista Inferior do Retentor:

Vista Superior da Válvula da Base:

Vista Inferior da Válvula da Base:

Haste C/ Válvula de Pressão montada:

Detalhe Para o Limitador de Curso da Haste:

Válvula de Pressão:
Observação: A Válvula de Pressão é rosqueada na parte inferior da haste, no entanto é muito difícil removê-la sem auxilio de uma morsa, por isso não consegui removê-la.


Preparando o Amortecedor:
Agora que você já conhece os componentes de um amortecedor vamos á preparação!!
1º Passo: Encurtando o Cartucho.
Primeiro abra o cartucho na solda original, tomando cuidado para não danificar a Guia da Haste. Após separar todas as peças corte o cartucho na proporção desejada conforme imagem abaixo.
No exemplo abaixo será cortado 5cm.

2º Passo: Encurtando a Haste.
Após cortarmos o cartucho iremos cortar a haste. Este procedimento requer o uso de um Torno, pois precisaremos remover material e fazer rosca!
Na imagem abaixo podemos ver que existe um pedaço de 6,8cm de haste entre a Válvula de Pressão e o Limitador de Curso. Este pedaço de haste tem como função reduzir a velocidade se subida final da haste quando o amortecedor sofre um estresse maior após passar em buracos, tornando a abertura final mais suave. Nos amortecedores preparados esse limite de abertura é reduzido ou nulo dependendo do projeto, porém o óleo a ser subsistido compensa a falta desse "final suave".

Para reduzirmos o amortecedor se faz necessário remover a Válvula de Pressão da Haste.
Após removida teremos 6,8cm de haste após o Limitador da Haste + alguns centímetros de rosca (onde se localiza a Válvula). Devemos remover então, com o uso de um torno, 5cm contados a partir do início da haste, e posteriormente refazer a rosca idêntica ao pedaço que removemos, para podermos rosquear a válvula de pressão novamente.

3º Passo: Encurtando o Tubo de Pressão.
Como nós encurtamos a haste na parte que servia para tornar o amortecedor progressivo no final de curso, devemos também diminuir a parte do tubo de pressão responsável por essa função. Essa parte é o pedaço de aproximadamente 4,5cm do tubo de pressão que possui o diâmetro menor. ou seja, os 4,5cm superiores do tubo.
Como no nosso caso estamos encurtando apenas 5cm de nosso amortecedor, sobrou um espaço de cerca de 1,8cm entre o Limitador e a Válvula de Pressão, por isso não podemos remover apenas 3cm da parte superior do tubo de pressão, deixando 1,5cm de diâmetro menor, e removermos os 2cm restantes do final do tubo, conforme imagem abaixo:

4º Passo: Resultado.
O resultado final dos componentes deverá ficar assim:
*Observação: A imagem abaixo foi tirada da internet, mas o resultado é o mesmo..

5º Passo: Montagem.
Após efetuar os cortes basta montar todas as peças novamente, preenchendo com Óleo Hidráulico SAE90 (Óleo de Cambio) o Tubo de Pressão e Cartucho.
6º Passo: Finalização.
Após completar o óleo basta colocar a Tampa do Cartucho, fechando-a corretamente, e soldá-la ao cartucho utilizando solda MIG.
Seu Amortecedor Está Pronto!!
Pressurizar o Amortecedor:
Para pressurizar o amortecedor é necessário o uso de um equipamento especial que injeta gás nitrogênio através do retentor do amortecedor após ele ser preparado. Como esse equipamento é feito sob encomenda não abordarei este assunto, tendo em vista a dificuldade de informações e também por não ser um aparelho usual, sendo que cerca de 99% das preparadoras de suspensão não utilizam este processo!
Bônus:
Se você leu esse post até o final e não intendeu absolutamente nada, segue dois vídeos feitos pela Jety Suspensões explicando o processo: