Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem

Mensagem por Cyro »

Comprei as luzes pra colocar na base das portas do VTR com acionamento conjunto à luz central, acendendo ao abrir a porta ou ao ligar a luz central contínua.

Paralelamente vou dar algumas dicas de soldagem, sem a pretenção de algo profissional, mas para amadores como eu que gostam de fuçar no carro.

Inicialmente a luz comprada:

Imagem

Para solicitar na concessionária, basta pedir a luz do porta-malas. Vem completa com lâmpada, inclusive.

Visão posterior:
Imagem

Aberto:
Imagem
PS: para abrir comprimir dos lados para soltar a capa plástica cinza.

Imagem

Usei conectores rápidos deste tipo, que são encontrados em qualquer loja de material eletrônico:
Imagem

Quatro pedaços de fio fino de boa qualidade, já desencapados nas pontas, para iniciar a soldagem dos conectores e posteriormente na luminária.
Imagem
PS: deixe que estes fios sejam longos o suficiente para a remoção dos acabamentos das portas com margem para a desconexão. No final vão entender o que estou falando, pois cometi esse erro de deixar estes fios curtos e terei de refazer esta etapa.

Começando a soldagem dos fios nos conectores:

Para soldagem com estanho, sempre use o ferro de solda com a ponta adequada ao serviço em curso. Serviços muito delicados (não é este caso) requerem pontas bem finas e estação de solda com regulagem de potência. Para este serviço, nem usei a estação, mas apenas um ferro comum. A soldagem ideal deve ser feita em ambos componentes a serem soldados isoladamente, neste caso, inciando pelo fio, que recebe uma fina camada de solda:
Imagem

Uma gota de solda também foi aplicada nos conectores:
Imagem

A solda em estanho de qualidade deve ser brilhante e lisa. Se estiver enrugada ou escura, retire e faça novamente, limpando a ponta do ferro. A limpeza da ponta do ferro de solda deve ser feita constantemente, entre cada soldagem, e não apenas ao acabar o serviço. Para limpar, existem esponjas específicas pra isso, como a usada na estação de solda, mas qualquer pano tipo Perfex serve também. Deixe o pano bem úmido e passe a ponta do ferro com força no pano para tirar os restos de solda:
Imagem

Para efetivar a soldagem, com a ponta do fio com uma camada de solda e o conector com uma gota de solda, encosta-se o fio no conector e reaquece a solda das duas partes, o que une de forma firme e limpa, garantindo uma solda de qualidade. A questão da solda brilhante e lisa, não é apenas estética. A solda escura e enrugada quebra com facilidade. Resultado da soldagem de um dos conectores:
Imagem

Completando a montagem do conector, dobra-se as linguetas que firmam o fio, impedindo a rutura por movimentação:
Imagem

Completando a confecção dos conectores, espaguete termo-retrátil para isolamento. Usei dois calibres de espaguete para isolar desde o fio até a base do conector:
Imagem

Colocação do segundo espaguete:
Imagem

Para que haja a contração é necessário calor (como o nome indica), porém não se deve usar isqueiro ou fogo, pois o espaguete fica frágil e racha. Não tenho soprador, então uso um secador de cabelos da patroa que tava aposentado e que tem a vantagem (esse modelo) de ter regulagem de temperatura independente da velocidade do ar:
Imagem

Pra melhorar uma ponta mais fina que direciona mais o ar:
Imagem

Recomendo segurar a peça com um alicate, pois o negócio esquenta pra caramba. Resultado final após a colocação do segundo pedaço de espaguete:
Imagem

Com o fio pronto, basta encaixá-lo na parte correspondente de plástico do conector. O encaixe é feito passando o fio através do conector até chegar a parte metálica que tem presilhas para fixação no local:
Imagem

Resultado final de um conjunto completo:
Imagem

Todos prontos:
Imagem
PS: as cores do Brasil, são mera coincidência de calibres de espaguete termo-retrátil que eu tenho.

Com os conectores prontos, agora vou soldá-los às luminárias. Reparar que um fio é uns 3 cm mais longo que outro:
Imagem
PS: aqui aponto de novo meu erro. Esse fio que conecta com a luminária deveria ter mais ou menos um metro. No final ficará claro porque.

Passagem dos fios por este orificio, já existente na luminaria:
Imagem

Imagem

Com os fios passados, desencapar um pedaço de tamanho razoável para que possa enrolar nos locais adequados:
Imagem

Enrolando os fios nos polos positivo e negativo da luminária:
Imagem
Imagem

Com os fios enrolados, pinga-se um pouco de solda em ambos, para tornar a conexão mais segura:
Imagem

Detalhes de solda (lisa e brilhante):
Imagem
Imagem

Aspecto da peça montada:
Imagem
Reparar que a distância até o conector é MUITO curta, e a anta que vos fala só reparou isso BEM depois...

Peças prontas:
Imagem
Agora é o serviço no carro...

Antes de instalar, não custa dar uma testada nas luminárias. desencapei as pontas do fios e testei direto na tomada 12V do console:
Imagem

Inicialmente soltando a capa plástica da luminária central do carro. Com duas chaves de fenda delicadas, vai afastando a capa plástica:
Imagem
PS: esta etapa poderia ser pulada, mas achei melhor trabalhar com as partes a vista.

Já sem a capa plástica, faça um movimento para frente de todo o bloco, soltando as presilhas posteriores:
Imagem
Imagem

Para soltar a parte mais anterior, faça um movimento pra baixo firme mas lento, para soltar as presilhas que tem na porção mais alta (PS: não tem como fotografar)

Com a luminária toda solta, soltar as presilhas que prendem a porção central e desconectar o cabo de alimentação elétrica:
Imagem

Visão da parte de cima da luminária:
Imagem

Se seguir o trajeto dos circuitos dos dois polos da lâmpada central deve encontrar o local mais adequado para a ancoragem dos fios. Em vermelho as setas do polo negativo e em verde as do positivo que passam pelo comutador de luz (interruptor dentro do carro):
Imagem

Visão já com os fios enrolados:
Imagem
Imagem

Aplicar uma gota de solda em cada fio, para manter o conjunto a prova de movimentos. Somente enrolar o fio deve soltar facilmente:
Imagem

Testando a ligação com uma das luminárias. Observar as duas lâmpadas acesas (setas):
Imagem

Depois do teste, remover a luminária novamente para completar as conexões, com dois fios de cada polo (já soldados na foto):
Imagem

Com isolamento de espaguete termo-retrátil:
Imagem

Para completar, agora passo o fio da luminária central até as portas. Primeiro remover os acabamentos da lateral do painel, com um movimento para fora:
Imagem
Imagem

Passando um fio que irá das portas até a luminária central (obviamente um para cada lado). Deve-se usar um fio mais grosso que os usados até aqui, pois este fio tem mais movimentação, principalmente nas portas. Inicialmente passo o fio pela lateral do painel:
Imagem

A ponta irá até junto ao vidro, para fazer a "curva" e subir por trás do acabamento da coluna A:
Imagem
Imagem

Fios já passados e saindo pelo local da luminária central:
Imagem

Conexão dos fios à luminária central. Cada lado deve ter uma conexão com um dos polos. Resultado final já isolado:
Imagem

Com o fio descendo pela lateral do painel, é necessário passá-lo para as portas. Colocando um guia de arame grosso para guiar o fio:
Imagem

Removendo o acabamento das portas:
Imagem
PS: para mais detalhes de como desmontar a porta, veja o tutorial de Colocação de Manta Termoacústica nas Portas em viewtopic.php?f=20&t=2952

Com a porta aberta, soltar os alto-falantes pela base, para ter mais acesso ao interior da porta:
Imagem

Puxando o fio da parte interna do carro para as portas com auxílio do guia de aramen, o fio passado na porta:
Imagem

Visão do acabamento da porta do VTR retirada:
Imagem

Visto por baixo, existe um retângulo preto que se solta facilmente por dentro:
Imagem
Imagem

Após remover a peça plástica preta, basta encaixar a luminária de porta já pronta:
Imagem

Visão interna da luminária colocada:
Imagem

AGORA que caiu minha ficha que o fio que fiz pra luminária tava muito curto. A idéia é que o conectore de engate rápido fique solto pra fora da porta, facilitando a desmontagem futura. Como vou colocar manta asfáltica nas portas em breve, deixei pra consertar isso depois (já tava com dor na coluna.....).

Outro problema do fio curto, foi que o conector ficou dentro do acabamento, com muita chance de criar barulho no local por bater na parte plástica da porta. Solução temporária:
Imagem

Isso é feltro de colocar em móveis e usei pra envolver o conector enquanto não mudo a ligação:
Imagem

Como não tinha margem de fio para fazer isto, liguei direto o fio da porta no conector:
Imagem

Depois vou refazer isso e deixar o fio que sai da luminária com esta extensão acima e o conector pra fora, que sua função é justamente permitir a desconexão rápida e fácil. Erros que acontecem e só percebemos meio tarde. De qualquer forma logo eu conserto.

Resultado final do conjunto funcionando:
Imagem
Imagem

Visão noturna (Agora!) do conjunto:
Imagem
Imagem
Imagem

Silver Arrow
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR
Localização: MG-Poços de Caldas/MS-Nova Andradina/SP-São João da Boa Vista/PR-Curitiba

Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem

Mensagem por Silver Arrow »

Estava inspirado hein Cyrão...
Valeu pelo Tutorial, me animei para fazer no meu.
Vou providenciar os materiais e executar.
Parabéns pela qualidade e obrigado pela paciência.
Grande Abraço.
SILVER ARROW
Citroën/VTR-08/08
EW10J4
Xenon H1-H7/4300K
Película de Segurança 3M-G20
R16-215/55 MICHELLIN-Primacy - HP
GPS-Nokia N95 8GB

Imagem

Thyago Szoke
Membros
Estado: SP
Contato:

Mensagem por Thyago Szoke »

Tem o que falar?

Tem sim! EXCELENTE TUTORIAL! Qualidade de texto e fotos nota 10. Só não consegue fazer igual quem repetiu o mobral. As fotos são bastante explicativas e mostram bem o que fazer, passo-a-passo.

Parabéns, Cyro! E um outro detalhe: não sabia que as portas do VTR já vinham com espaço para se colocar a lâmpada de cortesia!

Duas colocações:

1- Quanto custaram as luzes na concessionária? E todo o material?
2- Acho interessante citar a quantidade específica de fio necessária, para evitar emendas no caso de a pessoa acabar comprando menos do que deveria...

No mais, nota 10! Parabéns mesmo!

Abração!
Imagem

Cyro
Moderador

Mensagem por Cyro »

Thyago Szoke escreveu:Duas colocações:

1- Quanto custaram as luzes na concessionária? E todo o material?
2- Acho interessante citar a quantidade específica de fio necessária, para evitar emendas no caso de a pessoa acabar comprando menos do que deveria...

As luzes custaram +/- 25 cada na concessionária. Encomendei direto no balcão de peças. Geralmente eu consulto o código antes de comprar a peça. Tem um link aqui no C4C para o catálogo completo de peças do C4. Tá separado inclusive no tópico O Melhor do C4C em Assuntos Gerais.

Pra quem for fazer serviço de primeira, além do fio fino (uns 50 cm de cada cor) em 2 cores (pra facilitar a identificação de polos) e do longo mais espesso (pelo menos uns 4 metros de fio duplo com bom isolamento. Pra ficar 10 mesmo, comprar espaguete termo-retrátil em casas de eletrônica (Santa Ifigênia acha fácil) em diversas bitolas desde a mais fina, próxima dos fios finos até uma que seja do dobro do tamanho do fio mais espesso. Comprando 3 bitolas de espaguete dá pra todo o serviço, com +/- 20 cm de cada. Os conectores de engate rápido bastam 2.

No total tirando as luminárias, não gastei 20 reais de material. Olha que esses 20 são chutados, pois tenho muito fio em casa e uma caixa cheia de espaguete termo-retratil. Pra quem for na Santa Ifigênia, tem uma loja bem grande de esquina (do lado direito de quem desce a rua) que é especilizada em componentes (das poucas que sobraram na Sta Ifigênia) que tem tudo num lugar só.
Silver Arrow escreveu:Estava inspirado hein Cyrão...
Valeu pelo Tutorial, me animei para fazer no meu.
Vou providenciar os materiais e executar.
Parabéns pela qualidade e obrigado pela paciência.
Grande Abraço.
Paciência um pouco, mas principalmente terapia ocupacional pra fazer durante o carnaval.
Imagem

BICUDO
Moderador
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Mensagem por BICUDO »

Muito Bom!!!! o resultado não poderia ser outro....mais um belo tutorial By Cyro.....
uma solução simples barata. (((((ISSO É UM LUXO!!!!)))))
Valeu Cyro.
Abs.

FrEaKaZoiD:.
Membros

Mensagem por FrEaKaZoiD:. »

Vijimariasantamadalenanussasenhora...
É um dia inteiro de trampo isso ae, hein? Pena q não abriu todas as fotos aqui no trampo. Mais de noite eu dou uma olhada melhor!

Parabéns Cyrão ! Haja paciencia!!

Tb quero fazer isso no meu um dia! Mas quero colocar ou aqueles ledbars / ledstripes

ABS

fabio_sd
Moderador
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

Excelente tutorial. Parabéns! Gostei muito da seção sobre dicas de soldagem.
Fabio_SD

boldfinger
Membros
Veiculo: Citroen Aircross

Mensagem por boldfinger »

PQP!!
Simplesmente...FANTASTICO Cyrao!!

Nem preciso falar que a qualidade do tutorial tbm tah nota 10 (podiamos fazer uns tutoriais em PDF e disponibilizar em um drive virtual pra galera baixar!!)

Esse luz de cortesia ae jah tinha visto no VTS do Rodrigao, e jah tinha colocado essa ideia na mente, agora com esse tutorial, tudo fika mais facli heheeh!! Parabens CYRAO!

(Ps: po, eh uma maravilha isso aki..fikei longe um tempinho da net no carnaval, qdo eu volto, olha soh qta coisa legal!)
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

Imagem

VTR_RS
Membros
Estado: RS
Contato:

Mensagem por VTR_RS »

Cyro

Parebéns, fantástico o resultado!!

Certamente serei mais um a copiar esta idéia, isso se o BICUDO não fizer antes de me entregar o carro hehe

BICUDO

Parece que tem um VTR parado por ai?? Poderia ir fazendo isso nele p depois enviar p RS ehehe
Imagem

BICUDO
Moderador
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Mensagem por BICUDO »

VTR_RS escreveu:Cyro

BICUDO

Parece que tem um VTR parado por ai?? Poderia ir fazendo isso nele p depois enviar p RS ehehe
Sabe que para min seria um prazer fazer esses mold's no VTR, mas vou deixar para vc mesmo fazer....
afinal....vc tem que ir se familiarizando com ele....
Abs.

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”