-
- Moderador
- Mensagens: 3975
- Registrado em: 19 Fev 2009, 22:18
- Estado: MG
- Cidade: Araguari
- Veiculo: Outros
- Localização: Araguari - MG
Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem
Comprei as luzes pra colocar na base das portas do VTR com acionamento conjunto à luz central, acendendo ao abrir a porta ou ao ligar a luz central contínua.
Paralelamente vou dar algumas dicas de soldagem, sem a pretenção de algo profissional, mas para amadores como eu que gostam de fuçar no carro.
Inicialmente a luz comprada:
Para solicitar na concessionária, basta pedir a luz do porta-malas. Vem completa com lâmpada, inclusive.
Visão posterior:
Aberto:
PS: para abrir comprimir dos lados para soltar a capa plástica cinza.
Usei conectores rápidos deste tipo, que são encontrados em qualquer loja de material eletrônico:
Quatro pedaços de fio fino de boa qualidade, já desencapados nas pontas, para iniciar a soldagem dos conectores e posteriormente na luminária.
PS: deixe que estes fios sejam longos o suficiente para a remoção dos acabamentos das portas com margem para a desconexão. No final vão entender o que estou falando, pois cometi esse erro de deixar estes fios curtos e terei de refazer esta etapa.
Começando a soldagem dos fios nos conectores:
Para soldagem com estanho, sempre use o ferro de solda com a ponta adequada ao serviço em curso. Serviços muito delicados (não é este caso) requerem pontas bem finas e estação de solda com regulagem de potência. Para este serviço, nem usei a estação, mas apenas um ferro comum. A soldagem ideal deve ser feita em ambos componentes a serem soldados isoladamente, neste caso, inciando pelo fio, que recebe uma fina camada de solda:
Uma gota de solda também foi aplicada nos conectores:
A solda em estanho de qualidade deve ser brilhante e lisa. Se estiver enrugada ou escura, retire e faça novamente, limpando a ponta do ferro. A limpeza da ponta do ferro de solda deve ser feita constantemente, entre cada soldagem, e não apenas ao acabar o serviço. Para limpar, existem esponjas específicas pra isso, como a usada na estação de solda, mas qualquer pano tipo Perfex serve também. Deixe o pano bem úmido e passe a ponta do ferro com força no pano para tirar os restos de solda:
Para efetivar a soldagem, com a ponta do fio com uma camada de solda e o conector com uma gota de solda, encosta-se o fio no conector e reaquece a solda das duas partes, o que une de forma firme e limpa, garantindo uma solda de qualidade. A questão da solda brilhante e lisa, não é apenas estética. A solda escura e enrugada quebra com facilidade. Resultado da soldagem de um dos conectores:
Completando a montagem do conector, dobra-se as linguetas que firmam o fio, impedindo a rutura por movimentação:
Completando a confecção dos conectores, espaguete termo-retrátil para isolamento. Usei dois calibres de espaguete para isolar desde o fio até a base do conector:
Colocação do segundo espaguete:
Para que haja a contração é necessário calor (como o nome indica), porém não se deve usar isqueiro ou fogo, pois o espaguete fica frágil e racha. Não tenho soprador, então uso um secador de cabelos da patroa que tava aposentado e que tem a vantagem (esse modelo) de ter regulagem de temperatura independente da velocidade do ar:
Pra melhorar uma ponta mais fina que direciona mais o ar:
Recomendo segurar a peça com um alicate, pois o negócio esquenta pra caramba. Resultado final após a colocação do segundo pedaço de espaguete:
Com o fio pronto, basta encaixá-lo na parte correspondente de plástico do conector. O encaixe é feito passando o fio através do conector até chegar a parte metálica que tem presilhas para fixação no local:
Resultado final de um conjunto completo:
Todos prontos:
PS: as cores do Brasil, são mera coincidência de calibres de espaguete termo-retrátil que eu tenho.
Com os conectores prontos, agora vou soldá-los às luminárias. Reparar que um fio é uns 3 cm mais longo que outro:
PS: aqui aponto de novo meu erro. Esse fio que conecta com a luminária deveria ter mais ou menos um metro. No final ficará claro porque.
Passagem dos fios por este orificio, já existente na luminaria:
Com os fios passados, desencapar um pedaço de tamanho razoável para que possa enrolar nos locais adequados:
Enrolando os fios nos polos positivo e negativo da luminária:
Com os fios enrolados, pinga-se um pouco de solda em ambos, para tornar a conexão mais segura:
Detalhes de solda (lisa e brilhante):
Aspecto da peça montada:
Reparar que a distância até o conector é MUITO curta, e a anta que vos fala só reparou isso BEM depois...
Peças prontas:
Agora é o serviço no carro...
Antes de instalar, não custa dar uma testada nas luminárias. desencapei as pontas do fios e testei direto na tomada 12V do console:
Inicialmente soltando a capa plástica da luminária central do carro. Com duas chaves de fenda delicadas, vai afastando a capa plástica:
PS: esta etapa poderia ser pulada, mas achei melhor trabalhar com as partes a vista.
Já sem a capa plástica, faça um movimento para frente de todo o bloco, soltando as presilhas posteriores:
Para soltar a parte mais anterior, faça um movimento pra baixo firme mas lento, para soltar as presilhas que tem na porção mais alta (PS: não tem como fotografar)
Com a luminária toda solta, soltar as presilhas que prendem a porção central e desconectar o cabo de alimentação elétrica:
Visão da parte de cima da luminária:
Se seguir o trajeto dos circuitos dos dois polos da lâmpada central deve encontrar o local mais adequado para a ancoragem dos fios. Em vermelho as setas do polo negativo e em verde as do positivo que passam pelo comutador de luz (interruptor dentro do carro):
Visão já com os fios enrolados:
Aplicar uma gota de solda em cada fio, para manter o conjunto a prova de movimentos. Somente enrolar o fio deve soltar facilmente:
Testando a ligação com uma das luminárias. Observar as duas lâmpadas acesas (setas):
Depois do teste, remover a luminária novamente para completar as conexões, com dois fios de cada polo (já soldados na foto):
Com isolamento de espaguete termo-retrátil:
Para completar, agora passo o fio da luminária central até as portas. Primeiro remover os acabamentos da lateral do painel, com um movimento para fora:
Passando um fio que irá das portas até a luminária central (obviamente um para cada lado). Deve-se usar um fio mais grosso que os usados até aqui, pois este fio tem mais movimentação, principalmente nas portas. Inicialmente passo o fio pela lateral do painel:
A ponta irá até junto ao vidro, para fazer a "curva" e subir por trás do acabamento da coluna A:
Fios já passados e saindo pelo local da luminária central:
Conexão dos fios à luminária central. Cada lado deve ter uma conexão com um dos polos. Resultado final já isolado:
Com o fio descendo pela lateral do painel, é necessário passá-lo para as portas. Colocando um guia de arame grosso para guiar o fio:
Removendo o acabamento das portas:
PS: para mais detalhes de como desmontar a porta, veja o tutorial de Colocação de Manta Termoacústica nas Portas em viewtopic.php?f=20&t=2952
Com a porta aberta, soltar os alto-falantes pela base, para ter mais acesso ao interior da porta:
Puxando o fio da parte interna do carro para as portas com auxílio do guia de aramen, o fio passado na porta:
Visão do acabamento da porta do VTR retirada:
Visto por baixo, existe um retângulo preto que se solta facilmente por dentro:
Após remover a peça plástica preta, basta encaixar a luminária de porta já pronta:
Visão interna da luminária colocada:
AGORA que caiu minha ficha que o fio que fiz pra luminária tava muito curto. A idéia é que o conectore de engate rápido fique solto pra fora da porta, facilitando a desmontagem futura. Como vou colocar manta asfáltica nas portas em breve, deixei pra consertar isso depois (já tava com dor na coluna.....).
Outro problema do fio curto, foi que o conector ficou dentro do acabamento, com muita chance de criar barulho no local por bater na parte plástica da porta. Solução temporária:
Isso é feltro de colocar em móveis e usei pra envolver o conector enquanto não mudo a ligação:
Como não tinha margem de fio para fazer isto, liguei direto o fio da porta no conector:
Depois vou refazer isso e deixar o fio que sai da luminária com esta extensão acima e o conector pra fora, que sua função é justamente permitir a desconexão rápida e fácil. Erros que acontecem e só percebemos meio tarde. De qualquer forma logo eu conserto.
Resultado final do conjunto funcionando:
Visão noturna (Agora!) do conjunto:
Paralelamente vou dar algumas dicas de soldagem, sem a pretenção de algo profissional, mas para amadores como eu que gostam de fuçar no carro.
Inicialmente a luz comprada:
Para solicitar na concessionária, basta pedir a luz do porta-malas. Vem completa com lâmpada, inclusive.
Visão posterior:
Aberto:
PS: para abrir comprimir dos lados para soltar a capa plástica cinza.
Usei conectores rápidos deste tipo, que são encontrados em qualquer loja de material eletrônico:
Quatro pedaços de fio fino de boa qualidade, já desencapados nas pontas, para iniciar a soldagem dos conectores e posteriormente na luminária.
PS: deixe que estes fios sejam longos o suficiente para a remoção dos acabamentos das portas com margem para a desconexão. No final vão entender o que estou falando, pois cometi esse erro de deixar estes fios curtos e terei de refazer esta etapa.
Começando a soldagem dos fios nos conectores:
Para soldagem com estanho, sempre use o ferro de solda com a ponta adequada ao serviço em curso. Serviços muito delicados (não é este caso) requerem pontas bem finas e estação de solda com regulagem de potência. Para este serviço, nem usei a estação, mas apenas um ferro comum. A soldagem ideal deve ser feita em ambos componentes a serem soldados isoladamente, neste caso, inciando pelo fio, que recebe uma fina camada de solda:
Uma gota de solda também foi aplicada nos conectores:
A solda em estanho de qualidade deve ser brilhante e lisa. Se estiver enrugada ou escura, retire e faça novamente, limpando a ponta do ferro. A limpeza da ponta do ferro de solda deve ser feita constantemente, entre cada soldagem, e não apenas ao acabar o serviço. Para limpar, existem esponjas específicas pra isso, como a usada na estação de solda, mas qualquer pano tipo Perfex serve também. Deixe o pano bem úmido e passe a ponta do ferro com força no pano para tirar os restos de solda:
Para efetivar a soldagem, com a ponta do fio com uma camada de solda e o conector com uma gota de solda, encosta-se o fio no conector e reaquece a solda das duas partes, o que une de forma firme e limpa, garantindo uma solda de qualidade. A questão da solda brilhante e lisa, não é apenas estética. A solda escura e enrugada quebra com facilidade. Resultado da soldagem de um dos conectores:
Completando a montagem do conector, dobra-se as linguetas que firmam o fio, impedindo a rutura por movimentação:
Completando a confecção dos conectores, espaguete termo-retrátil para isolamento. Usei dois calibres de espaguete para isolar desde o fio até a base do conector:
Colocação do segundo espaguete:
Para que haja a contração é necessário calor (como o nome indica), porém não se deve usar isqueiro ou fogo, pois o espaguete fica frágil e racha. Não tenho soprador, então uso um secador de cabelos da patroa que tava aposentado e que tem a vantagem (esse modelo) de ter regulagem de temperatura independente da velocidade do ar:
Pra melhorar uma ponta mais fina que direciona mais o ar:
Recomendo segurar a peça com um alicate, pois o negócio esquenta pra caramba. Resultado final após a colocação do segundo pedaço de espaguete:
Com o fio pronto, basta encaixá-lo na parte correspondente de plástico do conector. O encaixe é feito passando o fio através do conector até chegar a parte metálica que tem presilhas para fixação no local:
Resultado final de um conjunto completo:
Todos prontos:
PS: as cores do Brasil, são mera coincidência de calibres de espaguete termo-retrátil que eu tenho.
Com os conectores prontos, agora vou soldá-los às luminárias. Reparar que um fio é uns 3 cm mais longo que outro:
PS: aqui aponto de novo meu erro. Esse fio que conecta com a luminária deveria ter mais ou menos um metro. No final ficará claro porque.
Passagem dos fios por este orificio, já existente na luminaria:
Com os fios passados, desencapar um pedaço de tamanho razoável para que possa enrolar nos locais adequados:
Enrolando os fios nos polos positivo e negativo da luminária:
Com os fios enrolados, pinga-se um pouco de solda em ambos, para tornar a conexão mais segura:
Detalhes de solda (lisa e brilhante):
Aspecto da peça montada:
Reparar que a distância até o conector é MUITO curta, e a anta que vos fala só reparou isso BEM depois...
Peças prontas:
Agora é o serviço no carro...
Antes de instalar, não custa dar uma testada nas luminárias. desencapei as pontas do fios e testei direto na tomada 12V do console:
Inicialmente soltando a capa plástica da luminária central do carro. Com duas chaves de fenda delicadas, vai afastando a capa plástica:
PS: esta etapa poderia ser pulada, mas achei melhor trabalhar com as partes a vista.
Já sem a capa plástica, faça um movimento para frente de todo o bloco, soltando as presilhas posteriores:
Para soltar a parte mais anterior, faça um movimento pra baixo firme mas lento, para soltar as presilhas que tem na porção mais alta (PS: não tem como fotografar)
Com a luminária toda solta, soltar as presilhas que prendem a porção central e desconectar o cabo de alimentação elétrica:
Visão da parte de cima da luminária:
Se seguir o trajeto dos circuitos dos dois polos da lâmpada central deve encontrar o local mais adequado para a ancoragem dos fios. Em vermelho as setas do polo negativo e em verde as do positivo que passam pelo comutador de luz (interruptor dentro do carro):
Visão já com os fios enrolados:
Aplicar uma gota de solda em cada fio, para manter o conjunto a prova de movimentos. Somente enrolar o fio deve soltar facilmente:
Testando a ligação com uma das luminárias. Observar as duas lâmpadas acesas (setas):
Depois do teste, remover a luminária novamente para completar as conexões, com dois fios de cada polo (já soldados na foto):
Com isolamento de espaguete termo-retrátil:
Para completar, agora passo o fio da luminária central até as portas. Primeiro remover os acabamentos da lateral do painel, com um movimento para fora:
Passando um fio que irá das portas até a luminária central (obviamente um para cada lado). Deve-se usar um fio mais grosso que os usados até aqui, pois este fio tem mais movimentação, principalmente nas portas. Inicialmente passo o fio pela lateral do painel:
A ponta irá até junto ao vidro, para fazer a "curva" e subir por trás do acabamento da coluna A:
Fios já passados e saindo pelo local da luminária central:
Conexão dos fios à luminária central. Cada lado deve ter uma conexão com um dos polos. Resultado final já isolado:
Com o fio descendo pela lateral do painel, é necessário passá-lo para as portas. Colocando um guia de arame grosso para guiar o fio:
Removendo o acabamento das portas:
PS: para mais detalhes de como desmontar a porta, veja o tutorial de Colocação de Manta Termoacústica nas Portas em viewtopic.php?f=20&t=2952
Com a porta aberta, soltar os alto-falantes pela base, para ter mais acesso ao interior da porta:
Puxando o fio da parte interna do carro para as portas com auxílio do guia de aramen, o fio passado na porta:
Visão do acabamento da porta do VTR retirada:
Visto por baixo, existe um retângulo preto que se solta facilmente por dentro:
Após remover a peça plástica preta, basta encaixar a luminária de porta já pronta:
Visão interna da luminária colocada:
AGORA que caiu minha ficha que o fio que fiz pra luminária tava muito curto. A idéia é que o conectore de engate rápido fique solto pra fora da porta, facilitando a desmontagem futura. Como vou colocar manta asfáltica nas portas em breve, deixei pra consertar isso depois (já tava com dor na coluna.....).
Outro problema do fio curto, foi que o conector ficou dentro do acabamento, com muita chance de criar barulho no local por bater na parte plástica da porta. Solução temporária:
Isso é feltro de colocar em móveis e usei pra envolver o conector enquanto não mudo a ligação:
Como não tinha margem de fio para fazer isto, liguei direto o fio da porta no conector:
Depois vou refazer isso e deixar o fio que sai da luminária com esta extensão acima e o conector pra fora, que sua função é justamente permitir a desconexão rápida e fácil. Erros que acontecem e só percebemos meio tarde. De qualquer forma logo eu conserto.
Resultado final do conjunto funcionando:
Visão noturna (Agora!) do conjunto:
- Silver Arrow
- Membros
- Mensagens: 143
- Registrado em: 31 Jan 2009, 20:20
- Estado: RJ
- Cidade: Campos dos Goytacazes
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: MG-Poços de Caldas/MS-Nova Andradina/SP-São João da Boa Vista/PR-Curitiba
Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem
Estava inspirado hein Cyrão...
Valeu pelo Tutorial, me animei para fazer no meu.
Vou providenciar os materiais e executar.
Parabéns pela qualidade e obrigado pela paciência.
Grande Abraço.
Valeu pelo Tutorial, me animei para fazer no meu.
Vou providenciar os materiais e executar.
Parabéns pela qualidade e obrigado pela paciência.
Grande Abraço.
SILVER ARROW
Citroën/VTR-08/08 EW10J4
Xenon H1-H7/4300K
Película de Segurança 3M-G20
R16-215/55 MICHELLIN-Primacy - HP
GPS-Nokia N95 8GB
Citroën/VTR-08/08 EW10J4
Xenon H1-H7/4300K
Película de Segurança 3M-G20
R16-215/55 MICHELLIN-Primacy - HP
GPS-Nokia N95 8GB
-
- Membros
- Mensagens: 1370
- Registrado em: 11 Mar 2009, 18:45
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
- Localização: São Paulo / SP
- Contato:
Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem
Tem o que falar?
Tem sim! EXCELENTE TUTORIAL! Qualidade de texto e fotos nota 10. Só não consegue fazer igual quem repetiu o mobral. As fotos são bastante explicativas e mostram bem o que fazer, passo-a-passo.
Parabéns, Cyro! E um outro detalhe: não sabia que as portas do VTR já vinham com espaço para se colocar a lâmpada de cortesia!
Duas colocações:
1- Quanto custaram as luzes na concessionária? E todo o material?
2- Acho interessante citar a quantidade específica de fio necessária, para evitar emendas no caso de a pessoa acabar comprando menos do que deveria...
No mais, nota 10! Parabéns mesmo!
Abração!
Tem sim! EXCELENTE TUTORIAL! Qualidade de texto e fotos nota 10. Só não consegue fazer igual quem repetiu o mobral. As fotos são bastante explicativas e mostram bem o que fazer, passo-a-passo.
Parabéns, Cyro! E um outro detalhe: não sabia que as portas do VTR já vinham com espaço para se colocar a lâmpada de cortesia!
Duas colocações:
1- Quanto custaram as luzes na concessionária? E todo o material?
2- Acho interessante citar a quantidade específica de fio necessária, para evitar emendas no caso de a pessoa acabar comprando menos do que deveria...
No mais, nota 10! Parabéns mesmo!
Abração!
-
- Moderador
- Mensagens: 3975
- Registrado em: 19 Fev 2009, 22:18
- Estado: MG
- Cidade: Araguari
- Veiculo: Outros
- Localização: Araguari - MG
Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem
Thyago Szoke escreveu:Duas colocações:
1- Quanto custaram as luzes na concessionária? E todo o material?
2- Acho interessante citar a quantidade específica de fio necessária, para evitar emendas no caso de a pessoa acabar comprando menos do que deveria...
As luzes custaram +/- 25 cada na concessionária. Encomendei direto no balcão de peças. Geralmente eu consulto o código antes de comprar a peça. Tem um link aqui no C4C para o catálogo completo de peças do C4. Tá separado inclusive no tópico O Melhor do C4C em Assuntos Gerais.
Pra quem for fazer serviço de primeira, além do fio fino (uns 50 cm de cada cor) em 2 cores (pra facilitar a identificação de polos) e do longo mais espesso (pelo menos uns 4 metros de fio duplo com bom isolamento. Pra ficar 10 mesmo, comprar espaguete termo-retrátil em casas de eletrônica (Santa Ifigênia acha fácil) em diversas bitolas desde a mais fina, próxima dos fios finos até uma que seja do dobro do tamanho do fio mais espesso. Comprando 3 bitolas de espaguete dá pra todo o serviço, com +/- 20 cm de cada. Os conectores de engate rápido bastam 2.
No total tirando as luminárias, não gastei 20 reais de material. Olha que esses 20 são chutados, pois tenho muito fio em casa e uma caixa cheia de espaguete termo-retratil. Pra quem for na Santa Ifigênia, tem uma loja bem grande de esquina (do lado direito de quem desce a rua) que é especilizada em componentes (das poucas que sobraram na Sta Ifigênia) que tem tudo num lugar só.
Paciência um pouco, mas principalmente terapia ocupacional pra fazer durante o carnaval.Silver Arrow escreveu:Estava inspirado hein Cyrão...
Valeu pelo Tutorial, me animei para fazer no meu.
Vou providenciar os materiais e executar.
Parabéns pela qualidade e obrigado pela paciência.
Grande Abraço.
- BICUDO
- Moderador
- Mensagens: 7058
- Registrado em: 17 Ago 2008, 13:13
- Estado: SP
- Cidade: Jundiaí
- Veiculo: C2 VTS do Bicudo
- Localização: Jundiai/SP
Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem
Muito Bom!!!! o resultado não poderia ser outro....mais um belo tutorial By Cyro.....
uma solução simples barata. (((((ISSO É UM LUXO!!!!)))))
Valeu Cyro.
Abs.
uma solução simples barata. (((((ISSO É UM LUXO!!!!)))))
Valeu Cyro.
Abs.
-
- Membros
- Mensagens: 1437
- Registrado em: 08 Jun 2008, 00:26
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 VTR
Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem
Vijimariasantamadalenanussasenhora...
É um dia inteiro de trampo isso ae, hein? Pena q não abriu todas as fotos aqui no trampo. Mais de noite eu dou uma olhada melhor!
Parabéns Cyrão ! Haja paciencia!!
Tb quero fazer isso no meu um dia! Mas quero colocar ou aqueles ledbars / ledstripes
ABS
É um dia inteiro de trampo isso ae, hein? Pena q não abriu todas as fotos aqui no trampo. Mais de noite eu dou uma olhada melhor!
Parabéns Cyrão ! Haja paciencia!!
Tb quero fazer isso no meu um dia! Mas quero colocar ou aqueles ledbars / ledstripes
ABS
- fabio_sd
- Moderador
- Mensagens: 2755
- Registrado em: 11 Jun 2009, 20:45
- Estado: MG
- Cidade: Outra
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem
Excelente tutorial. Parabéns! Gostei muito da seção sobre dicas de soldagem.
Fabio_SD
- boldfinger
- Membros
- Mensagens: 2512
- Registrado em: 07 Set 2008, 04:36
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Citroen Aircross
- Localização: sao paulo - SP
Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem
PQP!!
Simplesmente...FANTASTICO Cyrao!!
Nem preciso falar que a qualidade do tutorial tbm tah nota 10 (podiamos fazer uns tutoriais em PDF e disponibilizar em um drive virtual pra galera baixar!!)
Esse luz de cortesia ae jah tinha visto no VTS do Rodrigao, e jah tinha colocado essa ideia na mente, agora com esse tutorial, tudo fika mais facli heheeh!! Parabens CYRAO!
(Ps: po, eh uma maravilha isso aki..fikei longe um tempinho da net no carnaval, qdo eu volto, olha soh qta coisa legal!)
Simplesmente...FANTASTICO Cyrao!!
Nem preciso falar que a qualidade do tutorial tbm tah nota 10 (podiamos fazer uns tutoriais em PDF e disponibilizar em um drive virtual pra galera baixar!!)
Esse luz de cortesia ae jah tinha visto no VTS do Rodrigao, e jah tinha colocado essa ideia na mente, agora com esse tutorial, tudo fika mais facli heheeh!! Parabens CYRAO!
(Ps: po, eh uma maravilha isso aki..fikei longe um tempinho da net no carnaval, qdo eu volto, olha soh qta coisa legal!)
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012
- VTR_RS
- Membros
- Mensagens: 427
- Registrado em: 20 Jul 2009, 19:28
- Estado: RS
- Cidade: Carlos Barbosa
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Serra Gaúcha
- Contato:
Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem
Cyro
Parebéns, fantástico o resultado!!
Certamente serei mais um a copiar esta idéia, isso se o BICUDO não fizer antes de me entregar o carro hehe
BICUDO
Parece que tem um VTR parado por ai?? Poderia ir fazendo isso nele p depois enviar p RS ehehe
Parebéns, fantástico o resultado!!
Certamente serei mais um a copiar esta idéia, isso se o BICUDO não fizer antes de me entregar o carro hehe
BICUDO
Parece que tem um VTR parado por ai?? Poderia ir fazendo isso nele p depois enviar p RS ehehe
- BICUDO
- Moderador
- Mensagens: 7058
- Registrado em: 17 Ago 2008, 13:13
- Estado: SP
- Cidade: Jundiaí
- Veiculo: C2 VTS do Bicudo
- Localização: Jundiai/SP
Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem
Sabe que para min seria um prazer fazer esses mold's no VTR, mas vou deixar para vc mesmo fazer....VTR_RS escreveu:Cyro
BICUDO
Parece que tem um VTR parado por ai?? Poderia ir fazendo isso nele p depois enviar p RS ehehe
afinal....vc tem que ir se familiarizando com ele....
Abs.