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Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem

Enviado: 16 Fev 2010, 20:51
por Cyro
Comprei as luzes pra colocar na base das portas do VTR com acionamento conjunto à luz central, acendendo ao abrir a porta ou ao ligar a luz central contínua.

Paralelamente vou dar algumas dicas de soldagem, sem a pretenção de algo profissional, mas para amadores como eu que gostam de fuçar no carro.

Inicialmente a luz comprada:

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Para solicitar na concessionária, basta pedir a luz do porta-malas. Vem completa com lâmpada, inclusive.

Visão posterior:
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Aberto:
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PS: para abrir comprimir dos lados para soltar a capa plástica cinza.

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Usei conectores rápidos deste tipo, que são encontrados em qualquer loja de material eletrônico:
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Quatro pedaços de fio fino de boa qualidade, já desencapados nas pontas, para iniciar a soldagem dos conectores e posteriormente na luminária.
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PS: deixe que estes fios sejam longos o suficiente para a remoção dos acabamentos das portas com margem para a desconexão. No final vão entender o que estou falando, pois cometi esse erro de deixar estes fios curtos e terei de refazer esta etapa.

Começando a soldagem dos fios nos conectores:

Para soldagem com estanho, sempre use o ferro de solda com a ponta adequada ao serviço em curso. Serviços muito delicados (não é este caso) requerem pontas bem finas e estação de solda com regulagem de potência. Para este serviço, nem usei a estação, mas apenas um ferro comum. A soldagem ideal deve ser feita em ambos componentes a serem soldados isoladamente, neste caso, inciando pelo fio, que recebe uma fina camada de solda:
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Uma gota de solda também foi aplicada nos conectores:
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A solda em estanho de qualidade deve ser brilhante e lisa. Se estiver enrugada ou escura, retire e faça novamente, limpando a ponta do ferro. A limpeza da ponta do ferro de solda deve ser feita constantemente, entre cada soldagem, e não apenas ao acabar o serviço. Para limpar, existem esponjas específicas pra isso, como a usada na estação de solda, mas qualquer pano tipo Perfex serve também. Deixe o pano bem úmido e passe a ponta do ferro com força no pano para tirar os restos de solda:
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Para efetivar a soldagem, com a ponta do fio com uma camada de solda e o conector com uma gota de solda, encosta-se o fio no conector e reaquece a solda das duas partes, o que une de forma firme e limpa, garantindo uma solda de qualidade. A questão da solda brilhante e lisa, não é apenas estética. A solda escura e enrugada quebra com facilidade. Resultado da soldagem de um dos conectores:
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Completando a montagem do conector, dobra-se as linguetas que firmam o fio, impedindo a rutura por movimentação:
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Completando a confecção dos conectores, espaguete termo-retrátil para isolamento. Usei dois calibres de espaguete para isolar desde o fio até a base do conector:
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Colocação do segundo espaguete:
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Para que haja a contração é necessário calor (como o nome indica), porém não se deve usar isqueiro ou fogo, pois o espaguete fica frágil e racha. Não tenho soprador, então uso um secador de cabelos da patroa que tava aposentado e que tem a vantagem (esse modelo) de ter regulagem de temperatura independente da velocidade do ar:
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Pra melhorar uma ponta mais fina que direciona mais o ar:
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Recomendo segurar a peça com um alicate, pois o negócio esquenta pra caramba. Resultado final após a colocação do segundo pedaço de espaguete:
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Com o fio pronto, basta encaixá-lo na parte correspondente de plástico do conector. O encaixe é feito passando o fio através do conector até chegar a parte metálica que tem presilhas para fixação no local:
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Resultado final de um conjunto completo:
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Todos prontos:
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PS: as cores do Brasil, são mera coincidência de calibres de espaguete termo-retrátil que eu tenho.

Com os conectores prontos, agora vou soldá-los às luminárias. Reparar que um fio é uns 3 cm mais longo que outro:
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PS: aqui aponto de novo meu erro. Esse fio que conecta com a luminária deveria ter mais ou menos um metro. No final ficará claro porque.

Passagem dos fios por este orificio, já existente na luminaria:
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Com os fios passados, desencapar um pedaço de tamanho razoável para que possa enrolar nos locais adequados:
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Enrolando os fios nos polos positivo e negativo da luminária:
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Com os fios enrolados, pinga-se um pouco de solda em ambos, para tornar a conexão mais segura:
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Detalhes de solda (lisa e brilhante):
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Aspecto da peça montada:
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Reparar que a distância até o conector é MUITO curta, e a anta que vos fala só reparou isso BEM depois...

Peças prontas:
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Agora é o serviço no carro...

Antes de instalar, não custa dar uma testada nas luminárias. desencapei as pontas do fios e testei direto na tomada 12V do console:
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Inicialmente soltando a capa plástica da luminária central do carro. Com duas chaves de fenda delicadas, vai afastando a capa plástica:
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PS: esta etapa poderia ser pulada, mas achei melhor trabalhar com as partes a vista.

Já sem a capa plástica, faça um movimento para frente de todo o bloco, soltando as presilhas posteriores:
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Para soltar a parte mais anterior, faça um movimento pra baixo firme mas lento, para soltar as presilhas que tem na porção mais alta (PS: não tem como fotografar)

Com a luminária toda solta, soltar as presilhas que prendem a porção central e desconectar o cabo de alimentação elétrica:
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Visão da parte de cima da luminária:
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Se seguir o trajeto dos circuitos dos dois polos da lâmpada central deve encontrar o local mais adequado para a ancoragem dos fios. Em vermelho as setas do polo negativo e em verde as do positivo que passam pelo comutador de luz (interruptor dentro do carro):
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Visão já com os fios enrolados:
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Aplicar uma gota de solda em cada fio, para manter o conjunto a prova de movimentos. Somente enrolar o fio deve soltar facilmente:
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Testando a ligação com uma das luminárias. Observar as duas lâmpadas acesas (setas):
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Depois do teste, remover a luminária novamente para completar as conexões, com dois fios de cada polo (já soldados na foto):
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Com isolamento de espaguete termo-retrátil:
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Para completar, agora passo o fio da luminária central até as portas. Primeiro remover os acabamentos da lateral do painel, com um movimento para fora:
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Passando um fio que irá das portas até a luminária central (obviamente um para cada lado). Deve-se usar um fio mais grosso que os usados até aqui, pois este fio tem mais movimentação, principalmente nas portas. Inicialmente passo o fio pela lateral do painel:
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A ponta irá até junto ao vidro, para fazer a "curva" e subir por trás do acabamento da coluna A:
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Fios já passados e saindo pelo local da luminária central:
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Conexão dos fios à luminária central. Cada lado deve ter uma conexão com um dos polos. Resultado final já isolado:
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Com o fio descendo pela lateral do painel, é necessário passá-lo para as portas. Colocando um guia de arame grosso para guiar o fio:
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Removendo o acabamento das portas:
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PS: para mais detalhes de como desmontar a porta, veja o tutorial de Colocação de Manta Termoacústica nas Portas em viewtopic.php?f=20&t=2952

Com a porta aberta, soltar os alto-falantes pela base, para ter mais acesso ao interior da porta:
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Puxando o fio da parte interna do carro para as portas com auxílio do guia de aramen, o fio passado na porta:
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Visão do acabamento da porta do VTR retirada:
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Visto por baixo, existe um retângulo preto que se solta facilmente por dentro:
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Após remover a peça plástica preta, basta encaixar a luminária de porta já pronta:
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Visão interna da luminária colocada:
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AGORA que caiu minha ficha que o fio que fiz pra luminária tava muito curto. A idéia é que o conectore de engate rápido fique solto pra fora da porta, facilitando a desmontagem futura. Como vou colocar manta asfáltica nas portas em breve, deixei pra consertar isso depois (já tava com dor na coluna.....).

Outro problema do fio curto, foi que o conector ficou dentro do acabamento, com muita chance de criar barulho no local por bater na parte plástica da porta. Solução temporária:
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Isso é feltro de colocar em móveis e usei pra envolver o conector enquanto não mudo a ligação:
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Como não tinha margem de fio para fazer isto, liguei direto o fio da porta no conector:
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Depois vou refazer isso e deixar o fio que sai da luminária com esta extensão acima e o conector pra fora, que sua função é justamente permitir a desconexão rápida e fácil. Erros que acontecem e só percebemos meio tarde. De qualquer forma logo eu conserto.

Resultado final do conjunto funcionando:
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Visão noturna (Agora!) do conjunto:
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Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem

Enviado: 17 Fev 2010, 01:00
por Silver Arrow
Estava inspirado hein Cyrão...
Valeu pelo Tutorial, me animei para fazer no meu.
Vou providenciar os materiais e executar.
Parabéns pela qualidade e obrigado pela paciência.
Grande Abraço.

Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem

Enviado: 17 Fev 2010, 01:03
por Thyago Szoke
Tem o que falar?

Tem sim! EXCELENTE TUTORIAL! Qualidade de texto e fotos nota 10. Só não consegue fazer igual quem repetiu o mobral. As fotos são bastante explicativas e mostram bem o que fazer, passo-a-passo.

Parabéns, Cyro! E um outro detalhe: não sabia que as portas do VTR já vinham com espaço para se colocar a lâmpada de cortesia!

Duas colocações:

1- Quanto custaram as luzes na concessionária? E todo o material?
2- Acho interessante citar a quantidade específica de fio necessária, para evitar emendas no caso de a pessoa acabar comprando menos do que deveria...

No mais, nota 10! Parabéns mesmo!

Abração!

Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem

Enviado: 17 Fev 2010, 01:34
por Cyro
Thyago Szoke escreveu:Duas colocações:

1- Quanto custaram as luzes na concessionária? E todo o material?
2- Acho interessante citar a quantidade específica de fio necessária, para evitar emendas no caso de a pessoa acabar comprando menos do que deveria...

As luzes custaram +/- 25 cada na concessionária. Encomendei direto no balcão de peças. Geralmente eu consulto o código antes de comprar a peça. Tem um link aqui no C4C para o catálogo completo de peças do C4. Tá separado inclusive no tópico O Melhor do C4C em Assuntos Gerais.

Pra quem for fazer serviço de primeira, além do fio fino (uns 50 cm de cada cor) em 2 cores (pra facilitar a identificação de polos) e do longo mais espesso (pelo menos uns 4 metros de fio duplo com bom isolamento. Pra ficar 10 mesmo, comprar espaguete termo-retrátil em casas de eletrônica (Santa Ifigênia acha fácil) em diversas bitolas desde a mais fina, próxima dos fios finos até uma que seja do dobro do tamanho do fio mais espesso. Comprando 3 bitolas de espaguete dá pra todo o serviço, com +/- 20 cm de cada. Os conectores de engate rápido bastam 2.

No total tirando as luminárias, não gastei 20 reais de material. Olha que esses 20 são chutados, pois tenho muito fio em casa e uma caixa cheia de espaguete termo-retratil. Pra quem for na Santa Ifigênia, tem uma loja bem grande de esquina (do lado direito de quem desce a rua) que é especilizada em componentes (das poucas que sobraram na Sta Ifigênia) que tem tudo num lugar só.
Silver Arrow escreveu:Estava inspirado hein Cyrão...
Valeu pelo Tutorial, me animei para fazer no meu.
Vou providenciar os materiais e executar.
Parabéns pela qualidade e obrigado pela paciência.
Grande Abraço.
Paciência um pouco, mas principalmente terapia ocupacional pra fazer durante o carnaval.

Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem

Enviado: 17 Fev 2010, 11:28
por BICUDO
Muito Bom!!!! o resultado não poderia ser outro....mais um belo tutorial By Cyro.....
uma solução simples barata. (((((ISSO É UM LUXO!!!!)))))
Valeu Cyro.
Abs.

Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem

Enviado: 17 Fev 2010, 12:09
por FrEaKaZoiD:.
Vijimariasantamadalenanussasenhora...
É um dia inteiro de trampo isso ae, hein? Pena q não abriu todas as fotos aqui no trampo. Mais de noite eu dou uma olhada melhor!

Parabéns Cyrão ! Haja paciencia!!

Tb quero fazer isso no meu um dia! Mas quero colocar ou aqueles ledbars / ledstripes

ABS

Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem

Enviado: 17 Fev 2010, 13:08
por fabio_sd
Excelente tutorial. Parabéns! Gostei muito da seção sobre dicas de soldagem.

Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem

Enviado: 17 Fev 2010, 14:53
por boldfinger
PQP!!
Simplesmente...FANTASTICO Cyrao!!

Nem preciso falar que a qualidade do tutorial tbm tah nota 10 (podiamos fazer uns tutoriais em PDF e disponibilizar em um drive virtual pra galera baixar!!)


Esse luz de cortesia ae jah tinha visto no VTS do Rodrigao, e jah tinha colocado essa ideia na mente, agora com esse tutorial, tudo fika mais facli heheeh!! Parabens CYRAO!

(Ps: po, eh uma maravilha isso aki..fikei longe um tempinho da net no carnaval, qdo eu volto, olha soh qta coisa legal!)

Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem

Enviado: 17 Fev 2010, 19:13
por VTR_RS
Cyro

Parebéns, fantástico o resultado!!

Certamente serei mais um a copiar esta idéia, isso se o BICUDO não fizer antes de me entregar o carro hehe





BICUDO

Parece que tem um VTR parado por ai?? Poderia ir fazendo isso nele p depois enviar p RS ehehe

Re: Luz de cortesia nas portas e dicas de soldagem

Enviado: 17 Fev 2010, 21:26
por BICUDO
VTR_RS escreveu:Cyro


BICUDO

Parece que tem um VTR parado por ai?? Poderia ir fazendo isso nele p depois enviar p RS ehehe
Sabe que para min seria um prazer fazer esses mold's no VTR, mas vou deixar para vc mesmo fazer....
afinal....vc tem que ir se familiarizando com ele....
Abs.