[DIY] Sensores de estacionamento dianteiro originais no VTR
Enviado: 30 Mar 2016, 03:48
Instalando sensores de estacionamento dianteiro no VTR
Este DIY é para o VTR que já tem sensores traseiros de fábrica, mas é interessante pra quem tem C4 GLX e quer instalar os sensores dianteiros e traseiros.
Os C4 VTRs que vieram para o Brasil, saíram da Europa como VTR+ que é a versão top antes do VTS. Lá, essas siglas (VTR VTR+ VTS) definiam os níveis de equipamentos entregues no C4, e por sorte, o VTR no Brasil herdou algumas pré-instalações da versão top VTS que não existem nas versões GLX.
O VTR vem com a pré-instalação para os sensores dianteiros! Vamos lá então.
Obviamente que comprar as peças na concessionária é caro e torna este DIY inviável, então prepare-se para garimpar peças no mercado livre, OLX e ferro velho/desmanche.
Peças
- 4 sensores
os sensores dianteiros são do mesmo modelo dos traseiros. Há modelos com o conector na horizontal e na vertical. Para os sensores da grade central, acho que só servem os horizontais.
Atenção, os sensores do C4 Picasso/Gran Picasso não são compatíveis, evite-os!
É a parte mais cara, pois cada sensor pode custar entre 150 e 200 reais, porém, comprando em conjunto pode sair mais barato.
- Chicote dos sensores dianteiros
O chicote dos sensores traseiros não tem o mesmo plug do dianteiro. É adaptavel, mas seria necessario fazer cortes e emendas, não recomendo.
- módulo de controle para sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Existem 2 tipos, um apenas para sensores traseiros que vem no VTR, e outro para os traseiros e dianteiros que vem nos C4 Pallas/hatch Exclusive que geralmente tem o desenho circulado na imagem.
Se possível, deixe pra comprar o módulo por ultimo, depois de instalar os sensores. Explico o porquê mais adiante.
Atenção, o módulo Bosch do C4 Picasso/GP não é compatível, evite-os!
- Peças de acabamento
Capa dos milhas com furo para sensores
suporte para sensores centrais
Preparação
Faça uma limpeza geral em todos os conectores dos sensores e chicote, pois essas peças ficam expostas a intempéries e até enchentes caso o ex-dono do C4 doador tenha sido ousado. Spray limpa-contato neles!
Faça testes de continuidade elétrica no chicote com ajuda de um multímetro e verifique se está tudo ok.
Teste os 4 sensores fazendo o seguinte procedimento:
Retire uma lanterna de nebrina para acessar um dos sensores traseiros, retire o plug e conecte o sensor. Ligue o carro, engate a ré.
Se o sistema ativar normalmente aparecendo o carrinho no pc de bordo e um bip, o sensor está ok.
Se o sistema não ativar e aparecer erro no pc de bordo, o sensor está com defeito. Mesmo assim verifique a conexão do sensor, as vezes uma pontinha la dentro do conector fica dobrada e não encaixa. Aconteceu comigo.
Instalação
Retire o parachoque dianteiro [tutorial do Toledo https://www.youtube.com/watch?v=qoDUrihjKSc]
Repare que no lado do motorista atras do farol de milha há 2 conectores soltos. Um deles é onde será plugado o chicote dos sensores (o outro é do sistema de alerta de mudança de faixa), limpe-o removendo toda poeira para não ter problemas com mal contato.
Esses conectores não vem de fábrica nos C4 GLX.
Para encaixar os suportes dos sensores centrais, será necessário fazer um furinho na grade do VTR, se não eles não encaixam. Eu cortei o mínimo do mínimo possivel, fiz chorando, claro.
encaixe o sensor no suporte e fixe-o na grade de modo que fique tudo bem justo e encaixado perfeitamente. Se ficar meio solto, meio mole, meia bomba, está errado! risco da peça soltar e cair na rua. Verifique o furo da grade.
Os suportes parecem ser frágeis, cuidado com as presilhas.
Encaixe o sensor na grade do milha com furo e encaixe no parachoque. Cuidado para não quebrar os apoios da grade do milha original quando for retirar, é meio chatinho de fazer isso.
Conecte o chicote nos sensores e deixe o plugue grande do chicote voltado para o lado do motorista.
Monte o parachoque de volta não esquecendo de plugar o chicote e os milhas.
Vá até o porta-malas e abra o tampão de acesso ao estepe. Note que logo em frente ao pneu do estepe tem uma caixinha preta fixada no parachoque com uns fios. É o módulo dos sensores traseiros, retire-o e troque pelo modulo de sensores dianteiros e traseiros.
Eu tive problemas nessa parte que quase me fizeram desistir. Comprei dois módulos que não funcionaram. O primeiro que comprei, tinha o circuito interno de VTR e a caixinha de um hatch, fui enganado. O segundo que comprei estava perfeito, porem precisava ser telecarregado na concessionária, e nenhuma quis fazer isso nem pagando 230 reais da hora da oficina alegando que as peças não foram compradas lá.
Comprei o terceiro módulo de um ferro velho que tinha um C4 hatch exclusive lá exposto para garantir a procedência do módulo. Sucesso.
Programação [diagbox ou lexia]
Serão necessários dois procedimentos no diagbox
Vá até a BSI para telecodificar a presença de sensores traseiros e dianteiro
Depois vá em assistencia ao estacionamento (AAS) pra configurar o módulo novo. Na telecodificação tem que mudar a opçao de cambio automático para manual e presença de sensores dianteiros.
Faça um teste ligando o carro, e aproxime algo na frente do carro para fazer um teste. Os sensores dianteiros ficam sempre ativados com o carro entre 0 e 10km/h
Falhas e possíveis causas
Se os sensores dianteiros não funcionam, mas os traseiros continuam funcionando normalmente, o modulo precisa ser telecarregado (não adianta telecodificar). Só a concessionária pode fazer isso.
Se o diagbox não exibir o menu de presença de sensores dianteiros na telecodificação, o módulo é incorreto e deverá ser trocado
Se não funcionar nada e der erro no pc de bordo, problemas na instalação. Verifique via diagbox, ele dirá exatamente onde está o defeito.
Fim.
Este DIY é para o VTR que já tem sensores traseiros de fábrica, mas é interessante pra quem tem C4 GLX e quer instalar os sensores dianteiros e traseiros.
Os C4 VTRs que vieram para o Brasil, saíram da Europa como VTR+ que é a versão top antes do VTS. Lá, essas siglas (VTR VTR+ VTS) definiam os níveis de equipamentos entregues no C4, e por sorte, o VTR no Brasil herdou algumas pré-instalações da versão top VTS que não existem nas versões GLX.
O VTR vem com a pré-instalação para os sensores dianteiros! Vamos lá então.
Obviamente que comprar as peças na concessionária é caro e torna este DIY inviável, então prepare-se para garimpar peças no mercado livre, OLX e ferro velho/desmanche.
Peças
- 4 sensores
os sensores dianteiros são do mesmo modelo dos traseiros. Há modelos com o conector na horizontal e na vertical. Para os sensores da grade central, acho que só servem os horizontais.
Atenção, os sensores do C4 Picasso/Gran Picasso não são compatíveis, evite-os!
É a parte mais cara, pois cada sensor pode custar entre 150 e 200 reais, porém, comprando em conjunto pode sair mais barato.
- Chicote dos sensores dianteiros
O chicote dos sensores traseiros não tem o mesmo plug do dianteiro. É adaptavel, mas seria necessario fazer cortes e emendas, não recomendo.
- módulo de controle para sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Existem 2 tipos, um apenas para sensores traseiros que vem no VTR, e outro para os traseiros e dianteiros que vem nos C4 Pallas/hatch Exclusive que geralmente tem o desenho circulado na imagem.
Se possível, deixe pra comprar o módulo por ultimo, depois de instalar os sensores. Explico o porquê mais adiante.
Atenção, o módulo Bosch do C4 Picasso/GP não é compatível, evite-os!
- Peças de acabamento
Capa dos milhas com furo para sensores
suporte para sensores centrais
Preparação
Faça uma limpeza geral em todos os conectores dos sensores e chicote, pois essas peças ficam expostas a intempéries e até enchentes caso o ex-dono do C4 doador tenha sido ousado. Spray limpa-contato neles!
Faça testes de continuidade elétrica no chicote com ajuda de um multímetro e verifique se está tudo ok.
Teste os 4 sensores fazendo o seguinte procedimento:
Retire uma lanterna de nebrina para acessar um dos sensores traseiros, retire o plug e conecte o sensor. Ligue o carro, engate a ré.
Se o sistema ativar normalmente aparecendo o carrinho no pc de bordo e um bip, o sensor está ok.
Se o sistema não ativar e aparecer erro no pc de bordo, o sensor está com defeito. Mesmo assim verifique a conexão do sensor, as vezes uma pontinha la dentro do conector fica dobrada e não encaixa. Aconteceu comigo.
Instalação
Retire o parachoque dianteiro [tutorial do Toledo https://www.youtube.com/watch?v=qoDUrihjKSc]
Repare que no lado do motorista atras do farol de milha há 2 conectores soltos. Um deles é onde será plugado o chicote dos sensores (o outro é do sistema de alerta de mudança de faixa), limpe-o removendo toda poeira para não ter problemas com mal contato.
Esses conectores não vem de fábrica nos C4 GLX.
Para encaixar os suportes dos sensores centrais, será necessário fazer um furinho na grade do VTR, se não eles não encaixam. Eu cortei o mínimo do mínimo possivel, fiz chorando, claro.
encaixe o sensor no suporte e fixe-o na grade de modo que fique tudo bem justo e encaixado perfeitamente. Se ficar meio solto, meio mole, meia bomba, está errado! risco da peça soltar e cair na rua. Verifique o furo da grade.
Os suportes parecem ser frágeis, cuidado com as presilhas.
Encaixe o sensor na grade do milha com furo e encaixe no parachoque. Cuidado para não quebrar os apoios da grade do milha original quando for retirar, é meio chatinho de fazer isso.
Conecte o chicote nos sensores e deixe o plugue grande do chicote voltado para o lado do motorista.
Monte o parachoque de volta não esquecendo de plugar o chicote e os milhas.
Vá até o porta-malas e abra o tampão de acesso ao estepe. Note que logo em frente ao pneu do estepe tem uma caixinha preta fixada no parachoque com uns fios. É o módulo dos sensores traseiros, retire-o e troque pelo modulo de sensores dianteiros e traseiros.
Eu tive problemas nessa parte que quase me fizeram desistir. Comprei dois módulos que não funcionaram. O primeiro que comprei, tinha o circuito interno de VTR e a caixinha de um hatch, fui enganado. O segundo que comprei estava perfeito, porem precisava ser telecarregado na concessionária, e nenhuma quis fazer isso nem pagando 230 reais da hora da oficina alegando que as peças não foram compradas lá.
Comprei o terceiro módulo de um ferro velho que tinha um C4 hatch exclusive lá exposto para garantir a procedência do módulo. Sucesso.
Programação [diagbox ou lexia]
Serão necessários dois procedimentos no diagbox
Vá até a BSI para telecodificar a presença de sensores traseiros e dianteiro
Depois vá em assistencia ao estacionamento (AAS) pra configurar o módulo novo. Na telecodificação tem que mudar a opçao de cambio automático para manual e presença de sensores dianteiros.
Faça um teste ligando o carro, e aproxime algo na frente do carro para fazer um teste. Os sensores dianteiros ficam sempre ativados com o carro entre 0 e 10km/h
Falhas e possíveis causas
Se os sensores dianteiros não funcionam, mas os traseiros continuam funcionando normalmente, o modulo precisa ser telecarregado (não adianta telecodificar). Só a concessionária pode fazer isso.
Se o diagbox não exibir o menu de presença de sensores dianteiros na telecodificação, o módulo é incorreto e deverá ser trocado
Se não funcionar nada e der erro no pc de bordo, problemas na instalação. Verifique via diagbox, ele dirá exatamente onde está o defeito.
Fim.