Sobre molas e rebaixamento
Pessoal,
tudo bem?
Estou buscando entenderr mais com voces e o google sobre tuning, e modificacoes no c4.
Queria entender sobre molas. Pra que elas servem?
Para rebaixar o carro nao é só cortar a mola? trocando de mola, meu c4 vai balançar menos nos buracos?
desculpem minha ignorancia rs..
A mola eiberg é boa? acho que é esse o nome..
tudo bem?
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Queria entender sobre molas. Pra que elas servem?
Para rebaixar o carro nao é só cortar a mola? trocando de mola, meu c4 vai balançar menos nos buracos?
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A mola eiberg é boa? acho que é esse o nome..
Igor-vix
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Re: Sobre molas e rebaixamento
Opa!!
Eibach é uma fabricante alemã.. são consideradas por muitos as melhores molas, pelo menos nunca vi ninguem falar mal..
A mola é o que segura seu carro contra a gravidade que quer joga-lo ao chão, inclusive quando o carro passa por uma ondulação ou buraco.. o amortecedor faz o movimento oposto ao da mola e evita que o carro "suba" ou oscile muito rápido, eu acho que não existe suspensão sem mola ou amortecedor.. exceto suspensão a ar, mas essa não é pra nós mortais.. rs
Não corte a mola... ela qdo é feita, passa por uma têmpera pra ficar com uma dureza e "elasticidade" determinadas... se vc corta a mola, vc ferra todo a dureza e elasticidade, ela não tem mais a mesma ação que deveria ter e vc corre o risco de quebra da mola e tal.. sem contar que teu carro vai pular muito e vc não vai gostar..
Balançar menos nos buracos... bom... balançar menos ele teoricamente vai... mas se vc vai achar isso confortável não sei.. pq carro mais baixo acaba ficando mais "firme"... então vc sente mais o asfalto...
Agora, os pormenores da Eibach, detalhes e opinioes de quem tem, eu tb vou acompanhar, pq tava pesquisando sobre isso agora mesmo.. hehe
abraço!!
Eibach é uma fabricante alemã.. são consideradas por muitos as melhores molas, pelo menos nunca vi ninguem falar mal..
A mola é o que segura seu carro contra a gravidade que quer joga-lo ao chão, inclusive quando o carro passa por uma ondulação ou buraco.. o amortecedor faz o movimento oposto ao da mola e evita que o carro "suba" ou oscile muito rápido, eu acho que não existe suspensão sem mola ou amortecedor.. exceto suspensão a ar, mas essa não é pra nós mortais.. rs
Não corte a mola... ela qdo é feita, passa por uma têmpera pra ficar com uma dureza e "elasticidade" determinadas... se vc corta a mola, vc ferra todo a dureza e elasticidade, ela não tem mais a mesma ação que deveria ter e vc corre o risco de quebra da mola e tal.. sem contar que teu carro vai pular muito e vc não vai gostar..
Balançar menos nos buracos... bom... balançar menos ele teoricamente vai... mas se vc vai achar isso confortável não sei.. pq carro mais baixo acaba ficando mais "firme"... então vc sente mais o asfalto...
Agora, os pormenores da Eibach, detalhes e opinioes de quem tem, eu tb vou acompanhar, pq tava pesquisando sobre isso agora mesmo.. hehe
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- brunollo
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Re: Sobre molas e rebaixamento
O JC tá certo. As molas são o chamado elemento elástico da suspensão. Os amortecedores são os dissipadores de energia da suspensão. Eles evitam que o carro balance repetidas vezes ao passar por uma lombada ou depressão no asfalto. O JC também acertou ao falar que cortar molas é errado, apesar de muita gente (eu inclusive) ter rebaixado carro assim quando era jovem. A têmpera não muda, mas as molas ficam mais "duras"pois a alavanca fica mais curta para o elemento elástico. Molas esportivas são mais firmes, pois elas reduzem o curso da suspensão (são "mais curtas"). Na hora da fabricação, elas recebem uma têmpera de maior dureza para que não fiquem chegando ao batente do carro todo o tempo, o que é muito irritante. Elas também são progressivas, ou seja, começam macias, para ficarem confortáveis em velocidades mais baixas e solicitações menos intensas. Porém, quando mais carga é aplicada, elas cedem menos, firmando o carro. As Eibach, na minha opinião, são as melhores do mundo. O kit mais comum, o ProKit, é o mais usado no mundo todo por abaixar bem sem diminuir o conforto e poder usar os amortecedores originais. Mas você não vai conseguir que o carro arraste no chão com isso. As H&R também são muito conceituadas. Infelizmente elas são mais curtas ainda que as Eibach. POr isso elas deixam o carro mais baixo ainda, o que é um problema no caso do C4. MAs fica muito bonito e melhor ainda de curva.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...
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Re: Sobre molas e rebaixamento
Opa!!
Aproveitando o tópico deixa eu perguntar algumas coisas sobre a eibach (to interessado.. hehe):
Eu precisaria necessariamente retrabalhar ou trocar os amortecedores? ou os originais tais como estão poderiam ficar e blz?
Tem problema com polícia ou sei lá do carro estar mais baixo? ou é uma diferença tão sutil que ninguem vai me encher o saco?
As eibach são molas progressivas mesmo? isso existe mesmo ou é um nome legal que alguem inventou pra vender pra pessoas como eu que se impressionam facilmente com coisas hi-tech e tal??
abraços!!!
Aproveitando o tópico deixa eu perguntar algumas coisas sobre a eibach (to interessado.. hehe):
Eu precisaria necessariamente retrabalhar ou trocar os amortecedores? ou os originais tais como estão poderiam ficar e blz?
Tem problema com polícia ou sei lá do carro estar mais baixo? ou é uma diferença tão sutil que ninguem vai me encher o saco?
As eibach são molas progressivas mesmo? isso existe mesmo ou é um nome legal que alguem inventou pra vender pra pessoas como eu que se impressionam facilmente com coisas hi-tech e tal??
abraços!!!
- mmbdp
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Re: Sobre molas e rebaixamento
As Eibach baixam o carro em 5 centímetros. Os amortecedores originais podem ser mantidos com elas.
O carro fica um pouco mais duro. Vc sente mais as irregularidades, mas, em compensação, ganha em estabilidade e o carro sobe menos a frente em arrancadas, o que o torna mais confortável no anda e pára do trânsito (desde que o asfalto esteja liso).
Se fossem implicar com o C4 em razão da altura os guardas já podiam ficar na porta da concessionária, pq o carro já sai de fábrica baixo. Cinco centímetros não dão diferença tão notável assim.
Já cortei molas. Não fiquei feliz quando uma soltou e rasgou o pneu dianteiro a 130 por hora...NUNCA mais faço isso.
As Eibach pro-kit na minha opinião valem cada centavo. Existe um kit pra cada carro (VTR/hatch e pallas) comprando o kit certo e trocando as molas em uma boa oficina, não tem erro.
O carro fica um pouco mais duro. Vc sente mais as irregularidades, mas, em compensação, ganha em estabilidade e o carro sobe menos a frente em arrancadas, o que o torna mais confortável no anda e pára do trânsito (desde que o asfalto esteja liso).
Se fossem implicar com o C4 em razão da altura os guardas já podiam ficar na porta da concessionária, pq o carro já sai de fábrica baixo. Cinco centímetros não dão diferença tão notável assim.
Já cortei molas. Não fiquei feliz quando uma soltou e rasgou o pneu dianteiro a 130 por hora...NUNCA mais faço isso.
As Eibach pro-kit na minha opinião valem cada centavo. Existe um kit pra cada carro (VTR/hatch e pallas) comprando o kit certo e trocando as molas em uma boa oficina, não tem erro.
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Re: Sobre molas e rebaixamento
Eu coloquei também as Eibach, gostei do resultado. mas sem dúvidas o carro fica mais duro (Meio óbvio)...se gosta de um carro com perfil mais esportivo e menos confortável..vale a pena....caso contrário...fuja ! Abraço
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
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- brunollo
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Re: Sobre molas e rebaixamento
JC, algumas fábricas realmente usam o termo "progressivo" apenas pra vender as molas. Porém, há fábricas que realmente criam molas progressivas. A Eibach é uma que cria. Um bom modo de observar que elas são progressivas, em vez de apenas mais duras, é observar que os elos são de tamanhos diferentes (molas barrilzinho). Os elos maiores cedem primeiro. Os elos mais curtos cedem apenas sob maior solicitação. Os fabricantes de carros normalmente usam molas progressivas na traseira de carros com tração dianteira para compensar o aumento de peso ao se colocar carga na mala. Se vc observar, a Eibach também faz as molas progressivas na frente. Elas são ligeiramente maiores no miolo. Se vc quiser comprar as Eibach, vá em frente. São definitivamente a melhor opção para nossas ruas, hehehe! Sobre a altura, o carro fica visualmente muito mais baixo apenas se vc mantiver as rodas originais. Se vc colocar rodas maiores, não entrega. E as Eibach são dimensionadas para trabalhar com os amortecedores originais.
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Re: Sobre molas e rebaixamento
Valeu galera...
Realmente, eu tinha visto as fotos e não entendia o pq da mola ter elos menos largos nas pontas... claro, esses elos acabam tendo resistencia mecanica maior e daí a progressividade da compressão da mola sob forças de intensidades diferentes...
Eu penso em usar com as rodas originais.. 16 do hatch.. o risco da policia encher o saco então aparenta ser mto pequeno, até pq como já foi dito, o carro mesmo de fabrica já é meio baixo, né... enfim.. também não me encheram com o xenônio nem com o insulfilm...
Bom... VAI raspar.. original na entrada da minha garagem, por exemplo, e em algumas lombadas e tal já raspa... mas é questão de tomar cuidado mesmo e acredito que até seja um habito saudável de se desenvolver... vc acaba correndo menos onde não se deve mesmo correr e sua suspensão fica feliz com isso..
O fato de ficar mais duro.. beleza, aquele pergunta basica que todo mundo faz e é meio dificil de explicar escrevendo, é MUITO mais duro ou é aceitavel? vc definitivamente joga fora o conforto em prol da estabilidade ou tira sei lá, uns 15% do conforto e com o tempo vc se acostuma e pronto?
galera, valeu mesmo pelas respostas.. tão matando as duvidas todas... a Dub Store tá com um preço mto bom na eibach... dependendo dessa questão do conforto eu vou pegar sim...
abraços!!!
Realmente, eu tinha visto as fotos e não entendia o pq da mola ter elos menos largos nas pontas... claro, esses elos acabam tendo resistencia mecanica maior e daí a progressividade da compressão da mola sob forças de intensidades diferentes...
Eu penso em usar com as rodas originais.. 16 do hatch.. o risco da policia encher o saco então aparenta ser mto pequeno, até pq como já foi dito, o carro mesmo de fabrica já é meio baixo, né... enfim.. também não me encheram com o xenônio nem com o insulfilm...
Bom... VAI raspar.. original na entrada da minha garagem, por exemplo, e em algumas lombadas e tal já raspa... mas é questão de tomar cuidado mesmo e acredito que até seja um habito saudável de se desenvolver... vc acaba correndo menos onde não se deve mesmo correr e sua suspensão fica feliz com isso..
O fato de ficar mais duro.. beleza, aquele pergunta basica que todo mundo faz e é meio dificil de explicar escrevendo, é MUITO mais duro ou é aceitavel? vc definitivamente joga fora o conforto em prol da estabilidade ou tira sei lá, uns 15% do conforto e com o tempo vc se acostuma e pronto?
galera, valeu mesmo pelas respostas.. tão matando as duvidas todas... a Dub Store tá com um preço mto bom na eibach... dependendo dessa questão do conforto eu vou pegar sim...
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Re: Sobre molas e rebaixamento
JC, se vc já tiver as rodas originais de 16pol, com os pneus 215/55, a diferença na dureza vai ser pouco perceptível. Na sua fase mais macia, a mola Eibach tem dureza nem 10% superior à original. O lance que vc acharia o carro mais duro seria se ele ficasse dando batente o temop todo. Isso dá a impressão de carro DURO mesmo. O meu C4 com Eibach e aros 18 é mais macio que o Fiesta da minha irmã. E faz muito mais curvas. COisas de um fabricante renomado de carros que curvam bem.
Em relação à altura, com as 16pol já começa a disfarçar, e já vai ficar bonito. Fotos depois, hein?
Em relação à altura, com as 16pol já começa a disfarçar, e já vai ficar bonito. Fotos depois, hein?
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Re: Sobre molas e rebaixamento
Opa!!
Pô legal... batente acho que nunca deu mesmo pq eu evito andar em lugares tão podres.. não que não tenham e que eu não ande por obrigação, mas sempre devagar e tal..
Esse lance do conforto antes me assustava, mas agora que li que é pouca coisa, e que se andar na boa evitando fim de curso nem pega nada, vou colocar sim.. sempre achei legal o carro baixo, esteticamente e sei que é bem melhor em curvas, acelerações e freiadas..
Vou tirar umas fotos do antes e qdo colocar, do depois e posto junto com minhas impressões gerais.. hehe
valeuuu!!!
abraços!!
Pô legal... batente acho que nunca deu mesmo pq eu evito andar em lugares tão podres.. não que não tenham e que eu não ande por obrigação, mas sempre devagar e tal..
Esse lance do conforto antes me assustava, mas agora que li que é pouca coisa, e que se andar na boa evitando fim de curso nem pega nada, vou colocar sim.. sempre achei legal o carro baixo, esteticamente e sei que é bem melhor em curvas, acelerações e freiadas..
Vou tirar umas fotos do antes e qdo colocar, do depois e posto junto com minhas impressões gerais.. hehe
valeuuu!!!
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