Página 1 de 2

Trocando alavanca de cambio (aço escovado - C4 VTS)

Enviado: 01 Mar 2010, 20:27
por boldfinger
Galera,

Tutorial mostrando como se substitui a alavanca original dos modelos C4 com cambio manual pela alavanca do C4 VTS (em aço escovado).
Comprei a alavanca na Peugeot daki de sp (modelo pro PUG 307), e eu mesmo instalei em menos de 20 min, muito facil e rapido!
O codigo dessa peça na Peugeot eh o 2403CY.

Segue o passo a passo:

1) Alavanca original vs. aço escovado "VTS"
Imagem

(numero da peça: 2403CY)
Imagem

2) Retirando a moldura do cambio (puxando primeiro pela parte traseira, no sentido vertical, a peça sai por inteiro)
Imagem
Imagem

3) Virando a coifa do avesso, para cortar a cinta de fixaçao entre a coifa e a alavanca original
Imagem

4) Alavanca original desmontada da coifa
Imagem

5) Dai vem a pior parte..RETIRAR A ALAVANCA ORIGINAL...nao tem como tirar foto, mas sim explicar como eh feito...
Melhor coisa eh fika meio 'de peh' dentro do carro, e com as 2 maos puxar a alavanca pra cima, com bastante força..cuidado pra nao bater no queixo (como aconteceu com alguns colegas aki do C4C nao eh mesmo Marcello? hahaah) ou se machucar...

6) Haste do cambio, com uma 'luva' de fixaçao, que continua presa a haste (tem um guia de posicionamento)
Imagem

7) Alavanca nova jah posicionada..(nesta etapa nao pressionar ainda)
Imagem

8) Prender a coifa na nova alavanca, usando cinta de fixaçao plastica
Imagem

9) Cortar o excesso da cinta
Imagem

10) Fixar a alavanca pressionando pra baixo com força, e pronto!
Imagem
Imagem

Re: Trocando alavanca de cambio (aço escovado - C4 VTS)

Enviado: 01 Mar 2010, 21:56
por BICUDO
5) Dai vem a pior parte..RETIRAR A ALAVANCA ORIGINAL...nao tem como tirar foto, mas sim explicar como eh feito...
Melhor coisa eh fika meio 'de peh' dentro do carro, e com as 2 maos puxar a alavanca pra cima, com bastante força..cuidado pra nao bater no queixo (como aconteceu com alguns colegas aki do C4C nao eh mesmo Marcello? hahaah) ou se machucar...
Heeheeehheh.....por isso que nao tem fotos nem video dessa etapa....se nao seria video cassetada.....
mas ta bem explicado....e ficou show combinou muito com interior do exclusive Moldura central e os detalhes
da porta....esse Minino tem futuro....heheheheheheeh

Re: Trocando alavanca de cambio (aço escovado - C4 VTS)

Enviado: 01 Mar 2010, 22:30
por mmbdp
Perfeito...

mas da próxima vez NÃO vou TE AVISAR PRA TER CUIDADO E NÃO TOMAR PORRADA NO QUEIXO, ae quero ver vc me sacanear, japonês camelô do caraio...

mas fica mesmo o aviso, a porrada é séria pra quem for fazer (autêntico FYD=fuck yourself doing).

eu pelo menos fiquei só zonzo (nocaute, pq nem contando até dez recobrei os sentidos), pior foi o Cyro que sangrou o nariz, hahahahahaha.

Re: Trocando alavanca de cambio (aço escovado - C4 VTS)

Enviado: 01 Mar 2010, 22:34
por boldfinger
Hehehe valeu galera...
Nao tinha como nao sacanear, alias, tinha ate eskecido q o Cyro tbm foi nocauteado pela manopla hahaah...

Eu qdo tirei fikei na pilha de nao nocautear meu queixo, ae fikei meio de lado, mas nao teve jeito, dei uma mega cotovelada no porta-oculos, que abriu sozinho na hora do impacto...achei q tinha jah f... tudo mas tah td bem rss..
(olha soh o trauma que eh desmontar isso ...VALEU AE PELA DICA MARCELLAO HAHAHAAH...COBAAIAA!! HAHAAH)

Abs!

(Bicudao, creio q nosso amigo lah vai kerer fazer tbm...por tel ele jah fikou empolgado, imagina vendo esse tutorial aki hehehe)

Re: Trocando alavanca de cambio (aço escovado - C4 VTS)

Enviado: 01 Mar 2010, 22:41
por juliocesarsr1
Coloquei a mesma manopla de câmbio no 206. Para facilitar a retirada da manopla, devemos girá-la 90º, em sentido anti-horário, e depois puxar para cima.
Detalhe: a patroa ficou nervosa, pois deixou o carro no sol e, quando foi cambiá-lo, a manopla estava quente. Foi nesse momento que ela notou a troca da manopla original. "Haja ouvido".

Re: Trocando alavanca de cambio (aço escovado - C4 VTS)

Enviado: 01 Mar 2010, 22:53
por boldfinger
juliocesarsr1 escreveu:Coloquei a mesma manopla de câmbio no 206. Para facilitar a retirada da manopla, devemos girá-la 90º, em sentido anti-horário, e depois puxar para cima.
Detalhe: a patroa ficou nervosa, pois deixou o carro no sol e, quando foi cambiá-lo, a manopla estava quente. Foi nesse momento que ela notou a troca da manopla original. "Haja ouvido".

ahahaha... tbm fikei pensando no lance de deixar no sol, mas raramente acontece no meu caso...
Qto ao lance de 90°, tentei fazer isso e nao funcionou, entao foi na RAÇA mesmo rs..
(ps: achei 2 manoplas dessa no ML, mas fora o lance do preço muito caro comparado ao da concessionaria, vi em algum lugar q ela fikaria mais alta no C4...procede?)

Re: Trocando alavanca de cambio (aço escovado - C4 VTS)

Enviado: 02 Mar 2010, 19:21
por Romero
o japoneiis camelo....rsrs loka hein ? e eu q queria a um tempo atras comprar la fora...

meu, o mmbdp e o cyro se arrebentaram...uhauah isso pq ensinei antes.....

engracado que o meu nao ficou com o plastico na alavanca, pq nao puxei direto pra cima, fica a dica fui puxando e girando pra esquerda e direita devagar pra nao socar o nariz , com cuidado e sem vaselina..uihaauh saiu geral.. bom tinha que sair, pq se nao ia cerrar plastico e tudo com my dremel...cortei 3 dedos ne ? hehe

show JAPONEIS....

PS: o friso cromado que esta na peca plastica SEM ACABAMENTO DE CARBONO ( uhauhuahauh o seu nao teem, o seu nao teem)e' original ou vc colocou um friso de corcel II msm ?

ABS !!!

Re: Trocando alavanca de cambio (aço escovado - C4 VTS)

Enviado: 02 Mar 2010, 19:34
por boldfinger
Romero escreveu:o japoneiis camelo....rsrs loka hein ? e eu q queria a um tempo atras comprar la fora...

meu, o mmbdp e o cyro se arrebentaram...uhauah isso pq ensinei antes.....

engracado que o meu nao ficou com o plastico na alavanca, pq nao puxei direto pra cima, fica a dica fui puxando e girando pra esquerda e direita devagar pra nao socar o nariz , com cuidado e sem vaselina..uihaauh saiu geral.. bom tinha que sair, pq se nao ia cerrar plastico e tudo com my dremel...cortei 3 dedos ne ? hehe

show JAPONEIS....

PS: o friso cromado que esta na peca plastica SEM ACABAMENTO DE CARBONO ( uhauhuahauh o seu nao teem, o seu nao teem)e' original ou vc colocou um friso de corcel II msm ?

ABS !!!

Hahaahaha...nao tem carbono, mas jaja tem AÇO ESCOVADO hahahaha!!!!
Eh tape cromado, da mesma maneira q fiz no meu ex-VTR. Mas vou acabar tirando pois pretendo fazer em aço escovado igual ao da manopla e a moldura central (q jaja vai receber uma telona ali hehehe)

Valeu ae DREMEL maluco!!!hahaha!
Abraçao!

Re: Trocando alavanca de cambio (aço escovado - C4 VTS)

Enviado: 02 Mar 2010, 19:59
por Romero
boldfinger escreveu:
Romero escreveu:o japoneiis camelo....rsrs loka hein ? e eu q queria a um tempo atras comprar la fora...

meu, o mmbdp e o cyro se arrebentaram...uhauah isso pq ensinei antes.....

engracado que o meu nao ficou com o plastico na alavanca, pq nao puxei direto pra cima, fica a dica fui puxando e girando pra esquerda e direita devagar pra nao socar o nariz , com cuidado e sem vaselina..uihaauh saiu geral.. bom tinha que sair, pq se nao ia cerrar plastico e tudo com my dremel...cortei 3 dedos ne ? hehe

show JAPONEIS....

PS: o friso cromado que esta na peca plastica SEM ACABAMENTO DE CARBONO ( uhauhuahauh o seu nao teem, o seu nao teem)e' original ou vc colocou um friso de corcel II msm ?

ABS !!!

Hahaahaha...nao tem carbono, mas jaja tem AÇO ESCOVADO hahahaha!!!!
Eh tape cromado, da mesma maneira q fiz no meu ex-VTR. Mas vou acabar tirando pois pretendo fazer em aço escovado igual ao da manopla e a moldura central (q jaja vai receber uma telona ali hehehe)

Valeu ae DREMEL maluco!!!hahaha!
Abraçao!
HUMILHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!! hehe

abs !

Re: Trocando alavanca de cambio (aço escovado - C4 VTS)

Enviado: 04 Mar 2010, 20:21
por Cyro
Ia falar do meu nocaute, mas o Marcello já citou. Puxei direto e foi mais poderoso que um do Tyson. Direto no nariz. hahahahhahahahhaaahahhaha.
Abriu na hora. 3 dias de nariz inchado e o povo zoando achando que tinha apanhado da patroa...

Show de bola esse tutorial, Bold. Vo comprar essa peça pra colocar com a moldura do VTR antigo que eu tenho comigo (em aço escovado).