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enchentes cambio automatico
Enviado: 05 Mar 2010, 08:20
por christiane menezes
como passar em enchentes/alagamentos cambio automatico C4 pallas??
Re: enchentes cambio automatico
Enviado: 05 Mar 2010, 09:23
por HERON
Acredito que a melhor opção seja colocar em 1ª no Tiptronic (para que não haja troca) e manter a aceleração (posição do acelerador) mais ou menos constante, passando no local alagado em baixa velocidade (até 20 Km/h).
Se precisar diminuir a velocidade ou até mesmo parar, não deixe de acelerar. Como não há embreagem, a única forma de fazer isso é colocando o câmbio em Neutro e voltando para Drive e em seguida para o Tip assim que for possível se deslocar novamente (tudo isso com o motor levemente acelerado). Aqui cabe uma observação: em condições normais, esta operação não deve ser realizada por ser prejudicial ao câmbio.
Orientações adicionais:
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,, ... HENTE.html
Re: enchentes cambio automatico
Enviado: 05 Mar 2010, 09:26
por christiane menezes
Valeu pela resposta Heron
Re: enchentes cambio automatico
Enviado: 11 Mai 2010, 16:02
por rafaelcosta
HERON escreveu:... Aqui cabe uma observação: em condições normais, esta operação não deve ser realizada por ser prejudicial ao câmbio.
A operação não deve ser realizada por trocar o modo do câmbio com o carro acelerado, ou simplesmente a troca do modo do câmbio com o carro em movimento é prejudicial? Aproveito para perguntar se posso passar do modo automático para o tiptronic à vontade com o carro em movimento. Valeu!
Re: enchentes cambio automatico
Enviado: 11 Mai 2010, 22:15
por HERON
rafaelcosta escreveu:A operação não deve ser realizada por trocar o modo do câmbio com o carro acelerado, ou simplesmente a troca do modo do câmbio com o carro em movimento é prejudicial?
As recomendações do manual são as seguintes:
"- Nunca selecionar a posição N com o veículo em movimento.
- Nunca selecionar as posições P ou R se o veículo não estiver
completamente imobilizado.
Se, durante a condução do veículo, a posição N for acidentalmente
engatada, deixar o motor alcançar o regime de ponto morto antes de
engatar a posição D ou M."
No meu entender, o maior problema, é
passar de Neutro para Drive com o carro em rotação alta (maior que a do regime de ponto-morto, que é de aproximadamente 800 rpm).
rafaelcosta escreveu:Aproveito para perguntar se posso passar do modo automático para o tiptronic à vontade com o carro em movimento.
Com certeza. E é essa versatilidade que deixa a condução bastante interessante.
Segundo o manual:
"A passagem da posição D (condução em modo automático) à posição M
(condução em modo seqüencial), ou a passagem inversa, pode ser feita
a qualquer momento."