Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
altamir
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

RDS RÁDIO C4 Pallas

Mensagem por altamir »

Tenho um C4 Pallas 2008 com 6.000 Km que apresentou um defeito no rádio. A tecla em que é memorizada a freqüência da rádio CBN (em Brasília FM 95,3) não aceita o comando de sintonia e repete a freqüência que estava sendo ouvida antes, seja ela qual for. Fui à Matingnon, concessionária em que comprei o dito cujo (registro que o atendimento é dos melhores) e, ouvi do técnico, que vários casos semelhantes haviam sido detectados e a solução recomendada pela empresa fabricante do rádio (Continental) era a desativação do RDS, uma vez que havia um conflito da freqüência especifica da CBN e, portanto, não era defeito do rádio. Até me apresentou um documento da Continental com tal recomendação –caramba! Está escrito isso lá e descrito o procedimento de desativação do RDS.
Não entendo nada disso mas, me parece, o sistema RDS tem especificação técnica universal e, portanto, tanto faz que o rádio seja fabricado na Argentina, França, China, Alagoas, Piripiri, etc., se o sinal que sai da emissora for RDS ele é reconhecido por receptores RDS sem conflitos. Aliás, tenho outros dois carros em casa com aparelhos que tem RDS e nunca tive nenhum problema parecido.
Alguém do fórum teve algum problema similar?

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Re: RDS RÁDIO C4 Pallas

Mensagem por bruno figueiredo »

Não lembro de ter lido nada parecido com isto, por aqui, Altamir. Vamos ver se alguém fala algo a respeito.
Abs
Bruno Figueiredo.

colpaulo
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por colpaulo »

Caro Altair,

Tenho um Pallas e um VTR, no Pallas, a toda troca de estação de rádio, tenho que desativar a função RDS, pois do contrário e fica rodando o scan e prucurando uma estação que tenha RDS mais próxima, é uma m***a, mas no VTR isso não acontece.

ABS

Paulo
colpaulo - São Paulo

AmP-
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por AmP- »

Poh, no meu pallas, em brasília, rodo com o RDS ativado e nunca tive problema com a sintonia.
O.o

R1C4
Membros

Mensagem por R1C4 »

O meu vtr mesmo com o rds desligado o radio ainda corta a musica pra procurar... UMA m***a!!!!!!

altamir
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

RDS RÁDIO C4 Pallas

Mensagem por altamir »

É um caso que se desenha como mais um golpe baixo em nós consumidores: está evidente que o problema é de defeito no aparelho, de componentes ou de projeto, e a empresa fabricante (Continental) se ausenta recomendando a desativação do recurso. O agravante nisso tudo é que a Citroen admite que os seus técnicos passem isso adiante. O mais sensato e honesto seria reconhecer a falha e tratar de devolver aos compradores do produto as condições que ele imaginava ter quando o comprou.

mrafaelj
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mrafaelj »

Caro Altamir

Também tenho um C4 Pallas 2008 com 6.000 Km que apresentou o mesmo defeito no rádio. A tecla em que é memorizada a freqüência da rádio Jovem Pan (em Curitiba FM 103,9) não aceita o comando de sintonia e repete a freqüência que estava sendo ouvida antes, seja ela qual for. Fui à Boulevard, concessionária em que comprei o carro, e lá foi "re-instalado o software do rádio" (conforme disse o consultor). Tinhal voltado a funcionar (memorizar a citada rádio perfeitamente) até que, neste fim de semana, o rádio voltou a ter o mesmo problema. Contudo, antes de leva-lo novamente à concessionária, li aqui a explicação dada a vc pelo técnico. Desativei o RDS e voltou a memorizar perfeitamente. Na intenção de fazer um teste, novamente ativei o RDS e parece que está normal! Estou cuidando para ver o que acontece. De qualquer forma, se acontecer o problema novamente, na revisão dos 10.000 km, vou pedir para resolver este problema de forma DEFINITIVA.
Uma dúvida: qual a verdadeira função do RDS?

Um abraço

RAFAEL
C4 Pallas GLX mecânico
prata 2008
rodas 17´- pneus 235/45

foxmc
Membros

Mensagem por foxmc »

Caro Rafael,
O Rádio Data System, ou RDS é um sistema de transmissão de dados em formato digital utilizado em transmissores de radiodifusão em FM. O RDS permite visualizar várias informações sobre a estação de rádio sintonizada, como o nome da rádio, tipo de programação, publicidade, entre diversas informações.

Fonte: http://www.medialess.com.br/?p=176
Ford Fusion 2.5 SEL 2011
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008

leo_lns
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por leo_lns »

pauloloc escreveu:Caro Altair,

Tenho um Pallas e um VTR, no Pallas, a toda troca de estação de rádio, tenho que desativar a função RDS, pois do contrário e fica rodando o scan e prucurando uma estação que tenha RDS mais próxima, é uma m***a, mas no VTR isso não acontece.

ABS

Paulo
No meu VTR isso não acontecia. Depois que deixei ele na concessionária para ativar a função de Tag id do mp3 player, ele começou a acontecer isso tmb.

Pode ter sido apenas coincidência, pois eu praticamente não escuto rádio.
Citroën C4 VTR 2.0i 16v / Xenon autodirecional / 17" Resolfen / H&R Springs / Aero Prata
Imagem

Carlos Foltran
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por Carlos Foltran »

No meu VTR isso não acontecia. Depois que deixei ele na concessionária para ativar a função de Tag id do mp3 player, ...
Ops, como é este lance de TAG ID? Vc pode ver o artista, nome da muúsica, etc. no visor? Comoooooooooo?
C4 Exclusiv Sport 2.0 Manual RED 10/11
Cuiabá/MT

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”