Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
elgs
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Manual

Motor e troca de óleo antecipada

Mensagem por elgs »

O meu irmão tem um Picasso naquele estilo Off Road, com santo antônio etc. Creio que se chama Picasso VTR.
Ele comprou com menos de um ano de uso e, logo em seguida, notou um problema no motor. Levado para a Concessinária Paris Car de Fortaleza, foi detectado um grave problema que eu não sei precisar exatamente. Não sei se é carbonização ou algo parecido. Sei que tiveram que abrir o motor e fazer um serviço que custou uns R$ 5000,00. Para completar, a concessionário não cobriu esse problema com a garantia, afirmando que o defeito decorreria de gasolina ruim.
Pergunto: embora eu sempre abasteça meu C4 Pallas em um mesmo posto, que me parece de confiança, deveria eu trocar o óleo com freqüência menor do que as revisões oficialmente programadas? Isso a fim de evitar incorrer no mesmo problema do meu irmão e seu Picasso?
Talvez seria uma boa pergunta para ser respondida também pelo Dyego, que trabalha na Citroën. Agradeço se puder me ajudar em dirimi-la.
Abraço a todos,
Everton
Everton
Pallas. preto. GLX. calota do VTR. Película Blackout.
Imagem

altamir
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Re: Motor e troca de óleo antecipada

Mensagem por altamir »

Combustível de má qualidade e fora das especificações contém solventes que reagem, químicamente, com os componentes do óleo sintético e faz com que parte dos ingredientes do óleo percam suas características físicas e propriedades de proteção ao motor, deixando, portanto, de cumprir adequadamente seu papel e, então, lá vem a "borra".
Mas não é somente isso que forma a borra. Existem outros fatores que a produzem no interior do motor. O uso de óleo com qualidade duvidosa é um dos casos, já que, quando superaquecido, não cumpre seu papel de manter a viscosidade adequada. Por isso, economia na hora de trocar o óleo do motor pode significar uma grande despesa no futuro.
Também a troca do óleo além dos prazos e kilometragem recomendados pelo fabricante irá produzir o mesmo resultado: borra. E que não se pense que o óleo mineral está imune a esses fatores, não importando se o motor é novo ou velho.
Portanto, em resumo, é preciso:
• cuidar para abastecer com combustível de boa qualidade;
• utilizar lubrificantes de marcas conhecidas, e
• obedecer as recomendações de uso passadas pelo fabricante e que constam do manual do proprietário, de acordo com o uso que se dá ao carro (severo ou suave)

Abs.
Altamir

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Picasso VTR????? bah manda umas fotos dessa relíquia porque nunca ouvi fala dessse modelo....abraços
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

dyego
Membros

Mensagem por dyego »

Bom tarde a todos, Amigo Everton, a chamada Xsara VTR não existe, mas o amigo Everton não esta errado, pois algumas concessionárias enfeitaram algumas Xsara Picasso com esse emblema XTR, com Hack de teto, mata boi na frente com farol de neblina faixas pretas dentre outros detalhes,quanto ao defeito do seu veiculo, pode ter sido causado realmente pelo combustível, mas somente em longo prazo, o combustível não faria isso em um curto período, sinal de que o antigo dono não deve as devidas precauções, pois problemas gerados devido ao combustível dão vários sinais antes de causarem um problema maior, como por exemplo, falhas no funcionamento, notando algum problema, leve imediatamente a concessionária mesmo não tendo completado o período da revisão, as revisões garantirão uma longa vida útil e uma bela garantia de seu veiculo.
Quanto ao fato deles não terem coberto a garantia, é porque a marca da garantia apenas de seu produto, e não de produtos terceiros como o combustível, já pulando para o seu C4 Everton, jamais troque o óleo por conta própria e jamais deixe que terceiros não autorizados pela marca dêem manutenção em seu veiculo o seu óleo pode rodar mais de 10000 km, mas será trocado com essa quilometragem, pois as revisões são a cada 10000 Km ou um ano, e se notar falhas no funcionamento ou qualquer outro defeito vá rapidamente a sua concessionária, lembrando de sempre ligar com antecedência e agendar seu veiculo para não ter que esperar um século.
Desde já obrigado a todos e uma boa noite.

elgs
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Manual

Mensagem por elgs »

Eu que agradeço pelas explicações e pela atenção dispensada por você a todos aqui do forum. Continue assim.
Forte abraço.
Everton
Everton
Pallas. preto. GLX. calota do VTR. Película Blackout.
Imagem

mark elber
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por mark elber »

Olá pessoas,
ressuscitando este fórum, perrrrgunto-lhes:

o motor quando novo, libera alguns resíduos, tipo limalhas, que vem a reduzir a qualidade do óleo, o que faz com que o mesmo precise ser substituído antecipadamente? fico preocupado, pois ao verificar o nível do óleo do meu Pallas, o mesmo se apresenta com sua coloração meio escurecida e já com pouca viscosidade. atento-os que apenas desfilo com o carro, não dou cacete. vcs acham que é preocupação demasiada, e que o óleo aguenta até a revisão dos 10.000km? o meu Pallas vai fazer um ano mês que vem e ainda está com 7.000km. ah, a revisão é só quando atingir 10.000km ou quando inteirar um ano de uso também pode ser feita?

agradeço a quem puder sanar minhas dúvidas

abraço

Thyago Szoke
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por Thyago Szoke »

A revisão é por tempo também, ou seja, você faz com 1 ano ou 10 mil km (o que ocorrer primeiro). Como seu carro tem apenas 7 mil km, então a manutenção se dá por tempo.

Abraços!
Imagem

altamir
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Mensagem por altamir »

Os motores modernos já não liberam tantos resíduos que possam comprometer a qualidade do óleo a ponto de exigir uma troca antecipada. No entanto, ela pode ser necessária dependendo do uso que se dê ao carro (normal ou pesado), entendendo-se como pesado utilização freqüente em ambiente de poeira, transito intenso, percursos curtos ou RPM constante acima da que se obtem o torque máximo.
Os atuais materiais e lubrificantes alongaram significativamente os intervalos de troca do óleo e possibilitam que os motores durem o triplo ou o quádruplo do que duravam há 30, 40 anos atrás.
A coloração escura não indica, por si só, a necessidade da troca do óleo. Portanto, deve ser observado o intervalo de troca recomendado pelo fabricante, conforme o uso do carro. Se acontecer de abastecer com combustível “batizado” é recomendável que se faça imediatamente a troca por lubrificante com a especificação recomendada pelo fabricante. Agora uma sugestão na base do "achismo": se notar que não vai rodar 10.000 Km em um ano, troque o óleo.
Abs.

R1C4
Membros
Veiculo: Outros

Mensagem por R1C4 »

Eu troco a cada 5,000km porque pego estrada com muita frequencia sempre piso fundo e meu carro esta chipado e com filtro e mais mods por vir, por isso adotei a troca a 5mil,e se comprado em lojas do ramo a troca de oleo neim sai tao cara assim...
abs!!!

colpaulo
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por colpaulo »

É uma questão de decisão pessoal, sempre troquei o óleo dos meus carros a cada 5 mil KM, mas desde que comprei os Citroen, respeito a troca apenas nas revisões, de acordo com o livreto de garantia. Mas concordo que seja melhor mantêr a troca a cada 5 mil KM, deve rever meus conceitos agora que a garantia do VTR acabou.

ABS
colpaulo - São Paulo

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”