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Novato em Citroën - Três dúvidas
Enviado: 31 Mar 2010, 08:32
por aandradepinho
Amigos,
Como disse na apresentação, peguei meu C4 hatch Excl. Mec. terça-feira desta semana. Estou gostando bastante. Já peguei estrada e é uma beleza o piloto automático. Mas três dúvidas surgiram. Se alguém puder ajudar agradeço. Ei-las:
1) Tendo olhado, antecipadamente, o checklist preparado pelo Bruno, notei que meu carro veio sem a rede "porta-trecos" do porta-malas. Vi um Pallas usado que tinha. A vendedora me disse que não vem mesmo. Liguei, então, para o 0800 da Citroen e me disseram que nenhum dos carros "estaria vindo com a rede, senhor". Afinal, vem ou não vem? Será que posso exigir?
2) A vendedora, de modo enigmático, me disse que era para abastecer só com gasolina comum. Confesso que não perguntei a ela, por diversas razões, o motivo disso. Pensei em depois ver o manual. Este fala para não usar gasolina com chumbo. Dai concluo: Na gasolina aditivada vem chumbo? Devo ou não utilizá-la?
3) Sempre notei que os experts no ramo mandam trocar as marchas na rotação especificada no manual. Olhei o manual do carro e não achei nada. O que voces sugerem, tecnicamente? Por volta de 3.500 rpm cada troca? Há essa necessidade mesmo?
Abraço,
Américo
Re: Novato em Citroën - Três dúvidas
Enviado: 31 Mar 2010, 10:38
por dricco
Salve !
1) Não está vindo mais mesmo, me parece que alguns modelos sem critério algum de fábrica são brindados com a rede, mas não está mais acompanhando o equipamento.
2) A recomendação da fábrica é seja usado somente gasolina sem chumbo, o que já o padrão de nossa pior gasolina. No entanto a experiencia mostra que a aditivada possui propriedades de limpeza desejadas e muito bem vindas e a Pódium é mais limpa, visto que recebe um tratamento diferenciado desde a armazenagem até o transporte em tanques de alúminio. Isso garante uma gasolina mais limpa, consequentemente uma combustão mais limpa e manutenção com limpeza de bicos e etc reduzida. É questão de você decidir o que é melhor para você, isso vai variar muito de como e quanto você dirige.
3) Deixo para os experts, meu Pallas cuida dessa questão de rotação para mim. Rs.
Abs e parabéns!
Re: Novato em Citroën - Três dúvidas
Enviado: 31 Mar 2010, 11:29
por Arr
Não vou falar como expert, apenas deixar minha opinião.
3) Antigamente... quando a eletrônica embarcada não era tão presente, havia uma recomendação dos especialistas para trocar as marchas sempre ao redor da rotação de torque máximo. Era onde se conseguia melhor aproveitamento do motor e consequentemente melhor consumo.
Hoje em dia com injeção elêtronica, mapas de ignição variáveis, aliados a outros aperfeiçoamentos mecânicos como o comando de válvulas variaveis a faixa de torque do motor se ampliou muito. Muitos motores, mesmo os 16 válvulas, já têm 70 a 80% to torque máximo disponível antes dos 2 mil giros.
Como o motor do C4 tem o torque máximo aos 4.000 rpm, seguir a lógica antiga seria um exagero numa condução normal no trânsito da cidade.
Use o bom senso e sua sensibilidade para que a marcha seguinte entre numa rotação já com bom torque disponível.
Dica 1: com o pé leve o câmbio automático do C4 faz as trocas ao redor dos 2.500 rpm
Dica 2: utilizar rotações demasiadamente baixas, ex. subir um ladeirão em 4ª marcha a 1200 rpm, força tanto o motor quanto o excesso de giros.
Re: Novato em Citroën - Três dúvidas
Enviado: 31 Mar 2010, 11:57
por rafaelmr
Eu estou com o carro há 1 semana, e no transito pesado daqui do rio, eu to passando a marcha, com o giro baixo (~2000 RPM), e vou me guiando pelo computador de bordo, indicando uma boa economia. Tambem não sei se é o correto.
Por exemplo, eu verifiquei, pelo CB, que a 60 Km/h em 5 indica que é mais economico do que em 4, porem abaixo disso não.
Re: Novato em Citroën - Três dúvidas
Enviado: 31 Mar 2010, 13:50
por HERON
aandradepinho escreveu:A vendedora, de modo enigmático, me disse que era para abastecer só com gasolina comum. Confesso que não perguntei a ela, por diversas razões, o motivo disso. Pensei em depois ver o manual. Este fala para não usar gasolina com chumbo. Dai concluo: Na gasolina aditivada vem chumbo? Devo ou não utilizá-la?
Eu acho que ela está "viajando". Respondendo às perguntas: a gasolina aditivada (de boa procedência) não tem chumbo. Vc pode utilizá-la (assim como pode utilizar a comum ou álcool).
aandradepinho escreveu:O que voces sugerem, tecnicamente? Por volta de 3.500 rpm cada troca? Há essa necessidade mesmo?
Não sou especialista, mas deixo minha opinião.
Tudo depende do tipo de condução que vc deseja. Quando quiser uma boa aceleração, troque em rotação elevada (o caso extremo é 6.000 rpm, na rotação de máxima potência, mas para o dia-a-dia, acima de 3.500 já está de bom tamanho). Quando estiver se deslocando "tranqüilo", troque em no mínimo 2.000 de 1ª para 2ª e em 2.500 para as demais trocas.
Re: Novato em Citroën - Três dúvidas
Enviado: 31 Mar 2010, 20:01
por Arr
Para ver a imagem inteira:
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/ ... torque.gif
Reparem que a curva de torque é quase plana entre os 1500 e 4000 giros. Esta é a faixa ideal de uso do motor, ou seja, onde ele anda com menos esforço.
Reparem também que em termos de torque o motor do C4 dá um pau feio no Focus, não só pela maior força, mas também por ficar disponível bem mais cedo.
Re: Novato em Citroën - Três dúvidas
Enviado: 02 Abr 2010, 22:15
por aandradepinho
Obrigado pela resposta! Ajudaram bastante. Abraço.