- elgs
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Troca de marchas/economia de combustível
Pessoal, trenho uma dúvida.
Não sei se é impressão, mas acho que o computador de bordo do meu Pallas manual aponta um menor consumo de combustível quando passo para quarta ou mesmo para aquinta marcha ainda com 40 km/h.
Não me refiro um momento de aceleração, mas apenas nos momento em que devo manter essa velocidade no trânsito lento de Fortaleza.
Se eu desejar acelerar para subir de velocidade, não tenho dúvida que tenho que reduzir para 3ª, pois na 4ª ou 5ª o carro nem responde, é muito forçado e deve consumir mais.
A dúvida é para manter a velocidade, por exemplo, de 40 km/h no plano. Achava uma velocidade muito baixa para uma quarta. Quando eu estou com a 3ª, o carro nem sequer parece usar o freio motor. Mas agora estou colocando até 5ª, às vezes. Tocando levemente no pedal, para manter.
Qual é a opinião de vocês?
Não sei se é impressão, mas acho que o computador de bordo do meu Pallas manual aponta um menor consumo de combustível quando passo para quarta ou mesmo para aquinta marcha ainda com 40 km/h.
Não me refiro um momento de aceleração, mas apenas nos momento em que devo manter essa velocidade no trânsito lento de Fortaleza.
Se eu desejar acelerar para subir de velocidade, não tenho dúvida que tenho que reduzir para 3ª, pois na 4ª ou 5ª o carro nem responde, é muito forçado e deve consumir mais.
A dúvida é para manter a velocidade, por exemplo, de 40 km/h no plano. Achava uma velocidade muito baixa para uma quarta. Quando eu estou com a 3ª, o carro nem sequer parece usar o freio motor. Mas agora estou colocando até 5ª, às vezes. Tocando levemente no pedal, para manter.
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Everton
Pallas. preto. GLX. calota do VTR. Película Blackout.
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- bruno figueiredo
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Re: Troca de marchas/economia de combustível
Com certeza, esta é a forma correta de dirigir no trânsito lento das grandes cidades, e o consumo diminui muito.
A 4 Rodas publicou uma matéria sobre isto ha uns dois ou três meses atrás. Se vc puder le-la tira-rá todas as suas dúvidas. Mas, vc está certo. Procure manter o giro do motor entre 1000 e 2000 rpm, sempre na marcha mais alta possível, e verá o consumo do seu carro melhorar muito.
Abs
A 4 Rodas publicou uma matéria sobre isto ha uns dois ou três meses atrás. Se vc puder le-la tira-rá todas as suas dúvidas. Mas, vc está certo. Procure manter o giro do motor entre 1000 e 2000 rpm, sempre na marcha mais alta possível, e verá o consumo do seu carro melhorar muito.
Abs
Bruno Figueiredo.
Re: Troca de marchas/economia de combustível
Olha, coincidência ou não, tinha uma amiga, que tinha um Polo, que não usava a 3ª marcha. Segundo ela, o carro econmizava bastante devido a isso (não me lembro mais dos valores, mas era impressionante). Eu não faço isso pois já tenho o costume de usar a 3ª. Já estou viciado. Se alguém tiver uma explicação, favor nos esclarecer, pois tb tenho dúvidas sobre isso.elgs escreveu:Pessoal, trenho uma dúvida.
Não sei se é impressão, mas acho que o computador de bordo do meu Pallas manual aponta um menor consumo de combustível quando passo para quarta ou mesmo para aquinta marcha ainda com 40 km/h.
Não me refiro um momento de aceleração, mas apenas nos momento em que devo manter essa velocidade no trânsito lento de Fortaleza.
Se eu desejar acelerar para subir de velocidade, não tenho dúvida que tenho que reduzir para 3ª, pois na 4ª ou 5ª o carro nem responde, é muito forçado e deve consumir mais.
A dúvida é para manter a velocidade, por exemplo, de 40 km/h no plano. Achava uma velocidade muito baixa para uma quarta. Quando eu estou com a 3ª, o carro nem sequer parece usar o freio motor. Mas agora estou colocando até 5ª, às vezes. Tocando levemente no pedal, para manter.
Qual é a opinião de vocês?
- bruno figueiredo
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Re: Troca de marchas/economia de combustível
Algumas vezes, dependendo da situação, vc não precisa usar todas as marchas. Pode passar da 2ª para 4ª, ou da 3ª para a 5ª, sem nenhum prejuizo para o carro, e com ganho na economia. Na matéria que citei antes, a 4 Rodas explica este fato também.
Claro que esta opção, é para quem está privilegiando totalmente o consumo, sem se preocupar em perder as emoções de uma tocada mais forte. Mas, como no meio do trânsito pesado, é quase impossível driblar os carros que estão a nossa volta, o melhor mesmo é relaxar, e dirigir com calma economizando combustível. O Planeta agradece.
Abs
Claro que esta opção, é para quem está privilegiando totalmente o consumo, sem se preocupar em perder as emoções de uma tocada mais forte. Mas, como no meio do trânsito pesado, é quase impossível driblar os carros que estão a nossa volta, o melhor mesmo é relaxar, e dirigir com calma economizando combustível. O Planeta agradece.
Abs
Bruno Figueiredo.
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Re: Troca de marchas/economia de combustível
No automático pelo menos o consumo é melhor no drive, que dependendo da velocidade fica em terceira com o giro mais alto, do que no tiptronic colocando na quarta.
Abraços
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Re: Troca de marchas/economia de combustível
Pelo amor de Deus Bruno será q tu não tem como escanear essa matéria?bruno figueiredo escreveu:Algumas vezes, dependendo da situação, vc não precisa usar todas as marchas. Pode passar da 2ª para 4ª, ou da 3ª para a 5ª, sem nenhum prejuizo para o carro, e com ganho na economia. Na matéria que citei antes, a 4 Rodas explica este fato também.
Claro que esta opção, é para quem está privilegiando totalmente o consumo, sem se preocupar em perder as emoções de uma tocada mais forte. Mas, como no meio do trânsito pesado, é quase impossível driblar os carros que estão a nossa volta, o melhor mesmo é relaxar, e dirigir com calma economizando combustível. O Planeta agradece.
Abs
Não aguento mais o meu C4 1.6 hatch fazendo 7.9/8 com álcool em grande parte na estrada...
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Re: Troca de marchas/economia de combustível
olha
meu VTR no "modo economico" ou seja...sem pisar nem esticar o motor... troco a marcha ateh 2500 rpm...
meu consumo eh bem interessante...fica em torno de 9.5 km/l pra um carro 2.0 ta mais q bom
meu VTR no "modo economico" ou seja...sem pisar nem esticar o motor... troco a marcha ateh 2500 rpm...
meu consumo eh bem interessante...fica em torno de 9.5 km/l pra um carro 2.0 ta mais q bom
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Re: Troca de marchas/economia de combustível
Olá
Isso acontece porque são marchas mais logas de engrenagens menores,a combustao é quase a mesma da marcha lenta e a trasnmissao da força causada pelo cambio acasionam menor volta na trasmissao da marcha,e motor se mantem, mas cuidado pois pode estragar o sincronizador.o ideal é passar por todas as marchas mesmo q não estique. mas lembrese se fizer o mesmo em velocidade demasiadamente baixa seu consumo pode ficar horrivel,sem contar a perda de tempo em retomadas. OK
Isso acontece porque são marchas mais logas de engrenagens menores,a combustao é quase a mesma da marcha lenta e a trasnmissao da força causada pelo cambio acasionam menor volta na trasmissao da marcha,e motor se mantem, mas cuidado pois pode estragar o sincronizador.o ideal é passar por todas as marchas mesmo q não estique. mas lembrese se fizer o mesmo em velocidade demasiadamente baixa seu consumo pode ficar horrivel,sem contar a perda de tempo em retomadas. OK