-
- Moderador
- Mensagens: 3975
- Registrado em: 19 Fev 2009, 22:18
- Estado: MG
- Cidade: Araguari
- Veiculo: Outros
- Localização: Araguari - MG
C4 WRC em exposição
Na concessionária, estava exposto este C4 como sendo original do WRC, tendo disputado inclusive a temporada de 2006. Na verdade o carro é um VTR (Coupé na Europa) comum, com maquiagem apenas para carater promocional. O C4 WRC, é de chassi tubular e nada tem a ver com um C4 normal. Existem até categorias inferiores de rally que usam o verdadeiro C4 de linha, com preparação apenas de motor, câmbio e suspensão, usando a estrutura de um VTR como os nossos. O do Loeb não. Pra quem não sabe, inclusive o carro usado atualmente como C4 é uma evolução do mesmo carro que era usado como Xsara anteriormente, apenas com a "bolha" externa trocada e a natural evolução de componentes. As regras para o mundial de rally 2011 irão mudar substancialmente, voltando os carros a patamares mais próximos dos carros reais. Haverá uma queda de 50% no custo de cada carro, que atualmente está ao redor de 1.500.000 dólares por veículo, devendo no próximo ano chegar a no máximo 750.000 dólares.
Achei mesmo assim legal ter o "carro do Loeb" próximo e tirei várias fotos para compartilhar aqui. Tirei inclusive várias fotos do interior depenado que coloquei em outro tópico, pois este assunto é de interesse meu, do bold, Feakzoid, Marcello e outros fuçadores em geral:
Tópico: Interior depenado do C4 VTR: viewtopic.php?f=26&t=4280
Vamos às fotos do carro em exposição. Veja se você entende de WRC e ache os detalhes do carro que não correspondem ao carro real do Loeb no WRC.
Visão geral do carro:
Detalhe da asa traseira. Favor não chamar de aero.... hahahahahhaha
As rodas OZ são de competição mesmo, mas qualquer um pode comprá-las na Europa:
Scoup:
Chave geral:
Detalhe "incriminador":
Agora só pra comparação veja umas fotos do carro do Loeb em ação:
Interior do carro do Loeb real (comparem com o outro tópico):
E por fim a resposta ao detalhe incriminador do carro do Loeb:
O limpador de parabrisas do carro WRC é convencional e não do tipo canivete como os nossos...
Outros detalhes notados:
Ausência do segundo scoup na parte da frente do carro
Ausência de abertura interna do scoup do teto
Ausência de gaiola de proteção
Lataria do carro é lata mesmo, enquanto no WRC é tudo fibra de carbono
Presença de acabementos nas bordas das portas e arremates de vidros
Presença de vidro na frente, o WRC é policarbonato
Espelho retrovisor original, o do Loeb é bem menor
Adicione você também um detalhe ainda não comentado....
Achei mesmo assim legal ter o "carro do Loeb" próximo e tirei várias fotos para compartilhar aqui. Tirei inclusive várias fotos do interior depenado que coloquei em outro tópico, pois este assunto é de interesse meu, do bold, Feakzoid, Marcello e outros fuçadores em geral:
Tópico: Interior depenado do C4 VTR: viewtopic.php?f=26&t=4280
Vamos às fotos do carro em exposição. Veja se você entende de WRC e ache os detalhes do carro que não correspondem ao carro real do Loeb no WRC.
Visão geral do carro:
Detalhe da asa traseira. Favor não chamar de aero.... hahahahahhaha
As rodas OZ são de competição mesmo, mas qualquer um pode comprá-las na Europa:
Scoup:
Chave geral:
Detalhe "incriminador":
Agora só pra comparação veja umas fotos do carro do Loeb em ação:
Interior do carro do Loeb real (comparem com o outro tópico):
E por fim a resposta ao detalhe incriminador do carro do Loeb:
O limpador de parabrisas do carro WRC é convencional e não do tipo canivete como os nossos...
Outros detalhes notados:
Ausência do segundo scoup na parte da frente do carro
Ausência de abertura interna do scoup do teto
Ausência de gaiola de proteção
Lataria do carro é lata mesmo, enquanto no WRC é tudo fibra de carbono
Presença de acabementos nas bordas das portas e arremates de vidros
Presença de vidro na frente, o WRC é policarbonato
Espelho retrovisor original, o do Loeb é bem menor
Adicione você também um detalhe ainda não comentado....
-
- Membros
- Mensagens: 1437
- Registrado em: 08 Jun 2008, 00:26
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 VTR
Re: C4 WRC em exposição
Será q vende o capo de fibra no mercado??
Eu vi esse carro no saguão da diretoria de sampa, aqui na Leopoldina. Só não consegui tirar fotos.
Era esse C4 q tava no ultimo salão não era?
ABS
Eu vi esse carro no saguão da diretoria de sampa, aqui na Leopoldina. Só não consegui tirar fotos.
Era esse C4 q tava no ultimo salão não era?
ABS
-
- Membros
- Mensagens: 306
- Registrado em: 11 Nov 2008, 21:21
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: RJ
Re: C4 WRC em exposição
Cyrao, ta na cara que isso é um fake do brabo, mas o C4 WRC usa sim um chassis normal de C4, nao é tubular nao, tem toda a amarraçao interna da gaiola mas é convenciapnal igual aos nossos carros. E o vidro da frente, por obrigacão do regulamento tem qu ser de vidro laminado, os outros podem ser policarbonato, mas o parabrisas nao
07 VTR - 17'' Wolf Wheels / H&R Springs / Koni Adjustables / Raceway Exhaust / Full VTS interior trim / 6000K Xenon Headlights /3000k Xenon Fog Lights / Aero /My Way-RNEG / USB Box
-
- Moderador
- Mensagens: 3975
- Registrado em: 19 Fev 2009, 22:18
- Estado: MG
- Cidade: Araguari
- Veiculo: Outros
- Localização: Araguari - MG
Re: C4 WRC em exposição
Na verdade me expressei mal. O bloco básico usado é de C4, mas na imprensa muitas vezes é referido como tubular, pois o bloco normal é totalmente alterado por amarrações tubulares que vão muito além da gaiola convencional de proteção ao piloto. No WRC, tanto C4, quanto Focus, possuem uma estrutura totalmente alterada internamente mudando a conformação torcional do carro. O monobloco pelado é totalmente remontado com ligantes tubulares que desde a traseira até o apoio de motor é refeito para aumento de resistência.Pedro H escreveu:Cyrao, ta na cara que isso é um fake do brabo, mas o C4 WRC usa sim um chassis normal de C4, nao é tubular nao, tem toda a amarraçao interna da gaiola mas é convenciapnal igual aos nossos carros. E o vidro da frente, por obrigacão do regulamento tem qu ser de vidro laminado, os outros podem ser policarbonato, mas o parabrisas nao
Esta foto mostra a estrutura a que me refiro, apesar de não ser o carro do Loeb, mas o protótipo híbrido da Citroen que por enquanto é apenas uma proposta, já que nada nas novas regras do WRC indicam o uso de motores híbridos. As regras para 2011 serão praticamente as da classe atual S2000, porém com motores 1.6 turbo.
Para quem ainda não sabe, a partir do próximo ano o carro oficial da Citroen no WRC não será mais o C4, e sim o DS3:
-
- Membros
- Mensagens: 43
- Registrado em: 04 Fev 2010, 11:53
- Estado: RJ
- Cidade: Petrópolis
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
Re: C4 WRC em exposição
Desculpe Cyro, mas terei que discordar de vc.
Não sei onde vc tirou a informação de q os carros da wrc atualmente utilizam chassis tubulares.
Mas assisto a quase todas as etapas do wrc pela espn, inclusive estou assistindo agora, e pelas câmeras internas q filmam o piloto e o navegador de frente, mostrando seus rostos, podemos ver claramente q os chassis dos carros são monobloco.
Como aqui: (infelizmente não encontrei uma imagem melhor)
E falo com certa propriedade, pois sou engenheiro mecânico e estudei muito sobre chassis para poder fazer meu projeto final: "ANÁLISE ESTRUTURAL UTILIZANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS DO CHASSIS DO PROTÓTIPO FÓRMULA SAE DESENVOLVIDO NA UFRJ".
Inclusive podemos ver a caixa do motor, as caixas de roda, torres das suspensões dianteiras e as longarinas quando os carros estão parcialmente desmontados nos intervalos entre as especiais.
Tb não conheço carros de competição com chassis tubulares que utilizem suspensão dianteria mcpherson. Na maioria das vezes, senão todas, utilizam braços sobrepostos.
Dê uma olhada nesta foto
Nela podemos ver nitidamente as caixas de roda traseiras, as torres das suspensões traseiras, as portas, etc.
Sei q eles estão reduzindo os custos, mas não neste caso.
Sobre os limpadores, realmente... estranho.
E os retrovisores são pequenos como no wrc nas fotos q vc tirou, não do tamanho q são os nossos.
Tb conheço muito bem chassis tubulares pois já cansei de ir nas oficinas da stock car aqui em petrópolis. Quase ninguem q não seja daqui sabe q todas as equipes, menos uma, são daqui.
É isso.
Abraços
Não sei onde vc tirou a informação de q os carros da wrc atualmente utilizam chassis tubulares.
Mas assisto a quase todas as etapas do wrc pela espn, inclusive estou assistindo agora, e pelas câmeras internas q filmam o piloto e o navegador de frente, mostrando seus rostos, podemos ver claramente q os chassis dos carros são monobloco.
Como aqui: (infelizmente não encontrei uma imagem melhor)
E falo com certa propriedade, pois sou engenheiro mecânico e estudei muito sobre chassis para poder fazer meu projeto final: "ANÁLISE ESTRUTURAL UTILIZANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS DO CHASSIS DO PROTÓTIPO FÓRMULA SAE DESENVOLVIDO NA UFRJ".
Inclusive podemos ver a caixa do motor, as caixas de roda, torres das suspensões dianteiras e as longarinas quando os carros estão parcialmente desmontados nos intervalos entre as especiais.
Tb não conheço carros de competição com chassis tubulares que utilizem suspensão dianteria mcpherson. Na maioria das vezes, senão todas, utilizam braços sobrepostos.
Dê uma olhada nesta foto
Nela podemos ver nitidamente as caixas de roda traseiras, as torres das suspensões traseiras, as portas, etc.
Sei q eles estão reduzindo os custos, mas não neste caso.
Sobre os limpadores, realmente... estranho.
E os retrovisores são pequenos como no wrc nas fotos q vc tirou, não do tamanho q são os nossos.
Tb conheço muito bem chassis tubulares pois já cansei de ir nas oficinas da stock car aqui em petrópolis. Quase ninguem q não seja daqui sabe q todas as equipes, menos uma, são daqui.
É isso.
Abraços
-
- Moderador
- Mensagens: 3975
- Registrado em: 19 Fev 2009, 22:18
- Estado: MG
- Cidade: Araguari
- Veiculo: Outros
- Localização: Araguari - MG
Re: C4 WRC em exposição
Já tinha postado uma "correção", pois não é um tubular verdadeiro como um DTM, mas também não é um monobloco convencional como nas categorias inferiores do rally. No WRC há toda uma estrutura tubular que faz parte estrutural do carro, não sendo apenas gaiola. Todo conjunto é alterado em resistência à torção. A própria foto que você postou mostra esta estrutura. O que havia referido erradamente (depois corrigi) foi falar em chassi tubular, apesar de muitas vezes a imprensa se referir assim aos WRC.
- bruno figueiredo
- Moderador
- Mensagens: 10182
- Registrado em: 18 Jun 2008, 23:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: Outros
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: C4 WRC em exposição
Uma coisa deu pra ver bem na foto nº 06. As rodas são de 5 furos, enquanto os C4 originais usam rodas de 4. O diâmetro dos discos traseiros, tb parece ser bem maior do que o diâmetro dos discos que vem em nossos carros. E por fim, as rodas aparentemente, estão bem mais para fora (alinhadas com a carroceria) do que nos carros originais. Se for realmente uma cópia, foi bem elaborada, ao reproduzir estas diferenças do carro de Raly, em relação aos de Rua.
Abs.
Abs.
Bruno Figueiredo.
- brunollo
- Membros
- Mensagens: 1185
- Registrado em: 01 Mai 2009, 10:36
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: C4 VTR
Re: C4 WRC em exposição
A verdade é que tá lindo... huhuehuehuehueh
Minha tolerância anda negativa com asneiras...
-
- Membros
- Mensagens: 971
- Registrado em: 30 Mai 2008, 19:07
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: São Paulo
Re: C4 WRC em exposição
A galera do C4C eh craque no jogo dos 7 erros, ou "Onde está Wally"........hehehe......
VTR Gris Aluminium, 225/45R18, Aero by Bold. Koyama 8000K H11, Sonar Chrome,DVD Pioneer 5980, Audiophonics 1500w sub 600W, Aux. Ipod RCA - Black vinil roof by Oracal - NASCAR chips, duplo fluxo SIMOTA, abafador by 4D Garage 170cv, Eibach
-
- Membros
- Mensagens: 43
- Registrado em: 04 Fev 2010, 11:53
- Estado: RJ
- Cidade: Petrópolis
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
Re: C4 WRC em exposição
Desculpe Cyro.Cyro escreveu:Já tinha postado uma "correção", pois não é um tubular verdadeiro como um DTM, mas também não é um monobloco convencional como nas categorias inferiores do rally. No WRC há toda uma estrutura tubular que faz parte estrutural do carro, não sendo apenas gaiola. Todo conjunto é alterado em resistência à torção. A própria foto que você postou mostra esta estrutura. O que havia referido erradamente (depois corrigi) foi falar em chassi tubular, apesar de muitas vezes a imprensa se referir assim aos WRC.
Me empolguei em postar minha resposta e esqueci de olhar pra ver se alguém já havia falado algo...
Só depois vi sua "correção".