Moto-ventilador do radiador/condensador C4 Pallas
Enviado: 06 Abr 2010, 11:37
Galera,
já começo à ficar meio chateado com os problemas que meu carro (2009 16.000km) vem apresentando, assim como quem não quer nada...
Acho que os argentinos estão sacaneando a gente na hora de montar os carros que vem pra cá, e a Citroen não está dando atenção devida à qualidade dos componentes.
Primeiro meu carro (Flex) teve o conhecido problema de partida a frio com álcool. Tive que atualizar o software do sistema auto-detectivo na concessionária pra resolver. Ok - resolvido na garantia.
Depois, o interruptor do travão do freio (que destrava o câmbio automáco do "P" e desliga o piloto automático) apresentou problemas e teve que ser trocado. Depois de quase 3 semanas de espera da peça e de reclamar no 0800/Meu Citroen, a peça foi trocada juntamente com o chicote do sistema. Ok - resolvido na garantia.
Agora, do nada, o ventilador do motor elétrico do radiador/condensador do ar condicionado (o ventilador é único para o sistema que é integrado) simplesmente queimou.
Os sintomas (e isso vale para alguns tópicos que li sobre ineficiência do ar condicionado ou alternância entre normal e compressor desligado) começaram justamente com o desligamento do compressor durante o funcionamento, de forma intermitente.
O problema é que o ventilador, quando o ar condicionado é ligado, TEM que ficar ligado direto. Isso é igual em todos os veículos, sem excessão. E outra coisa: os compressores dos carros não desligam e ligam o tempo todo como os aparelhos de casa. Mesmo quando deixado na opção "AUTO", o compressor se mantém ligado. O que muda é a ventilação e a abertura da portinhola de entrada de ar externo.
Portanto, quando o ventilador começou à falhar de forma intermitente, o motor começou à esquentar, e a proteção do sistema é de retirar carga. Portanto, desligava o compressor para aliviar o motor e tentar mantê-lo na temperatura normal. E o ar condicionado "ligava" e "desligava" de forma itermitente também.
Depois de alguma horas funcionando desta forma, o motor do ventilador queimou de vez e o STOP acendeu, juntamente com a informação do computador de bordo avisando que o motor estava com temperatura elevada. Confirmado com as barras de temperatura no painel, que ficam pistando quando estão completas.
O carro não chegou à "ferver" (graças à Deus), pois estava praticamente parado num estacionamento.
Estava próximo de uma concessionária no Recreio e levei o carro até a oficina. Lá o Proxia confirmou que o moto-ventilador estava inoperante e a peça foi solicitada em caráter de urgência (bem, disseram que era pedir num dia e entregar no outro... Estou aguardando).
Mas o resumo da ópera é o seguinte:
1. Quem estiver observando problemas de ar condicionado desligando e ligando, verifiquem se o ventilador (conhecido também como "ventoinha") está funcionando corretamente.
2. Esses argentinos estão sacaneando a gente.
Abraços.
já começo à ficar meio chateado com os problemas que meu carro (2009 16.000km) vem apresentando, assim como quem não quer nada...
Acho que os argentinos estão sacaneando a gente na hora de montar os carros que vem pra cá, e a Citroen não está dando atenção devida à qualidade dos componentes.
Primeiro meu carro (Flex) teve o conhecido problema de partida a frio com álcool. Tive que atualizar o software do sistema auto-detectivo na concessionária pra resolver. Ok - resolvido na garantia.
Depois, o interruptor do travão do freio (que destrava o câmbio automáco do "P" e desliga o piloto automático) apresentou problemas e teve que ser trocado. Depois de quase 3 semanas de espera da peça e de reclamar no 0800/Meu Citroen, a peça foi trocada juntamente com o chicote do sistema. Ok - resolvido na garantia.
Agora, do nada, o ventilador do motor elétrico do radiador/condensador do ar condicionado (o ventilador é único para o sistema que é integrado) simplesmente queimou.
Os sintomas (e isso vale para alguns tópicos que li sobre ineficiência do ar condicionado ou alternância entre normal e compressor desligado) começaram justamente com o desligamento do compressor durante o funcionamento, de forma intermitente.
O problema é que o ventilador, quando o ar condicionado é ligado, TEM que ficar ligado direto. Isso é igual em todos os veículos, sem excessão. E outra coisa: os compressores dos carros não desligam e ligam o tempo todo como os aparelhos de casa. Mesmo quando deixado na opção "AUTO", o compressor se mantém ligado. O que muda é a ventilação e a abertura da portinhola de entrada de ar externo.
Portanto, quando o ventilador começou à falhar de forma intermitente, o motor começou à esquentar, e a proteção do sistema é de retirar carga. Portanto, desligava o compressor para aliviar o motor e tentar mantê-lo na temperatura normal. E o ar condicionado "ligava" e "desligava" de forma itermitente também.
Depois de alguma horas funcionando desta forma, o motor do ventilador queimou de vez e o STOP acendeu, juntamente com a informação do computador de bordo avisando que o motor estava com temperatura elevada. Confirmado com as barras de temperatura no painel, que ficam pistando quando estão completas.
O carro não chegou à "ferver" (graças à Deus), pois estava praticamente parado num estacionamento.
Estava próximo de uma concessionária no Recreio e levei o carro até a oficina. Lá o Proxia confirmou que o moto-ventilador estava inoperante e a peça foi solicitada em caráter de urgência (bem, disseram que era pedir num dia e entregar no outro... Estou aguardando).
Mas o resumo da ópera é o seguinte:
1. Quem estiver observando problemas de ar condicionado desligando e ligando, verifiquem se o ventilador (conhecido também como "ventoinha") está funcionando corretamente.
2. Esses argentinos estão sacaneando a gente.
Abraços.