Setas e lanternas em LED C4 Pallas - aventura
Enviado: 08 Abr 2010, 01:55
Amigos,
Estou começando de leve no DIY. Apenas uma mudança de lâmpadas convencionais para elementos com LED. Mas já foi uma bela aventura.
1- A compra: Comprei parte do material na wolloko e parte na tunning parts. Eis as peças:
- Lâmpadas para luz de matricula (placa):
http://www.tuningparts.com.br/produto/3 ... das%20Led/
- Setas (x2) - Chinesas:
http://www.tuningparts.com.br/produto/6 ... das%20Led/
- Setas (x2) autopoli:
http://www.wolloko.com.br/wolloko/inter ... 5Fid=AP738
- Lanterna/Freio (x2) autopoli:
http://www.wolloko.com.br/wolloko/inter ... 5Fid=AP736
Elementos comprados vamos ao que interessa. Primeiramente, instalei as setas traseiras (chinesas) e as lâmpadas esmagadas. As lâmpadas esmagadas (5w5) de matricula ficaram show. Igual a BMW rsrsrsrs
Agora o resto....
Bom, as setas chinesas funcionaram bem, apesar da luminosidade nao agradar. Achei que perdeu brilho em relação a PY12 padrão de fabrica. Mas funcionaram. Sem alterações.
O problema começou na instalação das pólo duplo (lanterna/freio). Do lado direito (carona) a instalação correu sem problemas. Coloquei as polo duplo (autopoli) e funcionou tranquilamente. Testei lanterna e freio e tudo OK. O problema foi do lado no motorista. Aparentemente, o sistema elétrico do C4 Pallas usa essa lâmpada (lanterna traseira lado do motorista) para algum “by-pass” elétrico, e esse by-pass é baseado na impedância. Digo isso, pq quando coloquei essa lâmpada, a função de lanterna não funcionou e DESATIVOU a regulagem de altura do farol. O ideograma do controle rotativo pisca durante 1 seg e se apaga, junto com a lanterna. A luz de freio – segundo polo – funciona normalmente. Logo, ficar com um lado de LED e o outro normal não tem lógica. Saquei a lâmpada de led e voltei com a lâmpada convencional.
Fui para o prêmio de consolação. Colocar a lâmpada de led (autopoli) no bloco óptico dianteiro. Instalação fácil, teste com pisca - alerta show. Um efeito e tanto. Tranquei o carro. A seqüência de abertura/fechamento do carro ficou muito bonita. Ai, resolvi testar a seta normal... Bom... A velocidade das setas ficou louca! Isso mesmo! Louca! O pisque da seta ficou frenético, creu na velocidade 5!!!!
Pensei, fazer o que? Comecei uma dança de trocas de lâmpadas que terminou na seguinte configuração. Setas traseiras normais e setas dianteiras de LED autopoli. Mesmo assim com velocidade aumentada. Deixei assim pois o efeito na lanterna traseira com LED ou comum muda muito pouca, mas na frente com lentes lisas fica muito melhor. Novamente o sistema elétrico do Pallas com impedância indo ao infinito quando corta a alimentação, deixa o comando eletrônico das setas louco.
Agora a pergunta: Qual a mágica para se ter essa iluminação de LED, funcionando a contento? Colocar um resistor em serie com as seqüência de LEDs? Se sim, de quanto? 100ohms? Levar a resistência da lâmpada em conta surtirá efeito? Sinceramente ainda não fiz as medições básicas, mas deixo as perguntas para os pardais de plantão.
Antes que eu esqueça: Quando instalei a única lâmpada LED lanterna/freio que funcionou (lado do carona) ela mesmo com a lanterna desligada acendeu de forma muito tênue, indicando que alguma corrente passa sempre por ali pra fazer sabe-se lá o que.
Abraços,
Ricco.
Estou começando de leve no DIY. Apenas uma mudança de lâmpadas convencionais para elementos com LED. Mas já foi uma bela aventura.
1- A compra: Comprei parte do material na wolloko e parte na tunning parts. Eis as peças:
- Lâmpadas para luz de matricula (placa):
http://www.tuningparts.com.br/produto/3 ... das%20Led/
- Setas (x2) - Chinesas:
http://www.tuningparts.com.br/produto/6 ... das%20Led/
- Setas (x2) autopoli:
http://www.wolloko.com.br/wolloko/inter ... 5Fid=AP738
- Lanterna/Freio (x2) autopoli:
http://www.wolloko.com.br/wolloko/inter ... 5Fid=AP736
Elementos comprados vamos ao que interessa. Primeiramente, instalei as setas traseiras (chinesas) e as lâmpadas esmagadas. As lâmpadas esmagadas (5w5) de matricula ficaram show. Igual a BMW rsrsrsrs
Agora o resto....
Bom, as setas chinesas funcionaram bem, apesar da luminosidade nao agradar. Achei que perdeu brilho em relação a PY12 padrão de fabrica. Mas funcionaram. Sem alterações.
O problema começou na instalação das pólo duplo (lanterna/freio). Do lado direito (carona) a instalação correu sem problemas. Coloquei as polo duplo (autopoli) e funcionou tranquilamente. Testei lanterna e freio e tudo OK. O problema foi do lado no motorista. Aparentemente, o sistema elétrico do C4 Pallas usa essa lâmpada (lanterna traseira lado do motorista) para algum “by-pass” elétrico, e esse by-pass é baseado na impedância. Digo isso, pq quando coloquei essa lâmpada, a função de lanterna não funcionou e DESATIVOU a regulagem de altura do farol. O ideograma do controle rotativo pisca durante 1 seg e se apaga, junto com a lanterna. A luz de freio – segundo polo – funciona normalmente. Logo, ficar com um lado de LED e o outro normal não tem lógica. Saquei a lâmpada de led e voltei com a lâmpada convencional.
Fui para o prêmio de consolação. Colocar a lâmpada de led (autopoli) no bloco óptico dianteiro. Instalação fácil, teste com pisca - alerta show. Um efeito e tanto. Tranquei o carro. A seqüência de abertura/fechamento do carro ficou muito bonita. Ai, resolvi testar a seta normal... Bom... A velocidade das setas ficou louca! Isso mesmo! Louca! O pisque da seta ficou frenético, creu na velocidade 5!!!!
Pensei, fazer o que? Comecei uma dança de trocas de lâmpadas que terminou na seguinte configuração. Setas traseiras normais e setas dianteiras de LED autopoli. Mesmo assim com velocidade aumentada. Deixei assim pois o efeito na lanterna traseira com LED ou comum muda muito pouca, mas na frente com lentes lisas fica muito melhor. Novamente o sistema elétrico do Pallas com impedância indo ao infinito quando corta a alimentação, deixa o comando eletrônico das setas louco.
Agora a pergunta: Qual a mágica para se ter essa iluminação de LED, funcionando a contento? Colocar um resistor em serie com as seqüência de LEDs? Se sim, de quanto? 100ohms? Levar a resistência da lâmpada em conta surtirá efeito? Sinceramente ainda não fiz as medições básicas, mas deixo as perguntas para os pardais de plantão.
Antes que eu esqueça: Quando instalei a única lâmpada LED lanterna/freio que funcionou (lado do carona) ela mesmo com a lanterna desligada acendeu de forma muito tênue, indicando que alguma corrente passa sempre por ali pra fazer sabe-se lá o que.
Abraços,
Ricco.