Pessoal, bom dia
Preciso de uma ajuda um pouco urgente
Amanhã vou ver um C4 Hatch com 180 mil km e ai tenho algumas dúvidas.
O carro esta com essa km, mas aos 160mil o motor foi feito todo pois o carter furou e o oleo todo vazou. Ao todo, o proprietario gastou 8 mil reais (comprovado com nf) ou seja, o motor esta novo e com esse eu me preocupo. O que me preocupo mesmo é com o AL4. Alguns KM antes, na casa dos 155 mil, o cambio do carro foi feito e foi efetuada a troca das eletro valvulas (solenoides) e do oleo. O que o proprietario relatou é que aparecia a mensagem de avaria e o carro travava em segunda ou terceira marcha, aquele ja conhecido problema de pressão, aparentemente. Ele também relata que desde que efetuou o reparo, o carro nunca mais travou dessa forma.
As minhas duvidas agora são..Eu vou andar no carro, mas como eu avalio se o cambio REALMENTE esta bom? Claro, dicas obvias de verificar trancos e etc eu ja conheço, mas digo, esse problema costuma voltar apos uma certa km como ja vi em relatos. E mais do que isso, minha maior preocupação é o problema voltar pior, caso as cintas ou o proprio conversor de torque tenha sido prejudicado e não tem como eu saber. Tenho medo de andar no carro, ele estar ok, mas em alguns meses apresentar problemas novamente, ainda que o dono esteja sendo honesto e agindo de boa fé. Pra me prevenir, existe alguma forma? Alguma dica de avaliação essencial que possa me dar uma luz muito clara sobre a situação do câmbio nos próximos 10, 20 mil km? Eu não rodo tanto. Rodo menos de mil km no mês, mas me caso ano que vem e não posso ter surpresas. Eventualmente viajo pela empresa com o carro e travar em terceira ou patinar na estrada é o tipo de coisa que pode custar minha vida, além da grana, por isso gostaria de uma opinião ou dica que possa me ajudar a avaliar se devo ou não comprar esse carro, que aparentemente esta em perfeito estado de conservação e cuidado.
Muito obrigado desde ja e fico no aguardo!
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
-
- Membros
Re: Amanhã verei um C4 - Preciso de ajuda na avaliação do AL
O que quer dizer com "o câmbio do carro foi feito"??
Passou por uma reforma geral ou foi apenas a troca das eletroválvulas?
As eletroválvulas da marca correta (BorgWarner) passam fácil dos 100 mil km.
Infelizmente não tem como numa avaliação rápida prever se o câmbio vai dar defeito, ou não, daqui tantos mil km. Isso nem em carro zero.
Posso te adiantar algumas características para você sentir se o funcionamento do câmbio está normal.
1. A 2ª marcha o conversor patina bastante antes de bloquear. O pessoal costuma dizer que tem até uma "meia marcha" na segunda. Em subidas fortes a 2ª pode "patinar" até ao redor de 40km/h em "D". No modo manual bloqueia um pouco antes, por volta dos 30 km/h.
2. 4ª marcha já entra com conversor bloqueado.
3. Um "ronquinho" de rolamentos ao redor dos 60 km/h é normal. Característica desse câmbio desde 0km.
4. Com a atualização mais recente a velocidade mínima para entrar 4ª marcha é aos 60 km/h. Redução de 2ª para primeira com o carro desacelerando deve ocorrer aos 9 / 10 km/h.
5. É normal ele segurar a marcha em descidas para gerar freio-motor.
6. Ao parar em subidas mais íngremes é normal o carro voltar ao soltar o freio. Nas mais leves o câmbio segura.
Fora isso, sentir se o câmbio funciona corretamente nas passagens de marcha, se reduz sem hesitações no kick-down, parar numa subida e testar se ele arranca normalmente, etc., etc.
Infelizmente não tem como numa avaliação rápida prever se o câmbio vai dar defeito, ou não, daqui tantos mil km. Isso nem em carro zero.
Posso te adiantar algumas características para você sentir se o funcionamento do câmbio está normal.
1. A 2ª marcha o conversor patina bastante antes de bloquear. O pessoal costuma dizer que tem até uma "meia marcha" na segunda. Em subidas fortes a 2ª pode "patinar" até ao redor de 40km/h em "D". No modo manual bloqueia um pouco antes, por volta dos 30 km/h.
3. Um "ronquinho" de rolamentos ao redor dos 60 km/h é normal. Característica desse câmbio desde 0km.
4. Com a atualização mais recente a velocidade mínima para entrar 4ª marcha é aos 60 km/h. Redução de 2ª para primeira com o carro desacelerando deve ocorrer aos 9 / 10 km/h.
6. Ao parar em subidas mais íngremes é normal o carro voltar ao soltar o freio. Nas mais leves o câmbio segura.
Fora isso, sentir se o câmbio funciona corretamente nas passagens de marcha, se reduz sem hesitações no kick-down, parar numa subida e testar se ele arranca normalmente, etc., etc.
-
- Membros
Arr escreveu:O que quer dizer com "o câmbio do carro foi feito"??
Obrigado pelo retorno!
Quando você diz que "bloqueia o conversor" pra entrar na quarta, o que é isso?
O que fizeram no carro foi troca das solenóides e óleo pelo que entendi. Como foi feito em 2015, não creio que sejam Acutex. Porem o software com ct não foi atualizado pois ele não foi na css depois, a não ser que tenham atualizado antes! Não sei também qual óleo foi colocado e nem que tipo de troca foi realizada, ele estimou ter gasto algo em torno de 2k, mas preciso verificar pessoalmente e ver se tem nota descritiva dos serviços.
Vou dar uma volta e ver se algo esta anormal. Sei que nenhum carro tem como saber se esta ok, mas como o AL4 é bem delicado, temo que a troca de eletrovalvulas tenha apenas adiado um problema mais grave nas cintas e etc
-
- Membros
O bloqueio do conversor é quando ocorre a transmissão direta entre motor e câmbio, ou seja, rotação de motor e velocidade do carro variam na mesma proporção, acaba aquele efeito similar a embreagem patinando.
O AL4 "patina" nas 3 primeiras marchas (especialmente na 2ª). Na 4ª isso não ocorre, já engata praticamente em transmissão direta.
O software pode ter sido atualizado antes. Mesmo não estando atualizado, isso em teoria não afeta a durabilidade do câmbio, mas a versão mais nova deixa a condução mais suave e econômica, pois as trocas ascendentes são mais cedo. Evita também um tranco incômodo na redução de 2ª para 1ª (ao redor dos 18/19 km/h).
O AL4 "patina" nas 3 primeiras marchas (especialmente na 2ª). Na 4ª isso não ocorre, já engata praticamente em transmissão direta.
O software pode ter sido atualizado antes. Mesmo não estando atualizado, isso em teoria não afeta a durabilidade do câmbio, mas a versão mais nova deixa a condução mais suave e econômica, pois as trocas ascendentes são mais cedo. Evita também um tranco incômodo na redução de 2ª para 1ª (ao redor dos 18/19 km/h).