Página 1 de 2
C4 Pallas engasga e não liga
Enviado: 01 Mai 2010, 22:12
por RodrigoSouto
Pessoal, peguei meu C4 Pallas GLX mecânico novo na concessionária há 1 mês. Ele está com 1100Km. Até então só tinha abastecido com gasolina. No penúltimo abastecimento coloquei álcool e ele rodou normalmente. No último abastecimento coloquei álcool novamente e enchi o tanque de gasolina auxiliar. Saí do posto normalmente, parei na padaria, religuei o carro e fui para casa. No dia seguinte o carro não quis ligar de jeito nenhum. O motor de arranque funcionava mas o carro não ligava. Depois de insitir um pouco ele ligou, e deu para ir com ele engasgando até a concessionária.
O mecânico falou que não tinha como saber se era o combustível (porque eles não fazem teste de combustível lá) ou se era o sistema que reconhecia o álcool/gasolina. Ele reiniciou o sistema e desconectou/conectou as velas. Depois disso o carro ficou normal novamente.
No dia seguinte pela manhã o problema voltou, só que dessa vez nem consegui ligar. Ele liga, engasga e morre. Ainda não tive tempo de levar na concessionária.
Alguém tem idéia do que pode ser.
Obs1.: costumo abastecer no Carrefour (gasolina/álcool da Shell) da Barra, no Rio.
Obs2.: fix uma busca antes de postar mas não achei nada parecido. Desculpe se já existir algum tópico sobre isso.
Valeu. Rodrigo
Re: C4 Pallas engasga e não liga
Enviado: 01 Mai 2010, 23:27
por diegolacerda
Rodrigo,
Boa noite!
Estou com o mesmo problema, comprei meu carro na Saint German - Barra (C4 Pallas GLX BVA Flex 2010/2010), retirando no dia 28/04, fiz o primeiro abastecimento no Álcool, sem problemas, rodei o dia normalmente, no dia seguinte (pela manhã) tentei ligar o carro para trabalhar, o mesmo problema, o motor dava partida mas não mantinha, consegui mantê-lo ligado acelerando um pouco (mantendo a menor rotação possível) para aquecer o motor. No mesmo dia, a noite, passei por um sofrimento, com muito custo e depois de ligar para o Citroen Assistance, consegui manter o motor ligado e fui correndo para o posto completar o tanque na gasolina. O problema não voltou após abastecê-lo na gasolina; o que me parece ser um problema no sistema de partida a frio (conforme informado pelo técnico durante a ligação para o Citroen Assistance).
Tenho que voltar na concessionária para emplacar o carro e vou tentar resolver o problema.
Achei um tanto chato e ridículo retirar o veículo 0km em um dia e ter problema no dia seguinte, perdi compromisso por isso e espero que não ocorra novamente.
Para completar, devido ao tempo perdido no estacionamento tentando colocar o carro para funcionar (noite), fui assaltado no sinal (em Botafogo - a janela estava aberta), mas por "sorte" só levaram um celular velho da empresa e uma merreca que tinha no bolso...
Podemos compartilhar este problema na concessionária, pois ouvi falar de um recall "branco" para este tipo de problema...
Um abraço,
Diego Lacerda
Re: C4 Pallas engasga e não liga
Enviado: 02 Mai 2010, 01:13
por bruno figueiredo
Transferí para "Manutenção e Prevenção" que é o local apropriado para o tema.
Quanto ao problema, já temos Tópicos falando sobre isto. Pode ser, Álcool adulterado, defeito no sistema de partida a frio, ou atualização do software da injeção. Este último, aconteceu muito nos 1ºs modelos flex, mas depois com a atualização do software nunca mais houve reclamação. Quando forem levar na Autorizada, falem destas duas últimas causas, para não ficarem dúvidas.
Abs.
Re: C4 Pallas engasga e não liga
Enviado: 04 Mai 2010, 15:00
por diegolacerda
PessoALL,
Boa tarde!
Hoje estive na concessionária para emplacar e conversei com várias pessoas sobre este problema, todos informaram que há necessidade no primeiro abastecimento utilizar GASOLINA. Bom, vamos ver se era este o problema, pelo menos na gasolina não houve problema, vou aguardar mais um ou dois tanques para abastecer novamente no álcool.
Att.,
Diego Lacerda.
Re: C4 Pallas engasga e não liga
Enviado: 04 Mai 2010, 15:50
por Arr
diegolacerda escreveu:PessoALL,
Hoje estive na concessionária para emplacar e conversei com várias pessoas sobre este problema, todos informaram que há necessidade no primeiro abastecimento utilizar GASOLINA.
Gostaria de alguma justificativa técnica/cientifica para isso, pois acho que é simplesmente conversa mole da concessionária.
Meu carro só utilizei alcool desde o primeiro tanque e por enquanto não passa pela minha cabeça abastecer com gasolina. Principalmente porque não boto muita fé nesse sistema Flex, para mudar completamente o combustível de uma hora para outra e o motor continuar funcionando perfeitinho sem nenhum soluço. (Confesso que isso é "achismo" de minha parte, mas não estou nem um pouco a fim de arriscar para tirar a prova heheheh)
Re: C4 Pallas engasga e não liga
Enviado: 04 Mai 2010, 16:04
por diegolacerda
Arr escreveu:Gostaria de alguma justificativa técnica/cientifica para isso, pois acho que é simplesmente conversa mole da concessionária.
Meu carro só utilizei alcool desde o primeiro tanque e por enquanto não passa pela minha cabeça abastecer com gasolina. Principalmente porque não boto muita fé nesse sistema Flex, para mudar completamente o combustível de uma hora para outra e o motor continuar funcionando perfeitinho sem nenhum soluço. (Confesso que isso é "achismo" de minha parte, mas não estou nem um pouco a fim de arriscar para tirar a prova heheheh)
Também acredito nisso, mas por via das dúvidas, vou fazer um teste. Eu também sou cheio de achismos :-D, acho que se é flex deve funcionar com qualquer variação do combustível, desde a fábrica, mas...
Para mim, que estou rodando na gasolina agora, o carro está 100%, mas quero ver no álcool!
Um abraço,
Diego Lacerda.
Re: C4 Pallas engasga e não liga
Enviado: 04 Mai 2010, 19:08
por bruno figueiredo
Não existe esta história de abastecer primeiro com gasolina. O carro é flex, e deve funcionar normalmente com qualquer combustível. Se está com problemas, reclame. Peça para atualizar o software da injeção ou verificar a partida a frio. E veja se o Álcool utilizado não está adulterado.
Abs.
Re: C4 Pallas engasga e não liga
Enviado: 04 Mai 2010, 21:45
por diegolacerda
bruno figueiredo escreveu:Não existe esta história de abastecer primeiro com gasolina. O carro é flex, e deve funcionar normalmente com qualquer combustível. Se está com problemas, reclame. Peça para atualizar o software da injeção ou verificar a partida a frio. E veja se o Álcool utilizado não está adulterado.
Abs.
Correto, Bruno,
Vou verificar isso!
Obrigado,
Diego Lacerda.
Re: C4 Pallas engasga e não liga
Enviado: 06 Mai 2010, 13:03
por dricco
A título de curiosidade, a dois dias abasteci pela primeira vez com alcóol, hodômetro marcando 2600 km rodados, mais ou menos. Até então, só bebeu pódium e dois tanques de aditivada.
Não senti diferença absolutamente nenhuma. Mesmo a tal potência extra entregue pela taxa de compressão maior do alcóol, se existe ainda não consegui perceber. São poucos dias e digirindo essencialmente na cidade. Mas o comportamento do carro é absolutamente igual e preciso como na gasolina.
De manhã pega com a mesma facilidade que a gasolina, de qualquer forma o tanque auxiliar de partida foi abastecido com podium.
O consumo da máquina está, na cidade, por volta de 8-8,5 km/l na gasolina e 7-7,5 km/l no alcóol.
Abs.
Re: C4 Pallas engasga e não liga
Enviado: 06 Mai 2010, 19:53
por El Guapo
dricco escreveu:A título de curiosidade, a dois dias abasteci pela primeira vez com alcóol, hodômetro marcando 2600 km rodados, mais ou menos. Até então, só bebeu pódium e dois tanques de aditivada.
Não senti diferença absolutamente nenhuma. Mesmo a tal potência extra entregue pela taxa de compressão maior do alcóol, se existe ainda não consegui perceber. São poucos dias e digirindo essencialmente na cidade. Mas o comportamento do carro é absolutamente igual e preciso como na gasolina.
De manhã pega com a mesma facilidade que a gasolina, de qualquer forma o tanque auxiliar de partida foi abastecido com podium.
O consumo da máquina está, na cidade, por volta de 8-8,5 km/l na gasolina e 7-7,5 km/l no alcóol.
Abs.
Na verdade não há taxa de compressão maior no alcool, não há como ter uma taxa para gasolina e outra para o alcool em um mesmo motor, no motor do C4 Flex foi mantida a taxa de compressão do antigo motor a gasolina e quando vc roda com alcool há um aproveitamento muito ruim deste combustível por causa da taxa de compressão otimizada para a gasolina.
Caso este motor fosse para uso exclusivo com alcool poderia ser adotada uma taxa de compressão bem maior, aí sim poderia ser sentida uma diferença significativa em relação à gasolina e certamente o consumo seria melhor.