Tudo relacionado a personalização da linha C4.
Dmaranho
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Rodas c/ offset 40...adaptação ?

Mensagem por Dmaranho »

Bom galera,
Estou precisando trocar os calçados do Pallas, vou aproveitar pra trocar as rodelas.

Surgiu uma boa oportunidade de pegar umas rodas 18'' com offset 40, pneus na medida 225/40/18. Preciso fazer alguma adptação por causa do offset ?
[img]http://img534.imageshack.us/img534/9783/assdegoh.jpg[/img]

[i]As formigas que se abaixem !!! kkkk[/i]
[i]EX - Celta do Dego - (Dmaranho)[/i] ---- > http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=79208&hl=

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Re: Rodas c/ offset 40...adaptação ?

Mensagem por bruno figueiredo »

Sim precisa. Como o offset do C4 é 25, e o destas rodas é 40. Vc tem que usar um adaptador de 15mm para colocar as rodas na posição certa, ou elas ficarão 15mm mais para dentro do que as originais, o que vai te dar problemas de dirigibilidade. Isto se conseguir montá-las, pq provavelmente elas vão bater nas pinças dos freios a disco.

Abs.
Bruno Figueiredo.

Cyro
Moderador
Estado: MG

Mensagem por Cyro »

Conselho puramente estético: como vai mesmo fazer um adaptador, faz 5 mm acima do necessário. Faz com 20 mm que "joga" a roda discretamente pra fora. Mais espaço pra pinça de freio e mais bonito, pois acho as rodas da linha C4 muito pra dentro.
Imagem

bruno figueiredo
Moderador
Contato:

Cyro escreveu:Conselho puramente estético: como vai mesmo fazer um adaptador, faz 5 mm acima do necessário. Faz com 20 mm que "joga" a roda discretamente pra fora. Mais espaço pra pinça de freio e mais bonito, pois acho as rodas da linha C4 muito pra dentro.
Concordo plenamente! Eu inclusive, com uma roda de off set 38, estou usando um espaçador de 30mm. Vantagem disto tb é com relação aos parafusos. Quanto maior o espaçador, maiores os parafusos que vc pode usar, sem que eles encostem no cubo do carro. Isto quando a furação é diferente da original, bem entendido. Caso de rodas com 5 furos, por exemplo.

Abs.
Bruno Figueiredo.

Dmaranho
Membros

Mensagem por Dmaranho »

Estes espaçadores voces mandaram fazer ou compraram pronto ?
Andei vendo no ML pra vender, só encontrei de 6mm

Em questão de seurança, muda alguma coisa ?

[i]EX - Celta do Dego - (Dmaranho)[/i] ---- > http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=79208&hl=

bruno figueiredo
Moderador
Contato:

Eu mandei fazer em um torneiro de confiança. Procure em sua cidade um torneiro que seja bom, e peça que ele faça as peças pra vc.

Abs.
Bruno Figueiredo.

Dmaranho
Membros

Mensagem por Dmaranho »

bruno figueiredo escreveu:Eu mandei fazer em um torneiro de confiança. Procure em sua cidade um torneiro que seja bom, e peça que ele faça as peças pra vc.

Abs.
eh, acho q vai ficar pra proxima, o cara q conheço num mexe com isso.... vou ter q procurar umas rodelas com off-set certo....

fotografoRJ
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Contato:

Mensagem por fotografoRJ »

Estou com diversas dúvidas em relação a este tópico. O Bruno disse acima que ele usa um espaçador de 30mm, isso dá 3cm de roda pra fora, ficando mais perto do para-lama e podendo raspar nele....
E quanto aos parafusos originais das rodas, não dá pra usá-los...?
Aonde se encontra parafusos pra rodas da Citroen com 3 cm a mais no comprimento ?
Isso não compromete a segurança do carro andando em alta velocidade ?
É possível usar esse espaçador com as rodas de liga leve originais do C4 Pallas ?

bruno figueiredo
Moderador
Contato:

fotografoRJ escreveu:Estou com diversas dúvidas em relação a este tópico. O Bruno disse acima que ele usa um espaçador de 30mm, isso dá 3cm de roda pra fora, ficando mais perto do para-lama e podendo raspar nele....
E quanto aos parafusos originais das rodas, não dá pra usá-los...?
Aonde se encontra parafusos pra rodas da Citroen com 3 cm a mais no comprimento ?
Isso não compromete a segurança do carro andando em alta velocidade ?
É possível usar esse espaçador com as rodas de liga leve originais do C4 Pallas ?
Não é bem assim. Na verdade as minhas rodas saíram apenas 17mm para fora, o que não é suficiente para que elas raspem nos para lamas. Acontece que eu estou usando rodas de 5 furos, de off set 38. Isto significa que elas são 13mm mais pra dentro que as rodas originais que possuem off set 25, e com o espaçador de 30mm elas acabaram ficando 17mm mais pra fora, e não os 30mm totais do espaçador. O offset, é a medida em milímetros do plano dos parafusos da roda, até o centro desta. Então, quanto maior o off set, mais para dentro elas ficarão. No meu caso, os espaçadores ficam fixos no cubo do carro presos pelos 4 parafusos, e as rodas ficam presas nos espaçadores através de 5 parafusos. Neste caso, quanto mais largo o espaçador, mas seguras as rodas estarão, pois os parafusos podem ser bem compridos, que não rasparão no cubo do carro.
Então o que eu fiz, não tem nada a ver com as rodas originais do carro. Estes espaçadores, são adaptadores tb, pois passam de 4 para 5 furos. Quem quer apenas colocar as rodas mais para fora, basta colocar um espaçador de 1/2 polegada, por exemplo, com parafusos mais compridos, e pronto.

Abs.
Bruno Figueiredo.

brunollo
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por brunollo »

A explicação do Bruno está certíssima. Só pra completar, se alguém for realmente mandar fazer espaçador com torneiro, FAÇA DE AÇO. QUANTO MAIS DURO MELHOR. Por isso a maioria dos torneiros não faz. Peças de aço duro são muito difíceis de se fabricar em torno. Em compensação, justamente por que o aço é muito duro, normalmente o trabalho é mais longo e os cortes costumam ficar mais precisos.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

Responder

Voltar para “Personalização e Tuning”