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Liquido de arrefecimento - VTR

Enviado: 03 Jun 2010, 22:56
por Flisk
Pessoal, estou com uma dúvida.
Em setembro de 2009 comprei um VTR usando (06/07) com 35mil km. Todas as revisões na concessionária (com as NF's de cada uma também). Bom, relatando o problema.

Quando comprei o carro, notei que a água do radiador estava abaixo no nívem MIN (quase no fim do reservatório), informei ao vendedor. Na entrega do o carro ele avisou que foi detectado um vazamento/problema com a bomba da água e que esta foi trocada. Ao verificar, o nível estava certo e com o liquido correto (cor verde).

Tempo passa e eu acompanhando o nível semanalmente, mas percebo que ele vai baixando gradualmente. No início de fevereiro fiz a revisão programada (estava com 40mil, mas já tenha feito 1 ano da última revisão), e avisei ao gerente que a água estava abaixo do nível. Como tinha relatado o problema da água baixando (além da troca da bomba na compra), foi verificado se não havia problema com a junta do cabeçote. Segundo eles nada foi encontrado (em relação a junta e a bomba). Revisão feita e ele me informou que colocaram o carro na bomba de pressão para verificar vazamentos no circuito da água e foi encontrado um vazamento em uma junção. Ok, ao receber o carro verifiquei que o liquido havia sido trocado, e o nível estava próximo do MAX com o motor frio. Essa parte da verificação e do líquido não foi cobrada.

Mesmo assim, fui acompanhando a água e percebi que ela continuava a baixar no mesmo ritmo. Chegando em abril (metade) levei o carro a concessionária com água abaixo (1 CM) do MIN. Novamente foi colocado na bomba de pressão (o carro ficou um dia na concessionária) e nenhum vazamento foi encontrado. Segundo o gerente a pressão não mudou e por isso nao existe vazamento aparente ou que possa ser detectado. Ok, verifiquei que o liquido foi trocado e que próximo do MAX. O gerente pediu para eu ficar acompanhando.

Seguindo o que foi pedido, acompanheo semanalmente o nível. E adminhem, novamente ele está baixando.

Informaões adicionais. O carro não aquece em execesso, posso contar nos dedos de uma mão as vezes que escutei a ventoinha ligar. Sendo que ela sempre ligou em condições severas (parado na fila do Habibs que custava em não andar por exemplo). A temperatura muda normalmente (não fica quente rápido). Mesmo com o nívem no MIN.
O consumo km/l está ótimo na média do meu antigo carro. O motor não engasga e nunca me deixou na mão. Na garagem, nenhuma marca de óleo no chão ou de água. Além disso, o óleo não está com marca de água, pedi para verificar isso na revisão e sem presença de água. E também não precebo bolhas ao verificar o nível. A água do arrefecimento não muda de coloração, sempre fica verde (não vai ficando com tom de ferrugem com o passar do tempo e nem transparente). Outra informação, com o carro quente, depois de 10/20KM ou até 100Km por exemplo, a água está no nível certo, perto do MAX. Isso ao meu ver quer dizer que água ele tem e está conseguindo manter a pressão (não tem fuga de pressão na bomba de água).

Bom, depois desse longo texto pergunto, vocês tem alguma idéia que posa me ajudar?
Estou ficando sem elas. Tenho duas hipóteses, a primeira é um problema com o próprio reservatório, ele pode estar com alguma rachadura que só aparece com o motor quente (quem sabe a tampa com problema)? Ou um problema na junta do cabeçote que somente deixe passar água quando o motor esquenta?

Não é um problema que me preocupa muito, pois ele não está causando efeitos colaterais. O vazamento não é rápido, mas pode ser observado ao passar dos meses.

Só para finalizar, sempre fui bem atendido na concessionária. Não posso me queixar do atendimento, tanto que na última vez que fui (onde só foi visto o líquido e o carro ficou um dia na mão deles) nada foi cobrado (nem mão de obra).

Re: Liquido de arrefecimento - VTR

Enviado: 04 Jun 2010, 10:04
por shidodehizar
Creio que seja só limpeza no radiador, tive um problema parecido com uma blazer, foi só fazer a limpeza do radiador e solucionou o caso

Re: Liquido de arrefecimento - VTR

Enviado: 04 Jun 2010, 11:21
por El Guapo
Eu arriscaria dizer que é a tampa, essas tampas possuem 2 válvulas, uma que abre quando a pressão no sistema ultrapassa determinado valor ( no caso de um superaquecimento para que as mangueiras literalmente não "explodam") e outra que abre quando há formação de vácuo no sistema, qualquer defeito em uma destas vávulas e o carro passa a perder água, coisa minima mas que com o tempo.....

No meu carro tambem percebo que o nível abaixa um pouco, mas é coisa de 1 cm medido no reservatório, ano passado na revisão o nível foi completado (estava pouca coisa abaixo de máx) e agora, 7 meses depois baixou coisa de 1 cm, estou desconfiado da tampa tb.