Desmontando o Parachoque Dianteiro
Enviado: 03 Jul 2010, 21:36
Este tutorial montei pra quem tem vontade de fuçar na frente do C4 mas não sabe como. Um ponto em comum com muitas modificações é a necessidade de remover o parachoque dianteiro, seja para instalar faróis novos, reparos do próprio parachoque (outro tutorial a caminho...) e ainda trocar lâmpadas de alto em carros equipados com xenon original como o meu. ISSO MESMO!!!!!!!! Pra trocar as lâmpadas do alto com xenon original precisa retirar o parachoque e em outro tópico irei mostrar a troca das lâmpadas propriamente dita. Neste tutorial fica apenas a remoção completa do parachoque.
Notar que tudo que mostro aqui é válido para os carros sem xenon original também, exceto (é claro) a retirada dos lavadores de farol.
Inicialmente vamos enumerar as ferramentas necessárias:
- Chave Torx no.s 20 25 e 27
- Chave Philips de tamanho médio
- Chave de fenda fina (apenas pra puxar as presilhas)
Sugiro que se faça o serviço com as rodas da frente retiradas e o carro elevado em cavaletes, mas dá pra fazer com o carro no chão e com as rodas, mas dá bem mais trabalho. No meu VTR preto tinha feito com rodas no lugar e carro no chão. Fica tudo muito mais difícil pela pouca altura do carro e o pequeno espaço nas caixas de roda. Um cavalete simples pra carro custa uns 50 reais em casas de ferragens e se você for muito muquirana pode mandar um ferreiro fazer um modelo fixo.
Depois de elevar o carro e colocar em cavaletes, começa o serviço propriamente dito. Se repararem nas fotos eu apóio o carro em cavaletes mas deixo dois macacos mais pra trás, por questão de segurança, sendo um o original mesmo e outro um hidráulico que eu sempre uso.
O primeiro passo é identificar as presilhas das caixas de roda e os parafusos a serem removidos.
Existem 2 presilhas na caixa de rodas e dois parafusos. As duas presilhas são soltas da mesma forma, levantando-se a parte central das mesmas com uma chave de fenda e depois removendo a presilha como um todo:
Existem duas presilhas de cada lado da caixa de roda, sendo uma bem embaixo na face voltada pra roda (da foto acima) e outra por baixo:
PS: a foto tá virada 90º, mas dá pra ver a outra presilha
No meio da curvatura da caixa de roda tem um parafuso bem evidente de cabeça Philips, fácil de remover:
Bem no alto da curvatura da roda, tem um outro parafuso de cabeça Torx, escondido dentro da capa plástica da caixa de roda, numa pequena abertura neste local, mas que não dá pra ver o parafuso propriamente:
Tendo soltado as presilhas inferiores e o parafuso de cabeça Philips, dá pra puxar esta capa plástica pra fora, dando pra ver este parafuso:
Com a parte lateral totalmente solta, passa-se a retirar 3 parafusos de cabeça Torx na parte de baixo do parachoque, na frente do carro, sendo 2 nas laterais (um de cada lado) e um bem no meio:
O próximo passo é remover a capa do lavador de faróis. Primeiro puxe de leve com apoio de uma chave de fenda a capa junto ao parachoque:
Ao mover a capa puxe com as mãos mesmo o lavador pra fora:
Observando a imagem acima, note que o lavador é preso por duas presilhas brancas que forçadas pra baixo liberam o lavador. Não se assuste porque o resto vai lá pra dentro, mas depois pra remontar é só puxar que sai novamente.
Aspecto final do lavador removido:
Agora pode-se puxar as partes laterais para desencaixar e o parachoque estará preso apenas pelas presilhas superiores:
Com tudo pronto, faltam apenas as presilhas superiores do parachoque que se encontram dentro do compartimento do motor, e incluem a grade frontal . No total são 6 presilhas que são removidas da mesma forma que as anteriores, porém mais fáceis (são menos detonadas em geral):
Agora é só puxar o parachoque pra frente que está solto. Não puxe direto. Libere a parte de cima e bascule pra fora, podendo apoiar a base no chão junto ao local original, pra liberar os faróis de neblina. O jeito mais fácil é simplesmente retirando as lâmpadas. Agora tá tudo solto mesmo e o serviço está acabado... ou não??? AGORA é que o serviço vai começar mesmo. hahahahahhahhahahahaha
Aspecto final do parachoque removido:
Notar que tudo que mostro aqui é válido para os carros sem xenon original também, exceto (é claro) a retirada dos lavadores de farol.
Inicialmente vamos enumerar as ferramentas necessárias:
- Chave Torx no.s 20 25 e 27
- Chave Philips de tamanho médio
- Chave de fenda fina (apenas pra puxar as presilhas)
Sugiro que se faça o serviço com as rodas da frente retiradas e o carro elevado em cavaletes, mas dá pra fazer com o carro no chão e com as rodas, mas dá bem mais trabalho. No meu VTR preto tinha feito com rodas no lugar e carro no chão. Fica tudo muito mais difícil pela pouca altura do carro e o pequeno espaço nas caixas de roda. Um cavalete simples pra carro custa uns 50 reais em casas de ferragens e se você for muito muquirana pode mandar um ferreiro fazer um modelo fixo.
Depois de elevar o carro e colocar em cavaletes, começa o serviço propriamente dito. Se repararem nas fotos eu apóio o carro em cavaletes mas deixo dois macacos mais pra trás, por questão de segurança, sendo um o original mesmo e outro um hidráulico que eu sempre uso.
O primeiro passo é identificar as presilhas das caixas de roda e os parafusos a serem removidos.
Existem 2 presilhas na caixa de rodas e dois parafusos. As duas presilhas são soltas da mesma forma, levantando-se a parte central das mesmas com uma chave de fenda e depois removendo a presilha como um todo:
Existem duas presilhas de cada lado da caixa de roda, sendo uma bem embaixo na face voltada pra roda (da foto acima) e outra por baixo:
PS: a foto tá virada 90º, mas dá pra ver a outra presilha
No meio da curvatura da caixa de roda tem um parafuso bem evidente de cabeça Philips, fácil de remover:
Bem no alto da curvatura da roda, tem um outro parafuso de cabeça Torx, escondido dentro da capa plástica da caixa de roda, numa pequena abertura neste local, mas que não dá pra ver o parafuso propriamente:
Tendo soltado as presilhas inferiores e o parafuso de cabeça Philips, dá pra puxar esta capa plástica pra fora, dando pra ver este parafuso:
Com a parte lateral totalmente solta, passa-se a retirar 3 parafusos de cabeça Torx na parte de baixo do parachoque, na frente do carro, sendo 2 nas laterais (um de cada lado) e um bem no meio:
O próximo passo é remover a capa do lavador de faróis. Primeiro puxe de leve com apoio de uma chave de fenda a capa junto ao parachoque:
Ao mover a capa puxe com as mãos mesmo o lavador pra fora:
Observando a imagem acima, note que o lavador é preso por duas presilhas brancas que forçadas pra baixo liberam o lavador. Não se assuste porque o resto vai lá pra dentro, mas depois pra remontar é só puxar que sai novamente.
Aspecto final do lavador removido:
Agora pode-se puxar as partes laterais para desencaixar e o parachoque estará preso apenas pelas presilhas superiores:
Com tudo pronto, faltam apenas as presilhas superiores do parachoque que se encontram dentro do compartimento do motor, e incluem a grade frontal . No total são 6 presilhas que são removidas da mesma forma que as anteriores, porém mais fáceis (são menos detonadas em geral):
Agora é só puxar o parachoque pra frente que está solto. Não puxe direto. Libere a parte de cima e bascule pra fora, podendo apoiar a base no chão junto ao local original, pra liberar os faróis de neblina. O jeito mais fácil é simplesmente retirando as lâmpadas. Agora tá tudo solto mesmo e o serviço está acabado... ou não??? AGORA é que o serviço vai começar mesmo. hahahahahhahhahahahaha
Aspecto final do parachoque removido: