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[PONTEIRA CROMADA] Cortando o parachoque traseiro
Enviado: 27 Ago 2010, 01:34
por mestremassula
Finalmente comprei minha ponteira VTS Style. Sem noção, a traseira do carro muda muito, fica muito mais esportivo. Antes de levar para soldar tivemos que cortar o para-choques aqui em casa mesmo.
Algumas dicas:
-> Cuidado na hora de tirar a parte de plástico, tem várias mini-presilhas. O ideal é fazer o serviço de dia e enfiar a cabeça debaixo do carro mesmo!
-> Cuidado com a fiação do sensor de estacionamento, fica a poucos centímetros!
-> Depois de cortar a quente (pode ser na faca como eu fiz), use uma lixa grossa para iniciar o acabamento das bordas, e finalmente uma lixa mais fina (aquelas "lixa d'água" que são boas) para o acabamento final.
Segue abaixo as fotos que falam por si só.
Depois de feitas as medidas começamos a cortar. Calculamos 0,5cm de espaçamento entre a ponteira e a borda:
Faca sacrificada:
Cortando:
Testando sem acabamento:
O corte:
Testando:
Resultado final:
Resultado final:
Como o desenho do para-choques é meio curvo, fica uma pequena diferença na distância que fica pra fora. Normal. Outra opção era colocar a ponteira curvada, mas não gostei. Assim ficou melhor:
Falta dar uma lavada/lustrada nela. Mas dá pra ter uma idéia do resultado.
Custei a achar essa ponteira VTS Style. Encontrei uma loja de escapamento aqui em BH perto da minha casa que tem umas 50 dela, tudo parado, não sei porque. Quem tiver com dificuldades de achar eu posso comprar e mandar via correios (também tem um correio enfrente a minha casa :0)
Valew galera!!
Re: [PONTEIRA CROMADA] Cortando o parachoque traseiro
Enviado: 27 Ago 2010, 03:16
por Cyro
Muito legal o DIY. 100% claro e objetivo. Parabéns.
O resultado ficou perfeito. Também acho que uma ponteira exteriorizada no VTR casa muito bem com o estilo esportivo do carro. Não dá pra entender porque o Pallas que tem um perfil mais sóbrio tem ponteira e o VTR não tem.
Tenho um projeto (arquivado por enquanto) de colocar 2 ponteiras na traseira, e obviamente conectadas ao sistema de escape do carro. A ideia é trocar todo o escape e fazê-lo com saída dupla, mas essa fase que inclui motor é mais pra frente, depois do visual externo (que tá em fase final) e do som (que tá começando).
Re: [PONTEIRA CROMADA] Cortando o parachoque traseiro
Enviado: 27 Ago 2010, 11:00
por Romero
muito bom ! show o topico.
o carromuda mesmo....a minha tem um ano e meio e e' de aluminio, pq se fosse cromada meu.....JA ERA ! praia nao seugura meeesmo..
abs !
Re: [PONTEIRA CROMADA] Cortando o parachoque traseiro
Enviado: 27 Ago 2010, 11:12
por fabio_sd
Um detalhe importante é fazer a marcação adequada da posição e da projeção do tubo de escape em relação a parte preta do parachoques, como se ele estivesse saindo reto e não para baixo. Fizemos isto usando uma lâmina de serra como guia e marcando por dentro do parachoque 3 pontos: dois laterais e um superior. O de baixo não tem como marcar em função da curvatura para o chão do bocal de saída. Com estes 3 pontos marcados como guia, posicionamos a nova ponteira por dentro e fizemos o contorno da ponteira usando uma caneta de escrever em CD. Daí foi só desenhar o contorno do corte dando a folga necessária e lembrando que ainda haveria um pouco de perda de material com o acabamento. Pra cortar tem que esquentar a faca no fogão até ficar vermelha e ir cortando aos poucos, reaquecendo a faca de vez em quando. Facilita bastante fazer as partes retas primeiro e depois as curvas. Lembrem-se que a faca é PT mesmo e não tem como usar ela depois na mesa... Ela fica preta pelo aquecimento e totalmente impregnada com plastico derretido e queimado. O acabamento foi feito raspando as rebarbas com faca e depois com lixa d'agua 60. O acabamento final é feito com lixa mais fina, 100 ou 200. Fica perfeito.
O último passo é levar o carro para soldar a ponteira, tomando bastante cuidado para que ele fique bem alinhada e nivelada. O ideal é usar solda elétrica MIG/MAG que tem melhor qualidade e acabamento, além de reduzir o risco de danificar o cromado da ponteira.
Re: [PONTEIRA CROMADA] Cortando o parachoque traseiro
Enviado: 27 Ago 2010, 13:10
por johnny17
Mt legal, ñ sei se repararam mas tem uma marcação nesse plástico como se fosse o guia de corte da ponteira do VTS. Reparei isso qd coloquei o escape.
Parabéns novamente pelo carro!
abrxx!
Re: [PONTEIRA CROMADA] Cortando o parachoque traseiro
Enviado: 27 Ago 2010, 13:37
por Arr
Uma dica para facilitar o corte é: depois de aquecer, lubrificar a lâmina da faca com óleo. Pode ser óleo de motor, óleo de cozinha mesmo ou até spray WD40. Facilita bastante.
Re: [PONTEIRA CROMADA] Cortando o parachoque traseiro
Enviado: 27 Ago 2010, 13:43
por fabio_sd
johnny17 escreveu:Mt legal, ñ sei se repararam mas tem uma marcação nesse plástico como se fosse o guia de corte da ponteira do VTS. Reparei isso qd coloquei o escape.
Parabéns novamente pelo carro!
abrxx!
Sim, tem uma marcação lá. Mas avaliamos que se cortasse nesta marcação iria ficar um buraco muito grande e muito folgado para a ponteira. Avaliamos melhor e optamos por fazer um corte mais justo, sob medida.
Re: [PONTEIRA CROMADA] Cortando o parachoque traseiro
Enviado: 27 Ago 2010, 14:24
por b00m
fabio, quanto custou esta ponteira?
Eu achei uma da raceway em inox aqui em ribeirao, que parece muito com esta, só não tem a borda arredondada pra dentro.
abrax
Re: [PONTEIRA CROMADA] Cortando o parachoque traseiro
Enviado: 27 Ago 2010, 14:31
por fabio_sd
b00m escreveu:fabio, quanto custou esta ponteira?
Eu achei uma da raceway em inox aqui em ribeirao, que parece muito com esta, só não tem a borda arredondada pra dentro.
abrax
Acho que foi 60 ou 65 reais. Nao sei direito. O Fabricio é quem sabe. Vamos esperar ele responder.
Re: [PONTEIRA CROMADA] Cortando o parachoque traseiro
Enviado: 28 Ago 2010, 18:43
por rsbuz
Só uma pergunta: teria como fazer essa mesma adaptação no C4 Hatch ?
Obrigado
Abraços