Fala pessoal do C4 Clube.
Então, a minha central chegou na sexta passada.
Decidi eu mesmo fazer a instalação e no sabado tava eu na garagem de casa desmontado o carro.
Como acabou chegando no mesmo dia uma camera de ré de comprei na China que substitui a luz de placa, preparei para fazer toda a instalação, desmontando o painel, as molduras laterais e traseira para passar o cabo de video da camera de ré.
Porém tive alguns contratempos que descobri durante a instalação e que devido a eles, até hoje (ja faz uma semana praticamente, rs) o carro esta na garagem com os paineis desmontados, pois achei melhor arrumar tudo que precisava para nao ficar montando e desmontando os paineis, pois senao nesse de monta e desmonta as travas vao tudo pro espaço.
Vamos os problemas encontrados para a instalação.
1 - Logo que desmontei o radio original descobri que o fio da antena do C4 utiliza um conector que nunca tinha visto na vida, (e olhe que quando tinha entre 17e 19 anos trabalhava em uma instaladora de som e alarmes). Apos procurar daqui e ali na internet descobri que o conector chama-se "fraka"
http://www.google.com/images?hl=en&q=fa ... 59&bih=839 sendo que esse conector é parão nos carros europeus.
Como a entrada de antena do radio é padrão e nao queria cortar o conector pra fazer uma gambiarra, la fui eu atras desse adaptador até que encontrei um no Mercado Livre
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... di-bmw-_JM .
Comprei e para minha surpresa a antena melhorou em 100%, pois esse adaptador vem com um amplificador de sinal. Antes o radio original nao pegava quase nada e depois que coloquei esse adaptador ficou uma maravilha o sinal.
2 - Embora venha um cabo de cerca de 3 metros para a antena do GPS e um de 2 metros e pouco para a TV digital e como alguns sabem o vidro dianteiro do C4 possui um tratamento termico que faz com que os sinais de radio fiquem muito fracos ao atavessar o mesmo, decidi arranjar uma extensão para os fios da antena e do GPS, de forma a posicionar as antenas na parte traseira do carro, para pegar um sinal melhor. O GPS até que ficou com um sinal razoavel no forro do teto na parte interior da luz de cortesia dianteira, tem ate um bom local pra grudar o imã da antena do GPS ali, mas medindo o sinal fica melhor na parte traseira.
Quanto a antena da TV digital, o sinal nao pega nem com reza na parte dianteira. Tentei colocar por dentro da coluna dianteira entre o parabrisa e a porta mas mesmo assim fica horrivel o sinal. Entao decidi arranjar uma extensão porque nao queria fazer outra gambi nos cabos. Ai comecou outro sofrimento. Os conectores das antenas da TV digital e do GPS são "SMA" e penei pra encontrar, pois hoje em dia praticamente só existe o SMA Reverso que é utilizado em roteadore e antenas wirelees, andei a Santa Efigenia toda atras desse cabo e nada, procurei no mercado livre e nada tambem, teve vendedor que ate disse que nao existia esse tipo de conector, tava quase desistindo e importando um direto da China por US$15,00 quando que hoje de manha encontrei no Google um cara de uma dessas lojas escondidas na Santa Efigenia
http://www.soconectores.com/ que tinha os conectores SMA macho e femea e fazia o cabo na medida que escolhida. Foi um alivio! Passei hoje a tarde la e comprei duas extensoes.
Agora de posse dos acessorios se tudo der certo amanha de mnha consigo terminar a instalação. O na pior hipotese no sábado.
Agora vamos a o que todos querem saber mas e a central como é?
Bem realmente acabei um pouco frustrado, não sei se porque esperava de mais da central ou se as outras são melhores.
1 - Achei horrivel a interface gráfica, não é como as atuais que possuem os icones em 3D ficam se movendo coloridos. A central tem os icones bem feios e de uma cor só. Não tem a opcao de mudar a cor como as Witson.
Cheguei até a tentar atualizar o firmware com um firmware que encontrei aqui da Witson que tem os icones coloridos, carregando o CE commander no lugar do software GPS e copiando os arquivos para a pasta flashdisc, mas deu uma zebra total, chegeui ate a pensar que tinha ferrado com a central pois ao inicializar ate apareceu a tela da witson com os icones coloridos, mas logo em seguida dava um erro no aplicativo principal e nada mais respondia, nem adiantava mais clicar em mais nada na tela.
Por sorte o botão do painel que inicializava o software GPS ainda respondia e carregava o software de GPS, como havia feito backup das pastas FBOOT e FROOT consegui voltar o firmware original, mas acho que sei o que pode ter dado errado e ainda vou ver se atualizo, pois a interface é feia demais.
2 - A central não possui RDS ou seja as informações da rádio como musica, slogan, etc não tem mais.
3 - A central so possui idioma ingles e chines
4 - Como é de praxe as informacoes incorporadas pelo computador de bordo exibem L/100Km e não Km/L.
5 - Aparece na parte inferior as mensagens de portas abertas, cinto desatado, mas as mensagens exibidas pelo computador de bordo como combustivel baixo, acendimento automatico dos farois ligado, limpador automatico dos vidros ligado, colocar o cambio em P, e outras como o teste de diagnostico quando clica no botao no painel principal desaparecem. Vou ter que dar um jeito de colocar o computador de bordo original no carro, ja to vendo um modo aproveitando a ideia do c4 Alteros do computador aclopado junto a luz de cortesia. Assim que ficar pronto posto as fotos.
6 - Os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros continuam funcionando, mas so exibe o grafico quando se engata ré, e os grafico apenas da parte traseira. No dianteiro só o beep.
7 - Não sei as outras centrais, mas a reprodução de videos em HD é um pouco trabalhosa pra central mesmo sendo a tela em 800*480, videos com resoluções menores (SD) rodam sem problemas.
8 - Coloquei o Igo Primo e o Destinator, rodam bem mas nao tao rapido, o Igo 8 roda melhor, pois os recursos do Igo Primo são bem pesados.
9 - O Bluetooth funciona bem, mostra os numeros do identificador de chamada na tela e tem um bom volume, reproduz inclusive a musica configurada no celular para o toque.
10 - Os comandos do volante continuam funcionando, exceto o botao pesonalizavel que fica desabilitado. Tentei configurar ele utilizando a tela do computador de bordo original ainda conectada em paralelo com a central mas ele fica meio louco, Pelo que percebi é alguma incompatibilidade com o modulo do can-bus que embora seja 3.0 ainda nao reconhece algo.
Ainda quanto aos comando do volante, o botao de passar entre as memorias das radios funciona apenas como avanco, assim como o proprio botao de avanco. Os botoes do computador de bordo funcionam normal bem como os de volume e mute.
11 - O painel do radio acende apenas quando a lanterna esta ligada e nao mais quando o carro esta ligado como o radio original.
12 - A central não liga com a chave de contato desligada, mas continua funcionando com a chave de contato ligada e o carro entre em modo de economia de energia.
13 - A TV digital é integrada mas é 1-SEG, ou seja a resolução não é la essas coisas, comparada a uma TV de Plasma/LCD/Led com conversor digital em 1080i.
14 - O acabamento é muito bem feito e utiliza o conector original do radio (alimentação, alto falantes e can-bus).
15 - O can-bus é decodificado por uma interface a parte. Pelo que vi nas Witson é o mesmo sistema, sõ naõ sei da Caska se o can-bus é interno.
Abaixo as imagens que retirei quando a central chegou na semana passada.
Assim que terminar a montagem coloco dela pronta.