Página 1 de 1

Calibragem dos pneus com nitrogênio

Enviado: 15 Set 2010, 18:07
por fabriciobenedet
Galera:

Alguém já calibrou os pneus com nitrogênio???? Realmente aumenta a vida útil dos pneus? Existem desvantagens?
Estou na dúvida. Sentiram diferença na direção?

Re: Calibragem dos pneus com nitrogênio

Enviado: 15 Set 2010, 18:20
por fabio_sd

Re: Calibragem dos pneus com nitrogênio

Enviado: 15 Set 2010, 21:21
por Cyro
O lance de calibrar com nitrogênio obviamente é melhor que ar comprimido normal, pois a tendência é de maior estabilidade térmica do pneu e menos variação de pressão com o andar constante. O problema é que se calibrar com nitrogênio, somente poderá recalibrá-lo com o mesmo. Se usar um posto com ar comprimido em pneus calibrados com nitrogênio, irá perder todas as vantagens, já na primeira "completada" com ar comum. Não há nenhum prejuízo nisso, porém também não é tão real este ganho de performance. Pra mim, honestamente, vale mais manter o pneu sempre calibrado nas medidas originais do carro e revisado toda semana, que calibrar com nitrogênio uma vez ao mês... O maior erro que se comete e calibrar errado. Aqui no C4C já vi várias vezes pessoas "acharem" que a calibragem recomendada pela Citroen é muito alta... acabam usando menos que o recomendado, alterando a dinâmica da rolagem do pneu em relação à roda, comprometendo a estabilidade e a durabilidade do pneu. Não tem segredo: calibragem de pneu deve seguir a risca a recomendação do fabricante do carro, independente do tamanho do pneu. Pra quem ainda tem dúvidas disso, estas recomendações constam não só nos manuais da Citroen, mas até de fabricantes de pneu renomados com Yokohama e Michelin.

Re: Calibragem dos pneus com nitrogênio

Enviado: 15 Set 2010, 21:27
por mmbdp
Usei nitrogênio no carro durante um bom tempo, aí veio o Octane track day, e, para a pista a caibragem é BEEEMMM mais alta que para a rua. Fiquei como um louco nas imediações do autódromo procurando o maldito gás para aumentar a calibragem e ir prá pista. O Bruno deve bem lembrar. Não encontrei um só posto ou loja de rodas e suspensão com o dito gás.

O lance é que para calibrar com nitrogênio tem-se que esvaziar todo o pneu (com o carro no alto, claro), daí encher com o nitro.

Não se pode também "completar" a calibragem com ar normal. Ou nitrogênio ou ar comprimido. Misturas não são bem vindas.

Agora que uso ar comprimido normal digo que não vi diferença alguma, não vejo alteração significativa a cada semana quando confiro a calibragem. O maior desgaste dos pneus deve estar associado à variação de pressão durante o uso e mesmo pela falta de se conferir a calibragem semanalmente, como recomendado. Obvio é que ao rodar com pneus com pressão diferente da recomendada, os pneus se desgastarão prematuramente, do contrário não.

Com o cuidado de se conferir a calibragem semanalmente e em posto bem próximo à sua garagem, essa alteração não deve ser tal que possa ocasionar tal desgaste maior com ar comprimido do que com nitrogênio.

Outro detalhe é que a calibragem com nitrogênio é cobrada. Com ar é de graça. Com nitrogênio você tem que ter um local prá calibragem onde você possa deixar o carro por uma hora para esfriar os pneus ou que seja próximo à sua casa o suficiente para não esquentar os pneus. Aqui no Rio a White Martins, que detém praticamente o monopólio da entrega de nitrogênio, retirou quase todos os cilindros de lojas de acessórios e suspensão, pois o consumo é pouco se comparado a hospitais, por exemplo.

Daí pela dificuldade e pouco proveito não uso mais nitrogênio. Para pessoas com facilidade de tal serviço, talvez valha a pena pagar, eu não usaria novamente.

Re: Calibragem dos pneus com nitrogênio

Enviado: 15 Set 2010, 22:03
por fabriciobenedet
É... Acho que no fundo é besteira mesmo... Mais vale manter calibrado com ar comprimido, podendo ser conferido e recalibrado em qualquer lugar... Valeu rapaziada!!!

Re: Calibragem dos pneus com nitrogênio

Enviado: 16 Set 2010, 00:05
por Silver Arrow
A moda da calibragem com nitrogênio surgiu devido a economia feita em grandes transportadoras e empresas de ônibus cujos veículos circulam dia e noite e onde podemos mensurar uma pequena economia em combustível e pneus ao fim de alguns mil quilômetros. Imaginando em uma frota gigante este valor torna se significativo. Para nós não é possível detectar a economia.

Grande abraço.