Página 1 de 3

4 marchas ao invés de 5 - Pq????

Enviado: 03 Out 2010, 11:29
por Catarioca
Amigos do C4C....

Alguém sabe explicar o pq a Citroën fez o cambio aut. de apenas 4 marchas???
Sendo q existe carros da mesma categoria q tem até 6 marchas!!!!

Muitos reclamam q o carro parece pedir a 5 marcha... eu não acho não!!!! No mecanico a 120km/h está a 3.600 rpm em 5º marcha..... no automatico está a 3.200 rpm!!!!! E com isso, achei ele mais silencioso!!!! Achei meio barulhento o mecanico a partir dessa velocidade!!!!

Mas gostaria de saber o pq a Citroën só fez o automatico com 4 marchas!!!!!! Tem alguma explicação?

ALGUÉM SABE????

Abraços

Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????

Enviado: 03 Out 2010, 15:37
por VTR2008
Sim e é SIMPLES: CUSTO!

Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????

Enviado: 03 Out 2010, 18:24
por FrEaKaZoiD:.
Não necessariamente. Se fosse só por custos, era melhor pegar outro sistema q não fosse da porsche...

Alguém tem o escalonamento das marchas no cambi do C4 e o de 1 concorrente de 6 marchas pra comparar??

ABS

Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????

Enviado: 04 Out 2010, 13:32
por fljp
Esse câmbio tem 4 marchas por ser um câmbio antigo, projetado pela porsche na década de 90, e é adotado pelo baixo custo mesmo. Por incrível que pareça, o câmbio mais moderno nos hatches daqui é o do Golf.
Os C4 europeus já tem câmbios de 6 marchas, assim como todos os concorrentes. Mais alguns anos e chega aqui também...

Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????

Enviado: 04 Out 2010, 14:56
por FrEaKaZoiD:.
fljp escreveu:Esse câmbio tem 4 marchas por ser um câmbio antigo, projetado pela porsche na década de 90, e é adotado pelo baixo custo mesmo. Por incrível que pareça, o câmbio mais moderno nos hatches daqui é o do Golf.
Os C4 europeus já tem câmbios de 6 marchas, assim como todos os concorrentes. Mais alguns anos e chega aqui também...
isso q é f**a...

não gosto de carro automatico mas tem muita diferença de escalonamento das marchas / velocidade final / consumo, etc... entre um e outro (4 pra 6 marchas)?

Desculpe a pergunta de leigo mas justamente por não conhecer, não consigo ver diferença entre automático com 3, 4, 6, 10 marchas... é automático mesmo! pra mim poderia ter 50 marchas q eu não veria diferença, rsrsrsrs

ABS

Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????

Enviado: 04 Out 2010, 15:26
por VTR2008
Li uma vez uma reportagem que dizia que a cada marcha que uma empresa X colocava a mais no câmbio do carro ele ficava em torno de 10% mais economico. Sem contar o melhor aproveitamento do motor.

Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????

Enviado: 04 Out 2010, 16:20
por fabio_sd
A caixa de câmbio AL4 que equipa os PSAs vendidos no Brasil foi resultado de um projeto desenvolvido em conjunto pela Siemens, PSA (Peugeot + Citroen) e Renault. É uma caixa automática com controle eletrônico, configuração CAN e comando por eletroválvulas (solenóides), o que possibilitou a adoção do sistema Porsche Tiptronic para troca manual de marchas. Na PSA esta caixa é conhecida como AL4 e na Renault com DP0, equipando dezenas de modelos: Xantia, Xsara, 307, 407, C3, C4, C5, Scenic, Laguna, Megane, etc.

Na Europa (ES, FR, PT e UK) existe uma caixa automática de 6 marchas, para algumas versoes da linha C4, C5 e C6. Trata-se da caixa automatica AM6 (TF-80SC) produzida pela AISIN (Japao) para a PSA e varias outras marcas, dentre elas Volvo, Alfa Romeo, Mazda e Saab.

Imagem

http://www.aisin.com/product/automotive ... index.html

http://www.automaticchoice.com/Catalogue/aw_tf80sc.pdf

Além desta caixa AM6, a PSA também tem disponível na Europa a caixa automatizada CMP6, que, na prática, é uma caixa convencional, sem conversor de torque, porém com a embreagem e a troca de marchas comandadas eletronicamente. É um projeto similar ao da Fiat (Dualogic), GM (EasyTronic) e VW (i-Motion). Este projeto tem um custo menor e está cada vez mais comum na industria automobilística, incluindo carros populares. Fazendo uma "simplificação", a caixa automatizada é como se você substituisse a alavanca de marchas e o pedal de embreagem por comandos elétricos controlados por uma central eletrônica. Ou seja, a embreagem, as engrenagens, os sincronizadores e os trambuladores estão todos lá, porém comandados eletronicamente.

Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????

Enviado: 04 Out 2010, 17:14
por fljp
Em modo geral é bom ter mais marchas, pq vc pode manter o motor girando dentro da melhor faixa de torque, o que melhora o desempenho e o consumo. Já tem carros com 8 marchas...
Sobre os automatizados, é bom separar o que se vende no Brasil do que tem na Europa. Lá os automatizados tem uma tecnologia bem superior, com dupla embreagem e várias marchas, e muitos carros de alto desempenho (e custo) usam a solução, como por exemplo os Audi TT.

Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????

Enviado: 05 Out 2010, 12:01
por Catarioca
Então quer dizer q temos um carrão deste porte com um cambio da década de 90??????

Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????

Enviado: 05 Out 2010, 12:47
por El Guapo
Catarioca escreveu:Então quer dizer q temos um carrão deste porte com um cambio da década de 90??????
Acho que em matéria de câmbio por aqui (Brasil) a PSA não está tão ruim assim, se for comparar Vectra e Corolla usam câmbios da decáda de 80 já que não possuem modo tiptronic e acredito que este cenário não muda tão cedo já que ninguém tem coragem de trazer algo realmente novo.