Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Catarioca
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Comportamento do C4 Hatch com Atacama

Mensagem por Catarioca »

Pessoal....
estou MUUUUUITO querendo colocar as rodas Atacama 18" no meu C4 Hatch!!!!

Mas eu sempre fui muito conservador em relação a carro..... sou da opinião, q se o carro vem desse jeito da fabrica é pq ele foi preparado pra rodar assim.... sem ter interferencia em estabilidade, desempenho e outras coisas!!!!!

Gostaria de saber de vcs q já tem essa roda LINDA nos seus C4, se tem alguma diferença em estabilidade ou algo do gênero??? Por ser 18" ela não raspa no paralamas ao girar todo o volante????
É só fazer a troca e nada mais? Não há necessidade de mexer na suspensão???

Outra coisa q gostariade saber.... por ser 18" não dá muita diferença no velocimetro????

Quem puder me esclarcer, agradeceria!!!!

Abraços a todos!

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Re: Comportamento do C4 Hatch com Atacama

Mensagem por bruno figueiredo »

As rodas Atacama, são originais Citroën, e por isto não necessitam de nenhuma adaptação para rodar em nossos carros. Quanto a raspar nos para-lamas, tb não acontece, pois a furação e offset, são iguais as da roda que vem de fábrica no seu carro, e a caixa de roda do C4 é bem grande. Quanto a diferença no velocímetro, se vc usar um pneu que mantenha o diametro do conjunto roda/pneu original, tb não vai haver alteração. Para isto, basta vc usar um pneu de perfíl menor, para compensar a diferença do diâmetro da roda 16" para 18". Isto vc consegue usando um pneu 225/45/18, ou 235/40/18. Boa sorte na modificação.

Abs.
Bruno Figueiredo.

mmbdp
Moderador
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Minha experiência é com pallas.

Não raspa nada, nem dianteira ao esterçar, nem traseira com carga.

Não é necessário mexer em nada na suspensão. Apenas conferir alinhamento. Se colocar eibach fica MUITO melhor.

Na configuração que usei, o velocímetro ficou muito próximo do real, ou seja, a velocidade marcada não tinha diferença pra real. O que dava no radar, dava no odômetro.

Ou seja, é só felicidade.

Catarioca
Membros

Mensagem por Catarioca »

E na estabilidade do carro??? Muda muito?

Então no caso é só colocar as Atacama e pronto, né?

JR.
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Mensagem por JR. »

Catarioca,
Tal como o mmbdp, minha experiência também é com o Pallas.
Entretanto, diferentemente dele, não mexi em mais nada, só coloquei as atacamas e, mesmo assim, não raspa nada, não prejudica a estabilidade (aliás, é provável que o carro até melhore nesse quesito), tampouco altera a maciez (eu, pelo menos, não senti diferença).
Como disse o Bruno, as rodas são originais e, portanto, absolutamente compatíveis com os C4.
Também sou "chato" pra caramba com modificações e por isso optei pelas atacamas, já que conferem originalidade - trazem o logo da citroen no miolo - mas com um ar de esportividade e exclusividade. E acredite, o carro fica outro... Perde aquele jeito de "tiozão"! rs
Vai fundo, vc não vai se arrepender.
Abs.

mmbdp,
Marcelo, antes de mais nada, saiba que seu (ex?) Pallas é uma inspiração pra mim! Comecei pelas atacamas... (e, por enquanto, é só!... rs)
Por isso, quando soube pelo pessoal do clube no Encontro aqui em Sorocaba (09/10/2010 - aniv. do Bicudo) que vc tava vendendo seu carro deu até dó!... Massss, como a vida é uma constante evolução, tenho certeza que a mudança está sendo pra melhor, então, seja lá o que vier pela frente, boa sorte!
MInha pergunta: vc disse que com eibach fica "MUITO" melhor. Poderia explicar as principais diferenças (estabilidade, maciez, estética etc) entre só colocar as atacamas (meu caso) e instalar eibach também? Tens ideia de quando custa a brincadeira?
Abs.

mmbdp
Moderador
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

mmbdp,
Marcelo, antes de mais nada, saiba que seu (ex?) Pallas é uma inspiração pra mim! Comecei pelas atacamas... (e, por enquanto, é só!... rs)
Por isso, quando soube pelo pessoal do clube no Encontro aqui em Sorocaba (09/10/2010 - aniv. do Bicudo) que vc tava vendendo seu carro deu até dó!... Massss, como a vida é uma constante evolução, tenho certeza que a mudança está sendo pra melhor, então, seja lá o que vier pela frente, boa sorte!
MInha pergunta: vc disse que com eibach fica "MUITO" melhor. Poderia explicar as principais diferenças (estabilidade, maciez, estética etc) entre só colocar as atacamas (meu caso) e instalar eibach também? Tens ideia de quando custa a brincadeira?
Abs.
Quanto à venda do carro é mesmo o que vc disse, realmente estou planejando as mudanças, pois quando comprei o C4 era prá ser o carro da família, mas com a compra do corolla para a patroa este passou a ser usado para a família e o pallas ficou só para o trabalho, engarrafamentos e buracos de São Gonçalo, uma injustiça ...

Quanto às molas eu, mais do que ninguém, teimei o quanto pude para colocá-las (Bruno, Romero, Gugafc que o digam, hehehe) . Vamos às diferenças que notei:

Conforto:
- a maior rigidez das molas eibach seguram mais a carroceria nas saídas e retomadas, evitando o sobe e desce da frente e traseira do carro ficando a cabine mais estável, você não sente o carro balançar. Isso no trânsito é muito bom.

- essa mesma rigidez torna o carro mais estável nas curvas, o que, numa estrada sinuosa ou viagem longa traduz-se em menos cansaço para motoristas e passageiros.

Estabilidade:

- a rigidez torna o carro mais estável para curvas.

- o centro de gravidade mais baixo deixa o carro grudado, sendo muito difícil sair lateralmente em curvas e praticamente impossível uma capotagem (em situação normal).

Beleza:

- a roda 18 "enche" mais a enorme caixa de roda do C4, e, os 5 centímetros ou pouco mais que as eibach abaixam o carro fazem com que o espaço da caixa de roda fique mais preenchido, realçando tanto as linhas do carro quanto as rodas.

JR.
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Mensagem por JR. »

Marcelo,
Valeu pelas informações - vou considerar muito tudo isso.
Vou cotar o preço e ver se descubro um bom profissional pra fazero serviço.
Abraço,
JR.

Catarioca
Membros

Mensagem por Catarioca »

Alguém sabe de alguma concssionária q esteja mais em conta as Atacama?????
Aqui estão cobrando 7.500 já com pneus Pirelli!!!!!

Se eu achar mais barato as rodas, nem faço questão de ter pneus Pirelli..... na verdade queria colocar Michelin!

Catarioca
Membros

Mensagem por Catarioca »

Me ofereceram um Michelim 245/40 R18

Com essas medidas ela pode raspar??? Já q estão falando em 225 e 235!!!!

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”