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Amortecedor traseiro do 307 no C4 RESOLVE !!
Enviado: 02 Nov 2010, 01:39
por Arr
Amigos,
Estive analisando o comportamento de meu C4 Hatch e cheguei a conclusão de que os amortecedores traseiros são moles demais. Em alta velocidade o carro balança demais em ondulações e imperfeições do asfalto. Sinto principalmente que o retorno tem pouca pressão. Acho também que o fato de ser tão mole é que provoca as famosas pancadas secas em buracos e valetas.
As antigas xsaras (temos uma break e um hatch na família) tem um acerto bem melhor na traseira tanto na questão de conforto quanto em estabilidade em velocidade. A dianteira do C4 acho boa.
Colocar molas esportivas ou rebaixar o carro, pelo menos a princípio, está fora dos planos. Moro numa chácara e para chegar ou sair pego um pedaço de chão de terra, sem contar que as ruas nas redondezas não são uma maravilha.
A pergunta é: Já ouvi dizer que os amortecedores do 307 são mais firmes que os do C4. Alguém já comprovou isso? Se tiverem sugestões de outros amortecedores (especiais ou não) também ajuda.
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 02 Nov 2010, 02:24
por Cyro
Os amortecedores do 307 são os MESMOS do C4. Trocar 6 por meia dúzia...
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 02 Nov 2010, 04:17
por mmbdp
Arr escreveu:As antigas xsaras (temos uma break e um hatch na família) tem um acerto bem melhor na traseira tanto na questão de conforto quanto em estabilidade em velocidade. A dianteira do C4 acho boa.
Colocar molas esportivas ou rebaixar o carro, pelo menos a princípio, está fora dos planos. Moro numa chácara e para chegar ou sair pego um pedaço de chão de terra, sem contar que as ruas nas redondezas não são uma maravilha.
A pergunta é: Já ouvi dizer que os amortecedores do 307 são mais firmes que os do C4. Alguém já comprovou isso? Se tiverem sugestões de outros amortecedores (especiais ou não) também ajuda.
A suspensão das xsaras é outra. Nada em comum, aliás pelo que os feras daqui já explicaram, a suspensão traseira do C4 é um retrocesso em relação às xsara.
Procure na busca por amortecedores Koni, já teve gente aqui que instalou. Se não me engano sempre em conjunto com molas esportivas.
A menos que os amortecedores traseiro estejam vazios, não tem muito jeito, penso eu, pois se endurecer a traseira (com amortecedores ou molas esportivas) vai ganhar rendimento na estrada e, em contrapartida, perder o conforno nos trechos esburacados.
Só volto a repetir, com molas eibach meu carro não ficou arrastando exatamente porque cedia menos (a traseira descia menos) quando em arrancadas ou em buracos.
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 02 Nov 2010, 14:03
por Arr
Cyro escreveu:Os amortecedores do 307 são os MESMOS do C4. Trocar 6 por meia dúzia...
Mas segundo algumas informações a calibragem nos dois seria diferente:
Fora a carroceria e o acabamento, onde estão as diferenças entre o 307 e o C4? Basicamente, na interação ao volante. Estruturalmente, os conjuntos são os mesmos, mas as reações são distintas. "Em um Peugeot, deve haver um equilíbrio entre o nível de esforço e a precisão da direção. Já num Citroën, a prioridade é o menor esforço", diz Gustavo Micheli, responsável pela plataforma de veículos argentinos do grupo PSA. Nas suspensões, os amortecedores recebem uma calibragem mais firme no 307 e mais suave no C4.
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/ca ... 0990-2.asp
O problema é que não consegui confirmar isso em nenhum mecânico ou concessionário ainda. Talvez a da 307 SW seja mais firme ainda e dê um resultado melhor.
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 02 Nov 2010, 14:21
por Arr
mmbdp escreveu:
A suspensão das xsaras é outra. Nada em comum, aliás pelo que os feras daqui já explicaram, a suspensão traseira do C4 é um retrocesso em relação às xsara....
Isso sem dúvida... o sistema de braço arrastado consegue ser mais progressivo e ainda por cima rouba menos espaço interno. Isso sem contar o eixo auto direcional... O C4 evoluiu tanto em vários aspectos, mas nesse deu uns 3 passo para trás.
--
Trocar só a mola e manter o mesmo amortecedor, acho que não vai melhorar muito, principalmente porque na estrada o retorno (quando o amortecedor expande) é que é muito rápido.
Os amortecedores Koni já procurei também e, pelo menos ainda, não encontrei aqui no BR. Teria que encomendar de fora...
Vou ver o que faço, mas a princípio vou começar pelao solução mais em conta e depois posto os resultados aqui.
Muito obrigado pelas resposta Cyro e mm.
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 02 Nov 2010, 14:55
por Cyro
Arr escreveu:Cyro escreveu:Os amortecedores do 307 são os MESMOS do C4. Trocar 6 por meia dúzia...
Mas segundo algumas informações a calibragem nos dois seria diferente
Não procede. Quando compra o original vem numa caixa com os logos da Citroen e Peugeot. Na listagem aftermarket da Cofap e de fornecedores europeus é o mesmo número código pra ambos os modelos. O comportamento diferente dos modelos se deve mais a massa suspensa e deslocamento da mesma. Tanto amortecedores como molas do 307 hatch como dos Citroen VTR e Hatch são iguais.
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 06 Jan 2012, 10:58
por Arr
Ressucitando o tópico.....
Mas acho o registro importante para muitos que reclamam da suspensão traseira do C4.
Durante 2011 tive outras prioridades e acabei demorando para mexer no carro. Mas a gangorra traseira cada vez mais me incomodou. Principalmente em curvas em velocidade e ondulações na estrada, mas também numa simples passagem em lombada onde oscilava muito mais do que deveria, considerando outros Citroen que tive e tenho.
A gota d'água foi minha esposa falar que o C3 dela era mais confortável de andar no banco traseiro do que o C4.
Todas as vezes que busquei informações com técnicos em concessionárias ou mesmo em independentes especializados PSA nunca obtive nada de concreto. Um CT da TGV me afirmou com todas as letras que os amortecedores são exatamente os mesmos, o que muda é só a mola masi rígida no 307. Mas colocar apenas uma mola mais rígida num amortecedor molenga poderia até piorar a situação, já que ele seguraria menos ainda as oscilações de retorno/expansão da mola.
Bom, confiando na minha intuição resolvi pagar para ver e...
Os amortecedores NÂO SÂO OS MESMOS como se vê abaixo:
Arr escreveu:Bom, vamos lá.
Comprei os amortecedores na Victoire Peugeot em SP.
Não tinham as molas para pronta entrega, leva de 2 a 3 dias encomendando.
Me cobraram R$380,00 cada amortecedor traseiro.
Código 5206.V0
Vou tentar montar no carro amanhã. Vamos ver como o carro se comporta.
A primeira boa notícia: O amortecedor do 307 é FRANCÊS, Não consegui identificar nenhuma marca, a não ser um PEUGEOT grafado no corpo da peça e buchas Michelin na extremidade.
O amortecedor que está no carro é SACHS fabricado na ARGENTINA.
Vamos ver o que dá, vou postar o andamento num tópico que abri há 1 ano e meio (se eu achar).

Amortecedor do C4 Hatch original do carro

Amortecedor do 307 comprado na concessionária
viewtopic.php?f=22&t=11917&start=10
Posto minhas impressões no próximo post.
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 06 Jan 2012, 11:14
por Arr
Troquei hoje os amortecedores traseiros. O mecânico disse que nunca foi tão fácil trocar amortecedor. Basta tirar as rodas e soltar os três parafusos que seguram cada um acessíveis por baixo do carro. Me cobrou R$40,00.
A segunda constatação:
O corpo do amortecedor do 307 tem DIÂMETRO MAIOR!

Desculpem a qualidade da foto tirada com celular, mas os riscos amarelos mostram a diferença do diâmetro de um para outro.
Isso significa que comporta maior quantidade de óleo, que deve demorar mais para esquentar e ter a eficiência reduzida.
Testando os dois com as próprias mãos percebe-se também uma grande diferença de carga. O do C4 desce e sobe muito mais fácil que o do 307.
Podem imaginar que é porque o amortecedor original já estaria velho, mas não. O carro está com 25.000 km e tem esse exato comportamento desde novo. Nas duas revisões ps técnicos andaram no carro e disseram que "é assim mesmo".
Impressões rodando a seguir...
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 06 Jan 2012, 11:28
por JohnZaccardi
Arr escreveu:Troquei hoje os amortecedores traseiros. O mecânico disse que nunca foi tão fácil trocar amortecedor. Basta tirar as rodas e soltar os três parafusos que seguram cada um acessíveis por baixo do carro. Me cobrou R$40,00.
A segunda constatação:
O corpo do amortecedor do 307 tem DIÂMETRO MAIOR!

Desculpem a qualidade da foto tirada com celular, mas os riscos amarelos mostram a diferença do diâmetro de um para outro.
Isso significa que comporta maior quantidade de óleo, que deve demorar mais para esquentar e ter a eficiência reduzida.
Testando os dois com as próprias mãos percebe-se também uma grande diferença de carga. O do C4 desce e sobe muito mais fácil que o do 307.
Podem imaginar que é porque o amortecedor original já estaria velho, mas não. O carro está com 25.000 km e tem esse exato comportamento desde novo. Nas duas revisões ps técnicos andaram no carro e disseram que "é assim mesmo".
Impressões rodando a seguir...
Meu amigo Arr, show de bola. Finalmnte alguem teve coragem pra fazer isso e testar. Se voce me falar que o efeito BARCO do carro parou eu vou correndo hoje mesmo comprar ahahah. Ja conseguiu andar pra ver como fica? Seria bacana voce passar as impressoes do carro nas seguintes condições:
-Curva (onde o c4 inclina que nem opala)
-Reta ondulada (onde o carro cicla 3, 4x após passar pela ondulação pra voltar ao normal)
-frenagens e acelerações, onde o carro impina igual moto, rs
We'll be looking forward hearing from you, rsrs.
Abraço
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 06 Jan 2012, 11:37
por Arr
Sabe criança em véspera de Natal?
Pois é, estou com um sorriso igual ;))))
Saí da oficina e rodei pouco, cerca de uns 12km, mas passei num trecho de estrada com conhecidas ondulações que me tiravam do sério...
BINGO!!!! O carro está muito mais firme, transmitindo mais segurança. Onde a traseira balançava três vezes funcionou como deveria funcionar desde o começo. Afundou (menos) e voltou, uma vez só.
Nas curvas a firmeza do carro, em notas hipotéticas, foi de 20 para 80.
Claro que a troca dos amortecedores não tranformou a suspensão em independente, a ação em uma roda continua refletindo na outra, mas o balanço melhorou muito.
Em asfalto levemente irregular está transmitindo mais as imperfeições, talvez pelas 36 libras nos pneus que usava para compensar. Mas em buracos maiores, emendas da Sabesp e lombadas ficou mais confortável. Ainda não sentí as pancadas secas na traseira, mas também não passei em nada muito ruim.
Assim que rodar mais com o carro volto a dar mais impressões.