Citroën C4: Saber Evoluir
Enviado: 15 Nov 2010, 20:42
O lançamento do novo C3, realizado em março deste ano, constituiu um momento particularmente importante para a Citroën, ou não fosse este o modelo mais emblemático da casa francesa. Contudo, a marca do 'double chevron' prepara-se para um lançamento igualmente importante: o novo C4 chega em novembro próximo com uma nova imagem, mais tecnologia e mais espaço. Em suma, um renovado C4 para enfrentar a concorrência de olhos nos olhos.
Assim, a Citroën adotou um desenho mais conservador e consensual - especialmente se tivermos em conta a originalidade da primeira geração do C4 -, visando agradar ao maior número de pessoas. A secção frontal ganha um porte mais atlético, bem ao estilo germânico, ao passo que a retaguarda vai beber inspiração ao 'pequeno' C3. Relativamente a dimensões, e comparativamente ao seu predecessor, a nova geração cresce cinco centímetros em comprimento (4,33 m), assim como 2 cm em largura (1,79 m) e 3 cm em altura (1,49 m). Como resultados, a acessibilidade e habitabilidade saíram reforçadas, assim como a capacidade da bagageira, que cresce 88 litros (408 l).
Interior beneficiado
Houve também espaço para diversas novidades no interior do novo C4. A saber: bancos com regulação lombar elétrica e função de massagem, novo painel de instrumentação com três mostradores e regulação de cor e intensidade de luz, travão de estacionamento elétrico, sistema de navegação melhorado e um novo volante com multifunções (e sem o tradicional centro fixo). Além do mais, o condutor conta com múltiplas ajudas à condução, nomeadamente com o sistema de vigilância do ângulo morto instalado nos retrovisores (que avisa o condutor da presença de outros veículos através de uma luz), limitador e regulador programável de velocidade, o inovador serviço eTouch (que permite contactar uma central da Citroën em caso de acidente ou que emite um sinal automaticamente no caso de um airbag ser disparado) e faróis de nevoeiro à frente com luzes de canto (fornecem luz suplementar ao condutor quando este curva ou faz 'pisca'). Ao nível da segurança, o C4 alcançou as cinco estrelas nos exigentes testes da EuroNCAP, onde registou níveis elevados na proteção a crianças (85%).
Reduzir emissões
Sob o signo do ambiente, a Citroën apostou na inclusão de tecnologias amigas do ambiente, como é exemplo a tecnologia micro híbrida e-HDi. O que é isto? Trata-se de uma nova geração do divulgado sistema Stop&Start, que conjuga um alternador reversível com um motor Diesel, sistema que gere a paragem e ignição do motor quando o veiculo se imobilize ou role abaixo dos 8 km/h. Além do mais, esta tecnologia conta com o sistema e-booster, que permite um arranque suave em apenas 0,4 s. Segundo a Citroën, esta inovação reduz os consumos e as emissões de CO2 dos motores HDI (onde este sistema está aplicado) em cerca de 15%. Um bom exemplo são as 110 g/km registadas na motorização 1.6 e-HDi de 110 cv, equipada com caixa manual pilotada de seis velocidades, disponível desde logo na fase de lançamento.
A oferta Diesel é ainda complementada pelo motor 1.6 HDi (sem tecnologia e-HDI) com dois patamares de potência (90 e 110 cv, com caixas manuais de cinco e seis velocidades, respetivamente) e pelo 2.0 HDi de 150 cv equipado com caixa manual de seis velocidades. A oferta a gasolina é assegurada pela unidade 1.6 VTi de 120 cv. Mais tarde chegará a variante THP de 155 cv e o pequeno motor 1.4 VTi de 95 cv. De série, todos estarão equipados com um indicador visual de mudança de relação no painel de bordo, com o intuito de ajudar o condutor a efetuar uma condução mais ecológica.
Miguel Serra Coelho, Malmö
Preços
1.6 VTi 120 cv - €20 800
1.6 HDi 90 cv - €22 000
1.6 HDi 110 cv - €24 500
1.6 e-HDi 110 cv - €25 050
2.0 HDi 150 cv - €29 100
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stor ... ries/91697
Assim, a Citroën adotou um desenho mais conservador e consensual - especialmente se tivermos em conta a originalidade da primeira geração do C4 -, visando agradar ao maior número de pessoas. A secção frontal ganha um porte mais atlético, bem ao estilo germânico, ao passo que a retaguarda vai beber inspiração ao 'pequeno' C3. Relativamente a dimensões, e comparativamente ao seu predecessor, a nova geração cresce cinco centímetros em comprimento (4,33 m), assim como 2 cm em largura (1,79 m) e 3 cm em altura (1,49 m). Como resultados, a acessibilidade e habitabilidade saíram reforçadas, assim como a capacidade da bagageira, que cresce 88 litros (408 l).
Interior beneficiado
Houve também espaço para diversas novidades no interior do novo C4. A saber: bancos com regulação lombar elétrica e função de massagem, novo painel de instrumentação com três mostradores e regulação de cor e intensidade de luz, travão de estacionamento elétrico, sistema de navegação melhorado e um novo volante com multifunções (e sem o tradicional centro fixo). Além do mais, o condutor conta com múltiplas ajudas à condução, nomeadamente com o sistema de vigilância do ângulo morto instalado nos retrovisores (que avisa o condutor da presença de outros veículos através de uma luz), limitador e regulador programável de velocidade, o inovador serviço eTouch (que permite contactar uma central da Citroën em caso de acidente ou que emite um sinal automaticamente no caso de um airbag ser disparado) e faróis de nevoeiro à frente com luzes de canto (fornecem luz suplementar ao condutor quando este curva ou faz 'pisca'). Ao nível da segurança, o C4 alcançou as cinco estrelas nos exigentes testes da EuroNCAP, onde registou níveis elevados na proteção a crianças (85%).
Reduzir emissões
Sob o signo do ambiente, a Citroën apostou na inclusão de tecnologias amigas do ambiente, como é exemplo a tecnologia micro híbrida e-HDi. O que é isto? Trata-se de uma nova geração do divulgado sistema Stop&Start, que conjuga um alternador reversível com um motor Diesel, sistema que gere a paragem e ignição do motor quando o veiculo se imobilize ou role abaixo dos 8 km/h. Além do mais, esta tecnologia conta com o sistema e-booster, que permite um arranque suave em apenas 0,4 s. Segundo a Citroën, esta inovação reduz os consumos e as emissões de CO2 dos motores HDI (onde este sistema está aplicado) em cerca de 15%. Um bom exemplo são as 110 g/km registadas na motorização 1.6 e-HDi de 110 cv, equipada com caixa manual pilotada de seis velocidades, disponível desde logo na fase de lançamento.
A oferta Diesel é ainda complementada pelo motor 1.6 HDi (sem tecnologia e-HDI) com dois patamares de potência (90 e 110 cv, com caixas manuais de cinco e seis velocidades, respetivamente) e pelo 2.0 HDi de 150 cv equipado com caixa manual de seis velocidades. A oferta a gasolina é assegurada pela unidade 1.6 VTi de 120 cv. Mais tarde chegará a variante THP de 155 cv e o pequeno motor 1.4 VTi de 95 cv. De série, todos estarão equipados com um indicador visual de mudança de relação no painel de bordo, com o intuito de ajudar o condutor a efetuar uma condução mais ecológica.
Miguel Serra Coelho, Malmö
Preços
1.6 VTi 120 cv - €20 800
1.6 HDi 90 cv - €22 000
1.6 HDi 110 cv - €24 500
1.6 e-HDi 110 cv - €25 050
2.0 HDi 150 cv - €29 100
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stor ... ries/91697