Primeiramente, é algo que dá trabalho, e é recomendado um profissional com ferramentas adequadas para realizar esta personalização, por isso nada de DIY. É importante verificar trabalhos anteriores do profissional/loja que voce contratou para fazer o serviço no seu carro, para atestar nível de acabamento e qualidade do material utilizado.
Conversando com pessoas que trabalham com envelopamento automotivo percebi que ha duas variantes:
- Profissionais que só trabalham com carros para empresas (Fantasia), que em geral são carros sem muito design e em alguns casos que vi, os caras literalmente estiletaram o carro (passaram o estilete com muita força e danificou a pintura).
- Profissionais meio que "artesanais" que são os que trabalham com evelopamento de carros de passeio (cheios de design, curvas, apliques) e exigem maior paciencia, cuidado (pois são carros mais caros) e tempo para se fazer.
Nosso carro é algo que um profissional e um ajudante demora em torno de 2 dias para concluir (Hatch e VTR) imagino que o Pallas seja entorno disso também.
O custo varia de acordo com o vinyl utilizado e com a quantidade de áreas que voce pretende envelopar, no meu caso, não envelopei o teto, e ficou por R$1.000,00
Para conseguir um bom acabamento, o ideal é desmontar todas as peças que forem possíveis (retrovisores, lanternas, farois, parachoque, adesivos, antena de rádio...) com o intuito de evitar recortes, que com o tempo podem enrugar.
Segue algumas fotos do processo de envelopamento do hatch:
Fui informado que para limpeza do vinyl o ideal é o uso de apenas água e sabão neutro, e em casos de mancha, utilizar Benzina, e realmente, utilizei a benzina em algumas manchas de insetos e ficou zerado. Sem contar os produtos que o Entendeu cedeu da DryUp que limparam tbm... resumindo achei mais fácil limpar a caranga envelopada, que ficar enserando e deixar brilhando como antigamente, sem contar a parte estética, protege a pintura.
Recomendo!
Abraço