Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
betobarreto
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Pallas cantando pneu nas curvas..

Mensagem por betobarreto »

Bom o negocio é o seguinte: a "banheira" esta cantando muito pneu nas curvas, mesmo em baixa velocidade. Já olhei o óbvio e nada, alinhamento ok, calibragem ok... e carro cantando pneu.

Acontece que comprei o C4 exclusivamente pela segurança e conforto a 2 meses. Tinha um Reault logan previlege e adorava o carro (apesar de ser muito feio..rs) mas minha esposa fez o favor de capota-lo na estrada próximo de casa "desviando de um cachorro". Como gato escaldado tem medo de água fria, resolvi que o próximo carro obrigatoriamente teria que ter ABS, air bag, controle de tração e etc.. e nesse quesito a melhor relação custo X beneficio sem dúvida foi o C4 Pallas.

Mas acontece que mesmo o C4 com todas suas "frescuras tecnológicas" ele canta muito mais pneu que o finado Logan, fico na dúvida no que pode estar acontecendo, será possível que os sistemas ESP, EBD e a outra Caral***da de letras que o carro tem está desligado ou desabilitado? Será que o carro tem algum problema estrutural?

A título de informação meu carro passou pelo "SUPERVISAO" empresa especializada de SP que após todos os testes emitiu um laudo onde afirma que meu carro nunca sofreu qualquer tipo de batida repintura ou soldas que afetem a estrutura.

O carro esta com os pneus um pouco gastos, abaixo de meia vida, mas não acredito que este possa ser o problema pois estes ainda não estão lisos acredito que ainda rodem uns 20 mil km no meu percurso.

Aguardo Sugestões sobre possíveis causas e qualquer esclarecimentos é só mandar uma MP.

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Re: Pallas cantando pneu nas curvas..

Mensagem por VTR2008 »

Qual é a marca do pneu?

O ESP quando entra em ação fica piscando na tela central do carro...se está em baixa velocidade acredito que o ESP nem esteja entrando em ação ainda.
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

betobarreto
Membros

VTR2008 escreveu:Qual é a marca do pneu? michelin originais ainda

O ESP quando entra em ação fica piscando na tela central do carro...se está em baixa velocidade acredito que o ESP nem esteja entrando em ação ainda
já fiz curvas com o carro em baixa e em alta velocidade, forçando mesmo, e nunca notei nenhuma mensagem na tela central.

De qualquer forma já agradeço pelo contato rápido, abç

VTR2008
Moderador
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

É o ESP só entra em ação meio que no limite mesmo...em curvas normais...vc não vai ver nada piscando...

Já verificou o botão do ESP ?...quando aperta... fica ligado o "ESP" no painel? se sim..significa que está desativado. Aí aperta denovo..ele apaga...significa que ligou!
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007

www.pastorecc.com.br

betobarreto
Membros

VTR2008 escreveu:É o ESP só entra em ação meio que no limite mesmo...em curvas normais...vc não vai ver nada piscando...

Já verificou o botão do ESP ?...quando aperta... fica ligado o "ESP" no painel? se sim..significa que está desativado. Aí aperta denovo..ele apaga...significa que ligou!

Amigo o meu carro é o Pallas exclusive manual 2008, acho que ele não tem este botão Esp. O único botão do tipo que já vi é o do sensor de estacionamento. Mas se ele tiver este controle e vc puder informar onde fica agradeço..

abç

VTR2008
Moderador
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Se seu carro não tem o botão escrito ESP ao lado do botão que desliga o sensor de estacionamento é pq seu Pallas não tem o ESP ( Controle de Estabilidade) e o Controle de Tração.

Alguns Pallas Exclusive manula vieram com ESP...mas muito poucos...é uma raridade achar um Pallas Exclusive Manual com ESP.

------

Então no caso você tem um Pallas que Tem ABS + EBD e AFU (auxílio de frenagem de urgência). Mas não tem ESP e Controle de Tração

-----

Você está usando a calibragem correta dos pneus? tem na porta do motorista a pressão correta.
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007

www.pastorecc.com.br

desordeiro
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por desordeiro »

....
Editado pela última vez por desordeiro em 27 Mar 2011, 16:44, em um total de 1 vez.

betobarreto
Membros

Então deve ser isso mesmo cara. Mas o que mais me estranha é o seguinte:
Eu tinha, a um ano atras, um Astra Elite 2004 o carro também tinha todas essas letrinhas de segurança e o carro parecia ser invesível, eu entrava em curvas com ele a 170~180 e nada o carro firme, na mão. Já com o C4 para fazer a mesma curva a 120~130 eu fico com o meu na mão (se é que me entende).

Quando minha mulher sofreu o acidente e eu fui comprar outro carro a primeira cosia que me veio à cabeça foi o astra, pensei: "Se ela tivesse no astra isso não teria acontecido."
Só que acontece que a maravilhosa GM do Brasil não fabrica mais Astra Elite com todos os itens de segurança que o meu tinha desde 2004 então para comprar um astra eu teria que comprar um carro mais velho. Ou comprar um vectra elite que custa os olhos da cara.

Dai pesquisando vi que o C4 tinha teoricamente os mesmos itens de segurança que o meu astra tinha e ainda tinha alguns a mais, alem de usado ter um preço bem acessível, não tive dúvidas, parti para o C4, que além da segurança que procurava tinha o design mais bonito dos carros comerciais nacionais.

Agora que comprei o carro me sinto mais inseguro com ele do que quando tinha o logan. Eu sei que o C4 é muito mais comprido que o astra e o logan, mas pela tecnologia embarcada acreditava que isso não seria problema.

Sabe de maneira geral o carro me agrada muito, acho o carro muito confortável de rodar, esteticamente lindo, luxuoso ao extremo, espaçoso, e por um preço excepcional. mas tem os seus pontos negativos como todo carro, além do problema de cantar pneus nas curvas estou passando raiva com as arrancadas. "Pelamor de Deuz" que que é isso o carro num congestionamento se transforma numa tortura, quando não morre todo mundo fica pensando que vc é retardado pq arranca violentamente para parar meio metro à frente.

Engraçado que todos os meus medos de quando comprei o carro me surpreenderam positivamente, achei que ia passar aperto com seguro e manutenção e no entanto isso foi tranquilo, até o consumo que não esperava nenhuma maravilha estou satisfeitíssimo.

Agora essa semana vou ver se deixo-o na concessionária e ver o que eles me dizem, o problema que em cidade pequena os mecânicos de concessionária não sabem muito alem do trocar óleo e filtro, por isso recorro sempre ao forum que na maior parte das vezes tem mais entendedores do que na própria autorizada.

abç

betobarreto
Membros

desordeiro escreveu:Qual a quilometragem do seu carro ?

Partiria para a checagem de alinhamento em outro lugar, calibragem dos pneus, amortecedores, bandeja e afins.. não é normal de qualquer carro ficar cantando pneu em baixa...

Esta com 43 mil km rodados. O alinhamento ja chequei em 2 lugares e esta td ok, inclusive o cara que olha alinhamento para mim é amigo meu e de extrema confiança, além do fato do carro não estar puxando absolutamente nada para lado nenhum e o desgaste dos pneus estar perfeitamente igual em toda a banda de rodagem. Amortecedor tb já olhei e não esta vazando nem nada, bandejas, e buchas acredito não estar com problemas pq o carro não bate nada, anda igual um navio, sem barulho nenhum.

É o mistério

fmiglior
Moderador
Estado: SP

Mensagem por fmiglior »

Não deixe o pneu ficar "liso" de uma olhada nos sulcos do pneu, se eles tem menos de 1,6mm ja passou da hora de trocar! os michelins tem uma marca nos sulcos do meio que indica a hr da troca.
quanto a cantar pneus, os michelin cantam pneu em curva mas nem por isso o carro sai do controle ou o ESP entra corrigindo. talvez pelo desenho ou composto ele cante mais q alguns outros mas serve de alerta para não exagerar.
Se sua preocupação é que o em uma manobra brusca, como foi com o logan, o carro capote, lhe indico a troca das molas originais por eibach ou outra do tipo. com isso vc abaixa o carro e aumenta a estabilidade dele ao custo da redução do conforto.
EX C4 VTR

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”