Pintura das Pinças de Freio e Instalação de Capas
Enviado: 13 Dez 2010, 13:46
Este tutorial é pra quem quer dar uma melhorada no visual das pinças de freio. Fiz as duas opções possíveis (excluindo a troca do freio por um Brembo legítimo....).
Inicialmente pintei as pinças e depois instalei as capas de pinça, da marca A3Vip. A questão de pintar para depois colocar as capas se deve ao fato de que as capas não cobre totalmente a pinça e as partes metálicas da pinça ficariam expostas.
Inicialmente a desmontagem é muito simples... Retirar as 4 rodas com o caro no cavalete:
Começar o processo pela limpeza das pinças que sempre estão muito sujas... Recomendo colocar uma bacia embaixo de cada roda porque a sujeira é grande...
Produtos usados na limpeza...
PS: inclui a coca zero e o Marlboro... (pra consumo apenas do "limpador"... hahahhahahhaha)
Começar o processo com uma borrifada de limpa-rodas e deixar um tempo pro material encrustar na sujeira. Depois passar uma escovinha (tipo dessas de unha) e uma escova de dentes velha (pra quem não se importar pode usar a do dia-a-dia...hahahhaahha). Enxaguar e lavar de novo, agora com sapólio líquido pra tirar o restante da sujeira... Enxaguar bem e secar. Não se importe com a "ferrugem" que aparece no disco. Isso desaparece na primeira freada que der...
Antes da limpeza:
Após a limpeza:
A pintura foi feita com esmalete sintético na cor preto fosco, pois queria algo mais discreto que o vermelho (já feito no meu primeiro VTR). É esmalete sintético comum de pintar portão... Compra em qualquer casa de tinta... Importante usar um pincel de boa qualidade. Deixar secar no mínimo 12 horas antes de colar as capas (dia quente) ou até 24 horas (dias com chuva e mais frios). Pintei todas as partes metálicas do sistema, com cuidado pra não deixar a tinta escorrer e nem passar tinta nas partes móveis do sistema, como cabos e nas próprias pastilhas.
Aspecto final das pinças pintadas:
Dianteira:
Traseira:
Colocando as capas de pinça:
O material é muito simples, mas faz uma sujeira desgraçada se não tomar cuidado... A capa é simplesmente colada na pinça com cola PU (poliuretano), usada em colocação de parabrisas e que tem como principal característica a maleabilidade depois de seca e a resistência a altas temperaturas. Eu SEMPRE tenho uma cola PU em casa... serve pra um mundo de coisas.... Pra quem quiser comprar o frasco, procurar em lojas de material de construção, lojas pra carro e principalmente em lojas de vidro pra carro (os caras sempre tem e vendem na boa). Além da cola é necessário o aplicador que precisa ser bem forte. Em geral os usados pra aplicação de silicone são muito fracos e não servem. Cola PU é MUITO mais espessa que silicone e se usar um aplicador fraco quebra antes de usar...
Basta espalhar a cola na parte de trás da capa observando antes a posição final da capa e as possíveis áreas de contato entre a capa e a pinça. Em geral as bordas da capa ficam pra fora das pinças, por isso não coloco cola nestes locais:
Pinças coladas:
Traseira:
Dianteira:
Conjunto pronto:
Pinças pintadas e capa colada:
PS: pra quem repara bem, dei um trato nos espaçadores também...
IMPORTANTE: cola PU deve secar por no mínimo 24 horas (ideal 48) antes de sair com o carro e aquecer o sistema. Se usar antes, corre o risco da "cura" da cola ser inadequada e trincar e soltar depois.
Aspecto final do serviço:
PS: reparar nas rodas com os escritos e a linha em baixo relevo pintadas...
Inicialmente pintei as pinças e depois instalei as capas de pinça, da marca A3Vip. A questão de pintar para depois colocar as capas se deve ao fato de que as capas não cobre totalmente a pinça e as partes metálicas da pinça ficariam expostas.
Inicialmente a desmontagem é muito simples... Retirar as 4 rodas com o caro no cavalete:
Começar o processo pela limpeza das pinças que sempre estão muito sujas... Recomendo colocar uma bacia embaixo de cada roda porque a sujeira é grande...
Produtos usados na limpeza...
PS: inclui a coca zero e o Marlboro... (pra consumo apenas do "limpador"... hahahhahahhaha)
Começar o processo com uma borrifada de limpa-rodas e deixar um tempo pro material encrustar na sujeira. Depois passar uma escovinha (tipo dessas de unha) e uma escova de dentes velha (pra quem não se importar pode usar a do dia-a-dia...hahahhaahha). Enxaguar e lavar de novo, agora com sapólio líquido pra tirar o restante da sujeira... Enxaguar bem e secar. Não se importe com a "ferrugem" que aparece no disco. Isso desaparece na primeira freada que der...
Antes da limpeza:
Após a limpeza:
A pintura foi feita com esmalete sintético na cor preto fosco, pois queria algo mais discreto que o vermelho (já feito no meu primeiro VTR). É esmalete sintético comum de pintar portão... Compra em qualquer casa de tinta... Importante usar um pincel de boa qualidade. Deixar secar no mínimo 12 horas antes de colar as capas (dia quente) ou até 24 horas (dias com chuva e mais frios). Pintei todas as partes metálicas do sistema, com cuidado pra não deixar a tinta escorrer e nem passar tinta nas partes móveis do sistema, como cabos e nas próprias pastilhas.
Aspecto final das pinças pintadas:
Dianteira:
Traseira:
Colocando as capas de pinça:
O material é muito simples, mas faz uma sujeira desgraçada se não tomar cuidado... A capa é simplesmente colada na pinça com cola PU (poliuretano), usada em colocação de parabrisas e que tem como principal característica a maleabilidade depois de seca e a resistência a altas temperaturas. Eu SEMPRE tenho uma cola PU em casa... serve pra um mundo de coisas.... Pra quem quiser comprar o frasco, procurar em lojas de material de construção, lojas pra carro e principalmente em lojas de vidro pra carro (os caras sempre tem e vendem na boa). Além da cola é necessário o aplicador que precisa ser bem forte. Em geral os usados pra aplicação de silicone são muito fracos e não servem. Cola PU é MUITO mais espessa que silicone e se usar um aplicador fraco quebra antes de usar...
Basta espalhar a cola na parte de trás da capa observando antes a posição final da capa e as possíveis áreas de contato entre a capa e a pinça. Em geral as bordas da capa ficam pra fora das pinças, por isso não coloco cola nestes locais:
Pinças coladas:
Traseira:
Dianteira:
Conjunto pronto:
Pinças pintadas e capa colada:
PS: pra quem repara bem, dei um trato nos espaçadores também...
IMPORTANTE: cola PU deve secar por no mínimo 24 horas (ideal 48) antes de sair com o carro e aquecer o sistema. Se usar antes, corre o risco da "cura" da cola ser inadequada e trincar e soltar depois.
Aspecto final do serviço:
PS: reparar nas rodas com os escritos e a linha em baixo relevo pintadas...