-
- Membros
- Mensagens: 9
- Registrado em: 08 Jan 2010, 23:30
- Estado: SP
- Cidade: Outra
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Consumo excessivo de óleo
Pessoal, meu C4 hatch 1.6 2009/2010 vem apresentando um consumo absurdo de óleo.
Tipo, com mais ou menos 6000Km, o computador apresentou baixo nível de óleo, levei na concessionária, e e eles me disseram que era normal este consumo, era só olhar no manual do carro. Recompletaram o óleo e voltei a rodar normalmente. Agora após a revisão de 10000km,onde foi aberta uma verificação deste problema, nada foi encontrado pela concessionária, a Louvre- São José dos Campos, eles mandaram eu voltar após 1000km, com a vareta lacrada, e nada constataram. Meu carro está com 15300 mais ou menos, e verifiquei o nível de óleo e está abaixo do meio da vareta, não sei se consigo chegar nos 20000km para a revisão, já que este consumo a meu ver está excessivo. Nunca vi um carro que bebesse óleo deste jeito!!! Gostaria de saber se todos tem realmente este problema de consumo de óleo, e se alguém teve este problema, como resolveu?? A garantia termina agora em janeiro, antes vou levar de novo na concessionária, já que pelo telefone o consultor técnico me informou que estava normal o consumo.
Um abraço
Tipo, com mais ou menos 6000Km, o computador apresentou baixo nível de óleo, levei na concessionária, e e eles me disseram que era normal este consumo, era só olhar no manual do carro. Recompletaram o óleo e voltei a rodar normalmente. Agora após a revisão de 10000km,onde foi aberta uma verificação deste problema, nada foi encontrado pela concessionária, a Louvre- São José dos Campos, eles mandaram eu voltar após 1000km, com a vareta lacrada, e nada constataram. Meu carro está com 15300 mais ou menos, e verifiquei o nível de óleo e está abaixo do meio da vareta, não sei se consigo chegar nos 20000km para a revisão, já que este consumo a meu ver está excessivo. Nunca vi um carro que bebesse óleo deste jeito!!! Gostaria de saber se todos tem realmente este problema de consumo de óleo, e se alguém teve este problema, como resolveu?? A garantia termina agora em janeiro, antes vou levar de novo na concessionária, já que pelo telefone o consultor técnico me informou que estava normal o consumo.
Um abraço
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Consumo excessivo de óleo
Está normal esse consumo... acho que até 1 litro a cada 5.000 km é considerado normal. Tem carros que baixam e tem carros que não. Varia também conforme o tipo de uso. Quem usa mais em percursos curtos, pode apresentar um consumo maior. O meu chegou à primeira revisão (aos 9.000km) sem baixar.
Meia vareta em 5.000km não chega a ser alarmante. Só tem que ficar esperto e checar sempre. Compra um litro do mesmo óleo pra ficar de reserva.
Meia vareta em 5.000km não chega a ser alarmante. Só tem que ficar esperto e checar sempre. Compra um litro do mesmo óleo pra ficar de reserva.
-
- Membros
- Mensagens: 9
- Registrado em: 08 Jan 2010, 23:30
- Estado: SP
- Cidade: Outra
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Re: Consumo excessivo de óleo
Por acaso você sabe as especificações do óleo, e onde vende. Porque quando eu pergunto na concessionária, eles me dizem que vem em galão, e não em garrafa.Arr escreveu:Está normal esse consumo... acho que até 1 litro a cada 5.000 km é considerado normal. Tem carros que baixam e tem carros que não. Varia também conforme o tipo de uso. Quem usa mais em percursos curtos, pode apresentar um consumo maior. O meu chegou à primeira revisão (aos 9.000km) sem baixar.
Meia vareta em 5.000km não chega a ser alarmante. Só tem que ficar esperto e checar sempre. Compra um litro do mesmo óleo pra ficar de reserva.
Obrigado
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Consumo excessivo de óleo
Ele vem de fábrica com Total Quartz 7000: API-SL/CF SAE 15W/50
Hoje em dia algumas concessionárias usam óleo SHELL nas mesmas especificações.
Aqui em São Paulo eu compro o Quartz na concessionária Peugeot (Victoire) por R$22,00 o litro ou casas de óleo/autopeças a 27 ou 28 reais. Tem também galão de 4 litros, mas só compensa quando for trocar o óleo mesmo.
Hoje em dia algumas concessionárias usam óleo SHELL nas mesmas especificações.
Aqui em São Paulo eu compro o Quartz na concessionária Peugeot (Victoire) por R$22,00 o litro ou casas de óleo/autopeças a 27 ou 28 reais. Tem também galão de 4 litros, mas só compensa quando for trocar o óleo mesmo.
- dacoregio
- Membros
- Mensagens: 183
- Registrado em: 14 Jan 2010, 12:21
- Estado: PR
- Cidade: Francisco Beltrão
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
- Localização: Francisco Beltrão - PR
- Contato:
Re: Consumo excessivo de óleo
.
Editado pela última vez por dacoregio em 12 Ago 2016, 22:34, em um total de 1 vez.
Marcelo Monteiro Da Correggio
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
-
- Membros
- Mensagens: 551
- Registrado em: 16 Fev 2009, 21:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Consumo excessivo de óleo
É muito provável que este barulho seja dos tuchos hidráulicos descarregados, quando descarregam leva um tempo até carregar e aí faz este barulho, só que 3 dias parados no plano não deveriam estar causando este problema.
Quanto ao óleo, se está baixando é porque ou está subindo pelos anéis ou cilindros gastos / ovalizados ou está descendo pelos retentores das válvulas, não acredito muito nessa conversa de que pode gastar até 1 litro a cada mil km, a não ser é claro que o cidadão pratique rali, com motor girando acima das 6.000 rpm, nesta situação acredito que gaste isso mesmo, do contrário não há porque.
Quanto ao óleo, se está baixando é porque ou está subindo pelos anéis ou cilindros gastos / ovalizados ou está descendo pelos retentores das válvulas, não acredito muito nessa conversa de que pode gastar até 1 litro a cada mil km, a não ser é claro que o cidadão pratique rali, com motor girando acima das 6.000 rpm, nesta situação acredito que gaste isso mesmo, do contrário não há porque.
-
- Membros
- Mensagens: 2
- Registrado em: 31 Dez 2010, 12:44
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
Re: Consumo excessivo de óleo
Olá, me chamo Igor Freitas e também passei por essa situação de baixar o óleo do motor. Meu carro é glx 1.6 heatch e está com 17 mil km. Fiquei essustado porque tive que fazer por 3 vezes a reposição de óleo entre a primeira e segunda revisão. Na citroen de France em Santa Maria-Rs tive a mesma explicação dos demais, " está dentro da previsão do manual". No manual tem uma previsão de 0.5l/1000km rodados. Recebi uma explicação a qual desconheço, até porque não sou especialista no assunto...O rapaz me informo que segundo os engenheiros da citroen o carro utiliza óleo em uma parte do motor onde normalmente os outros carros utilizam água para refrigerar. Essa região do motor seria a parte das "camisas". Em fim não sei se isso é um defeito de fabricação ou uma involução na tecnologia. Só sei dizer que é um saco ter que cuidar toda hora o óleo e pior ter que andar com um pote de óleo em um carro desses. Se alguém tiver alguma informações a mais, ficaria grato ter conhecimento.El Guapo escreveu:É muito provável que este barulho seja dos tuchos hidráulicos descarregados, quando descarregam leva um tempo até carregar e aí faz este barulho, só que 3 dias parados no plano não deveriam estar causando este problema.
Quanto ao óleo, se está baixando é porque ou está subindo pelos anéis ou cilindros gastos / ovalizados ou está descendo pelos retentores das válvulas, não acredito muito nessa conversa de que pode gastar até 1 litro a cada mil km, a não ser é claro que o cidadão pratique rali, com motor girando acima das 6.000 rpm, nesta situação acredito que gaste isso mesmo, do contrário não há porque.
- dacoregio
- Membros
- Mensagens: 183
- Registrado em: 14 Jan 2010, 12:21
- Estado: PR
- Cidade: Francisco Beltrão
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
- Localização: Francisco Beltrão - PR
- Contato:
Re: Consumo excessivo de óleo
Bah Igor, tu disse tudo. Ter que andar com oleo em um carro deste é o fim da picada mesmo. Na minha Parati de 20 anos de idade eu nao carrego oleo.
A respeito do tucho hidraulico eu acho estranho eu ter ficado muita mais vezes parado e nunca ter percebido o barulho de maquina de costura. Após um ano de uso e 12 mil km rodados é que isso ocorreu pela primeira vez.
Sobre a refrigeração da parte superior do motor ser com oleo ou agua acredito não ser verdade. Pois a parte que tem que ser refrigerada provavelmente não ultrapassa 105°C, temperatura essa igual no bloco do motor todo, pois do contrario se forma o que se denomina "hot spot" o que chega inclusive em casos extremos provocar auto detonação na camara de combustão. O mesmo sofrimento que o oleo sofre por cima do motor, sofrerá por baixo. Alem disso, a temperatura relatada em questão é insuficiente para provocar uma volatilização mais radical do oleo.
O que acontece é queima de oleo. Simples: observe a saida do escapamento. Ela é meio escura na parte EXTERNA na extremidade. Tipico de motor que queima oleo. Por onde esse oleo entra na camara que é a questão. Ou passa pelos aneis ou desce pelo retentor como comentado. Geralmente isto é motivado no primeiro caso por desgaste o que não acredito pela idade do conjunto, e no segundo por rigidez da borracha provocada pela idade o por incompatibilidade entre o oleo lubrificante e o tipo de borracha utilizada, Por isso jamais se deve usar oleo sintetico em carro que especifica uso de semi sintetico e oleo semi sintetico ou sintetico em carro que especifica oleo mineral.
A respeito do tucho hidraulico eu acho estranho eu ter ficado muita mais vezes parado e nunca ter percebido o barulho de maquina de costura. Após um ano de uso e 12 mil km rodados é que isso ocorreu pela primeira vez.
Sobre a refrigeração da parte superior do motor ser com oleo ou agua acredito não ser verdade. Pois a parte que tem que ser refrigerada provavelmente não ultrapassa 105°C, temperatura essa igual no bloco do motor todo, pois do contrario se forma o que se denomina "hot spot" o que chega inclusive em casos extremos provocar auto detonação na camara de combustão. O mesmo sofrimento que o oleo sofre por cima do motor, sofrerá por baixo. Alem disso, a temperatura relatada em questão é insuficiente para provocar uma volatilização mais radical do oleo.
O que acontece é queima de oleo. Simples: observe a saida do escapamento. Ela é meio escura na parte EXTERNA na extremidade. Tipico de motor que queima oleo. Por onde esse oleo entra na camara que é a questão. Ou passa pelos aneis ou desce pelo retentor como comentado. Geralmente isto é motivado no primeiro caso por desgaste o que não acredito pela idade do conjunto, e no segundo por rigidez da borracha provocada pela idade o por incompatibilidade entre o oleo lubrificante e o tipo de borracha utilizada, Por isso jamais se deve usar oleo sintetico em carro que especifica uso de semi sintetico e oleo semi sintetico ou sintetico em carro que especifica oleo mineral.
Editado pela última vez por dacoregio em 12 Ago 2016, 22:36, em um total de 1 vez.
Marcelo Monteiro Da Correggio
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
-
- Membros
- Mensagens: 2
- Registrado em: 31 Dez 2010, 12:44
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
Re: Consumo excessivo de óleo
Pois eh, agora ficamos sem saber o que fazer... é uma situação completamente desconfortável para nós consumidores. Tenho refletido em como conduzir tudo isso, afinal estamos falando provavelmente de um defeito de fabricação do motor 1.6 do c4, já que segundo informações da própria citroen o motor 2.0 não apresenta esse problema de óleo sumindo. Estou realmente pensando em procurar meus direitos e abrir um processo, pois vários casos estão acontecendo com esse modelo e respostas satisfatórias não existem em nenhum deles. Tudo isso indica um problema de fabricação e não um caso isolado, e sendo assim o produto teria um defeiro de fábrica e não de uso, até porque não tem quilometragem suficiente para justificar tamanho consumo de óleo. Estou completamente insatisfeito com esse motor queimando óleo.
- fabio_sd
- Moderador
- Mensagens: 2755
- Registrado em: 11 Jun 2009, 20:45
- Estado: MG
- Cidade: Outra
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Re: Consumo excessivo de óleo
Caro Igor,Igor Freitas escreveu:Pois eh, agora ficamos sem saber o que fazer... é uma situação completamente desconfortável para nós consumidores. Tenho refletido em como conduzir tudo isso, afinal estamos falando provavelmente de um defeito de fabricação do motor 1.6 do c4, já que segundo informações da própria citroen o motor 2.0 não apresenta esse problema de óleo sumindo. Estou realmente pensando em procurar meus direitos e abrir um processo, pois vários casos estão acontecendo com esse modelo e respostas satisfatórias não existem em nenhum deles. Tudo isso indica um problema de fabricação e não um caso isolado, e sendo assim o produto teria um defeiro de fábrica e não de uso, até porque não tem quilometragem suficiente para justificar tamanho consumo de óleo. Estou completamente insatisfeito com esse motor queimando óleo.
Você já fez 2 posts no fórum, porém ainda não fez a sua apresentação. Favor passar na seção "Novos Membros".
Obrigado,
Fabio.
Fabio_SD